segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PRESIDENTE DA FEMURN PARTICIPA DE PROTESTOS NA BR 304 E FICA SOLIDÁRIO A ANGICOS E A REGIÃO CENTRAL


O Presidente da Femurn, Benes Leocádio, que é prefeito de Lajes, se juntou aos prefeitos da região, para apoiar a mobilização contra o fechamento do Hospital Regional. Ele foi entrevistado, dizendo que o que está sendo ventilado pelo governo é algo inconcebível, já que esse hospital vem servindo a região a décadas.
Benes acredita que o governo deve voltar atrás e rever o que está pretendendo.

“Enquanto prefeito de Lajes, e representante dos municípios do RN, a gente vem aqui apoiar o colega prefeito de Angicos e a toda a região Central, que corre o risco de perder esse importante instrumento de prestação de serviços na área de saúde, indispensáveis a saúde e sobrevivência dos seres humanos da nossa região.”

Disse o prefeito Benes Leocádio.

Blog de Cardoso Costa

Contra fechamento de hospital, BR é interditada em Angicos, RN

Manifestantes fecharam tráfego da BR- 304 na manhã desta segunda (30).
Segundo moradores, hospital do município será fechado.

Moradores do município de Angicos, na região Central potiguar, interditaram a BR-304 na manhã desta segunda-feira (30). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o fechamento do tráfego aconteceu por volta das 7h. Equipes foram até o local para tentar negociar com os manifestantes.
De acordo com o economista João Maria Pinheiro, de 50 anos, morador do município, o protesto acontece por causa do possível fechamento do hospital da cidade, que também atende municípios da região. "O prefeito ouviu isso do próprio secretário de Saúde. Esse hospital é muito importante para Angicos e para as cidades da região e não pode fechar", disse.
Procurada pelo G1, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, através de sua assessoria de imprensa, afirmou que o hospital não será fechado, mas que haverá uma pactuação para que os municípos assumam a gestão da unidade a fim de oferecer assistência básica à população. De acordo com a Sesap, os recursos humanos e financeiros serão direcionados para outros hospitais regionais para que o atendimento de urgência e emergência seja melhorado.
Atualmente existem 24 hospitais mantidos pelo Estado. Alguns deles, no entanto, gerariam gastos que não compensariam quando observado o número de atendimentos. Outras unidades devem passar pelo mesmo processo.
20130930-084111.jpg



Matéria do Do G1 RN
Fotos: Blog Thais Galvão/ Fcaebook

Quadrilha que agiu em Santana do Matos neste sábado, pode ser a mesma que roubou uma F- 4000 em Jardim do Seridó

FOTO: Blog Edmilson Souza
A quadrilha que invadiu uma residência em Santana do Matos na manhã deste sábado, 28, e roubou um carro, tipo Chevrolet Agile, de cor vermelha, dinheiro e outros objetos, pode ser a mesma que tomou uma F 4000 (foto) de assalto de um curraisnovense, na cidade de Jardim do Seridó, na última sexta-feira. A suspeita foi levantada após vítimas dos dois assaltos compararem o modus operandi da quadrilha nas duas situações, e encontrar grandes semelhanças, como, por exemplo, a quantidade de bandidos e as características físicas.
Um filho da vítima do assalto em Jardim do Seridó entrou em contato com Policiais de Santana do Matos e solicitou as características dos bandidos que assaltaram aquela cidade. Após feita a comparação entre as duas quadrilhas, levantou-se a real suspeita de que pode se tratar do mesmo bando.
Segundo as vítimas de Santana do Matos, as características eram as seguintes: um homem magro alto; um baixo forte; e o outro de estatura mediana, o que, de acordo com o Curraisnovense, são características bem semelhantes às dos homens que o assaltaram.
Em Jardim do Seridó, o bando rendeu a vítima, a fez de refém até a cidade de Santa Maria, onde a abandonaram e seguiram com destino a outra cidade. Já em Santana do Matos, os bandidos chegaram por volta das 06h00 min, do sábado, renderam e amarraram a empregada e a proprietária da casa, só deixando a residência por volta das 10h30 min. Assim que os bandidos deixaram a residência, uma das vítimas saiu, ainda amarrada pelas mãos, gritando e pedindo socorro aos vizinhos. A Polícia foi rapidamente avisada e toda a área foi vasculhada por viaturas de Jucurutu, São Rafael e Santana do Matos, porém não foi possível localizar o bando, que saiu no veículo roubado e outro que estava no apoio.

Blog PM de Jucurutu

João Paulo II será canonizado em abril

O Papa polonês João Paulo II e o italiano João XXIII serão canonizados em 27 de abril de 2014, anunciou nesta segunda-feira (30) o Papa Francisco em um consistório. 

Diante dos cardeais, Francisco confirmou que Karol Wojtyla e Angelo Giuseppe Roncalli serão declarados santos. Os dois foram muito importantes para a Igreja Católica: o primeiro foi Papa entre 1978 e 2005 e o segundo entre 1962 e 1965.

Zeca e Renata deixam Fantástico e Renata Vasconcellos assume programa com Tadeu Schmidt



Na edição do Fantástico deste domingo, o programa anunciou mudanças na apresentação. Zeca Camargo deixa o Fantástico para assumir a apresentação do Vídeo Show em novembro. E Renata Ceribelli será correspondente exclusiva do Fantástico em Nova York. A partir do próximo domingo, Renata Vasconcellos assume o programa ao lado de Tadeu Schmidt.

sábado, 28 de setembro de 2013

NOTA DE AGRADECIMENTO



Amigos(as)
Primeiramente quero agradecer a todos (as) vocês que de uma forma ou de outra preocuparam-se com Flavio durante a cirurgia. É uma sensação bacana se sentir lembrado e saber o quanto ele é querido, Obrigado mesmo.
Queremos informar a todos vocês que Flavinho como carinhosamente chamamos está bem se encontra no Hospital do Coração aqui em Natal, o estado dele requer muito cuidados um mês de repouso de cama mesmo.

Felicidades permanentes para todos(as)

Saudações solidárias

A família.

Faleceu nesta Sexta Feira dia 27 em Natal o Ex- Vereador Luiz Florêncio Mafra

 Faleceu nesta Sexta Feira dia 27 /09 por volta do meio dia em Natal o senhor Luiz Florêncio Mafra, conhecido por Luiz Porfirio, a missa de corpo presente acontecera logo mais as 10hs da manhã na capela de Coroas Limpas, o corpo será velado entre meio dia a uma hora da tarde no Plenario da Câmara Municipal onde o mesmo já foi vereador e em seguida para o cemitério São Sebastião em Santana do Matos

Prefeita de S. do Matos Decreta Luto Oficial devido ao Falecimento do Ex-ver. Luiz Florêncio Mafra

Por conta da morte do ex-vereador Luiz Florêncio Mafra (conhecido por Luiz Porfirio), ocorrida nesta Sexta (27), em Natal a prefeita de Santana do Matos, Lardjane Ciriaco decretar luto oficial de três dias. Durante o período de luto, a bandeira do Município deve ser hasteada a meio mastro em todas as repartições municipais. Conforme a prefeita, o luto se faz necessário para externar as condolências e apoio aos familiares. 

Edilima Freire 

URGENTE: Veiculo tomado de assalto aqui em Santana do Matos

Aconteceu agora a pouco um assalto aqui em Santana do Matos, 3 homens armados e encapuzados invadiram uma residência no centro da cidade aonde encontrava-se duas pessoas uma delas dona de um veiculo agile vermelho (foto ilustrativa) que foi levado pelos elementos, ambas foram deixadas amarradas dentro de casa a policia encontra-se em diligencias em busca dos elementos.

O Veículo modelo Agile, ainda não foi encontrado. Qualquer informação sobre a localização do automóvel, entrar em contato com a Polícia Militar (190) ou através docel da policia de nossa cidade  contato: (84) 9801 – 3950.

Podemos está atualizando as informações a qualquer momento

Fátima foi a única Potiguar homenageada no Prêmio Congresso em Foco




BVIUg_uCQAAO5S0Tapete vermelho para os parlamentares que, na avaliação da sociedade, melhor representam a população no Legislativo. Em noite de festa foi realizada quinta-feira (26), no Unique Palace, em Brasília, a premiação da oitava edição do Prêmio Congresso em Foco. A deputada federal Fátima Bezerra (PT) foi a única Potiguar homenageada na solenidade. Votação que elegeu os melhores parlamentares foi realizada pela internet entre 9 de julho e 9 de setembro de 2013.
Na votação, a deputada Fátima concorreu ao prêmio na categoria “Destaque na Defesa da Educação”. Além disso, dos 513 deputados que compõem a Câmara Federal, Fátima ficou na lista dos 40 mais bem avaliados.
“Quero inicialmente agradecer os jornalistas e internautas que votaram no meu nome, a bancada do PT, meu partido e a minha equipe pelo empenho e trabalho coletivo. Agradeço também os movimentos sociais, parceiros na ousadia por manter acesa a esperança e o compromisso em prol da educação pública. Recebo essa homenagem reafirmando meu compromisso de honrar cada voto recebido e de incentivo para me esforçar mais ainda na luta em defesa da educação do nosso Rio Grande do Norte e do nosso Brasil”, agradeceu a deputada.
Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular a sociedade a acompanhar de perto o desempenho dos congressistas e combater o mito de que todos os políticos são iguais, reconhecendo e valorizando aqueles que se destacam, de maneira positiva, no exercício do mandato.
A edição deste ano éfoi composta por duas categorias gerais (melhores deputados e melhores senadores) e oito especiais. São elas: Parlamentares de Futuro (deputados e senadores com menos de 45 anos), Destaque na Defesa da Democracia, Destaque na Defesa dos Consumidores, Destaque na Defesa do Desenvolvimento Econômico, Destaque na Defesa da Seguridade Social e dos Servidores Públicos, Destaque na Defesa da Educação, Destaque na Defesa da Gestão Pública e Destaque no Combate ao Crime Organizado (categorias especiais).

Ambição sem medida…

Por: Daniela Freire
O deputado federal Betinho Rosado quer muito mais do que entrar no ringue com o senador José Agripino… A briga do ex-democrata começa, agora, a envolver outros fortes políticos do RN.
>>>
Isso porque o irmão do chefe da Casa Civil do Governo, Carlos Augusto Rosado, anda articulando em Brasília tomar o comando do PP das mãos do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, e do seu filho, o vereador Rafael Motta, atual presidente da sigla no RN (o seu mandato frente ao PP só vence em abril do próximo ano).
>>>
Essa vontade de presidir o PP no Estado já foi até revelada pelo próprio Betinho, pessoalmente, aos Motta.
Freio
A direção nacional do PP, no entanto, garantiu aos progressistas potiguares que não fará nenhuma intervenção no sentido de ajudar o ex-demo a ter a voz mais forte dentro da legenda por aqui.
>>>
“Se Betinho vier para o PP, será como filiado”, garantiu uma fonte do partido.
>>>
Só os próximos dias revelarão…
Currículo que não agrada
Nos corredores da AL, parlamentares lembravam ontem que desde a época em que assumiu pela primeira vez o mandato de Nélio Dias na chefia do PP, em 2007, com a morte do velho líder pepista, Betinho foi considerado “ingrato” com várias lideranças históricas da legenda, e passou a caneta em todos que estavam no gabinete de Nélio.
>>>
Bem no estilo ditatorial da família Carlos Augusto Rosado.

Filho de Santanense tem Carro atingido por trem ao tentar cruzar linha férrea na Zona Norte

Por Sérgio Costa
Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Um veículo modelo Fiat Strada foi atingido por um trem na passagem de nível no Conjunto Cidade Praia, mais precisamente na rua Sampaio Correia, na zona Norte de Natal. O carro vinha sendo dirigido por Leonardo Gil, de 18 anos.
Segundo o pai da vítima, Fábio Gil, o jovem, que é comerciante, deve ter se distraído, mesmo assim, ele criticou a sinalização. "As cancelas poderiam ajudar, mas não existem, o que acaba aumentando o risco", disse.

Wilma de Faria responsabiliza Rosalba por crise e cobra explicações sobre as finanças do Estado

- Por: Portal JH
Foto: Divulgação
Wilma de Faria: “Responsabilidade da administração é da governadora Rosalba”. Foto: DivulgaçãoO anúncio do atraso salarial de parte dos servidores estaduais levou a atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), a cobrar da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) mais transparência e explicações em torno das finanças do Rio Grande do Norte. Para a presidente estadual do PSB, a democrata também é responsável pela crise econômica enfrentada pelos cofres públicos do Estado.
“A responsabilidade da administração é da governadora, que foi eleita para administrar o Estado com uma expectativa muito grande, mas o que se vê são os serviços essenciais precários. Quem sofre é o povo”, disse Wilma de Faria em entrevista a O Jornal de Hoje pela manhã, minutos após realizar visita as obras do Palácio dos Esportes, de iniciativa da Prefeitura de Natal.
Ao ser questionada se era favorável ao pedido de impeachment de Rosalba Ciarlini, como vem sendo cogitado por alguns deputados estaduais, Wilma explicou que, antes, é preciso cobrar esclarecimentos a democrata. “Nós queremos explicações sobre o que está acontecendo no RN, queremos mais transparência da situação econômica atual. Ela foi eleita pelo povo, e são eles que precisam dessas informações”, disse.
Ainda de acordo com a vice-prefeita, os deputados estão repercutindo os pedidos feitos pela própria população nas ruas. “O povo está cobrando uma atitude, porque eles são os que mais sofrem com esta sequência de problemas. É preciso esclarecer tudo”, disse Wilma.
Sobre o atraso salarial de 8% dos servidores, conforme anunciado pelo governo, a ex-gestora disse lamentar o fato, mas questionou os números apresentados pelo Estado. Conforme Wilma, o RN tem batido seguidos recordes de arrecadação de ICMS, quantia que seria suficiente até para quitar a folha salarial do funcionalismo público. “É por tudo isso que é uma decisão assustadora, lastimável. Até porque a própria governadora anunciou no início do ano que o RN vivia uma fase boa, que iria deslanchar, as obras aconteceriam”, lembrou.
Wilma fez referência ao discurso de Rosalba durante a leitura anual de sua mensagem na Assembleia Legislativa, no primeiro dia de trabalho dos parlamentares em 2013. Aos deputados, a governadora enumerou uma série de ações e comemorou a liberação de recursos para obras no Estado.
Pouco tempo depois, o governo ainda conseguiu no Senado Federal autorização para contrair empréstimo milionário junto ao Banco Mundial e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) para implementar programas no Estado, entre eles o Sanear RN, até hoje com poucos resultados alcançados. A meta era tornar o território potiguar 80% saneado até 2018.
“Mas, alguns dias depois dessas notícias, já surgiu a hipótese do Estado não poder nem pagar aos seus servidores. Desde então tem sido uma calamidade, já se cortou orçamentos dos demais poderes, virou uma briga na Justiça, e nada melhora. É incrível o que acontece no RN. Uma grande lástima assistir a tudo isso no nosso Estado”, disse a ex-governadora.
A vice-prefeita voltou a citar que programas de boa avaliação popular durante a sua administração foram paralisados na atual gestão democrata. Entre eles o Programa de Desenvolvimento Solidário. Além disso, citou a situação do Programa do Leite, que estaria com cinco quinzenas de pagamentos atrasados.
Para colaborar
A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) também se colocou à disposição da sociedade para discutir e elaborar em conjunto, com os demais membros da classe política contrários a administração rosalbista, um projeto capaz de tirar o RN do caos financeiro. Segundo Wilma, é preciso unir as universidades, técnicos e representantes de classe para diagnosticar a situação vivida no Estado.
Wilma cobrou ainda a união dos representantes potiguares na luta por um novo pacto federativo. Para a vice-prefeita, os Estados e municípios possuem mais responsabilidades com investimentos em áreas essenciais, como saúde e segurança, enquanto o governo federal quase não destina recursos para a área, mesmo recebendo a maior parte dos tributos.
“Temos que lutar pela autonomia financeira dos Estados. Hoje a situação é de caos. Além da falta de gestão, de rumo, de pessoas com visão, o RN ainda convive com este problema. Mas, muitos Estados vizinhos estão conseguindo se organizar e estão evoluindo”, disse.
Governo afirma que receita acumula queda de R$ 500 milhões
Em entrevista coletiva realizada na Escola de Governo na tarde desta quinta-feira (26), cinco secretários do Governo do Estado detalharam os números do balanço financeiro do Rio Grande do Norte no mês de setembro.
A coletiva teve a participação do controlador geral do Estado, Anselmo Carvalho, dos secretários de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues,  Administração, Alber Nóbrega, Saúde, Luiz Roberto, do consultor Geral do Estado, José Marcelo Ferreira, e do presidente do Ipern, José Marlúcio Diógenes.
No balanço, foi detalhada a frustração de receita no RN, que em dois anos acumula queda de R$ 500 milhões apenas do Fundo de Participação dos Estados, composto basicamente por tributos federais como Imposto de Renda e IPI. Em cerca de 20 estados da federação, o cenário é o mesmo. Em alguns, já foram tomadas medidas mais radicais, como extinção de secretarias e demissão de cerca de 4 mil pessoas.
“A estimativa média de arrecadação no ano passado foi de R$ 239,5 milhões, e o valor realizado foi de R$ 215 milhões”, explicou Anselmo Carvalho. Em 2013, o comportamento esperado e a arrecadação ficaram abaixo do que estava projetado. “Isso foi provocado pela desoneração da energia elétrica e outros tributos incidentes, além da queda do IPI para a linha branca e automóveis”. A média de estimativa de arrecadação de 2013 era de R$ 253 milhões, e foi arrecadado até agora R$ 229 milhões.
Outro dado apresentado na coletiva foi a média da folha de pagamento de 2012, de mais de R$ 273 milhões, que aumenta para R$ 311 milhões em 2013. Isso ocorreu por causa de progressão funcional, aumento de despesa salarial, implantações salariais por decisões judiciais, convocações de professores e pagamento retroativo do aumento da Polícia Militar.
A despesa de pessoal cresceu R$ 225 milhões e a transferência de recursos para os demais poderes aumentou de maneira geral. No balanço do mês de setembro, entre as receitas e despesas, com a arrecadação de ICMS, IPVA, ITCD, IRR, FPE, royalties e outras, foi fechada na receita de R$ 586 milhões contra uma despesa de mais R$ 636 milhões. CALENDÁRIO DE SETEMBRO
Diante das frustrações de receita, o Governo do RN anunciou, na coletiva que os servidores da educação, saúde, segurança, que envolve a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ITEP, efetivos da UERN e Defensoria, e órgãos de arrecadação própria como Detran, IPERN, Idema, receberão os salários integrais na segunda-feira (30). Isso corresponde a 92% do total de servidores ativos e inativos.
No dia 10 de outubro, terão seus salários creditados os demais servidores que recebem acima de R$ 3 mil. O RN tem atualmente 101.265 servidores e o total da folha líquida de pagamento é de R$ 297.819.006,00.

Desvios na Saúde no Governo Rosalba são apurados

A “Operação Ponto Final” – desencadeada hoje pela Polícia Civil (com suporte do Ministério Público), nasceu documentalmente de um trabalho de inspeção do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Mas já existiam indícios e denúncias de irregularidades funcionais na Saúde Pública do Estado, perscrutadas pelo MP.
A ocupação ontem pela manhã do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em trabalho comandado pelos delegados da Polícia Civil Fábio Montanha e José Vieira (veja postagem mais abaixo), é reflexo de apurações preliminares.
Só com o pagamento de adicionais de insalubridade na Saúde, o Governo do Estado pagou o total de R$ 32.688.453,85 no exercício de 2011.
O HRTM é uma ponta desse iceberg. A busca e apreensão não visa só essa unidade hospitalar. Outros endereços são visitados.
A rapinagem no sistema de saúde é caso antigo, sistêmico e endêmico.
À semana passada, o TCE publicou matéria oficial atestando o escândalo na Secretaria de Saúde Pública do Estado (SESAP).
Identificou que pelo menos 600 servidores estão espalhados sem que a Sesap saiba onde estão lotados e sequer se realmente trabalham.
Pagamentos de adicional de insalubridade, plantões eventuais e acumulação ilícita de cargos não faltam no rastro de investigações.
De Carlos Santos

Grevistas elevam pressão

rabalhadores de diversas categorias se reuniram na tarde de ontem para uma caminhada pela avenida Rio Branco, no Centro de Natal. O principal objetivo da manifestação foi protestar contra a decisão do desembargador Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Cláudio Santos, que determina aos policiais civis que mantenham uma distância mínima de 200 metros do Centro Administrativo e das Delegacias de Plantão.

Os trabalhadores das mais diversas categorias participaram da passeata na Avenida Rio Branco

Foto: Adriano Abreu

Os trabalhadores das mais diversas categorias participaram da passeata na Avenida Rio Branco

O Governo do Estado confirmou o corte do ponto dos policiais civis. Além disso, o repasse dos recursos ao Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) não foi efetuado, medida que está prevista na decisão do TJRN como forma de garantir o pagamento das multas que foram imputadas ao Sipol pelo descumprimento da manutenção de 70% da categoria em atividade.

Policiais civis usaram mordaças como forma de protestar contra a decisão do TJRN. De acordo com a vice-presidente do Sindicato, Renata Pimenta, entre 500 e 800 trabalhadores participaram do ato.  A concentração começou às 15h30, em frente à sede do Sinpol. Logo depois, os manifestantes caminharam pela Avenida Rio Branco até uma agência do Bradesco.

O presidente do Sinpol, Djair Oliveira, informou que as negociações não avançaram e que agora a policiais civis e os servidores do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) aguardam que os recursos sejam recebidos e processados.

Também participaram da manifestação os sindicatos dos Bancários, dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), Trabalhadores em Educação Pública (Sinte) e do Ensino Superior (Sintest) e dos Servidores da Saúde (Sindsaúde).

Em greve há uma semana, os bancários protestaram em frente ao Bradesco porque, de acordo com a diretora geral do sindicato, Martha Turra, o banco estaria coagindo funcionários a irem trabalhar às 5h.

A presidente do Sindsaúde, Simone Dutra, informou que as categorias colhem assinaturas para pedir o impeachment da governadora Rosalba Ciarlini. O pedido deverá ser protocolado na quarta-feira (2) na Assembleia Legislativa.

A partir da segunda-feira, os boletins de ocorrência que vinham sendo feitos no Quartel da PM em decorrência da greve dos policiais civis passará a ser realizado na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), na Avenida Capitão Mor Gouveia. Até o último dia 24, 3.144 BOs tinham sido registrados no local.

Temperatura pode subir sete graus

São Paulo (AE/DW) - Os modelos climáticos que avaliam a temperatura para todo o globo apontam para uma elevação muito provável (probabilidade de mais de 90%) da temperatura em toda a América do Sul, com os valores mais altos para o sul da Amazônia. A primeira parte do novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), divulgado ontem não traz projeções específicas por países - esses detalhes deverão aparecer na segunda parte, que será divulgada em abril do ano que vem.
Adriano AbreuNível dos oceanos subirá em ritmo mais acelerado neste século 
Nível dos oceanos subirá em ritmo mais acelerado neste século

Segundo os dados preliminares, a projeção para o Brasil é de um aumento da temperatura média de 0,5°C (centro-sul) a 1,5°C (Norte, Nordeste e Centro-Oeste) no País até o final do século no cenário mais otimista de emissões de gases de efeito estufa; e de 3°C (sul e litoral do Nordeste) a 7°C (Amazônia) no pior cenário.

Também é provável (probabilidade de mais de 66%) que ondas de calor se tornem mais frequentes na Amazônia e no Nordeste. O relatório do  IPCC afirma ainda que é muito provável que o nível de precipitação vai subir na bacia do Prata e cair no Nordeste e na porção oriental da Amazônia.

A tendência é a mesma apontada há pouco mais de duas semanas no 1º relatório nacional de avaliação dos impactos das mudanças climáticas no Brasil. O trabalho focado na nossa realidade foi compilado pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, a versão nacional do IPCC.

“Os dois estudos vão na mesma linha. Talvez não nos mesmos números porque os modelos climáticos usados diferem um pouco, mas a tendência é a mesma”, comenta o pesquisador José Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), membro tanto do IPCC quanto do PBMC.

Ele lembra que há dois anos o Nordeste do País tem vivenciado uma de suas piores secas da história, evento que, se levado em conta dentro de uma sequência de outros semelhantes, pode ser interpretado como um sinal de mudanças climáticas. “Só espero que os políticos considerem seriamente o que diz o relatório.  Ainda não é uma catástrofe, mas se nada for feito, as coisas podem piorar”, diz. “A pior coisa que os políticos podem fazer é ignorar a ciência e ficar esperando que tragédias aconteçam.”

No plano global, o grupo de especialistas apontados pela ONU não só reforçou as conclusões de que o aquecimento global é uma realidade causada primariamente – senão exclusivamente – pelo ser humano, como deixou claro que a situação pode piorar significativamente se não forem feitos esforços para controlar as emissões.

De acordo com o IPCC, o homem tem 95% de responsabilidade sobre as mudanças climáticas – o relatório de 2007 falava em 90%. A razão dos números é a produção de CO2 em larga escala, que provocam o efeito estufa. As emissões têm crescido continuadamente e chegaram a um novo pico, como apontou em março deste ano a agência do governo americano para o assunto (NOAA).

O nível dos oceanos, segundo o estudo, vai continuar a subir e mais rápido do que se imaginava. Serão provavelmente 26 centímetros e, na pior das hipóteses, 82 centímetros. Em 2007, o discurso era de um crescimento de entre 18 e 59 centímetros.

“As causas do aumento do nível do mar são mais bem compreendidas agora do que eram há seis anos”, esclarece o pesquisador Stephan Ramstorf, do Instituto de Pesquisas Climáticas de Potsdam. “Medições mostram que as duas grandes massas continentais congeladas, Groelândia e Antártida, estão perdendo gelo.”

Bandidos invadem prédio da Igreja Bom Jesus e fazem arrastão

A Igreja Bom Jesus, na praça Capitão José da Penha, na Ribeira, foi alvo da ação de bandidos na madrugada desta sexta-feira. Após invadirem o templo religioso da paróquia Bom Jesus das Dores pelo buraco do ar condicionado dos aposentos do padre, que fica na parte superior, os suspeitos teriam feito um arrastão no local.
Magnus NascimentoSalas da igreja tiveram objetos revirados. O arrombamento ocorreu na madrugada desta sexta 
Salas da igreja tiveram objetos revirados. O arrombamento ocorreu na madrugada desta sexta

De acordo com a Polícia Militar, o zelador, identificado como Cristiano, é responsável por abrir a igreja por volta das 6h e foi a primeira pessoa a perceber a movimentação no local. “Quando eu cheguei às 6 horas sabia que tinha sido assaltado. Estava tudo revirado”, disse o zelador. Após entrar em contato com o secretário da Bom Jesus, a polícia foi acionada.

Além de objetos da igreja que foram levados, a secretaria também foi alvo da ação criminosa. Um valor não especificado foi levado pelo grupo. Após a presença da polícia no local, o secretário da igreja fez boletim de ocorrência. Ninguém foi preso.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

LOJA WILY VARIEDADES



CONVITE
É neste sábado dia 28 a inauguração da loja WILY VARIEDADES, no bairro Santa Luzia, próximo a de dede chicó.

Venha conferir nossas promoções de inauguração, temos grandes novidades de bolsas, bijuterias, perfumes, cosméticos e kits presentes da RACCO.
Oferecemos serviços de estética facial e tratamento para os pés.
Vejam algumas de nossas promoções:
Bolsas de R$ 45,00 por R$35,00
Brinco com pedraria apartir de R$13,00

Aceitamos cartão de credito.


WILY VARIEDADES  O diferencial  está aqui!”
Org: Williane e Jair