quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Candidatos usam palanque eletrônico em busca de votos

Na caça aos mais de 200 mil indecisos e tentando mudar a opinião dos eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto, quatro dos cinco candidatos ao governo do Rio Grande do Norte participaram ontem do último debate da atual campanha eleitoral, promovido pela InterTV Cabugi.
Adriano AbreuDa esquerda para a direita: Henrique Eduardo (PMDB), Araken Farias (PSL), Robério Paulino (PSOL) e Robinson Faria (PSD) 
Da esquerda para a direita: Henrique Eduardo (PMDB), Araken Farias (PSL), Robério Paulino (PSOL) e Robinson Faria (PSD)

Mediado pelo jornalista Ari Peixoto, da Rede Globo, o debate foi realizado em novo  formato, adotado para dar mais ritmo e permitir o confronto direto entre os candidatos. Nos dois primeiros blocos, os postulantes ao governo fizeram perguntas entre si de tema livre e ainda tiveram direito a um questionamento com tema determinado. O terceiro e último bloco foi destinado às considerações finais com um minuto para cada participantes.

Iniciado logo depois da novela Império, o que garantiu boa audiência principalmente em Natal, o maior colégio eleitoral do Estado, o debate virou o assunto mais comentado nas redes sociais, onde partidários de Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD), os dois mais bem posicionados nas pesquisas, se confrontavam, realçando as propostas de uns e criticando o desempenho de outros.
Nas eleições deste ano, 2,32 milhões de homens e mulheres acima de 16 anos de idade, estão aptos a votar no RN. De acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibope, 10% ainda não escolheram em candidato a governador e 15% estão dispostos a não votar em nenhum deles.

A eleição para governador é a 9ª no Rio Grande do Norte, desde a redemocratização do Brasil, em 1982. Neste período, José Agripino, Garibaldi Filho e Wilma de Faria foram eleitos duas vezes. A atual governadora, Rosalba Ciarlini foi vetada pelo DEM e não pode disputar a reeleição.

Além de Henrique e Robinson, participaram do debate Robério Paulino (PSOL) e Araken Farias (PSL). Simone Dutra não foi convidada porque o partido dela, PSTU, não tem representação no Congresso Nacional.

Confiante num bom desempenho, Robinson foi o primeiro a chegar e Araken o segundo. Henrique chegou logo depois: “Vamos mostrar propostas, discutir com serenidade, respeitar os adversários”, disse o candidato,  lamentando o uso de perfis falsos na internet que, sob o manto do anonimato, passam a atacá-lo. “Rede social não é para isso, é para interagir, informar, conscientizar”, disse.

Robério Paulino chegou prometendo levar ao debate o mesmo tema que vem explorando ao longo da campanha: a necessidade renovação da política. “Tem juiz dizendo que estão comprando voto no interior. Quem está comprando voto? Isso é a velha política no Brasil, desde os tempos dos coronéis”, afirmou. Pela ordem do sorteio coube a Robério fazer a primeira pergunta – sobre violência – a Henrique.

Os candidatos assumiram o compromisso de não usar as imagens do debate em programas eleitorais ou nos blogs de campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário