sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cidadania nas comunidades

Santana do Matos
O projeto cidadania nas comunidades (um projeto da Prefeitura Municípal), chegou nesta sexta-feira (30/12) a comunidade de Bom Jesus, na Escola Municipal Luiz Liberalino  o projeto que já esteve em outras localidades levando diferentes serviços oferecido pela Prefeitura e suas Secretarias.

Na area de enfermagem são oferecidos orientação para prevenção de doenças, prevenção de uso abusivo de drogas, prevenção do câncer de mama, colo do útero e de próstata, planejamento familiar como orientação e distribuição de métodos contraceptivos, prevenção da gravidez na adolecência, entre outros serviços.

Na area odontologica tem a orientação sobre escovação correta, exame clinico, aplicação de flúor e precevenção de doenças bucais além de dristribuição de kits.

O projeto ainda conta com atendimento médico fazendo atendimento clínico e encaminhamentos.
Já na area social e oferecidos informações sobre o bolça familia, escola e outros programas do governo, além de emissão de carteira de indentidade, corte de cabelo, manicure como a divugação de outras entidades ligadas a secretaria como o cras, prejovem, peti, já a Secretaria de Educação, esporte e lazer apresenta os programas oferecido pela secretaria como a prática de esporte realizada pelos alunos.
Vejam algumas fotos...
Manicures...
Primeira Dama do Município Maria Alice, Secretário Lenildo e Maria dos Milagres (Tia Maria)
Raimunda (perereca) Prefeito Assis e Lenildo.
Primeira Dama do lado direito...
Elisa Fernandes (Articuladora do Selo UNICEF) , Primeira Dama do Município Maria Alice, e
a enfermeira Ionara Celeste.

Mortes por doenças ligadas ao álcool crescem

Bebidas alcoólicas também são responsáveis pos doenças ligadas a transtornos mentais / Stock.xchngSegundo o Ministério da Saúde, os óbitos associados à ingestão de bebidas alcoólicas saltaram de 11,7 mil no ano 2000, para 17,3 mil
O brasileiro está bebendo cada vez mais. Prova disso é que o número de mortes por doenças relacionadas ao consumo de álcool não para de crescer. Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde, os óbitos associados à ingestão de bebidas alcoólicas saltaram de 11,7 mil no ano 2000, para 17,3 mil em 2010, ou seja, um aumento de 47% em uma década. No ano passado, a bebida foi responsável por 47 mortes diárias no país.

Além das mortes, também cresce a quantidade de pessoas que sofrem com transtornos mentais em decorrência do consumo de álcool.  Em 2010, foram 6,8 mil casos, um aumento de 43% em relação a 2000. 

No Brasil, cerca de 19 milhões de pessoas são dependentes de álcool, segundo estimativa da Abead (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas). O SUS gasta por ano mais de R$ 1 bilhão em tratamentos e internações. A cada mês, 3,5 mil pessoas são afastadas de seus empregos por causa do consumo de álcool e drogas. 

Para a psiquiatra Carla Bicca, da Abead, o  aumento da exposição das pessoas ao álcool é a principal causa do crescimento do consumo. “O maior problema é o fácil acesso à bebida. Quando uma atitude parece normal, ninguém a questiona”, critica a especialista da Abead.

O estudo da associação mostra que a maior concentração de mortes - 5,1 mil, no ano passado – está em pessoas entre 40 e 49 anos de idade. Segundo Carla Bicca, as mortes nessa faixa etária estão relacionadas ao fato de os brasileiros começarem a beber cada vez mais cedo. 

“Hoje, as pessoas começam a beber por volta dos 13 anos. E os efeitos do uso compulsivo aparecem em no máximo duas décadas depois”. 

Amanhã


Hoje!!!


29 suicídios e 47 homicídios foram registrados na região do Seridó em 2011

O blog  fez uma busca nos números de suicídios registrados durante o ano de 2011 na região do Seridó e a constatação é preocupante.

Foram registrados suicídios em 12 Municípios do Seridó, veja a relação.

Caicó: 11 suicídios; 10 por enforcamento e 01 por arma de fogo
São José do Seridó: 03 suicídios por enforcamento
Jucurutú: 03 Suicídios por enforcamento
Ouro Branco: 02 suicídios por enforcamento
São João do Sabugi: 02 suicídios por enforcamento
Lagoa Nova: 02 suicídios por enforcamento
Cerro Cora: 01 suicídio por enforcamento
Jardim do Seridó: 01 suicídio por enforcamento
Cruzeta: 01 suicídio por enforcamento
SANTANA DO MATOS: 01 suicídio por enforcamento
Acari: 01 suicídio por enforcamento
Jardim de Piranhas: 01 suicídio por enforcamento

Veja o numero de Homicídios em cada cidade:

Caicó- 18 homicídios 
Jucurutu -06 homicídios 
Currais Novos 05 homicídios 
Acari e Parelhas – 03 homicídios 
Santana dos Matos ,Serra Negra do Norte, Florânia  – 02 homicídios em cada
São João do Sabugi, Jardim de Piranhas, Tenente Laurentino, Bodó , Lagoa Nova, Jardim do Seridó  01 homicídio em cada.

O Blog também fez um levantamento sobre as armas mais usadas para cometer os crimes.

27 homicídios por Arma de Fogo
10 homicídios por Arma Branca
05 homicídios por Pedradas
03 homicídios Espancamento
02 homicídios a esclarecer

Fonte: Rosivan Amaral

Cerrocoraense ganha casa no sorteio dos Supermercados Nordestão

O “Neguinho de Lelé” como é mais conhecido o ex-vereador José Edivan Alves, é um homem de sorte, ganhou no sorteio de quarta-feira, dia 28, feito pelos Supermercados Nordestão, uma casa no valor de R$ 70 mil.
Ele é filho do saudoso Aureliano Galdino Alves, que também foi vereador em Cerro Corá e por muitos anos foi gerente da Fazenda Tupã, que pertenceu ao minerador Sérvulo Pereira e hoje pertence a sua filha Clotilde Pereira.
Do Cerro Corá News

"Crime barbaro" menina morta pelo próprio pai na zona rural de Sitio Novo.

Uma ocorrência revoltante foi registrada no Sitio Pau de Leite, zona rural do município de Sitio Novo, onde por volta das 16hs desta quinta-feira (29) um homem identificado por José Adelino Neto de 32 anos, matou a própria filha Maria Rita Anísio do Nascimento de apenas 3 anos por asfixia.


Nossa reportagem chegou à casa da família da menina por volta das 18hs30 e conversou com o Sargento Juvanildo do Grupo Tático de Operações da cidade de Santa Cruz. Segundo o sargento o pai levou a menina ao matagal que fica a poucos metros da casa sob ameaça de morte. Em seguida o homem retornou a residência sem a menina alegando que a mesma havia sido picada por uma cobra. Ainda segundo o sargento a versão foi descartada devido às marcas encontradas no pescoço da vitima com características visíveis de estrangulamento.


Segundo a avó da vitima dona Marlene, o principal motivo para que possa justificar o ato brutal cometido pelo pai foi o simples fato da avó ter se negado a dar dez reais para que o José Adelino comprasse droga, alegando que iria comprar bolacha.


No momento em que avó saiu para efetuar a comprar, Adelino pegou a criança levou para o mato e cometeu o crime. Ao retornar a casa dona Marlene deu de cara com o homem e perguntou por sua neta, foi ai que Adelino disse que nunca mais a haveria, no mesmo momento alegou que menina havia sido picada por uma cobra.


Dona Marlene e a mãe da menina Maria Jessica Anísio do Nascimento de apenas 18 anos e já esperando seu segundo filho do homem, foram ao local e encontraram o corpo da pequena Maria Rita sobre os facheiros (mandacaru), e o levaram para casa. Nesse intervalo o pai aproveitou para fugir e até o memento a policia não tem pista do homem.


A população da comunidade está revoltada com o crime. Segundo informações de populares o mesmo foi visto na garupa de uma moto que seguia com destino a Sitio Novo. Ainda segundo os populares José Adelino Neto sofre de problemas mentais.

Segundo a mãe, o homem já havia feito várias ameaças de morte contra ela e sua filha, mas nunca levou a sério que o pior poderia acontecer. Pouco depois que outros policiais chegaram ao local para que o GTO retornasse a Santa Cruz, Jessica grávida de nove meses entrou em trabalho de parto e foi levada para Santa Cruz na viatura da policia.

Com informações de: GIRO RN.

Fátima Bezerra critica governo do DEM

“Foi comprovado que o governo não tinha um projeto para o Rio Grande do Norte. Todos os projetos importantes que aconteceram esse ano no RN têm o DNA do governo federal, como o aeroporto, a energia eólica, investimentos em recursos hídricos e nas infraestruturas rodoviárias”.
A deputada Fátima Bezerra do PT fez essa declaração, durante entrevista ao Jornal da Cidade, na rádio 94 FM, neste dia 28.
Ela disse mais: “o governo Rosalba Ciarlini (DEM) foi muito ruim e chega ao primeiro ano frustrando as expectativas do povo potiguar, com índices de reprovação de cerca de 60%”.

Débora Lyra é transferida para hospital particular

Débora Lyra é transferida para hospital particular - Ag. News Débora Lyra foi transferida do Hospital Estadual São Lucas, para o Unimed Vitória, no início da noite de quarta-feira (28), no Espirito Santo. Segundo um boletim médico divulgado na quinta-feira (29) a ex-miss Brasil foi avaliada pela equipe de medicina intensivista e por um neurocirurgião.
A modelo está consciente e se recuperando de uma cirurgia realizada na região da coluna. O estado de Débora é grave, porém estável.
A ex-miss Brasil sofreu um grave acidente de carro na noite de terça-feira (27), na BR-101, em Guarapari. O automóvel em que Debora estava com mais três pessoas, foi atingido de forma violenta por outro veículo.
No momento da batida o namorado da ex-miss, Hermon Souza Lopes, dirigia o carro. A sogra da modelo, que estava no banco de traseiro e sem cinto morreu na hora. Um outra jovem que estava no veículo foi submetida a uma cirurgia ortopédica.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal chovia muito naquele trecho da estrada no momento da colisão.
Veja o boletim médico:
Débora Lyra foi transferida para o Cias no final da tarde de ontem, chegando ao hospital por volta das 18 horas, em uma ambulância do serviço SOS da Unimed Vitória. A paciente já foi avaliada pela equipe de medicina intensivista e por um neurocirurgião. Débora apresenta quadro grave mas estável. Encontra-se lúcida e orientada, respira sem ajuda de aparelhos e já se alimenta por via oral. A paciente vai permanecer em observação na UTI.

Foto: Ag. News,OFUXICO

FELIZ 2012

Nesse ano novo te desejo

Felizes momentos que permaneçam ternos por toda a tua vida.

Estrelas brilhantes que irradiem luz deixando que todos vejam, como é intenso o seu brilho.

Liberdade para voar e alcançar os seus mais lindos sonhos.

Incrível visão do certo e errado.

Compreensão e sabedoria presentes em todos os seus momentos.

Igual respeito ao outro assim como o outro a ti.

Dádiva de viver da maneira mais íntegra possível.

Amor puro e verdadeiro.

Desejo de lutar sempre pelo melhor.

Esperança como chave da tua sabedoria.

Saúde para viver intensamente.

todos os itens anteriores.



Feliz Ano Novo!



Natal dos Programas Socias - Confraternização Natalina

Santana do Matos

A Secretaria de Assistência Social através da Prefeitura Municipal de Santana do Matos, realizou na tarde de quarta-feira, dia 28 de dezembro no Ginásio Poliesportivo Vereador David Azevedo a confraternização das famílias que são atendidas pelos Programas Socias PETI, PROJOVEM, CRECHE , BRINQUEDOTECA E CRAS. Cada família recebeu um KIT NATALINO e em seguida foi servido um "Coffee break" aos presentes.Se fizerem presente a este evento o Prefeito Francisco de Assis Silva( Assis da Padaria), a Primeira Dama Maria Alice, a Articuladora do Selo UNICEF Eliza Fernandes, a Enfermeira Ionara Celeste, Socorro Mendes Coordenadora do PETI, Luciano Santana Coordenador do CRAS, Lucinha diretora da CEIAM,Girlene Vasconcelos, Luana Assistente Social, Tanise Fisioterapêuta, Janaina Psicológa, Ana Macedo da Assistência Social eos jovens atendidos pelos programas Socias.O Prefeito Francisco de Assis Silva (Assis da Padaria) falou aos presentes e levou sua mensagemm desejou felicidades aos Santanenses, agradeceu a pelo o ano de 2011 e pediu a Deus para iluminar o Ano de 2012, disse que está convicto dos desafios que virão e convicto que não faltará a enérgia suficiente para superá-los, reafirmou sua determinação em trabalhar em benefício de nossa terra. terminuo agradecendo aos Santanenses apoio recebido em 2011 e conta com a ajuda de todos para continuar administrando bem, com esforços e empenho, para fazer de nossa Santana do Matos a melhor cidade para se viver. Rogo a Deus, SABEDORIA, desejando que Ele cubra de bençãos cada um daqueles que vivem na nossa querida Santana do Matos. Feliz Ano Novo!!!

Santana em Foco

Hospital Universitário realiza cirurgia inédita no RN

DIARIO DE NATAL.
 
A equipe de Cirurgia Vascular e Endovascular do HUOL realizou cirurgia inédita no Rio Grande do Norte neste mês de dezembro. O procedimento realizado, em duas etapas, corrigiu um volumoso e complexo Aneurisma da Aorta Abdominal que comprometia toda a circulação visceral abdominal (fígado, estomago, baço, rins e intestino) de paciente diabético, hipertenso, do sexo masculino, 49 anos.

O HUOL encerra o ano com cirurgia inédita na área vascular no estado. O procedimento realizado pela equipe de Cirurgia Vascular e Endovascular do hospital corrigiu um volumoso e complexo Aneurisma da Aorta Abdominal que comprometia toda a circulação visceral abdominal (fígado, estomago, baço, rins e intestino) de paciente diabético, hipertenso, do sexo masculino e 49 anos.

O procedimento foi duplamente inédito no estado. Além do pioneirismo do procedimento, foi utilizado pela primeira vez um implante de uma nova endoprótese americana.

A equipe formada pelo Cirurgião Vascular e Angiorradiologista Abdo Farret Neto, os Cirurgiões Vasculares Eduardo Baptista de Faria e Liana Berucia além do residente Guilherme Tarso de Andrade Alves realizou o procedimento em duas etapas. A primeira, convencional, com 10h de duração, refez a circulação para todas as vísceras abdominais através da técnica de bypasses. A segunda, por meio endovascular, implantou uma nova endoprótese C3 produzida com tecnologia de ponta pela Gore nos Estados Unidos e até então nunca utilizada por serviço potiguar. A implantação de endoprótese reestabelece a circulação sanguínea evitando o enchimento do saco aneurismático e impedindo seu rompimento que é geralmente fatal.

Passadas 24 horas do segundo procedimento, o paciente passa muito bem, alimentando-se normalmente e com alta prevista para os próximos dias para comemorar o fim de ano em casa com a família, assim como o início de uma nova vida livre do aneurisma– doença silenciosa e na maioria das vezes fatal até para aqueles que chegam vivos a um serviço médico.

O procedimento, assim como outros realizados pelos diversos serviços que funcionam no HUOL, mostra a infraestrutura e equipes qualificadas para procedimentos de alta complexidade no hospital.

Retrospectiva 2011: Confira os fatos que marcaram o Rio Grande do Norte

De Lamonier Araújo / redação do Diário de Natal

A queda do Estádio Machadão, ataques em série aos ônibus de Natal e a paralisação simultânea de diversas categorias trabalhistas, afetaram diretamente o população potiguar no ano de 2011. Além disso, a população presenciou diversas modificações na estrutura física de Natal, que funcionou como uma prévia da Copa do Mundo de 2014. Porém a força das chuvas e os efeitos da natureza, provocaram enchentes e grandes erosões na capital e no interior do RN.

Para ilustrar os fatos desse ano, a equipe do DN Online selecionou as principais imagens que marcaram o estado. Para conferir, bastar acessar a galeria especial da Retrospectiva 2011.

Regionalização do Samu será realizado em três etapas

Margareth Grilo - TN

Ao longo de 2011, o projeto de regionalização e interiorização do Samu só teve avanços no Litoral Leste do Rio Grande do Norte. Nessa região, o Samu ampliou de oito para 15 o número de bases descentralizadas. O problema reside nas regiões Oeste e Seridó-Trairi. No Oeste, uma única base foi implantada: no município de Assu. Com ela, o Serviço Móvel de Atendimento a Urgências [Samu] alcança, hoje, apenas 16 dos 167 municípios do Estado.
Rodrigo SenaTreze das 30 ambulâncias que ficaram paradas de junho de 2010 a janeiro de 2011, ainda não entraram em operação. Seis delas estão no pátio do Samu Metropolitano e outras sete estão no pátio do CB em MossoróTreze das 30 ambulâncias que ficaram paradas de junho de 2010 a janeiro de 2011, ainda não entraram em operação. Seis delas estão no pátio do Samu Metropolitano e outras sete estão no pátio do CB em Mossoró

Ontem, o coordenador do Samu Estadual, Luiz Roberto Leite Fonseca, reconheceu a dificuldade de regionalização e afirmou que houve "limitação orçamentária e financeira" do executivo estadual. Mas disse que houve avanços. Em março de 2011, o número de bases chegava a dez. "Não conseguimos andar num bom ritmo em todo Estado. Em parte, por dificuldades dos municípios, mas por outra parte teve a limitação financeira do próprio Estado".

Ele afirmou que não adiantava fazer a descentralização para atender apenas critérios políticos e "brincar com a vida humana". Segundo Luiz Roberto, o governo não teve  recursos suficientes para efetuar a contratação de profissionais e para a ampliação dos contratos de manutenção, que tem um custo alto, que viabilizaria a regionalização e interiorização do Samu. Com a atual estrutura, o custo já é de R$ 300 mil mensais.

O Estado também não tinha recursos para garantir a ampliação do sistema de comunicação por rádio e a aquisição de EPIs (somente, agora, o novo contrato foi fechado). Segundo Luiz Roberto, o projeto de regionalização e interiorização do Samu, aprovado pela Câmara Intergestores Bipartite, Conselho Estadual de Saúde e Ministério da Saúde, será executado em três fases. A primeira delas está em curso e abrange os municípios com mais de 20 mil habitantes.

Outros dois critérios que define quem recebe as bases são: existência de pronto-socorro próprio no município e altos indicadores de mortalidade infantil e materna. No próximo dia 04 de janeiro, o Samu inaugura uma base em Touros, concluindo a regionalização no Litoral Leste, e alcançando 15 municípios beneficiados.

A previsão, segundo o coordenador do Samu, é de que, até o final de 2012, o governo conclua a primeira fase do projeto, chegando as regiões Oeste e  Seridó-Trairi. Nessas regiões, segundo Luiz Roberto, o Samu não avançou porque as prefeituras não trabalharam na qualificação da rede própria. "De todo o Oeste, a base de Assu foi a única que conseguimos implantar em 2011, porque foi o único que avançou na estruturação da rede própria".

Essa base, que possui duas ambulâncias, cobre todo o vale do Assu, e foi inaugurada em 29 de junho. Luiz Roberto acredita que não será tão difícil levar bases para os municípios dessa região. "Pau dos Ferros já está estruturando sua rede própria e os municípios de Areia Branca e Apodi já estão construindo a estrutura das bases", adiantou.

O "nó" da regionalização está na região Seridó-Trairi. "Nesses municípios há um vazio assistencial, uma carência monstruosa tanto em Caicó, como em Currais Novos, Parelhas e Santa Cruz. É uma desassistência absurda. Vamos ter que trabalhar para não criar um corredor de ambulancioterapia", dispara.

Fluxo de pacientes do HWG não cai

Embora a descentralização tenha chegado a 16 municípios do Estado, o fluxo de pacientes no Hospital Walfredo Gurgel não diminuiu. Na semana passada, várias ambulâncias ficaram "presas" no Hospital Walfredo Gurgel, pela superlotação da unidade, com pacientes vindos de diversas regiões do Estado, muitos deles com problemas de saúde que poderiam ser resolvidos no município de origem.

No Litoral Leste, segundo o  coordenador do Samu, Luiz Roberto Leite Fonseca, o monitoramento do Samu tem mostrado boa resolutividade nos municípios. "Os casos de média complexidade a gente consegue resolver nos próprios municípios, inclusive do trauma leve. Estamos conseguimos fazer os exames raio-x no local e, somente se confirmada a suspeita de fratura, o paciente vem pra Natal".

Os municípios dessa região cumpriram, segundo Luiz Roberto, o pré-requisito da estruturação da rede. Goianinha, por exemplo, estruturou o hospital municipal, com dois médicos por plantão, laboratório e raio-x. João Câmara tem hoje um hospital com resolutividade mediana, cirurgião platonista e plantão clínico. Luiz Roberto disse que a remoção é feita, somente em casos de maior gravidade, e  sob regulação, com vaga garantida.

Pelo cronograma, somente no primeiro semestre de 2013, as bases descentralizadas chegariam aos municípios com população entre 10 mil e 20 mil habitantes; e, em 2014, naqueles com menos de 10 mil habitantes. "Nesses municípios é mais fácil de resolver, porque basta eles estarem pactuados com um município que esteja a 50 km, já viabiliza a regionalização. Nosso objetivo é que o paciente tenha integridade e qualidade na assistência, próximo ao seu domicílio".

Mossoró deve aderir à regionalização em 2012, passando a compor a base do Samu Oeste. Com a integração, a verba de custeio, por unidade, em operação no município, aumenta em 50%. Hoje, Mossoró recebe por ambulância (suporte básico) um valor de R$ 12.500 e para uma ambulância UTI, R$ 27.500. As bases regionalizadas recebem, por ambulância, quase o dobro, respectivamente, R$ 20 mil e R$ 45 mil. Mas atingir essa meta exige alguns pré-requisitos.

Os Samus precisam, por exemplo, comprovar habilitação e qualificação, nos padrões do Ministério da Saúde. Entre os requisitos a preencher estão: possuir equipamentos de gravação na sala de regulação, ter um número de profissionais compatível com a população atendida e ter um planejamento estratégico na distribuição das ambulâncias, de forma regionalizada, para garantir eficiência no tempo-resposta.

Treze das 30 ambulâncias zero quilômetro "herdadas" pela atual gestão, e que ficaram paradas de junho de 2010 a janeiro de 2011, ainda não entraram em operação. Seis delas estão no pátio do Samu Metropolitano, em Macaíba, e serão destinadas, em 2012, para os seis municípios do Seridó-Trairi que terão bases descentralizadas a partir de 2012. Outras sete foram enviadas para Mossoró e estão paradas no pátio do Corpo de Bombeiros. Serão distribuídas, a partir do próximo ano, para bases do Samu Oeste.  Além disso, este ano, outras 14 foram utilizadas na renovação da frota Samu Metropolitano Leste;  duas foram para Assu, único município do Samu Oeste beneficiado com a interiorização, e uma foi cedida para o Samu Mossoró, que estava com carência na frota. Por mais de sete meses, as 30 ambulâncias ficaram paradas no antigo galpão do DER, na Romualdo Galvão.  Do total, 24 haviam sido entregues pelo presidente Lula, em sua vinda a Natal no dia 9 de junho de 2010. Na época, o então governador Iberê Ferreira de Souza anunciou que todas seriam utilizadas em uma grande estrutura de atendimento a urgências, no interior do Estado, mas nenhuma  chegou sequer a sair do galpão em 2010.  O lote de 24 ambulâncias faz parte de um total de 77, destinadas pelo Ministério da Saúde aos municípios potiguares.

Playboy divulga capa com musa da Escolinha do Gugu

Foi divulgada, nesta quinta-feira, 29 de dezembro, a capa da primeira Playboy de 2012 que traz em destaque a atriz Vanessa Zotth, a Dona Fifi da Escolinha do Gugu.
 Na imagem, a morena aparece apenas com um corselet azul, deixando o derrière totalmente à mostra. No recheio da edição, outra surpresa. As fotos de Lindsay Lohan nua foram publicadas pela versão brasileira da revista, conforme adiantado pelo Divirta-se no início do mês. A edição de janeiro da Playboy chega às bancas no dia 10. 



Divirta-se


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Convite


Contato:
Assis Medeiros
(84) 9927-2727

Réveillon em Alto do Rodrigues

A banda Grafith estará na festa de fim de ano em Alto do Rodrigues. Após a tradicional queima de fogos, a banda fará a festa num trio elétrico pela Avenida Ângelo Varela, no melhor estilo Alto Folia.

Campanha do desarmamento vai continuar até o fim de 2012

A Campanha Nacional do Desarmamento vai continuar até o fim de 2012. O Ministério da Justiça e o Banco do Brasil renovaram na, terça (27) a parceria para o pagamento das indenizações por armas recolhidas durante a campanha. Em vigor desde maio, a Campanha Nacional do Desarmamento recolheu 36,8 mil armas de fogo no país.
De acordo com o secretário executivo da pasta, Luiz Paulo Barreto, a expectativa do governo foi atendida. “Faremos uma nova campanha, talvez aperfeiçoando alguns pontos, mas mantendo o anonimato, a capilaridade, a agilidade do pagamento e a inutilização das armas. Precisamos e queremos ampliar o número de postos de arrecadação”.
O balanço da campanha divulgado hoje mostra que os revólveres são a maior parte das armas entregues, 18 mil. Também foram recolhidas 7,6 mil armas de grande porte, sendo 5 mil espingardas, 500 rifles, 95 fuzis, cinco metralhadoras, entre outras.
As armas de grande porte representam 20% do total de armas recolhidas. “O anonimato provocou a devolução de armas de grande porte, o que é inédito. Muitas vezes o cidadão comprava de maneira clandestina e, por medo da origem da arma, não fazia a devolução”, disse Barreto.
De acordo com o Ministério da Justiça, foram pagos R$ 3,5 milhões em indenizações pelos armamentos. A entrega pode resultar em indenizações entre R$ 100 e R$ 300 dependendo do tipo da arma. O orçamento da campanha deste ano foi R$ 9 milhões. Segundo Barreto, a mesma quantia deve ser destinada a campanha em 2012.
A campanha pelo desarmamento está presente em 25 estados, onde existem 1,9 mil postos de coleta de armas. Ao entregá-las, o cidadão não precisa declarar a origem, e depois recebe remuneração, conforme o tipo da arma.

Falta de “referência” é cegueira de Agripino

A propósito do PSD, até agripinistas de carteirinha em Natal criticaram na terça-feira, 27, seu líder maior, o senador José Agripino Maia, presidente nacional do Dem, por uma entrevista que concedeu ao matutino "Tribuna do Norte". Acharam que ele foi longe demais ao dizer que o PSD não é referência no país e no Estado.

Acham que o parlamentar traiu uma cegueira.

Com quarenta deputados federais, dois senadores, dois governadores e oito vice-governadores, entre os quais o norte-rio-grandense Robinson Faria, a legenda é considerada em Brasília a terceira maior do pais, abaixo apenas do PT e do PMDB e muito acima do Dem. 

 Roberto Guedes

Fátima Bezerra admite candidatura ao senado

Em sua entrevista a 94 FM, Fátima Bezerra falou sobre a possibilidade de se candidatar ao Senado em 2014. Ela disse que preferia não se pronunciar e esperar o teste das urnas de 2012. “Eu vou participar intensamente das eleições em Natal, Grande Natal e no Rio Grande do Norte. O PT quer eleger o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro desafio com os partidos aliados será reconquistar Natal”, disse.

Por Alex Viana

Inscrições para o ProUni começam em 14 de janeiro, segundo MEC

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) que oferece bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior começam em 14 de janeiro. O prazo termina no dia 19 do mesmo mês. Os candidatos devem se inscrever pelo site do programa. A oferta para o primeiro semestre de 2012 é de 195.030 bolsas — 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade.

Clique
neste link e confira a oferta de bolsas por estado.

Com a oferta do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC, de 108.552 vagas em instituições públicas, chega a 303.582 o número de
oportunidades de ingresso no ensino superior para os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011.

No processo do ProUni haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até duas opções de
curso e de instituição. A portaria que regulamenta o processo será publicada nos próximos dias.

A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de
informações até o dia 15.

Critérios

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.


Espera

Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.


Criado em 2004, o ProUni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
G1

Rede Globo irá transmitir gravação do DVD do Geraldo Lins

http://2.bp.blogspot.com/-H_31hXaL81g/TgmjeFmJNqI/AAAAAAAAEco/CdL_hnvrkHo/s640/0%252C%252C16255534-EX%252C00.jpgA Rede Globo iria trasmitir um especial sobre forró, pois bem a mesma irá trasmitir a gravação do mais novo DVD do Geraldo Lins, a transmissão acontece dia 01 de Janeiro após o Fantastico.

Esse é o 3 DVD da carreira do Geraldo Lins e será trasmitido pela Globo Nordeste e Internacional!!

Procon/RN fiscaliza bancos que ainda não cumprem lei estadual assegurando medidas de segurança

O Procon/RN autuou nesta quarta-feira (28) cinco agências bancárias em Natal. O motivo é o desrespeito à lei estadual Nº 9.460, que foi aprovada na Assembleia Legislativa por iniciativa do deputado Walter Alves e depois sancionada pela governadora Rosalba Ciarlini. A lei prevê uma série de medidas de seguranças nas agências para coibir os assaltos conhecidos como “saidinhas de banco”. As agências não implementaram as medidas prescritas pela lei mesmo após o prazo de mais de um mês dado pelo próprio Procon. 
 
Segundo o coordenador-geral do Procon, Arakem Farias, os cinco bancos com agências não adaptadas à lei  Nº 9.460, que foi editada em março deste ano, terão multas estipuladas depois do fim da fiscalização. O Procon estadual irá, até janeiro de 2012, finalizar o trabalho em Natal e partir para o interior do Estado. “As multas só serão definidas quando finalizarmos a fiscalização. O que a lei manda é uma multa de R$ 5 mil por dia de desobediência, mas isso será avaliado dependendo do caso”, diz Arakem.
 
Marcos Dantas

Vigilância Alimentar chega a Bodó

O município de Bodó está habilitado junto ao Ministério da Saúde, segundo portaria de nº 3.156, da terça-feira (27), garantindo recursos financeiros para estruturação da Vigilância Alimentar e Nutricional em Unidades Básicas de Saúde com equipes de Atenção Básica com adesão ao (PMAQAB).
O município terá uma equipe no programa e vai receber R$ 3 mil para a sua manutenção.

Fátima anuncia construção de novo campus do IFRN em Natal

Do Diário 
Em visita à redação do Diário de Natal, na tarde de ontem, a deputada federal Fátima Bezerra (PT), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, anunciou que Natal ganhará mais um campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
Deputada visitou Diário de Natal, onde foi recebida pela editora executiva. Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
Segundo a deputada, o governo federal já liberou R$ 10 milhões para o IFRN. A metade desses recursos, frisou ela, será investida na construção do novo campus em Natal. "A unidade será voltada para a educação a distância, seguindo um novo modelo de ensino profissionalizante", afirmou.

Fátima Bezerra lembrou que já existem quinze unidades do IFRN no Rio Grande do Norte, com três outros em processos de licitação. Eles serão instalados em Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama.

Durante a visita, Fátima Bezerra também comemorou o fato de o Brasil ter conquistado a 6ª posição no ranking mundial da economia. Na avaliação dela, é preciso transformar essa conquista num melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), para gerar uma melhor qualidade de vida à população.

Squestro na noite de ontem em Assu

Jarbas Rocha
 
Francimária Wyla, 20 anos
Local onde o veículo foi encontrado abandonado. Foto: Focoelho
Encontrava-se desaparecida na noite de ontem , 28 , a jovem Franciamária Wyla Farias. A mesma estava com o carro do seu noivo o senhor Francisco Assis, conhecido por Professor Assis e o veiculo celta foi encontrado abandonado nas imediações do bairro Dom Elizeu.  A  jovem Francimária foi encontrada amarrada nas proximidades do Oàsis Balneário e  levada pela equipe do SAMU para o hospital regional. Foi levado apenas o celular da vítima. Os policiais da VTR 1021, juntamente com o NORE estiveram na ocorrência na tentativa de localizar os meliantes.