sábado, 31 de dezembro de 2016

Santana do Matos: Prefeito, vice e vereadores são empossados neste domingo

Neste domingo (1º de janeiro), a partir das 1)h, os vereadores de Santana do Matos eleitos em outubro passado se reúnem para tomar posse e às 18h acontecerá posse ao prefeito e vice-eleitos, José Edvaldo Guimarães Junior (PR) e Maria Alice Silva  (PSD), na praça cívica de nossa cidade.

CONVITE


Vejam a reportagem feita pelo nosso blog no ultimo final de semana na Armando Ribeiro Gonçalves

Falta de chuvas poderá deixar maior reservatório de água do RN vazio em 6 meses

A falta de chuva nos últimos anos fez a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que abastece 34 cidades do Rio Grande do Norte, ficar com apenas 15% de sua capacidade. Se não chover logo, ela pode entrar no volume morto em 6 meses, e comprometer ainda mais a distribuição de água. O nível atual é o mais baixo desde que a barragem foi inaugurada, em 1983, segundo o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). A última vez que a barragem sangrou – ou seja, teve mais água que sua capacidade máxima e houve escoamento – foi em 2011.
A barragem tem capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, e abastece atualmente municípios das regiões Oeste, Central e Seridó do estado. Cinco entraram em colapso recentemente e três permanecem – ou seja, a empresa responsável interrompeu o fornecimento e suspendeu a cobrança da conta. Isso ainda acontece em Tenente Laurentino Cruz, Bodó e Lagoa Nova. Outras 28 cidades estão no regime de rodízio de água.
Dos 167 municípios do estado, 153 estão em situação de emergência, e 20 estão com o abastecimento cortado. Em outras 73, foi preciso adotar sistemas de rodízio para que a oferta não fosse totalmente cancelada. Os cinco anos de chuvas abaixo da média desestruturaram as cadeias produtivas, afetando inclusive as exportações e a arrecadação de impostos.
“É uma situação preocupante, com certeza. Os anos de 2012 e 2015 foram muito ruins para a Armando Ribeiro. Praticamente não choveu nada. Este ano ainda caiu uma água. Agora estamos torcendo para que as previsões de boas chuvas se confirmem para o ano que vem. Caso contrário, em junho de 2017 a barragem chegará a menos de 10% de sua capacidade e fatalmente entrará no volume morto”, afirma José Eduardo Alves Wanderley, coordenador do Dnocs no RN.
O chamado volume morto é o resto. No caso da Armando Ribeiro, quando a barragem atinge menos de 10% de sua capacidade de armazenamento. “Nesta condição, a água se torna imprópria para o consumo humano em razão da mistura com a lama e demais dejetos que estão no fundo do leito”, explica José Eduardo.
Tratar a água que sobra no fundo dos reservatórios exige grandes quantidades de produtos químicos, pois é no fundo do leito onde se encontram grandes quantidades de metais pesados e outros poluentes.
“Além do mais, essa reserva técnica precisa ser preservada por uma questão ambiental. Existe todo um ecossistema que vive no entorno dos reservatórios. Retirar essa água significa sacrificar esse ecossistema”, ressaltou Josildo Lourenço, gerente de Inovação Tecnológica e Controle de Perdas da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).
O volume morto da Armando Ribeiro ainda é menor, em termos de volume, que o de outras represas, como as do Sistema Cantareira, em São Paulo. O volume mais extenso torna a reserva técnica menos poluída, e o tratamento mais fácil.
nível da água está tão baixo que praticamente toda a antiga cidade de São Rafael ressurgiu. O município foi inundado há 33 anos, logo após a construção do reservatório. Na época, 730 famílias foram removidas para um ponto mais alto da região. Agora, as ruínas antes submersas estão acessíveis e viraram atrações turísticas. É a “Atlântida do Sertão”, como foi apelidada a velha cidade.
A antiga igreja e o cemitério são os locais preferidos. “Trabalhei aqui, na antiga cidade. Fui funcionário de uma pedreira. Agora, venho para matar a saudade”, disse Expedito Felipe de Lima, de 56 anos. “Nunca vi a água tão baixa”, acrescentou.
Na prainha, como é chamado o local mais visitado por banhistas, os pescadores não gostam do que veem. “Com a água baixando, os peixes vão desaparecendo. Antes, levava para casa uns 30 quilos de peixe por dia. Agora, depois de um dia inteiro de trabalho, não consegui pegar 3 quilos”, lamenta Val da Silva, que é associado à colônia de pescadores da região.
 Velha São Rafael
 

Bandidos atiram no pescoço de vítima durante assalto na Rajada em Carnaúba dos Dantas

IMAGEM ILUSTRATIVA

J JÚNIOR
Por volta das 22 horas dessa sexta-feira, 30/12, dois bandidos realizaram um assalto na Rajada em Carnaúba dos Dantas onde chegaram a efetuar um disparo no pescoço da vítima e roubaram sua motocicleta, uma Honda XRE-300 da cor vermelha, placa QGN-3350/Parelhas.
A vítima foi identificada como GILMÁRIO PEREIRA DE ARAÚJO, 40 ANOS, natural de Nova Palmeira/PB, residente na cidade de Parelhas, o mesmo foi socorrido para o Hospital de Parelhas e não sabemos seu estado de saúde.
Logo após o assalto os ladrões fugiram sentido Jardim do Seridó.
Policiais Militares de várias cidades foram mobilizados e estão à procura dos bandidos.
 

DOIS ACIDENTES SIMULTÂNEOS FORAM REGISTRADOS EM CURRAIS NOVOS

ACIDENTE NO PAIZINHO MARIA

ACIDENTE NA BR-427 PRÓXIMO AO TREVO DE SÃO VICENTE
 
J JÚNIOR / ADAILSON CARLOS
Dois acidentes foram registrados na noite dessa sexta-feira, 30/12, praticamente no mesmo horário no município de Currais Novos. O primeiro foi na BR-226, próximo a coca-cola onde um senhor teve fratura exposta após uma motocicleta colidir em sua bicicleta. O SAMU já está no local prestando os primeiros socorros e segundo informações ele SERÁ conduzido direto para Natal.
O segundo acidente foi na BR-427, próximo ao trevo que liga a cidade de São Vicente, onde um motociclista identificado como JOSÉ JEYMES, 35 ANOS, residente na Av. Dr. Silvio Bezerra de Melo, Currais Novos, que conduzia uma motocicleta de placa MZH-4704 encontra-se caído no asfalto após colidir contra um Jumento. Após receber os primeiros socorros pela equipe do ESQUADRÃO RESGATE a vítima foi encaminhada para o Hospital Regional de Currais Novos e se recupera bem.
Duas viaturas da Polícia Militar foram deslocadas para fazer o isolamento dos dois acidentes.

Carreta carregada de melão pega fogo na BR-110 próximo a Upanema

Imagens feitas por Ananias Pereira/O Câmera
Na manhã desta sexta-feira, 30 de dezembro de 2016, uma carreta do tipo frigorifico com placas do Espirito Santo, que saia de Mossoró, carregada de melão, pegou fogo na BR 110 entre as cidades de Upanema e Campo Grande no Rio Grande do Norte. 
Segundo o motorista da carreta, Valdeir Lourenço, ele é do Espirito Santo, carregou de melão em Mossoró e estava indo para Belo Horizonte em Minas Gerais. Ele não sabe explicar o que teria acontecido com o veículo, que ficou totalmente destruído. 
Valdeir disse ainda que as providencias para conter as chamas, foram tomadas, mas nada funcionou como deveria. A violência do fogo terminou consumindo o veículo.
 
 

Criança de um ano e três meses morre afogada em cisterna no município de Pendências

PASSANDO NA HORA
Uma criança morreu vítima de afogamento em uma cisterna no Assentamento Marcos Freire distrito da cidade de Pendências que fica localizada na região oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com as informações algumas pessoas bebiam por volta das 19:00hs da quinta-feira 29 de dezembro de 2016, na residência dos pais do menino, e quando sentiram falta do mesmo o encontraram já sem vida dentro da cisterna. A criança foi socorrida, foram feitos todos os procedimentos de reanimação mais infelizmente o menino não reagiu vindo a óbito.

IFRN instala a 12ª usina de energia sola e bate meta de produção energética para 2016

Entrou em funcionamento a 12ª usina fotovoltaica do IFRN, a do Campus Lajes, após inspeção e autorização da Cosern. A expectativa é que o gerador forneça anualmente 85,2 MWh, cobrindo cerca de 40% do consumo anual atual da unidade de ensino. De acordo com o engenheiro eletricista do IFRN Franclin Róbias, isso representará uma economia de no mínimo R$ 28,9 mil na despesa bruta com o fornecimento de energia elétrica. “Além do benefício econômico, cerca de 11 T/ano de CO2 deixarão de ser lançados na atmosfera”, completa.
Este é o 12º gerador fotovoltaico instalado no Instituto. “Assim a Instituição fecha 2016 batendo a meta com a expressiva marca de 1,2 MWp fotovoltaico distribuídos no estado, potência superior à da maior usina fotovoltaica em operação no RN, a Usina Fotovoltaica Alto do Rodrigues (UFVAR), com 1,1 MW, pertencente à Petrobras”, comemora o engenheiro.
Para o professor Alexandro Vladno, que já foi coordenador do curso Tecnólogo de Energias Renováveis do Campus João Câmara e hoje é diretor acadêmico do Campus Lajes, a experiência do IFRN com as usinas fotovoltaicas é um exemplo para todo o país. “Além de contribuirmos com a diversidade na produção de energia, ainda oferecemos um espaço de pesquisa para nossos estudantes e professores. Isso tem atraído a atenção de profissionais e outros pesquisadores da área, comentou.
USINAS FOTOVOLTAICAS NO IFRN
Em 2017, serão instalados minigeradores de 110 kWp nos campi Natal-Zona Norte e Santa Cruz. Mossoró também será contemplado com um gerador de 137,5 kWp. A expectativa da Diretoria de Engenharia do Instituto, focada na sustentabilidade, é conseguir contratar, ainda em 2017, usinas de energia solar para todas as outras unidades do IFRN. Hoje, além do Campus Lajes, há usinas na Reitoria e nos campi Caicó, Canguaretama; Ceará-Mirim; Currais Novos; João Câmara; Natal-Central; Parelhas;  Pau dos Ferros; São Gonçalo e São Paulo do Potengi.
Com potência instalada de 50 kWp, o gerador do Campus Lajes seguiu o mesmo projeto do equipamento instalado no Campus Parelhas (em 2015), composto de 200 painéis solares policristalinos de 250 Wp (Watt pico), da Canadian Solar, ocupando área de 320m² sobre a cobertura do prédio principal. Dois inversores trifásicos de 27 kW, modelo Trio da ABB, realizam a conversão da energia gerada em corrente contínua para corrente alternada, utilizada pelas cargas elétricas da unidade.
O IFRN foi a primeira instituição pública do estado a aderir ao sistema de compensação de energia regulamentado pela Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL. Conforme a REN 482/2012, um consumidor de energia elétrica que instale pequenos geradores em sua casa, condomínio ou empresa (como, por exemplo, painéis solares fotovoltaicos e pequenas turbinas eólicas) pode utilizar a energia gerada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser creditado na fatura dos meses seguintes.​

Mais de 370 presos fugiram de unidades prisionais do Estado em 2016

As fugas do sistema prisional do estado do Rio Grande do Norte tornaram-se rotineiras. Durante todo o ano de 2016, as unidades administradas pela Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc) registraram 49 incidentes com evasão de 373 detentos. São 162 criminosos a mais em comparação com o número registrado em 2015, que foi de 212 foragidos.
Logo no início do ano, em 12 de janeiro na Cadeia Pública de Natal, na zona norte, uma fuga histórica resultou em 46 bandidos soltos, após escaparem por um túnel.
Unidades que até então nunca haviam registrado qualquer saída inoportuna de apenados, tiveram suas falhas na segurança evidenciadas. Como foi o caso da Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira, em Caicó. Também conhecido como “Pereirão”.
Na madrugada do dia 14 de julho, a penitenciária registrou a primeira fuga de sua história. Fato que voltou a se repetir no dia 22 de agosto, totalizando 46 presidiários nas ruas antes de cumprirem suas sentenças.
A maioria das fugas ocorreu através de buracos escavados a partir do interior das unidades. No entanto, o caso mais recente ocorrido no dia 19 de dezembro chamou a atenção após 19 presos utilizarem uma “teresa” (corda improvisada a partir de lençóis) para escalar o muro do Presídio Estadual de Parnamirim (PEP) sem serem percebidos.
 
 

Detran vai reforçar ações da “Operação Verão 2017”

A direção do Detran-RN participou na manhã desta sexta-feira (30), da abertura oficial da Operação Verão 2017. O lançamento das atividades de reforço na segurança do litoral potiguar foi realizado pelo governador Robinson Faria, em solenidade que ocorreu na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, situada no Centro Administrativo Estadual.
Na oportunidade, o Detran apresentou seu aparato de pessoal e viaturas que vão compor as ações de fiscalização e educação de trânsito que serão ampliadas no litoral do estado no período que vai de 30 dezembro deste ano até o dia 1º de março de 2017. A contribuição do Departamento vai atuar em duas frentes, sendo com o pessoal da Operação Lei Seca e com ações de conscientização e de supervisão de tráfego realizadas pelas equipes da Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran.
No total, vão ser mobilizados na Operação Verão um efetivo aproximado de 1.500 agentes de segurança pública envolvendo a Polícia Militar, Civil, Bombeiros, Detran, Serviço Móvel de Urgência (Samu), Itep e outras instituições parceiras, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo o diretor geral do Detran, Marco Medeiros, o trabalho de educação e fiscalização de trânsito vem sendo sistematicamente realizado durante todo o ano pelo Órgão, porém na Operação Verão as atividades serão mais direcionadas ao litoral no sentido de preservar e manter a segurança das pessoas que se deslocam e se fixam nas áreas de praias do Estado.
“O Detran vai fazer um trabalho integrado informando e conscientizando os condutores para respeitar a legislação de trânsito atrelado ao serviço de fiscalização, que deve inibir aqueles que insistirem em desobedecer as leis”, comunicou.

NOSSA MENSAGEM DE ANO NOVO PARA TODOS NOSSOS INTERNAUTAS



O nosso caminho é feito
Pelos nossos próprios passos...
Mas a beleza da caminhada...
Depende dos que vão conosco!
Assim, neste NOVO ANO que se inicia
Possamos caminhar mais e mais juntos...
Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ,
SAÚDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR.
O ano se finda e tão logo o outro se inicia...
E neste ciclo do "ir" e "vir"
O tempo passa... e como passa!
Os anos se esvaem...
E nem sempre estamos atentos ao que
Realmente importa.
Deixe a vida fluir
E perceba entre tantas exigências do cotidiano...
O que é indispensável para você!
Ponha de lado o passado e até mesmo o presente!
E crie uma nova vida... um novo dia...
Um novo ano que ora se inicia!
Crie um novo quadro para você!
Crie, parte por parte... em sua mente...
Até que tenha um quadro perfeito para o futuro...
Que está logo além do presente.
E assim dê início a uma nova jornada!
Que o levará a uma nova vida, a um novo lar...
E aos novos progressos na vida!
Você logo verá esta realidade, e assim encontrará
A maior Felicidade...e Recompensa...
Que o ANO NOVO renova nossas esperanças,
E que a estrela crística resplandeça em nossas vidas
E o fulgor dos nossos corações unidos intensifique
A manifestação de um ANO NOVO repleto de vitórias!
E que o resplendor dessa chama
Seja como a tocha que ilumina nossos caminhos
Para a construção de um futuro, repleto de alegrias!
E assim tenhamos um mundo melhor!
À todos vocês companheiros(as) que temos o mesmo ideal,
Amigos(as) que já fazem parte da minha vida,
Desejo que as experiências próximas de um ANO NOVO
Lhes sejam construtivas, saudáveis e harmoniosas.
Muita Paz em seu contínuo despertar!
"UM FELIZ ANO NOVO para  todos vocês"

F Damião

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016


Vidente que previu tragédia da Chapecoense anuncia novo acidente de avião com time do Rio em 2017

O vidente Carlinhos, famoso após anunciar tragédias em rede nacional e ela se concretizar no mesmo ano, como a tragédia da Chapecoense, deu entrevista ao jornal ‘O Dia’ e revelou previsões para 2017. De acordo com ele, vai acontecer uma tragédia entre os meados de 2017 e 2018 derrubando um avião que vai estar levando um time do Rio de Janeiro. 

Carlinhos afirma que a tragédia não vai acontecer de uma grande altura, mas não deixou pistas sobre sobreviventes. O vidente também afirma que será um ano complicado para a política. 

Michel Temer saíra do poder no primeiro semestre do ano e Lula será preso, além de outros políticos que seguiram essa mesma linha. Em questão de tragédias naturais, ele afirmou que haverá uma enchente em Petrópolis e Teresópolis que matará mais de 1.000 pessoas.

*Via O paralelo

Governo do Estado pretende construir unidades prisionais em todas as regiões do RN

O secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Walber Virgolino informou que a administração tem um plano de aplicação dos recursos do Funpen. O plano contempla a construção de unidades prisionais para até 200 apenados em todas as regiões do Estado, Centro de Detenção Provisória em Natal e penitenciária em Mossoró. 

Além disso os recursos também serão empregados no aparelhamento do sistema penitenciário, equipamentos de raio-x, aquisição de armamento, viaturas. “Nosso objetivo é criar três mil vagas no sistema, dentro das regras da Lei de Execuções Penais”, afirmou Walber Virgolino. 

Ele acrescentou que o Governo do Estado continua trabalhando para melhorar seus serviços e lembrou que em 2016 foram reduzidas em 80% as fugas, instalados bloqueadores de celular, impedidas as ameaças a autoridades e ordens para crimes oriundas de dentro dos presídios, reativada a escola penitenciária, instalada a Unidade Básica de Saúde dentro dos presídios para evitar o deslocamento de apenados e ampliado o uso de tornozeleiras eletrônicas.
 

CRIME DE HOMICÍDIO EM BARAÚNA RN

A Polícia Militar da cidade de Baraúna,que fica localizada na região oeste do Rio Grande do Norte registrou um crime de homicídio provocado por disparos de arma de fogo nesta quinta feira 29 de dezembro de 2016.
A ação criminosa ocorreu por volta das 17h30hs, na Rua do antigo bar de Palmira, onde um homem identificado até o momento como Ronaldo, foi alvejado em via pública com vários tiros por homens que estavam, segundo testemunhas em um veículo tipo Hilux de cor escura.
A vítima ainda chegou a ser socorrida por uma ambulância do Samu do município para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu naquela unidade hospitalar. O corpo será removido do necrotério do HRTM para a sede do ITEP onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento
Até o momento a Polícia desconhece a motivação do crime, bem como os autores do delito. O caso será investigado pela equipe da Polícia Civil daquela cidade.

Mais imagens AQUI!!!
 
Fonte: Passando na Hora 
 

WhatsApp deixa de funcionar em alguns aparelhos

Por
A empresa já havia anunciado, mas faltava uma data. Finalmente, no dia 31 de dezembro de 2016, o WhatsApp deixará de funcionar em alguns celulares com versões muito antigas do sistema Android (versão 2.0 ou anteriores). Os telefones Nokia que usam Symbian e Blackberry serão os principais aparelhos afetados.
A empresa afirmou que não foi “uma decisão fácil”, mas é a “correta” para oferecer um bom serviço:
“Olhando para o futuro, queremos concentrar nossos esforços em plataformas móveis que a grande maioria das pessoas use”, explicou a companhia.
Alguns fóruns especializados apontam que é possível que o WhatsApp lance no fim do ano sua função para chamadas em vídeo, o que tornaria o aplicativo incompatível com terminais antigos.
Os sistemas que deixarão de suportar o WhatsApp são:
- BlackBerry, inclusive o BlackBerry 10
- Nokia S40
- Nokia Symbian S60
- Android 2.1 e 2.2
- Windows Phone 7.1

 

Polícia Civil apreende 52 botijões de gás (GLP) armazenados irregularmente em duas residências de Pau dos Ferros/RN

Equipes da Polícia Civil de Pau dos Ferros, sob o comando do delegado regional Inácio Rodrigues, no começo da tarde desta quinta-feira(29), foram averiguar uma denúncia de que em duas casas em Pau dos Ferros estariam acondicionando e revendendo gás de cozinha  (GLP) de forma ilegal. 

Na denúncia, a cidadã se dizia amedrontada pelo risco de explosão dos botijões, que só podem ser armazenado em local apropriado e permitido pela Agência Nacional do Petróleo.

As equipes de policiais se dividiram e foram nas duas residências, constatando a veracidade da denúncia e apreendendo 38 botijões e uma e 14 na outra. Os dois proprietários foram presos em flagrante, e já que o crime é punido com detenção de 1 a 5 anos, o delegado não pode arbitrar fiança, ficando os dois presos e recolhidos no centro de detenção provisória à disposição da justiça. Segundo um dos flagranteados, o gás era comprado de distribuidores em Serrinha dos Pintos e Uiraúna por um preço menor e revendido em Pau dos Ferros. 
 
Segundo o delegado regional Inácio Rodrigues, será encaminhado à Agência Nacional do Petróleo e aos Bombeiros um relatório expondo a situação de risco, e pedindo que sejam realizadas fiscalizações nos pontos irregulares de venda de gás na cidade.

Alguns pequenos comerciantes de mercearias e portos de venda de água mineral estão adquirindo botijões, armazenando  e revendendo em locais inapropriados, expondo à vida das pessoas e suas residências a uma explosão. Qualquer risco eminente, querendo denunciar, basta ligar para o 190 (PM), 3351-9650 (PC),  193 (bombeiros) e o 0800 970 0267 - ANP - Agência Nacional do Petróleo.
 

Jovem é morta com um tiro no peito na cidade de Jardim de Piranhas

Por volta das 18h30 min, desta quinta-feira  (29), foi registrado um homicídio na zona urbana da Cidade de Jardim de Piranhas.
O jovem mais conhecida por "Joyce de Nego Velho de Jovelino", foi morta por dois homens armados com armas de fogo, após o crime os acusados fugiram em uma motocicleta de características não indentificadas.
Uma equipe do ITEP de Caicó esteve no local e fisseram a remoção do corpo para necropsia e logo em seguida liberado para sepultamento.

Operação combate tráfico de drogas e homicídios em São Paulo do Potengi/RN

As polícias Civil e Militar deflagraram uma operação conjunta na manhã desta quinta-feira (29) na cidade de São Paulo do Potengi, distante pouco mais de 70 quilômetros de Natal. Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão.
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o objetivo da operação é desarticular uma associação criminosa que vem agindo na região, principalmente na prática de homicídios. Ainda segundo a polícia, a maioria dos assassinatos estão relacionados ao tráfico de drogas.
Os presos são investigados pela prática de seis homicídios, dentre os quais o do agente penitenciário David Max Silva Ramos, ocorrido em maio deste ano, quando foi alvejado por mais de quinze tiros. Segundo a PC, os suspeitos ainda são investigados pelos homicídios de Francisco Moneilson Dantas Coelho, em novembro, Marcílio Carlos de Medeiros, em dezembro e Francisco de Assis Gomes dos Santos, em dezembro. Além de duas tentativas de assassinato na mesma região.
 

Tesouro emite ordem bancária para repasse da repatriação a municípios

Agência Estado
O Tesouro Nacional informou através da assessoria de imprensa que o depósito dos recursos relativos à repartição da multa da repatriação com as prefeituras foi feito na noite desta quinta-feira. Com isso, segundo o Tesouro, o dinheiro entrará na contas bancárias dos municípios nesta sexta-feira (30).
Mais cedo, após ter impedido o governo federal de repassar aos municípios ainda neste ano R$ 4,4 bilhões referentes à multa do programa de repatriação de recursos do exterior, o ministro do Tribunal de Contas da União Raimundo Carreiro voltou atrás e restaurou o que a medida provisória 753 dizia inicialmente: que os recursos podem ser transferidos a partir desta sexta-feira, 30, último dia útil do ano.
Carreiro havia decidido, na quarta-feira, 28, atendendo a pedido do Ministério Público Estadual do Maranhão, que a antecipação do repasse aprovada pelo governo para o dia 29 desrespeitaria leis orçamentárias e alguns princípios da administração pública e traria “impactos na continuidade dos serviços públicos municipais a partir de 1°/1/2017”.
A mudança de posição se deu após o governo federal entrar com um recurso afirmando que a realização dos repasses no dia 30 não feriria nenhuma lei orçamentária e que “a única data que permitiria a compatibilização dos dois comandos é o próprio dia 30 de dezembro de 2016”.
O recurso, de autoria da Advocacia-Geral da União (AGU) e elaborado junto com a Fazenda, afirmou que a manutenção da liminar geraria “uma situação de grave lesão à ordem administrativa e econômica” e “ao interesse público”.
A AGU afirma que o governo, se os recursos não forem liberados no prazo previsto, teria de arcar com um montante adicional próximo a R$ 100 milhões, referentes à correção monetária, pela taxa Selic, considerando a totalidade das transferências (R$ 4,4 bi) e o novo ano fiscal. “Prejuízos aos cofres federais que poderão ser evitados com a reforma da decisão ora impugnada”, ressaltou o governo.
Outra alegação é que os prefeitos em fim de mandato não poderiam utilizar os recursos de maneira alguma, porque “estes somente estariam disponíveis aos Municípios por meio do FPM no dia 02/01/2017”.
Recuo. Na justificativa para ter voltado atrás, o ministro do TCU mostrou concordar com os argumentos da AGU de que não haveria risco de permitir o pagamento no dia 30 porque os recursos só poderiam ser utilizados a partir de 2017, quando os novos prefeitos terão tomado pose. Também levou em conta o prejuízo alegado pelo governo de cerca de R$ 100 milhões aos cofres públicos pela correção monetária.
Carreiro disse que havia tomado a decisão inicial “em face das ponderações do representante quanto ao aspecto temerário da transferência de recursos à guisa de receitas extraordinárias no último dia útil do mandato dos prefeitos”. “Tais receitas, em tese, nem estariam previstas nas leis orçamentárias dos entes municipais”, disse o ministro.
“Por essa razão, em análise de cognição sumária da matéria, considerei que tal procedimento, sob as circunstâncias descritas, seria potencialmente afrontoso aos princípios da transparência e da economicidade”, disse Carreiro. Ele, por fim, conclui que mudou de posição “diante do fato de que os recursos somente estarão à disposição dos municípios, de fato, a partir de 2/1/2017, e com o fito de evitar prejuízo aos cofres públicos”. Assim, restaurou os efeitos originais da MP.

Empresário potiguar escapa da morte após tentativa de assalto na zona Sul de Natal

O empresário potiguar José Maria Figueiredo escapou da morte na noite desta quinta-feira. Ele, que é proprietário do Centro Universitário Facex, estava nas proximidades do posto de combustíveis Natal II, em Cidade Jardim, ao lado da avenida Engenheiro Roberto Freire, quando foi surpreendido por uma dupla. Durante a tentativa de assalto, os bandidos chegaram a efetuar pelo menos cinco disparos contra o carro do executivo (Toyota Hilux) e por pouco ele não foi atingido.
Após diligências, policiais militares conseguiram alvejar e prender um dos assaltantes nas proximidades de uma rede de fast food, na Av.Roberto Freire. Ele foi atingido no tornozelo e não ofereceu reação. Após o atendimento no Pronto Socorro Clóvis Sarinho , foi conduzido à Central de Flagrantes para ser interrogado. O empresário passa bem.
Várias guarnições da PM continuaram à procura do outro criminoso, que teria se evadido em um Fiat Uno de cor verde escuro, segundo informações do Tenente PM Ezequiel, do Ciosp. A identidade do preso até o fechamento da matéria ainda não tinha sido revelada.

Agripino diz que é sócio minoritário na TV Tropical e que respeitará decisão do STF

O senador José Agripino negou ser sócio majoritário da TV Tropical, afiliada da RecordTV (antiga TV Record) no Rio Grande do Norte. Em entrevista ao Portal Agora RN, concedida nesta quinta-feira (29), Agripino também disse não exercer administração sobre a empresa. “Na TV Tropical, sou sócio minoritário. A sócia majoritária é minha mãe, fico com menos de 25%. Não administro nada, sou apenas acionista”, contestou.
As declarações de Agripino foram dadas em resposta à ação civil púbica do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) contra o governo federal, TV Tropical, Rádio Libertadora Mossoroense e outras quatro rádios que têm José Agripino Maia e o filho dele, deputado federal Felipe Maia (DEM), como sócios.
De acordo com a Constituição, deputados e senadores não podem “firmar ou manter contrato” ou “aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado” em empresa concessionária de serviço público. Esse é o caso de empresas de rádio e TV que recebem uma concessão para usar uma faixa eletromagnética para exibir sua programação.
Agripino Maia disse, ainda durante entrevista, que a concessão da TV Tropical é uma herança familiar. “Essa concessão foi dada ao meu pai, e por herança ficou para viúva e filhos há mais de 30 anos, e essa questão que é arguida hoje, está em discussão no STF”, declarou.
O senador também negou a participação de Felipe Maia como sócio da afiliada da RecordTV no RN. “Meu filho não é sócio da Tropical, é sócio de outras rádios. A participação acionária da TV é da minha mãe, minha e dos meus irmãos”, disse.
Segundo Agripino, a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o cancelamento das concessões das rádios e TV das quais é sócio, será acatada por ele. “O que o STF vier a decidir, evidentemente, será cumprido”,
 finalizou.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Fé e tradição: Romeiros retornam a Angicos após viagem ao Canindé e Juazeiro

AngicosNews:Na tarde desta quarta feira, dia 28, pudemos acompanhar vários sons de fogos de artifícios ecoando pela cidade. Eram os chamados romeiros, que assim são tachados pelo fato de saírem em romaria todos os anos as cidades de Canindé e Juazeiro do Norte, ambas localizadas no estado do Ceará.
Este ano de 2016 pelos levantamentos que fizemos foram 6 ônibus que levaram mais de 200 angicanos, além de pessoas da vizinha cidade de Fernando Pedrosa para a contemplarem a romaria direcionada a São Francisco do Canindé e ao Padre Cicero no Juazeiro.  
Os romeiros saíram de Angicos na madrugada do domingo (24) após a celebração da Missa da noite de Natal e retornaram a Angicos na tarde desta quarta feira (28).
Muitos vestidos nas cores tradicionais dos santos católicos os romeiros vão em busca de pagar promessas tais como: curas de doenças, agradecimento pelo bom ano e também fazer pedidos como: um bom ano de inverno para o povo nordestino, e que os santos intercedam junto a Jesus Cristo por um bom ano de 2017 a todos os seus familiares e amigos.
O nosso blog registrou de forma sucinta a chegada de um dos ônibus e a celebração dos romeiros que através de fogos de artifícios agradecem a Jesus Cristo pelo bom andamento da viagem e pelas promessas pagas e graças alcançadas.