sábado, 18 de outubro de 2014

Igreja comemora hoje 17 anos das atividades voltadas só para fiéis masculinos.



A Igreja Católica celebra hoje o centenário do Movimento da Mãe Rainha, ação evangelizadora do chamado Movimento Apostólico de Schoenstatt, que tem como objetivo propagar o evangelho com Maria, visitando as famílias para conduzi-las a um encontro pessoal com Cristo.

Nessa mesma data são comemorados os 17 anos de atividades do Terço dos Homens no Brasil, um trabalho que surgiu por intermédio do Movimento da Mãe Rainha, em Olinda-PE, e hoje se espalha por todos os estados do Brasil e em cerca de 20 países no mundo.

O objetivo do Terço dos Homens é o de resgatar o homem para a igreja e levar a evangelização para a família. Estima-se que no Rio Grande do Norte participem cerca de 150 mil homens em todas as paróquias das três arquidioceses do Estado, em Natal, Mossoró e Caicó.

João Maria Pinheiro é coordenador estadual do trabalho há três anos. Seu interesse em participar surgiu a partir de um convite feito por mulheres do grupo Mãe Rainha, que o pediram para que ele dirigisse o trabalho do Terço dos Homens na Paróquia Padre André de Soveral, em Parnamirim, onde já existiam reuniões desse tipo. 

Quando assumiu a função participavam apenas quatro homens; hoje a paróquia conta com mais de cem, que se reúnem uma vez por semana, sempre à noite, para fazerem orações, cânticos e rezarem o Santo Terço.João Pinheiro se envolveu de tal maneira com o Terço dos Homens que hoje, além de ser o coordenador arquidiocesano de Natal e responsável pela coordenação em todo o Estado, faz parte do grupo a nível nacional como secretário da Regional Nordeste II. 

Como coordenador no Estado, suas funções abrangem a articulação com as paróquias, organizar a formação dos coordenadores – ao todo 15 no RN – por meio de estudos e palestras e realizar eventos como vigílias e o retiro anual dos homens.

No Rio Grande do Norte, a primeira cidade a criar o Terço dos Homens foi Arês, em 12 de outubro de 2001. Depois foi a vez de Mossoró, em 26 de junho de 2005. Após isso a atividade voltada para os homens da igreja espalhou-se por praticamente todos os municípios do RN. A estimativa da organização é que em todo o Nordeste se reúnam por volta de 900 mil homens. Em todo o Brasil o número vai para 2,5 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário