quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Apresentador da Band passa mal e deixa programa antes do final

José Luiz Datena deixou o programa Manhã Bandeirantes, na rádio Bandeirantes, antes do final da atração, na edição desta terça-feira (28). Conforme publicou o site Comunique-se, o jornalista abandonou o microfone e teve que ser substituído por Agostinho Teixeira, que comandou o programa até o final.

Na versão do Comunique-se, Datena não citou nomes, mas teria dado a entender que estava desanimado com algumas questões internas da emissora.

Ao encerrar a atração, o jornalista substituto que  assumiu o programa teria dito: “amanhã voltamos todos nós”, não deixando claro se Datena volta ou não a ancorar o jornal matutino da rádio  na quarta-feira (29).

“Eu precisei sair. Estava me sentindo muito mal, por conta da diabetes. Cheguei até a ir ao Hospital São Luís para ser atendido. Fiquei em observação por algumas horas, mas agora já está tudo bem. Ainda não estou 100 por cento, mas estou melhorando e amanhã estarei de volta ao comando do Manhã Bandeirantes”, garantiu Datena em entrevista.

A atração vai ao ar diariamente na Rádio Bandeirantes, das 10h às 11h30. Datena - que também comanda o Brasil Urgente, da TV Bandeirantes - está à frente do programa radialístico desde junho de 2010. Ele só se ausentou por um mês e meio no ano passado, período em que estava na TV Record, após romper contrato com a Band, tendo voltado logo, insatisfeito com o canal de Edir Macedo.

Walkyria Santos passa por uma cirurgia

Walkyria Santos vocalista da Banda Magnificos passou por uma cirurgia, a mesma deu entrada no hospital às 11 da manhã de ontem, Walkyria divulgou que apenas teve um pequeno contra tempo com sua saúde, mais não passou mais detalhes.

A sua cirurgia terminou por volta das 9 da noite, desejamos que Walkyria se recupere o quanto antes e volte a brilhar nos palcos forró

Fonte: Forró para o Brasil

Ex-vereador de Santana do Matos continua na UTI

O ex-vereador de Santana do Matos, Joviano Macedo, de 77 anos, continua hospitalizado em Natal.
Joviano que por causa de problemas respiratórios, foi internado no hospital Dr. Clóvis Avelino aqui em Santana do Matos de onde foi transferido para capital .
O seu quadro clínico é estável e segundo informações obtidas na manhã dessa quarta-feira (29) junto a familiares ele deverá permanecer na UTI até pelo menos a proxima sexta-feira de onde sairá para um apartamento da unidade de saúde na capital.

Schumacher assume culpa por acidente com Senna

Em um raro momento de humildade, Michael Schumacher assumiu a responsabilidade pelo acidente com o Ayrton Senna, em Magny Cours, no GP da França. Ainda que depois de 20 anos, o alemão explicou que forçou uma ultrapassagem sobre o brasileiro e os dois acabaram fora da pista.

A revelação foi ao documentário “Senna Tri – Uma conquista inspira a outra”, produzido pelo Instituto Ayrton Senna. Já tricampeão mundial, Senna, então com a McLaren, se sentiu na obrigação não só de tirar satisfação com o alemão da Benetton, que estava apenas em seu segundo ano de Fórmula 1, como também dar conselho ao jovem e pedir que suas discussões não fossem divulgadas para a imprensa.


- Foi sim uma discussão interessante. Sem dúvida, a culpa pelo que aconteceu ali foi minha. Como já tínhamos tido algumas discussões no início daquele ano, e eu havia reclamado não só para ele, mas também para a mídia, o principal motivo de ele ter vindo falar comigo foi para pedir que, se tivéssemos algum problema no futuro, deveríamos conversar pessoalmente, e não reclamar para a imprensa. E ele estava certo: nem tudo pertence à mídia.


Senna e Schumacher não travaram lá muitos duelos. O brasileiro morreu em 1994, ano do primeiro título mundial do alemão.
r7

Sebrae premiará hoje prefeitos empreendedores


Prefeita Lanice Ferreira concorre ao prêmio Prefeito Empreendedor
Acontece hoje (29), a entrega de mais uma edição do Premio Sebrae Prefeito Empreendedor. O troféu vai premiar os gestores públicos que promoveram ações para minimizar a burocracia e estimular o desenvolvimento dos negócios de pequeno para fortalecer o segmento das micro e pequenas empresas.

A solenidade será realizada nesta quarta-feira, a partir do meio-dia, no Olimpo Recepções. O Comitê Gestor Estadual do prêmio selecionou 39 prefeitos como finalistas, que concorrem ao título de melhor projeto e a sete destaques temáticos.

A premiação é uma iniciativa do Sebrae, que acontece a cada dois anos, no intuito de identificar, valorizar e difundir ideias criativas e efetivas que estimulem a implantação de micro e pequenas empresas nos municípios brasileiros. A etapa potiguar homenageia o ex-governador Cortez Pereira, pelos ideais empreendedores observados em sua administração.

Além do troféu de melhor projeto, que é o grande vencedor estadual, a premiação inclui ainda as categorias temáticas: Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais, Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual, Lei Geral Municipal, Médios e Grandes Municípios, Crédito e Capitalização, Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável e Promoção do Desenvolvimento Rural.

"Tivemos nessa edição um número considerável de inscrições, o que proporcionou uma competitividade maior. A qualidade dos projetos apresentados também elevou, mas acreditamos que a comissão avaliadora, formada por representantes das instituições que compõem o Conselho Deliberativo, fez as escolhas corretas", diz o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Helmani Rocha, em relação ao anúncio dos vencedores. Na edição anterior, a prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, foi a vencedora do Rio Grande do Norte e, na fase nacional, conquistou um dos troféus de Destaque Temático pelo incentivo à formalização de empreendimentos.

Assalto a agênciados correios

Na cidade de Alto do Rodrigues menos de uma semana da realização do assalto a agência do Banco do Brasil, na tarde de ontem aconteceu mais um assalto, desta vez foi na agência dos correios, ou melhor mais uma vez os ladrões assaltaram a Agência dos Correios daquela cidade.
O assalto aconteceu por volta das 13:40h de acordo com informações repassadas pelo Subtenente Cezar, responsável pelo Destacamento Militar de Alto do Rodrigues.
A Policia informa que os elementos entraram na agencia e anunciaram o assalto levando todo o dinheiro do caixa, e após o ato o mesmo fugiram em um veiculo Honda Civic, de cor preta, semelhante ao  que foi usado no roubo do caixa eletrônico na madrugada do último domingo (26).
Várias diligências fora realizadas mais não obtiveram êxito.

Em Lagoa Nova o sistema de oposição já deverá estar com a sua chapa definida em Março


No próximo mês de março, o sistema de oposição em Lagoa Nova já deverá estar com a sua chapa definida para a disputa eleitoral deste ano na capital da Serra de Santana.
Segundo o ex-vereador Cortez Assunção(na foto) será realizada uma pesquisa para se chegar a uma definição.

Com informações de Vlaudey Liberato

RN é 4º com crianças em abrigos

Leandro Igor Vieira e Valdir Julião - repórteres

O Rio Grande do Norte é o 4º estado do Nordeste com maior número de crianças e adolescentes (426) vivendo em abrigos. É o que revela o Cadastro Nacional de Acolhidos (CNCA), mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Estado só fica atrás de Pernambuco (1.245), Bahia (1.039) e Ceará (676). Em todo o Brasil, mais de 37.200 crianças e adolescentes vivem em situação semelhante. 
Emanuel AmaralCriança de 13 anos vai para as ruas ver se consegue dinheiro para ajudar família em casaCriança de 13 anos vai para as ruas ver se consegue dinheiro para ajudar família em casa

O Cadastro mostra ainda a existência de 2.008 instituições acolhedoras em todo o país. No Rio Grande do Norte  são 18, quantidade considerada insuficiente pelo juíz da 1ª vara da Infância e Juventude, José Dantas. "Em Natal, temos 16 instituições como essas, seis públicas e quatro privadas. Deixamos de receber crianças e adolescentes do interior por falta de espaço", comenta.

De acordo com o juiz, todos os abrigos da capital estão superlotados. A situação mais crítica está na Casa de Passagem de Nazaré, na zona oeste, que deveria comportar 17 crianças, mas já abriga o dobro.

Segundo a professora de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Cláudia Vechi, da cadeira de Direitos da Infância e da Juventude, o número apresentado pelo relatório se refere a crianças e adolescentes aguardando que a Justiça defina se os seus pais são ou não capazes de exercer suas funções. "Pais que têm problemas com drogas ou que de alguma outra maneira negligenciam os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são julgados e podem perder a tutela da criança", explica a especialista. Enquanto isso, os filhos aguardam em instituições acolhedoras. Um dos problemas consequentes da situação, de acordo com Cláudia, é que, nesse período, o jovem sofre não apenas esperando a decisão da Justiça, mas com as idas e vindas nas casas de parentes.

A idade máxima de permanência dos jovens no abrigo é de 18 anos. Depois disso, o jovem traça o seu próprio caminho. Segundo  o juiz José Dantas, mesmo que o indivíduo precise deixar a instituição, é obrigação do Estado prover a educação e a inserção desse adolescente no mercado de trabalho.

O trabalho da Justiça, agora, se concentra em evitar novos acolhimentos uma vez que o tempo máximo de permanência nos abrigos  é de dois anos.

Hoje, um dos principais fatores que contribui para a fuga ou abandono desses jovens  é o consumo de drogas - lícitas e  ilícitas - por parte dos pais. 

Políticas não são suficientes

Outros fatores que contribuem para explicar a quantidade de crianças e adolescentes em abrigos podem ainda ser compreendidos pela análise do estudo "Situação Mundial da Infância 2012: Crianças em um Mundo Urbano", publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef. Segundo o levantamento, nos próximos anos a maioria das crianças crescerá em cidades e não em zonas rurais.

As cidades oferecem para muitas delas a oportunidade de ter acesso à escola, aos serviços de saúde e às áreas de lazer. No entanto, as mesmas cidades são cenários de grandes disparidades em relação à saúde e à educação. É o que comprova o relatório do Cadastro Nacional de Acolhidos (CNCA). As famílias em situação de pobreza, muitas vezes, pagam mais por serviços de qualidade inferior. Em muitos casos, políticas de natalidade e acesso à renda não são suficientes para impedir o nascimento de crianças "indesejáveis", logo negligenciadas por seus pais.

A adoção é um dos caminhos possíveis para que a quantidade de crianças e adolescentes em abrigos diminua. Em abril de 2008 foi criado o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), que reúne adotantes e crianças de todo o país com o objetivo de dar mais rapidez e transparência aos processos. Em todo o país, entretanto, o banco de dados conseguiu agilizar apenas pouco mais de 500 adoções em três anos.

História

Treze anos, seis irmãos, filho de pais separados é o perfil de uma dessas crianças, que mesmo morando com o pai ou a mãe, ganham as ruas atrás do sustento. "Ben 10", o apelido recebeu de uma "flanelinha" por causa de um desenho animado de TV, diz que chega às 7 horas da manhã no sinal do chamado "Gancho de Igapó", na divisa entre Natal e São Gonçalo do Amarante. Com um pequeno rodo numa mão e, na outra, uma garrafa de 300 ml com água, "Ben 10" diz que ganha em média entre R$ 25,00 e R$ 30,00 por dia. "Quando o dia "tá" melhor ganho mais". O dinheiro ele fica com uma parte, para subsistência na rua, enquanto o resto a criança dá à mãe para comprar as coisas para casa e alimentar as outras crianças. Ele disse que uma irmã também já "limpou" para-brisa de carros nos sinais, mas agora, fica mais em casa com a mãe, na rua Potengi, no bairro das Quintas. Mesmo assim, ele diz que frequenta aulas numa escola das Quintas. "A escola ainda não começou", continuou, que, correu para atender um chamado de uma senhora, que lhe ofereceu uma moeda.

Incra investiga venda de lotes

Margareth Grilo - TN
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) retoma, em março, com apoio da Polícia Federal, a investigação para apurar denúncias de venda de lotes de terra destinados à reforma agrária no Rio Grande do Norte. Este ano, dez assentamentos, entre os quais, o da Maísa, em Mossoró, que tem 1.150 famílias assentadas, em uma área de 2.400 hectares, serão alvo de vistoria.
Cesar AlvesAssentamento da Fazenda São João é alvo de investigação devido a denúncias que chegam ao Incra. Lá moram mais de mil famíliasAssentamento da Fazenda São João é alvo de investigação devido a denúncias que chegam ao Incra. Lá moram mais de mil famílias

 Um dos objetivos da ação é o caráter educativo, mas nos casos em que a troca ou venda do lote é confirmada o Incra procede a retomada do lote. Esse processo é conduzido pela Procuradoria Federal Especializada do órgão. A investigação da comercialização de lotes da reforma agrária está sendo realizada em todo o país na campanha "Reforma Agrária. Essa conquista não está à venda".

Segundo o superintendente do Incra/RN, Valmir Alves, até se tornar proprietário, ter o título da terra, o assentado não pode vendê-la. "É preciso conscientizar a população", afirma Valmir Alves, "que quem comprar lotes da reforma agrária pode incorrer em crime e até ser punido com prisão, dependendo da gravidade do caso". A ação de vistoria e retomada de lotes, avisou, será intensificada pelo Incra, em 2012.

Recentemente, chegaram oficialmente ao Incra denúncias de compra e venda de lote e de casa no assentamento Maisa comunidade agrária da região Oeste, desapropriada em 2003. Nessa área, segundo Valmir Alves, existem, hoje, no RN, cerca de 3,1 mil famílias acampadas e que a retomada de lotes ocupados irregularmente beneficiará trabalhadores rurais que esperam por um lote de terra para morar e produzir.

Valmir garantiu que a disposição da atual gestão é manter esforços para continuar a desapropriar terras improdutivas e de retomar lotes de quem não tem perfil e utilizou o expediente ilegal, que é a compra. No Estado, a investigação está sendo conduzida pela Comissão de Vistoria e Retomada de Lotes, que vai às áreas, com apoio da Polícia Federal e dos Movimentos Sociais do campo, para comprovar ou não as denúncias. Na última sexta-feira, 24, a Comissão entregou à Procuradoria Federal do Incra/RN os relatórios com os resultados das três primeiras vistorias realizadas, no Rio Grande do Norte. As irregularidades vão desde um problema formal, de documentação, até a troca ou venda do lote.

De janeiro a outubro de 2011, o Incra vistoriou 21.287 lotes situados em 13 estados e no Distrito Federal. De janeiro a julho de 2011, 103.543 beneficiários foram excluídos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) por irregularidades - sendo 36.592 exclusões motivadas por negociações ilegais da terra nua ou das benfeitorias. Uma vez fora do Programa por irregularidades, os trabalhadores rurais não terão outra chance de se tornarem beneficiários da reforma agrária. Em todo o Brasil quase um milhão de famílias vive em 8,7 mil assentamentos.

Três áreas já foram vistoriadas

As três primeiras vistorias foram realizadas no final do ano passado nos assentamentos Nova Esperança (Mossoró), Padre Cícero (Ceará-Mirim) e São Geraldo (Upanema). Segundo o Incra, essas áreas foram escolhidas em função do grande número de denúncias referente à comercialização de lotes da reforma agrária e pelo índice de violência causada por conflitos oriundos das vendas das parcelas rurais e desmatamento ilegal.

No domingo 19 de fevereiro a reportagem da TRIBUNA DO NORTE mostrou os conflitos existentes nos projetos de assentamento rural, considerando o mapeamento anual da Comissão Nacional da Pastoral da Terra (CPT). De acordo com a CPT, os conflitos agrários tornaram-se menos frequentes, mas não menos violentos. De 2007 a 2011 foram contabilizadas 20 ocorrências, com ameaças de despejo ou expulsão; barracos e plantações  destruídos; e até pistolagem.

Nesse período, ocorreram cinco assassinatos, dos quais um  recente, em 2010, no acampamento São Geraldo, área de uma mineradora (Upanema). De acordo com a Comissão de Vistoria, é exatamente nessa área, entre as três vistoriadas, no ano passado, onde está a situação mais grave. O número de irregularidades chegou a 65% do total de famílias assentadas.

No assentamento São Geraldo,  dos 40 lotes visitados, 26 estão com algum tipo de problema. Nas áreas alvo de vistoria em 2011, dos 290 lotes fiscalizados, um total de 102 ou 35,1% apresentou alguma irregularidade. No assentamento Nova Esperança, que conta com 190 famílias, 51 apresentaram algum tipo de problema. No Padre Cícero, em Ceará-Mirim, com 60 lotes, foi constatado irregularidade em 25.

 Tanto em Padre Cícero quanto em São Geraldo os homicídios que ocorreram tiveram por motivação a comercialização de lotes e ou desmatamento ilegal segundo as investigações policiais. O próximo passo, agora, será o de análise dos documentos. Nesta fase, caberá a Comissão de Supervisão, coordenada pelo procurador federal do Incra/RN, Adriano Vilar Villaça, verificar caso a caso. Existe situação em que os problemas são apenas documentais e possíveis de serem resolvidos, mantendo as famílias em seus lotes.

Nas situações, onde  ficou constatada a compra do lote e da casa, prática considerada criminosa pela justiça, após a análise documental e do relatório da vistoria, será feita a notificação para que as famílias apresentem suas defesas. Se no período definido pelo Incra, as famílias não se defenderem ou as defesas não forem consideradas procedentes, o Instituto poderá ajuizar a reintegração de posse, retirando as pessoas que estão irregular no lote e na casa.

Upanema tem 65% de irregularidade

Cezar Alves - Jornal de Fato

"Tudo começou com a venda de uma casa e o seu respectivo lote. Depois surgiram outros e outros colonos dispostos a vender. O negócio ganhou corpo e em pouco tempo dezenas teriam vendido", conta o colono Francisco Aguinaldo, o Pilato, descrevendo como é o cenário no Assentamento Nova Esperança, antiga Fazenda São João, em Mossoró, desapropriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) há poucos anos.

E este não é só o cenário da Antiga Fazenda São João. Se repete nas áreas de assentamento de Upanema e Ceará-Mirim, que passaram por fiscalização do Incra. Estas três áreas foram escolhidas no final do ano passado para passar um processo de fiscalização, determinado pelo Ministério da Agricultura, por haver muitas denúncias de que as áreas estavam sendo vendidas pelos colonos e que, inclusive, ocorreu homicídios nestas áreas em decorrência da venda de lotes.

O trabalho do Incra foi feito com apoio da Procuradoria da República, Movimentos Sociais, Polícia Federal. Os primeiros resultados mostram que em média 35% dos lotes foram "vendidos". A constatação foi feita por um trabalho, que recebe o nome de "Reforma Agrária: Essa conquista não está à venda", do Governo Federal. Dos 290 lotes fiscalizados, um total de 102 ou 35,1% apresentou alguma irregularidade. No assentamento Nova Esperança, que conta com 190 famílias assentadas, 51 apresentaram algum tipo de problema, sendo o mais comum: venda do lote.

No assentamento Padre Cícero, em Ceará-Mirim, com 60 lotes, foi constatado irregularidade em 25. O mesmo problema se repete nas outras regiões fiscalizadas. Ou não havia morador na área ou havia e não era mais o que havia sido inscrito no Incra para receber a propriedade do governo e trabalhar. De acordo com a Comissão de Vistoria, a situação mais grave foi percebida em São Geraldo, em Upanema, onde o número de irregularidades chegou a 65% dos lotes

Naquela comunidade rural, dos 40 lotes visitados 26 estão com algum tipo de problema. A exemplo do que aconteceu no assentamento Nova Esperança (Antiga Fazenda São João), tanto no Padre Cícero quanto em São Geraldo ocorreram homicídios cuja motivação está relacionada à comercialização de lotes e ou desmatamento ilegal.

No caso do homicídio no assentamento Nova Esperança, a vítima tria sido o colono Carlos Alves de Lima Júnior, de 41 anos, o "Júnior da Pousada", no dia 4 de dezembro de 2011, morto a tiros na localidade de Juremal, em Baraúna. Os moradores do Nova Esperança desconfia que este crime tenha ligação com a venda de lotes que ele intermediava. "O pessoal fica falando estas coisas aí, mas ninguém tem provas. A Polícia deve ter provas", diz Francisco Aguinaldo. A Polícia Civil de Baraúna não confirma esta informação e diz que está investigando o caso.

O Superintendente do Incra no estado (RN), Valmir Alves, informa que o próximo passo, agora, será o de análise dos documentos. Nesta fase, caberá à Comissão de Supervisão, coordenada pelo procurador federal do Incra/RN, Adriano Vilar Villaça, verificar caso a caso. Existe situação em que os problemas são apenas documentais e plenamente possíveis de serem resolvidos e as famílias continuarem em seus lotes. Noutros, está constata a compra do lote e da casa, prática considerada criminosa pela justiça.

Após a análise, serão dados os encaminhamentos de notificação para que as 102 famílias apresentem suas defesas. Se no período definido pelo Incra, as famílias não se defenderem ou as defesas não forem consideradas procedentes, o Instituto Agrário poderá ajuizar a reintegração de posse, retirando as pessoas que estão irregular no lote e casa. No caso do Assentamento Nova Esperança, o colono Francisco Aguinaldo, o Pilato, disse que estão esperando chegar uma equipe do Incra nos próximos dias. "Eles vão ver isso aí", diz.

De janeiro de 2001 a julho 2011, 103.543 beneficiários foram excluídos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) por irregularidades - sendo 36.592 exclusões motivadas por negociações ilegais. Uma vez fora do Programa, os trabalhadores rurais não terão outra chance de se tornarem beneficiários da reforma agrária. No Rio Grande do Norte, 17 mil famílias estão em assentamento.

Subnotificação de casos de dengue preocupa

O Rio Grande do Norte pode estar vivendo um surto de dengue e ninguém sabe. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) ainda não dispõe de todos os dados sobre casos de dengue no Estado. Apesar da obrigatoriedade de fornecer as informações, 113 dos 167 municípios ainda não enviaram o número de casos notificados, nem suspeitos, nem descartados, nem óbitos. Nada. São municípios silenciosos. Isso preocupa porque com os números que dispõe atualmente, a secretaria registra índice baixo de incidência de dengue. Entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro, foram 1.757 casos notificados, 56,44% a menos do que o mesmo período do ano passado, quando o Estado tinha 4.034 casos de dengue. Apesar disso, já são oito óbitos, dois a mais do que em 2011, três somente na semana passada.

Vários fatores indicam a possibilidade de aumento no número de casos. A circulação da dengue do sorotipo 4, as falhas na prevenção, a chegada do período de chuvas e, principalmente, o relaxamento da população são os indícios mais fortes dessa preocupação das autoridades de saúde pública potiguares. No ano passado, apenas Natal e Mossoró registraram a presença do vírus tipo 4 da dengue. Este ano, além desses, toda a região metropolitana e cidades-polo como Pau dos Ferros e Caicó já apresentaram casos notificados do novo vírus. A capital, até agora, tem 393 casos notificados, 14 da forma mais grave (hemorrágica), e um óbito. A maior parte dos casos ocorre na Zona Oeste, especialmente no bairro das Quintas, com 68 casos registrados. A morte por dengue aconteceu em Santos Reis, Zona Leste.

"Observando a redução de 56%, a gente pensa que a situação está boa. Não, não é isso. Esses municípios silenciosos que ainda não informaram nos assustam. Já vemos uma grande quantidade de óbitos este ano. Sem esses dados, é claro que há casos de dengue clássica que não são notificados. Ou seja, não é tranquilizante, e sim preocupante", frisa Juliana Araújo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap. "Três mortes num mesmo boletim epidemiológico é inadmissível. Mostra que houve falha na prevenção, um relaxamento da população em ver que, quando não há números alarmantes, ela deixa de se preocupar com os cuidados e com os criadouros do mosquito transmissor. A coisa mais difícil na saúde é mudar hábitos", comenta.

O surto não pode ser diagnosticado, neste momento, porque, com os dados de que a Sesap dispõe e que fornece ao Ministério da Saúde, a curva do diagrama de controle não ultrapassa o índice registrado em anos anteriores. "O gráfico mostra um decréscimo muito grande, mas a dengue não tem esse comportamento. No máximo estabiliza e cai aos poucos. Esse despencar de casos mostra falha na notificação", destaca Juliana, ao apresentar o gráfico preparado e apresentado às secretarias municipais do interior no dia 14 de fevereiro. Em 2012, Alexandria e Guamaré já foram classificadas com surto de dengue. "A gente sabe que o sorotipo 4 está circulando. Mais um motivo para aumento no número de casos. Além disso, temos uma alta taxa de letalidade. No final do ano girava em torno de quatro casos para cada 100 doentes. O ideal é menos de 1%. No passado, o Estado já chegou a ter 14% de letalidade".

Agora a Sesap aguarda os dados e pede a colaboração dos municípios. Isso porque o Ministério da Saúde descentralizou a ação de combate à dengue. A secretaria estadual, por exemplo, monitora e recebe os dados. "Recursos para os municípios vêm direto do Ministério da Saúde. Apenas monitoramos. Ações de combate à doença e, principalmente, prevenção, é atribuição direta das secretarias municipais de saúde". No final do ano passado, 35 municípios do Estado foram apontados pelo Ministério da Saúde como de alto risco de surto de dengue. Toda a Grande Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó são cidades-polos e estão incluídas na lista. O valor investido para os municípios foi de R$ 776 mil, 20% do total direcionado para Vigilância em Saúde no Estado.

Do DN

Acidente foi registrado na RN 041 que liga Currais Novos a Lagoa Nova

Um grave acidente foi registrado por volta das 20h30minh desta terça-feira (28/02) na RN 041, mais precisamente na ponte próxima a Serra que dar acesso a Lagoa Nova. Segundo as primeiras informações, a vítima, ALEX MOREIRA DE MEDEIROS DE 25 ANOS, natural de Lagoa Nova, que pilotava uma moto Honda ano 79 estava embriagado e bateu na proteção da ponte.
Os Policiais do 2°GPRE foram acionados e fizeram o isolamento da área e os procedimentos cabíveis.
Fonte: J. Júnior

Mães vão avaliar qualidade do atendimento recebido no SUS

Por meio da Ouvidoria, o Ministério da Saúde vai ter informações sobre a assistência dada à mulher durante o pré-natal, parto e pós-parto

O Ministério da Saúde avaliará a qualidade dos serviços prestados às gestantes assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de abril, a Ouvidoria do SUS vai realizar contatos telefônicos com as mulheres que tiveram filhos durante o mês de março com perguntas sobre qualidade da assistência à saúde durante o pré-natal, parto e pós-parto. A Portaria 133 ,publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (27), é resultado de projeto piloto realizado pela Ouvidoria Geral do SUS em Porto Alegre (RS) em novembro do ano passado.
Os números dos telefones serão obtidos nos formulários de Autorização para Internação Hospitalar (AIH), instrumento utilizado pelo Ministério da Saúde para avaliar as ações e serviços do SUS. A AIH, preenchida pelos profissionais de saúde no momento da internação, é ferramenta essencial para a gestão dos hospitais e controle de gastos públicos e integra o Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS), que fornece os dados de quais e quantos procedimentos hospitalares foram realizados, além dos recursos repassados aos estados e municípios para pagamento ao hospital, com regras e critérios pactuados.
Segundo o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, a ação é inédita e faz parte da estratégia da Rede Cegonha, lançada ano passado pelo governo federal. “O preenchimento do campo TELEFONE, na Autorização de Internação Hospitalar (AIH), ajudará a analisar como foi realizado o pré-natal, qualidade da assistência oferecida à gestante, o direito do acompanhante, se o atendimento foi adequado, seguro e humanizado. Essas informações são fundamentais para a melhoria da assistência à saúde”, destaca o Secretário.
Além da avaliação do atendimento às gestantes, a inclusão do campo TELEFONE na AIH possibilitará o aperfeiçoamento na identificação dos usuários, ajudando o Ministério da Saúde a monitorar os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.
OUVIDORIA ATIVA - A pesquisa será realizada pela Ouvidoria Nacional do SUS. Desta forma, o ministério pretende conhecer o nível de satisfação dos usuários quanto ao atendimento recebido. “A opção de ligar para o paciente é uma ação ativa da Ouvidoria e a pesquisa feita pelo Ministério possibilita que a pessoa fique mais a vontade para avaliar o serviço que lhe foi prestado no SUS”, explica o secretário.
A partir desses resultados, o Ministério também gerará relatórios de avaliação do atendimento e enviará para os gestores locais. “A intenção é identificarmos pontos que precisam ser melhorados”, completou Helvécio Magalhães.
Neste ano, o telefone da ouvidoria foi simplificado: os antigos dez dígitos foram substituídos pelo 136, de fácil memorização e uso pela população. O serviço é gratuito, de telefone residencial, público ou celular.
Em 2011, o Disque-Saúde já recebeu mais de 3,5 milhões de ligações e disseminou 7,5 milhões de informações. Os temas que geraram maior número de ligações foram o Programa Farmácia Popular (23,4%), tabagismo (23%) e aids (9,6%).   

Neyfla Garcia e Paula Rosa, da Agência Saúde

População Santanense cobra providência da COSERN

A antiga lamparina agora é artigo de luxo
Tá virando rotina a falta de energia elétrica aqui em Santana do Matos, basta o tempo se preparar pra chover que a população já fica apreensiva, pois o sistema de abastecimento de energia elétrica (COSERN) deixa a população as escura, isto vem se repetindo com frequência e deixando os Santanenses irritados querendo uma providência mais rapido possivel por parte dos responsáveis.

Santana em Foco

Madonna libera Lyric Video e capa de Girl Gone Wild


E parece que a Rainha quer mesmo é se divertir. Madonna lançou o lyric video de seu próximo single, Girl Gone Wild. A música tem uma vibe de Music misturada com Confessions On A Dancefloor… Um futuro hit pronto para as pistas! E que deixa de lado a docura de Give Me All Your Luvin.

Madonna também liberou a capa do single Girl Gone Wild (acima). Rumores afirmam que o single “Girls Gone Wild” que seria lançado no dia 24 de Fevereiro no novo canal de Madonna no Youtube, foi adiado para esta semana.
A desculpa dada pela equipe de Madonna é que um remix está sendo preparado para o lançamento e não ficou pronto a tempo.

Confira a música no lyric video liberado a pouco tempo abaixo.

ministro Garibaldi Alves Filho entrega no Sertão paraibano nova Agência da Previdência Social

O vice-governador Rômulo Gouveia e o ministro Garibaldi Alves Filho entregaram à população de Santa Luzia, no Sertão paraibano, a nova Agência da Previdência Social da cidade. Foram investidos R$ 918,7 mil na construção do prédio, que vai beneficiar também os segurados de Juazeirinho, Junco do Seridó, São José do Sabugi, Assunção, Várzea e Tenório

romulo-com-garibaldi-alves-foto-claudio-goes-secom-pb-5
A agência, que presta todos os serviços previdenciários, tem capacidade para fazer 396 perícias médicas por mês.
Garibaldi ressaltou que a Paraíba já recebeu três agências do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX): Bananeiras, Pedras de Fogo e São Bento. Após a implantação completa do PEX, o Estado passará a contar com 39 unidades da Previdência Social. Ainda está prevista a construção de agências nos municípios de Alagoa Grande, Areia, Lagoa Seca, Mamanguape, Mari e Queimadas.
As agências do PEX são construídas em cidades com mais de 20 mil habitantes que não possuem unidades da Previdência Social prestando todos os serviços previdenciários. Ao todo, estão previstos investimentos de R$ 28,5 milhões na Paraíba para expandir e recuperar a rede de atendimento já existente.
No seu pronunciamento, o ministro explicou que o grande problema da Previdência era a distância que havia entre ela e o segurado. Todavia, a prioridade, agora, nas grandes e pequenas cidades, é aproximação, bom atendimento e maior conforto.
Rômulo afirmou que a nova agência da Previdência se soma aos investimentos do Governo do Estado em Santa Luzia, a exemplo da construção da Policlínica e do Ginásio de Esportes, o apoio do Empreender-PB ao setor de mineração, convênio de transporte escolar e recuperação de estradas no Vale do Sabugi para escoar a produção.  “O ministro é um grande amigo da Paraíba”, reconheceu.
Ainda na solenidade de inauguração, o secretário estadual de Infraestrutura, Efraim Morais, assinalou que o ministro Garibaldi Alves sempre atuou em defesa dos aposentados, em todos os cargos que ocupou. “Fui seu companheiro no Senado e testemunhei a sua luta em defesa dos aposentados e pensionistas. Agora, ele expande o atendimento padrão para o interior, oferecendo mais conforto e rapidez ao cidadão”, disse.
O prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, agradeceu a união de esforços dos governos Federal e Estadual em prol do desenvolvimento social e econômico da cidade. Segundo ele, a entrega da nova Agência da Previdência e os investimentos do Governo do Estado demonstram a nova fase pela qual passa Santa Luzia. “No passado, a cidade não tinha parceria com o Governo do Estado. Na atual gestão, a parceria foi retomada e a população só tem a ganhar”, comemorou Ademir.
Deputados federais da bancada paraibana também prestigiaram a solenidade de inauguração, no qual duas mulheres receberam, das mãos de Rômulo Gouveia e do ministro Garibaldi Alves, as respectivas cartas de concessão dos benefícios – Maria do Socorro de Araújo recebeu autorização para ter acesso ao salário-maternidade e Joana Darque Nery Leal recebeu a documentação que a credencia ao benefício assistencial ao idoso.
Reunião de governadores – Rômulo vai representar Ricardo Coutinho na reunião dos governadores com os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia, nesta terça-feira (28), em Brasília. Na pauta, serão discutidos o piso do magistério e a distribuição dos royalties do petróleo, entre outros temas. “Quanto à Paraíba, vamos insistir na inclusão do Estado na Transnordestina, a instalação do Porto Seco e demais reivindicações já feitas pelo governador Ricardo Coutinho”, adiantou.

Da Secom

Prefeitos seguem para Brasília para defender redistribuição dos royalties


Benes Leocádio (foto cedida) reuniu caravana de prefeitos que segue para Brasília
A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) conseguiu reunir um grande número de prefeitos para participem, hoje, 28, do primeiro movimento municipalista do ano em Brasília.

De acordo com o presidente da Femrun, Benes Leocádio, a mobilização foi convocada pelo movimento municipalista para acompanhar o processo de votação do projeto de redistribuição dos royalties do petróleo, na Câmara dos Deputados.

O presidente disse ainda que a aprovação do projeto vai acrescentar cerca de R$ 100 milhões nas receitas dos 167 municípios do Estado. Ou seja, cada município contará com recursos de R$ 400 mil a R$ 500 mil por ano, para livre aplicação.

Se aprovado o projeto vai representar uma ampliação significativa para as receitas dos municípios, diante do fato que o comportamento das receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), vem reduzindo de forma drástica nos últimos anos.

Prefeitos lamentam a demora causada pela burocracia na liberação de recursos

O prefeito de Riacho da Cruz, Marcos Aurélio que também preside da Associação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Amorn), lamenta a forma como vem sendo conduzida a votação do projeto e o entrave burocracia que emperra a liberação de recursos de emendas ao Orçamento Geral da União para os municípios.

"Mesmo com toda essa demora esperamos que o projeto seja aprovado. Mudanças também deveriam ocorrer no repasse de recursos das emendas, já que mesmo comprovando de forma correta a aplicação de outros recursos ainda ficamos refém da burocracia". Isso acaba fazendo com que muitos recursos deixem de chegar aos municípios em tempo hábil", esclarece.

O prefeito afirma que anteriormente, depois de feito o empenho das emendas, o município imediatamente começava uma obra. Agora isso mudou, depois de todo o trâmite burocrático nos ministérios, o município só pode abrir a licitação depois que é liberada a primeira parcela e ter autorização da Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo repasse dos recursos.

Ufersa disponibiliza serviço de psicologia para alunos e servidores

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) implantou em março de 2010 o serviço de psicologia, destinado a trabalhar a saúde mental dos alunos e servidores da instituição. O atendimento funciona semanalmente, em uma sala próxima ao Registro Escolar, no prédio da Reitoria. De acordo com a psicóloga da Ufersa, o projeto surgiu a partir da procura, principalmente dos alunos, de ajuda para enfrentar problemas relacionados ao núcleo de ensino.
Desde a sua instauração cresce o número de alunos e servidores que buscam auxílio no serviço de psicologia. No ano passado foram atendidos 170 discentes, isto representa um aumento de 37% em relação a 2010.
Entre os principais motivos que levam os alunos a procurarem o serviço estão o baixo rendimento acadêmico, relacionados a problemas pessoais ou enfrentados na própria instituição, e dúvidas sobre a carreira profissional, tanto dos alunos que estão ingressando nos cursos, quanto daqueles que estão concluindo. Dentre os servidores, a maior procura ocorre devido à depressão e angústia motivadas em sua maioria pelo período que antecede a aposentadoria.
"Os alunos procuram a ajuda da instituição por diversos fatores, um dos mais recorrentes é o da fobia social, no qual o aluno é tão introvertido a ponto de não interagir com os seus colegas de classe e não conseguir falar em público. Muitos alunos deixam inclusive de pagar algumas disciplinas, pois estas exigem a realização de seminários e os estudantes não conseguem enfrentar o problema", explica a psicóloga.
Outro caso recorrente, apontado por Andréa Carla, diz respeito aos universitários oriundos de outros estados que vêm morar na Vila Acadêmica e sofrem bastante com a ausência da família e as dificuldades encontradas em se adaptar a região.
Apesar dos alunos representarem 90% das pessoas atendidas pelo serviço de psicologia, outra demanda tem ocupado espaço na Ufersa, representada pelos servidores que estão prestes a se afastar da instituição em decorrência da aposentadoria. Pensando nisso, está sendo desenvolvido o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), no qual serão trabalhados com esses indivíduos diversos temas como o autoconhecimento, relações interpessoais, saúde e bem estar, gestão financeira, entre outros.
Para a psicóloga, este programa é extremamente importante, "pois muitos servidores se aposentam e não sabem o que fazer, muitas vezes entrando em depressão. Através deste programa, queremos mostrar a estas pessoas que elas ainda podem fazer muitas coisas, como ajudar uma Organização Não-Governamental (ONG), abrir um negócio, enfim, apontar para eles todas as possibilidades que existem após a aposentadoria".
Andréa ressalta que muitos perguntam quando devem procurar a ajuda de um psicólogo e ela alerta que o auxílio deve ser procurado no momento em que uma determinada situação comece a atrapalhar o dia-a-dia do indivíduo.
A princípio este serviço é oferecido apenas para o quadro de alunos e servidores da Ufersa, mas a expectativa é que com o aprimoramento do serviço e o aumento da demanda, futuramente ele possa ser aberto ao público externo.
Para utilizar o serviço de psicologia, os estudantes ou funcionários da Ufersa devem procurar de forma voluntária o Plantão Psicológico, e agendar uma consulta através do telefone 3317-8240. O primeiro contato tem como intuito escutar o paciente e posteriormente realizar os devidos encaminhamentos.
O atendimento pode ser realizado de forma individual ou grupal, dependendo de cada caso, sempre às terças-feiras, das 7h30 às 11h30, retornando das 13h30 às 17h30. O acompanhamento será realizado através da abordagem chamada psicoterapia breve, no qual o paciente irá se encontrar semanalmente com a psicóloga, por cerca de duas horas, podendo durar esse tratamento entre dois e três meses. Se por ventura, durante o tratamento se verificar uma maior complexidade do caso, outros profissionais são acionados como assistente social, nutricionistas, entre outros.

Aniversariante do dia: Luiza Thomé

Os parabéns de hoje vai paraLuiza Thomé. O blog parabeniza, desejando muitos anos de vida e muito sucesso. Que Deus lhe ilumine e te dê muita paz e saúde para continuar ao lado de sua família e amigos.
Parabéns!

Se Rosalba pensa em reeleição, Robinson só pensa na eleição para derrubar Rosalba

O vice-governador Robinson Faria (PSD) não perde a oportunidade de derramar sua mágoa por onde passa. Isso é da natureza humana quando o indivíduo sente-se traído, usado e descartado, como ele costuma dizer hoje.

Em duas entrevistas recentes, o vice-governador declara: "O único projeto do governo é a reeleição de Rosalba".

Ora, o vice disse apenas uma obviedade. Desde que foi aprovado o instituto da reeleição, todo governante trabalha de olho na oportunidade de se reeleger.

Foi assim com Fernando Henrique Cardoso. Foi assim com Lula. Será assim com Dilma.

Foi assim com Garibaldi Alves Filho. Foi assim com Wilma. Iberê Ferreira tentou se reeleger. E Rosalba Ciarlini deve tentar a reeleição.

Se Robinson estivesse na cadeira de Rosalba, ele só pensaria em reeleição. Porque político só pensa nisso: eleição, eleição, eleição e, por último, eleição. Finda uma eleição, o político já está fazendo planos para a próxima. Há quem pense duas ou três eleições na frente. Dizia-se que Aluizio Alves era assim.

Pois bem, Robinson Faria não é diferente. Como líder partidário, ele vive de planejar eleições.

E se Rosalba só pensa em reeleição, Robinson só pensa na disputa de governo contra Rosalba.

Ao caminhar pelo Estado, como vem dizendo, Robinson se apresenta como o contraponto a Rosalba Ciarlini.

Robinson Faria não esconde a pretensão de liderar a oposição contra Rosalba na eleição de 2014. E como tal, já é saudado por Wilma, Fátima Bezerra, Sandra Rosado, como candidato natural ao governo.

A candidatura dele ao Senado está fora de cogitação. Ela era uma possibilidade quando Robinson estava no governo, pois ele não queria se chocar com o projeto da chefe do Executivo. Como foi descartado, Robinson Faria assumiu o projeto de disputar o governo. Essa é sua vingança contra Rosalba. Ele tentará derrotá-la nas urnas.

Ao criticar duramente Rosalba, Robinson desempenha o papel dele de oposicionista, passando por cima de todos os elogios e de todas as juras de fidelidade da época em que partilhava o poder estadual.

Em privado, político adora falar mal do outro. Wilma de Faria falava horrores do então presidente da Assembleia Legislativa, quando era governadora.

Ela dizia a alguns interlocutores:
- Robinson Faria é um coronelzinho do interior. Só pensa em eleição - disse quando Robinson aproveitou uma viagem dela a Brasília para garantir sua primeira reeleição no comando da Assembleia Legislativa. Longe dos olhos de Wilma. Naquela ocasião, fala-se, que Wilma saiu chutando tudo que viu pela frente.

O mundo dá muitas voltas. Hoje, Wilma e o "coronelzinho" Robinson Faria estão unha e cutícula, planejando mais uma eleição estadual. Dessa vez, juntos.

Quem pretende disputar as eleições deste ano terá que deixar o cargo em março. Confira!

Os candidatos que pensam em participar do processo eleitoral, como candidatos ou cabo eleitorais, da disputa das eleições deste ano, devem ter total atenção para os prazos de desincompatibilização dos cargos que ocupam, sob pena de ter indeferido seus registros de candidatura. O objetivo da norma vigente que faz parte do direito eleitoral é impedir que o agente público, no uso desses cargos, função ou emprego, venha a se utilizar da própria administração pública em proveito pessoal.

Já agora em março, quem ocupa cargos chamados “ordenadores de despesas” e que desejarem que disputar como candidato nestas eleições, seja para prefeito, vice-prefeito ou vereadores, tem apenas pouco mais de 30 dias para decidirem se permanecem em seus cargos ou se afastam para lançar candidatura. A legislação eleitoral determina que a partir de abril essas pessoas deixem o cargo para não haver confusão entre a função de servidor público e os seus interesses políticos.

Atenção Advogados, membros de Conselho Administrativo ou Fiscal de Sociedade de Economia Mista, Defensor Público, Delegado de Polícia, Diretor de Conselho Regional, Diretor de Escola Pública e Vice-Diretor, Diretor de Conselho de Agências de Regulamentação, Diretor de Órgãos Estaduais ou Sociedades de Assistência aos Municípios, Diretor de Sindicato/ Presidente ou Dirigente de Entidade Representativa de Classe, Diretor-Geral do Departamento de Polícia, Jornalista. Juiz de Paz, Magistrado, Médico – Servidor público, Militar, Patrulheiro Rodoviário ou Policial Rodoviário, Policiais Civis e do Corpo de Bombeiros.. etc.



ClickPB

Ex-miss Brasil Larissa Costa é o novo amor do jogador Fred do Fluminense

Larrisa no jogo do Fluminense na quinta, 23

Fred, craque do Fluminense, tem novo amor. O jogador vem sido visto na companinha da ex-Miss Brasil 2009, Larissa Costa. Neste domingo, 26, após o primeiro gol dele contra o Vasco na disputa pela Taça Guanabara, Fred comemorou fazendo um gesto para a torcida com a inicial do nome de Larissa, um L (veja no vídeo abaixo). Larissa que mora no Rio Grande do Norte, passou o carnaval no Rio. Durante sua estada na cidade, ela assistiu ao jogo do Fluminense contra o Botafogo na quinta-feira, 23, no estádio do Engenhão, e depois foi com ele em um bar em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Na sexta o casal assistiu a peça de Eri Johnson, “Eri pinta, Johnson borda”.
A comemoração da conquista da Taça Guanabara foi, claro, ao lado de Fred em uma churrascaria do Rio neste domingo, 16. Procurada pelo EGO, Larissa negou o romance, mas disse que acha Fred um homem de caráter: “Fomos apresentados por um amigo comum. Não estamos namorando, somos só amigos mesmo. Ele realmente fez o 'L' do gol para mim. Fred é um cara muito bacana, muito gente boa, um homem de caráter. Fui para o Rio para o carnaval e volto hoje para o Rio Grande do Norte”, disse ela.
Fred faz o gol na final da Taça Guanabara e faz o L de Larissa


Fonte: Ego

Ministério Público vai fiscalizar a Polícia Civil em Lagoa Nova quanto ao registro de ocorrências de atos infracionais

A promotora substituta Beatriz Azevedo de Oliveira, que responde pela 2ª Promotoria de Justiça em Currais Novos publicou a portaria Nº 001/2012. No documento, a representante do Ministério Público oficializa que vai fiscalizar o procedimento da Polícia Civil com atuação em Lagoa Nova, quanto ao registro da ocorrência de atos infracionais. O Conselho Tutelar de Lagoa Nova foi quem narrou fatos a promotora.
 
“Instaurar o presente Inquérito Civil Público, sob o registro cronológico n° 001/2012, com o objetivo de apurar os fatos narrados, pertinentes a interesses difusos e coletivos relacionados aos direitos das crianças e adolescentes, o que faz com fundamento nos dispositivos legais e constitucionais”, diz parte da portaria. A promotora enviou ofício ao Delegado de Polícia Civil, requisitando informações no prazo de 10 dias, devendo encaminhar comprovação do registro das ocorrências de atos infracionais ali indicados e a sua necessária comunicação ao juízo e ao Ministério Público.
 
Marcos Dantas

RN tem o maior IPVA, por habitante, no Nordeste

Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que o contribuinte brasileiro pagou, em média, R$ 130,60 de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no ano passado e que no Rio Grande do Norte o valor – R$ 55,44 – foi o maior do Nordeste, seguido pelo de Pernambuco (R$ 54,70).
O levantamento comparou a arrecadação do IPVA, o tamanho da frota de veículos e os dados populacionais de todo o país. No RN, a arrecadação alcançou R$ 177,32 milhões. O valor foi o quinto da região e o 18º do Brasil. No Nordeste, o RN também tem a quinta maior frota de veículos – são 743.040 – a sexta maior população (3.198.657) e o maior índice de veículos por habitante. O índice ficou em 0,23.
A quantidade de veículos por habitante, segundo o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, pode ter dois significados. O primeiro seria  o poder de compra da população em alta, caso o número seja elevado. O segundo é que o estado pode estar com o IPVA “barato” e, com isso, atraindo motoristas de outras unidades da federação, interessados em emplacar seus veículos onde for mais em conta.
O estudo mostra que há uma “guerra fiscal” entre os estados no que diz respeito à atração de emplacamentos, diz Olenik. “E ela só vai acabar quando houver uma padronização das alíquotas dos tributos. Com a guerra fiscal, um estado cobra menos que o outro para atrair emplacamentos e o estado que deixa de emplacar, claro, sai perdendo porque o IPVA vai ser gerado em outro estado”.
Da Tribuna do Norte

Ex-vereador de Santana do Matos é internado em Natal

Na luta contra uma Pneumonia, o ex-vereador de Santana do Matos, Joviano Macedo, de 77 anos, foi hospitalizado em Natal.
Joviano que teve atuação destacada na política santanense, no início do mês chegou a passar alguns dias no hospital Dr. Clóvis Avelino por causa de problemas respiratórios.
O seu quadro clínico é estável e o paciente deve permanecer na (UTI) da unidade de saúde na capital.

Abertas as inscrições para os Agentes de Leitura, para Santana do Matos serão oito vagas


Estão abertas as inscrições para os Agentes de Leitura, serão oito vagas para Santana do Matos – inscrições na Casa de Cultura de Terça a Sábado das 9:00 as 12:00.

Vejam o edital abaixo:


PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE AGENTES DE LEITURA DO PROGRAMA MAIS CULTURA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

EDITAL Nº 02/2012

O Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretária Extraordinária de Cultura, da Fundação José Augusto e da Secretária Estadual de Educação, em parceria com o Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Mais Cultura, torna público que no período de 13 de Fevereiro a 23 de Março estarão abertas às inscrições para seleção de jovens e adultos, com idade entre 18 e 29 anos, para atuarem como bolsistas.
1.1  O processo seletivo consistirá de prova escrita e prova oral.
1.2  O processo seletivo destina-se a selecionar 550 jovens e adultos, do R/N, com idades entre 18 e 29 anos, cursando o último ano ou já tendo concluido o Ensino Médio que.
1.7 Não podem participar do processo seletivo: servidores públicos; pessoas que estejão participando de outro programa governamental, ou que tenham qualquer outro tipo de fonte de renda,...
2.1 Os candidatos aprovados receberão uma bolsa de 350,00, por mês durante 12 meses.
DOCUMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO
·        Uma foto 3x4
·        Xeroz da Identidade com foto
·        Xeroz do CPF
·        Xeroz da Reservista
·        Xeroz do comprovante de endereço
·        Histórico Escolar
·        Comprovante de experiência e participação em Atividades Comunitárias (não obrigatório)
·        Xeroz do Registro
·        Comprovante do Cadastro Único da União – NIS – Número de Identificação Social (não obrigátório, mas, prioritário)