quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Às 18h, 1º boletim do TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte divulgará o primeiro boletim  de totalização dos votos às 18h do próximo domingo. A expectativa é que às 21h do mesmo dia o pleito já esteja com quase 100% das urnas totalizadas no Estado.
Juiz do TRE, Verlano MedeirosEmanuel AmaralJuiz do TRE, Verlano Medeiros

A informação foi apresentada ontem, durante entrevista coletiva no Tribunal Regional Eleitoral. O juiz Verlano Medeiros, que integra a Comissão de Totalização dos Votos, observou que a divulgação do resultado só começará após encerrada toda votação. “Esse será a primeira eleição onde teremos mais de 50% do eleitorado votando com a biometria, então poderá gerar demora na votação e mesmo ao final das 17h termos fila, a totalização só será iniciada quando todas as seções tiverem encerrado a votação”, explicou.

Diretor de Informática do Tribunal Regional Eleitoral, Marco Maia destacou que a Corte estará com 90 pontos de transmissão dos votos para o TRE.

O juiz Artur Cortez Bonifácio, que também integra a comissão de totalização dos votos, detalhou que no próximo sábado, às 12h15, ocorrerá o processo de totalização do sistema. “É nesta fase onde mostraremos que todas as urnas estão zeradas”, disse o magistrado.

A  vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Zeneide Bezerra, observou que há um trabalho contínuo do TRE para alertar cada pessoa da responsabilidade do voto. “Estamos fazendo palestras em universidades e escolas com essa temática”, comentou.

Propaganda eleitoral
O promotor Manoel Onofre Neto, que atua na zona eleitoral responsável pela propaganda eleitoral, destacou que os comícios só poderão ser realizados até a próxima quinta-feira a meia-noite. Já a realização de passeatas, carreatas e caminhadas,além da distribuição de panfletos, poderá ser feita até o sábado às 22h.

“E todo sistema de som deve seguir a legislação de Natal que permite, no máximo, 80 decibéis”, disse o promotor. Ele chamou atenção que na internet a propaganda eleitoral é livre, desde que não seja paga. Ou seja, as pessoas não pode estar recebendo dinheiro para fazer propaganda ou expor seu posicionamento em favor de qualquer que seja o candidato. 
 
*TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário