terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

DER garante recuperação de estradas, confira municípios

O Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) garante, a curto e médio prazos, recuperações de estradas em benefício dos municípios de Boa Saúde, Lajes, Macau e São Tomé. As afirmações foram dadas pela diretora geral Natécia Nunes ao deputado estadual Ubaldo Fernandes, que esteve na sede do órgão na manhã desta segunda-feira (27). O parlamentar estava acompanhado da vice-prefeita de Lajes Pintadas, Claudijane Gomes, do vereador desta cidade, Brunno Franco, e do vereador de São Tomé, Wscley Dantas.

Para Boa Saúde, o Deputado reivindicou tapa-buracos para a RN-02, que liga Córrego de São Mateus ao município de Lagoa Salgada e para a RN-120 nos trechos entre essa cidade e Serra Caiada e também a Serrinha, além da zona urbana. Natécia garantiu atender pautas no início de abril. Já para Lajes Pintadas, a comissão pediu ao Estado tapa-buracos na RN-023, que liga o município à BR 226 e a gestora ficou de atender também no início de abril, com colocação de camada asfáltica.

Ubaldo solicitou para Macau a recuperação da RN 221 (trecho que liga à ilha de Santana e distrito de Diogo Lopes, até o entroncamento com a BR 406) e RN 118 (trecho que liga Macau a Praia de Camapum), tendo como garantia do DER a realização de operações tapa-buracos em abril, contemplando primeiro a RN 221 e depois a RN 118. Já São Tomé, foi pedida a recuperação asfáltica da RN 202, que liga cidade à São Pedro e sinalização e Natécia afirmou que vai incluir trecho do município no pacote de restaurações do Estado de trechos críticos (que contemplará a recuperação de 37 km de estradas do RN), com certame licitatório previsto para junho e início de obras em julho. 

"Uma pergunta que nosso blog, quando sera recuperada outras RNs do nosso estado por exemplo a RN-041 que liga a Serra de Santana a Currais Novos?"

Certificado de Excelência em Compras Públicas foi concedido a prefeitura de Santana do Matos

A prefeitura de Santana do Matos/RN recebeu o certificado de Excelência em Compras Públicas, prêmio concedido pelo Portal de Compras Públicas, onde são avaliados o comprometimento da gestão municipal com a eficiência, eficácia, transparência, além da celeridade no trabalho e execução das licitações e contratos administrativos.

A prefeita Maria Alice frisou que esta conquista é fruto de um trabalho coletivo, o esforço e a união da equipe que compõe a gestão municipal.

Agente de saúde é espancado até a morte após impedir tentativa de estupro no RN

Suspeito (à esqueda) e vítima (à direita) | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um agente de saúde do município de Bento Fernandes, na Baixa Verde Potiguar, foi espancado até a morte no domingo (26). Jailton Andrade tentou impedir um estupro contra uma amiga, mas acabou agredido e assassinado pelo suspeito dos crimes. Poucas horas depois do caso, o criminoso, identificado como Cleiton, foi preso pela Polícia Militar.

De acordo com as informações apuradas pela reportagem da TV Tropical, Jailton e amiga estavam seguindo para suas casas quando decidiram parar em um churrasquinho. Lá, eles encontraram o suspeito e trocaram algumas palavras. Pouco depois, os amigos continuaram o caminho. O acusado, então, decidiu seguir ambos.

Ao chegar na casa da amiga, Jailton se despediu dela e seguiu em seu percurso. Instantes depois, ele ouviu pedidos de socorro e voltou para ver o que estava acontecendo. Cleiton havia invadido o imóvel da mulher e estava tentando cometer um estupro.

Jailton entrou em luta corporal com o suspeito, mas acabou sofrendo vários socos e chutes. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Uma pessoa que conhecia a vítima e preferiu não se identificar falou sobre o caso com a reportagem da TV Tropical.

"No que ele retornou, aconteceu a questão do espancamento. A tentativa de estupro. A menina fez o laudo e está aguardando o resultado, mas tudo indica que sim porque ela foi encontrada sem as vestimentas na parte inferior. E ele foi a questão do espancamento, principalmente na cabeça. Traumatismo craniano, hemorragia interna", contou.

Horas depois do crime, o suspeito foi localizado e preso pela Polícia Militar. "Sentimento de revolta. Era uma pessoa muito querida na cidade. A gente quer justiça. Para que não aconteça com outras pessoas. Uma pessoa dessa é um monstro", completou o conhecido da vítima.

Em nota, a Prefeitura de Bento Fernandes lamentou a morte do servidor. "Registramos nossa solidariedade aos familiares e amigos, rogando que Deus receba Jailton em sua morada e possa confortar todos aqueles qe ficam", publicou.

 Portal da Tropical

Homem mata mulher com machado e se suicida em seguida na Grande Natal, diz PM

 

Foto: Emerson Medeiros

Um homem e uma mulher foram encontrados mortos dentro de uma casa em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, na manhã desta segunda-feira (27). Segundo a Polícia Militar, o homem teria matado a mulher e cometido o suicídio após o crime.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, a mulher teria sido morta com um golpe de machado na altura do pescoço. A polícia não informou o que teria provocado a morte do homem.

O caso aconteceu no bairro Redenção, próximo do acesso ao Aeroporto de Natal. Ambos estavam desaparecidos desde o último sábado (25) e foram encontrados por um filho, que resolveu subir na casa, na manhã desta segunda (27), e destelhou o imóvel.

Segundo familiares, o homem tinha um histórico de violência contra a mulher, que havia se separado dele há dois meses. Ela tinha saído de casa para morar junto com a mãe, no centro da cidade de São Gonçalo, mas encontrava o homem rotineiramente por causa dos filhos.

A vítima foi identificada como Rute Helena dos Santos, de 43 anos. Já o homem foi identificado apenas como Francisco, mais conhecido como Quinho.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) deslocou uma equipe ao local para dar início à perícia e recolher os corpos.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

G1 RN

Mulheres ganham protagonismo na produção de energias renováveis no RN

 

O setor de energias renováveis do Rio Grande do Norte vem dando sinais de um futuro cada vez mais feminino. Desde que o ramo começou a se expandir no estado, os postos de trabalho são majoritariamente ocupados por homens.

Segundo a Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena), atualmente as mulheres ocupam 32% dos empregos do setor, que tem previsão de gerar até 42 milhões de novos postos de trabalho em escala global até 2050.

No mundo, as mulheres representam 21% da força de trabalho da energia eólica, 32% das renováveis em geral e 22% nas indústrias tradicionais de energia, como petróleo e gás, segundo a Irena.
No Brasil, estudo divulgado em 2021 pela GIZ – empresa do governo alemão que executa projetos de cooperação técnica focados no desenvolvimento sustentável – mostra que as mulheres somam 20% da força de trabalho empregada em parques eólicos.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam que, em 2022, 215 pessoas foram contratadas com carteira assinada no setor de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Desse número, 175 foram homens e 40 foram mulheres. Mas essa realidade está começando a mudar, pois ainda este ano, pelo menos 30 novos potiguares devem ingressar no setor.

A AES Brasil, uma empresa geradora de energia 100% renovável, anunciou recentemente que terá um parque completamente operado por mulheres no RN – o Complexo Eólico Cajuína, localizado na região dos municípios de Lajes, Angicos, Fernando Pedroza e Pedro Avelino. O parque teve as obras iniciadas em 2022 e é o primeiro que está sendo construído pela companhia no estado. O início da operação está previsto para o segundo semestre de 2023.

“A equipe vai atuar em atividades de campo, de monitoramento da qualidade, por exemplo, do óleo, de manejo, de manutenção, de acompanhamento da segurança do parque, e tem a atividade de monitoramento também no escritório, que fica ao lado da nossa rede de transmissão e é onde, através dos computadores, dos softwares, nós acompanhamos a qualidade da operação dos aerogeradores”, exemplificou a CEO da empresa, Clarissa Sadock.

A primeira fase do Complexo Cajuína terá 324,5 Megawatts (MW) de capacidade instalada, com 55 aerogeradores; a segunda fase, 370,5 MW. Esses 695 MW do empreendimento se encontram em fase de construção. O Complexo Eólico Cajuína poderá chegar a uma capacidade instalada total de 1,6 Gigawatts (GW) – o equivalente a uma cidade de 800 mil habitantes.

Capacitação

Com o objetivo de selecionar e capacitar as futuras colaboradoras, a AES Brasil deu início, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), à primeira especialização técnica gratuita voltada exclusivamente para mulheres no estado, com foco em operação e manutenção de parques eólicos.

A princípio, das 76 especialistas em eletrotécnica, mecânica e segurança do trabalho que serão formadas no curso, 30 serão selecionadas para operação do novo Complexo. “Nosso objetivo é deixar um legado aqui no RN, com mais pessoas especializadas para atender a demanda do setor”, disse Sadock.

As alunas têm entre 19 e 57 anos de idade e são oriundas de 18 municípios do RN: Natal, Parnamirim, Mossoró, São Gonçalo do Amarante, Lajes, Macaíba, Angicos, Assu, Caicó, Canguaretama, Ceará Mirim, Cerro Corá, Estremoz, Jandaíra, João Câmara, Nísia Floresta, Patu e Serra do Mel.

Thaysa Matos é técnica mecânica e está se formando em engenharia elétrica. Ela é uma das alunas da capacitação no SENAI, e acredita que o curso vai abrir oportunidades para muitas potiguares. “As mulheres muitas vezes enfrentam dupla e tripla jornada, mas têm sonhos. Tenho certeza que, com muito esforço e dedicação, vamos alcançar nossos objetivos e vencer”.

De acordo com a secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade e dos Direitos Humanos (Semjidh), Olga Aguiar, é importante ter mulheres qualificadas com formação técnica para o setor das energias renováveis, um mercado em expansão no estado. “Nós vemos com muita alegria o interesse e a disposição das mulheres em se qualificar para operar parques eólicos. Isto representa a promoção da igualdade de gênero, inclusão e cidadania”, disse.

Para o coordenador de energias renováveis da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hugo Fonseca, “a iniciativa em fomentar a formação de mulheres para o setor das energias renováveis atende a demanda existente e contribui para maior inserção feminina no mercado de trabalho”.

Governo Federal voltará a cobrar impostos sobre combustíveis

Novo reajuste de combustíveis 

 Foto: Carlos Azevedo

O Governo Federal já decidiu que voltará a cobrar impostos sobre combustíveis a partir de março. O martelo foi batido nesta segunda-feira (27) após reunião entre o presidente Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Apesar de voltar, a cobrança será feita de forma distinta para diferentes combustíveis. Uma alíquota maior será imposta aos combustíveis fósseis, como a gasolina e o óleo diesel. Já os biocombustíveis, como o etanol e o GNV, terão alíquota com percentual menor.

Ainda no ano passado, o governo Bolsonaro zerou as alíquotas para a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e para o Programa de Integração Social (PIS). A medida foi prorrogada pelo governo Lula no início deste ano, mas a validade da Medida Provisória se encerra nesta quarta-feira (1), e o petista resolveu não prorrogar mais os seus efeitos.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Naufrágio deixa 58 imigrantes mortos na costa Sul da Itália

 

Naufrágio deixa 58 imigrantes mortos na costa Sul da Itália – Foto: Stringer/Ansa/AFP

O naufrágio de uma embarcação lotada de imigrantes deixou 58 pessoas mortas, incluindo um bebê e crianças, neste domingo (26), nas proximidades de Crotone, na Itália. A tragédia aconteceu poucos dias após a aprovação de leis que limitam os resgates feitos por organizações humanitárias nos mares italianos.

Segundo a imprensa italiana, a embarcação transportava de 150 a 250 migrantes. As vítimas eram do Afeganistão, Irã, Paquistão e Síria. Mais de 80 pessoas foram resgatadas com vida, e as buscas por desaparecidos continuam.

As causas do naufrágio são incertas. A agência de notícias italiana AGI informou que o barco tinha excesso de peso e partiu ao meio depois de ser atingido por uma onda.

Já a Guarda Costeira informou que a embarcação colidiu contra rochas. Investigações apontam que o barco partiu da Turquia há três dias.

Alguns dos corpos foram localizados em praias de Steccato di Cutro, região turística na costa leste da Calábria. Um dos bombeiros que participa das operações de resgate afirmou que um recém-nascido foi encontrado morto. Equipes de resgate fazem buscas em motos aquáticas, mas o mar revolto e as condições climáticas dificultam as operações.

Imagens divulgadas pela polícia italiana mostram pedaços de madeira espalhados pela praia, enquanto alguns dos migrantes aguardavam a transferência para um centro de acolhimento. Uma pessoa suspeita de envolvimento com tráfico de pessoas foi detida.

Itália aprova leis que restringem resgate de embarcações

A Itália é um dos principais pontos de desembarque de migrantes que tentam entrar na Europa por mar. Muitas dessas pessoas depois tentam chegar a países mais ricos do continente usando redes de contrabandistas, segundo autoridades. Mais de 100 mil pessoas chegaram ao país de barco em 2022.

O naufrágio aconteceu poucos dias depois da aprovação no Parlamento italiano de novas regras para o resgate de migrantes, apoiadas pelo governo de ultradireita que lidera o país.

A nova lei obriga os navios humanitários a fazerem apenas um resgate por saída ao mar, o que, segundo críticos, aumenta o risco de mortes no Mediterrâneo central, área considerada a travessia mais perigosa do mundo para os migrantes.

Sob a nova lei, as embarcações devem voltar ao porto sem demora após um resgate e divulgar informações detalhadas sobre suas atividades no mar.

Antes, costumavam passar vários dias no Mediterrâneo central e frequentemente concluíam vários resgates antes de voltarem à Itália. Quem violar a regra pode ser multado em até € 50 mil (R$ 259 mil) .

A primeira-ministra Giorgia Meloni, líder do partido Irmãos da Itália, chegou ao poder em outubro passado com uma coalizão que prometeu a diminuição da entrada de migrantes no país. Ela expressou sua “profunda tristeza” e prometeu intensificar os esforços para coibir a migração irregular.

“É criminoso lançar no mar um barco com apenas 20 metros e 200 pessoas a bordo em condições meteorológicas adversas”, disse Meloni. “É desumano trocar a vida de homens, mulheres e crianças pelo preço de uma passagem paga com a falsa perspectiva de uma viagem segura.”

As declarações foram ecoadas por integrantes do governo. O ministro do Interior, Matteo Piantedosi, disse que a tragédia mostra a “necessidade absoluta de agir com firmeza contra os canais irregulares de migração”.

Antonio Ceraso, prefeito de Cutro, lamentou a tragédia. “É algo que ninguém gostaria de ver. Uma visão horrível que vai ficar comigo pelo resto da vida. O mar continua devolvendo os corpos. Entre as vítimas estão mulheres e crianças”, disse.

O papa Francisco, que frequentemente defende o direito dos migrantes, pediu orações às vítimas do naufrágio em discurso na Praça de São Pedro.

“Bloquear e dificultar o trabalho das ONGs terá apenas um efeito: a morte de pessoas vulneráveis deixadas sem ajuda”, escreveu nas redes sociais a organização de resgate de migrantes espanhola Open Arms, após o naufrágio deste domingo.

De acordo com o Projeto de Migrantes Desaparecidos da Organização Internacional para as Migrações, 20.333 pessoas morreram ou desapareceram no Mediterrâneo central desde 2014.

 

Por Agência Estado

Investigado pelo MPRN, Gastroprocto diz que é autorizado a realizar cirurgias de baixa e média complexidade e que possuir ambulância não é uma exigência

Investigado pelo MPRN, Gastroprocto diz que é autorizado a realizar cirurgias de baixa e média complexidade e que possuir ambulância não é uma exigência
 

Em meio à investigação do Ministério Público sobre a morte da oficial de justiça Natália Araújo em uma cirurgia plástica realizada nas dependências do Hospital Gastroprocto de Natal pela equipe do médico Paulo Duarte, a unidade de saúde se manifestou através de uma nota. No documento enviado à imprensa, o hospital esclarece sobre pontos levantados pelo promotor Alexandre Cunha Lima e pela imprensa nos últimos dias. 

A diretoria diz que o hospital tem autorização dos órgãos fiscalizadores para realizar cirurgias de baixa e média complexidade e que ter ambulância nas dependências do local não é uma exigência. 

Já o médico Paulo Duarte ainda não se posicionou sobre o assunto. 

Natália morreu no dia 6 de fevereiro após realizar uma cirurgia de correção de diástase e lipoaspiração. Ela tinha 36 anos e deixou uma filha de 1 ano de idade. 

 

Leia a nota da Gastroprocto na íntegra: 

Sobre as notícias veiculadas na imprensa, que questionam a conduta e estrutura do Hospital Gastroprocto, a Direção Geral desta unidade vem esclarecer:

• DA ESTRUTURA:

O Hospital Gastroprocto conta com uma estrutura hospitalar que anualmente passa por fiscalizações rígidas dos órgãos de fiscalização, como, CREMERN, COREN-RN, Ministério do Trabalho, ANVISA, Corpo de Bombeiro etc. Atualmente, estando com todas as documentações conforme os órgãos fiscalizadores nos solicitam para o devido funcionamento.

• DAS DOCUMENTAÇÕES:

O Hospital Gastroprocto possui toda documentação, conforme deliberação do Conselho Regional de Medicina e Covisa, para seu funcionamento nos moldes atuais que funciona e para realização de cirurgias, de baixa e média complexidade, como os demais hospitais de mesmo porte.

• DA SEGURANÇA MÉDICA:

O Hospital Gastroprocto possui o Programa de Segurança do Paciente e o Programa de Cirurgia Segurança, os quais foram idealizados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e são regidos pela ANVISA, que tem como finalidade oferecer uma assistência segura aos pacientes e aos profissionais de saúde, através de normas rígidas a serem cumpridas por meio de protocolos previamente estabelecidos.

Em virtude disso, houve significativo investimento tecnológico, que foi uma mudança de paradigma, no Estado, com implementação de tecnologias para o ato anestésico e para o ato cirúrgico, prezando prioritariamente pela segurança do paciente.

• DAS NECESSIDADES:

Disponibilizamos de 8 (oito) leitos de internação, 16 (dezesseis) leitos ambulatoriais, 4 (quatro) salas de cirurgias, 6 (seis) leitos de SRPA (salas de recuperação pós-anestésica) e 1 (uma) sala Semi-Intensiva; com todos os ambientes fiscalizados e aptos pelos órgãos supracitados. Assim como os demais hospitais de mesmo porte do Hospital Gastroprocto, de atendimentos de baixa e média complexidade, não disponibilizamos de UTI dos tipos II e III, que são para atendimentos de alta complexidade. Esclarecemos, que estão todos os hospitais em condições semelhantes, tendo em vista as legislações vigentes.

Sobre o questionamento da presença de ambulância nas dependências do Hospital de forma permanente, esclarecemos que não é uma exigência feita para os hospitais. Para isto, contamos com serviços terceirizados que funcionam sob necessidade e solicitação médica.

 • DO DIFERENCIAL:

A grande mudança nos atendimentos veio com a criação do protocolo ERAS (Enhanced Recovery After Surgery), na Dinamarca. Um conjunto de protocolos que permite uma recuperação mais rápida e segura ao paciente. O que ocasionou uma mudança, a nível mundial, no índice de mortalidade pós-operatória, associado a uma diminuição de casos de infecção hospitalar.

• DA EQUIPARAÇÃO:

Ressaltamos que respeitamos a opinião pública, os órgãos fiscalizadores, os órgãos da justiça e esperamos que as nossas informações sejam recebidas por estes como forma de restabelecer a verdade do Hospital Gastroprocto, que em seus 23 (vinte e três) anos de funcionamento, no Rio Grande do Norte, tem como missão DIAGNOSTICAR E TRATAR COM FOCO NO SER HUMANO.

Diariamente, algumas dezenas de colaboradores saem de seus lares para assistir aos pacientes, os quais temos muito respeito e para quem existimos. Pedimos, humildemente, discernimento nas atitudes e nos julgamentos.

• DA CONCORDÂNCIA:

A direção do Hospital Gastroprocto está à disposição para, com responsabilidade, prestar quaisquer esclarecimentos necessários aos órgãos competentes. E, acredita ser positivo o envolvimento de todas as instituições hospitalares de mesmo porte do Hospital nos questionamentos; com o objetivo de esclarecer para a opinião pública a importância da existência dos hospitais para cirurgias de pequena e média complexidade, especialmente para o Estado do Rio Grande do Norte.

• DA CONFIANÇA:

Esperamos que haja respeito as pessoas que acreditam e confiam no Hospital Gastroprocto, bem como em nossos colaboradores, prestadores de serviço, corpo clínico e a nossos pacientes, a quem nos dedicamos diariamente.

Por fim, renovamos nossos votos de solidariedade aos familiares e amigos queridos da paciente (nome preservado pelo sigilo médico-paciente).

Permanecemos à disposição para todos os esclarecimentos necessários.

Atenciosamente, Direção Geral do Hospital Gastroprocto.

Agência dos EUA agora avalia que pandemia surgiu de vazamento em laboratório

Ilustração do coronavírus 

Ilustração do coronavírus Alissa Eckert, MS; Dan Higgins, MAM/CDC/Divulgação via Reuters

A comunidade de inteligência dos EUA é composta por 18 agências, incluindo escritórios nos departamentos de Energia, Estado e Tesouro. Oito deles participaram da revisão das origens da Covid-19 junto com o Conselho Nacional de Inteligência.

A conclusão do Departamento de Energia é relevante porque a agência possui considerável conhecimento científico e supervisiona uma rede de laboratórios nacionais dos EUA. No entanto, o departamento fez seu julgamento com “baixa confiança” de acordo com pessoas que leram o relatório confidencial. Já o FBI, que havia chegado à mesma conclusão antes, tem “confiança moderada” nesta visão.

Telegramas do Departamento de Estado dos EUA escritos em 2018 e documentos internos chineses mostram que havia preocupações persistentes sobre os procedimentos de biossegurança da China, que foram citados pelos proponentes da hipótese de vazamento de laboratório. 

O SARS-CoV-2 circulou pela primeira vez em Wuhan, na China, até novembro de 2019, de acordo com o relatório de inteligência dos EUA de 2021.

Autoridades dos EUA se recusaram a dar detalhes sobre as novas informações que levaram o Departamento de Energia a mudar de posição. Eles acrescentaram que, embora o Departamento de Energia e o FBI digam que um vazamento não intencional do laboratório é mais provável, eles chegaram a essas conclusões por diferentes razões.

Apesar das análises divergentes, a atualização reafirma um consenso de que a pandemia não foi resultado de um programa chinês de armas biológicas, ressaltaram as fontes. Um oficial da inteligência dos EUA confirmou que a comunidade de inteligência conduziu a atualização à luz de novas informações, estudos mais aprofundados da literatura acadêmica e consultas a especialistas de fora do governo.

A atualização, que tem menos de cinco páginas, não foi solicitada pelo Congresso. Parlamentares, principalmente os republicanos da Câmara e do Senado, vêm realizando suas próprias investigações e pressionando o governo do presidente Joe Biden e a comunidade de inteligência para obter mais informações.

As autoridades não disseram se uma versão não confidencial da atualização será apresentada.

Um porta-voz do Departamento de Energia se recusou a discutir os detalhes da avaliação. O FBI também se recusou a comentar. 

A China contesta que o vírus possa ter vazado de um de seus laboratórios e sugere que ele surgiu fora do país. O governo chinês não respondeu a pedidos de comentários sobre se houve alguma mudança em sua avaliação.

Em maio de 2021, o presidente Biden disse à comunidade de inteligência do país para intensificar as investigações sobre as origens da pandemia e ordenou que a revisão se baseasse no trabalho dos laboratórios nacionais e agências dos EUA. 

O relatório de outubro de 2021 dizia que havia consenso de que a Covid-19 não resultava de um programa chinês de armas biológicas. Mas não resolvia o debate sobre se resultou de vazamento de laboratório ou se veio de um animal, apontando que mais informações eram necessárias das autoridades chinesas.

Fontes: Dow Jones Newswires/Estadão Conteúdo

Ministério Saúde lança, nesta segunda, campanha para incentivar a vacinação

 

O maior símbolo da vacinação no Brasil, o Zé Gotinha, abriu o desfile das campeãs da Sapucaí no sábado (25), marcando o início do Movimento Nacional pela Vacinação. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanhou o desfile.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, lançam nesta segunda-feira (27) o “Movimento Nacional pela Vacinação”. A iniciativa terá ações para ampliar o percentual de brasileiros imunizados em todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação marca o início do plano de vacinação contra Covid-19 para 2023. As pessoas serão vacinadas com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer.

Os grupos mais expostos ao risco da doença que foram vacinados com ao menos duas doses da vacina monovalente receberão a bivalente. A vacina é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

O presidente Lula será vacinado com a quinta dose de vacinas contra Covid-19 durante o lançamento do movimento. O evento será realizado em uma unidade de saúde localizada a 18 km do Palácio do Planalto. O posto de saúde está localizado no Guará, região administrativa do Distrito Federal.

No ano passado, segundo o Ministério da Saúde, nenhuma vacina do PNI atingiu a meta de vacinar 95% do público-alvo.

Polícia prende três pessoas e recupera R$ 28 mil roubados de lotérica em Currais Novos

 

Foto: PM/Divulgação

Três pessoas foram presas após um roubo a uma casa lotérica localizada na rua Lula Gomes em Currais Novos, no Seridó potiguar, na última sexta-feira (24), foram detidas pela Polícia Militar na tarde do sábado (25).

A Polícia Militar ainda informou que conseguiu recuperar R$ 27,9 mil, mas não informou o total roubado do estabelecimento.

Após o assalto na tarde da sexta (24), a Polícia Militar informou que realizou diligencias em Currais Novos e, com as informações levantadas, chegou a duas pessoas.

Um dos presos que estava na cidade é de Natal e assumiu a autoria de forma direta. Segundo a polícia, ele confessou ter roubado o malote com uma arma de fogo calibre 32 e de ter rompido sua tornozeleira eletrônica.

Após o levantamento com a documentação, a polícia verificou que havia um mandado de prisão aberto contra ele, pela prática de roubo. Ele ainda confessou que o tinha mandado parte do dinheiro roubado para Natal, por meio de sua esposa. Militares do 4º Batalhão da PM foram acionados e conseguiram localizar a mulher na capital potiguar. Ela foi detida e entregou aos policiais R$ 27,9 mil.

O segundo envolvido detido na cidade de Currais Novos foi apontado como um dos responsáveis em fazer o levantamento das informações e dar cobertura para que o crime ocorresse.

Segundo a polícia, as investigações ainda continuam para tentar identificar um outro indivíduo que participou da ação e que conduzia a motocicleta no momento do roubo.

Casal cai com carro no mar após errar a entrada da travessia de balsas no litoral de SP

 

Fotos: GBMar/Divulgação

 

Foto: Claudia Duarte

Um casal caiu com o carro no mar, neste domingo (26), ao lado da travessia de balsas entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1, o motorista estava com a namorada no veículo e errou a entrada da balsa, passando pela rampa e caindo na água. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o Departamento Hidroviário (DH), o acidente aconteceu por volta das 5h15 deste domingo, em Santos. O órgão afirmou que o acesso à rampa estava fechado e sinalizado no momento do incidente.

Ainda segundo o DH, imediatamente a equipe do departamento realizou o resgate dos dois ocupantes do veículo, oferecendo o atendimento necessário. Para remover o carro do mar, foi solicitado o apoio de mergulhadores e do guincho da Ecovias.

O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) informou que, por volta das 7h, os mergulhadores e a equipe da corporação iniciaram as marcações do local onde o carro caiu no mar. Eles fizeram as amarrações no veículo. O guincho da Ecovias chegou por volta das 8h30, segundo o GBMar. O içamento do carro foi iniciado e, por volta das 11h, o veículo foi removido totalmente do mar.

g1

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Motorista embriagado que fazia escolta de equipamento eólico é preso pela PRF na BR 304 em Santa Maria, RN

 Imagem inlustrativa

 Um motorista que fazia a escolta de uma carga superdimensionada (gerador de pá eólica) foi preso por dirigir embriagado, na manhã do domingo (19), em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, responsável pela ocorrência, no âmbito da Operação Carnaval, o homem apresentou resultado acima do permitido no teste do bafômetro, acusando 0,22 mg/l.

O caso foi registrado no km 253 da BR 304. O motorista foi enquadrado na infração de dirigir sob o efeito de álcool, de natureza gravíssima, no valor de R$ 2.934,70 e a escolta retirada de circulação.

A carga, um gerador de pá eólica, exige o acompanhamento dos veículos batedores justamente para trazer segurança aos demais usuários do trânsito, por conta de suas dimensões e/ou peso excessivos. 

Com informações de Jair Sampaio.

HOMEM É VÍTIMA DE ACIDENTE NA RN 118 NO MUNICÍPIO DE SÃO RAFAEL-RN

 

 

Um homem, identificado apenas por Washington, foi vítima de um acidente de trânsito, do tipo capotamento, na tarde desta terça-feira (21/02), na RN-118, no município de São Rafael-RN. 

Segundo informações, Washington, que seria residente na comunidade de Caraú da Pista, apresentava sinais de embriaguez. O veículo, do tipo Gol, ficou parcialmente destruído. 

Já Washington, teve escoriações pelo corpo e, foi socorrido por amigos.

Valentão agride mulher e leva dura em restaurante do RN

Um “valentão” viralizou nas redes sociais neste carnaval, ao ser filmado humilhando a mulher, na frente dos filhos, em um restaurante do Rio Grande do Norte. O vídeo foi postado pelo perfil “Sete Segundos”, do Instagram, e mostra que um casal reage a agressão e dá uma dura no valentão – que, neste momento, passa a falar mansinho.

De acordo com a postagem, apesar de ter sido filmado no RN, o valentão é, na verdade, um empresário de Recife, identificado como Rafael Galindo Leite, e a agressão verbal teria sido filmada num restaurante em Touros, no litoral potiguar. Segundo testemunhas, o empresário estava alcoolizado e a agressão foi motivada por ciúmes.

A família estava hospedada no hotel Vila Galé Touros, e a agressão iniciou no quarto. Segundo testemunhas, a vítima relatou que o empresário bateu na mão dela e a empurrou, o que não gerou lesão aparente.

Após isso, a mulher desceu com os filhos para o restaurante do estabelecimento onde Rafael continuou, muito nervoso, a agredi-la verbalmente. No vídeo gravado por outros hospedes, Rafael está muito alterado e gritando com a mulher e filhos quando algumas pessoas começam a chegar e defender a mulher.

 

96 FM Natal


Folião passa mal e morre durante carnaval em Caicó

 

Um homem morreu durante os festejos do carnaval em Caicó, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Norte. Miguel Medeiros de Araújo Júnior, de 33 anos, faleceu após passar mal enquanto curtia o show de Raí Saia Rodada, no bloco Frevo do Meio Dia, na tarde da segunda-feira (20).

Em vídeos que circulam nas redes sociais, mostram que o homem foi atendido por uma ambulância com socorristas que trabalhavam durante os festejos, em seguida, foi conduzido a Unidade Básica de Saúde do Centro da cidade, mas não resistiu e morreu na unidade hospitalar.

O corpo foi removido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN) para realização dos procedimentos cabíveis ao caso.

Mossoró é a cidade mais violenta do Brasil, Natal é a 6ª; veja ranking

 

Foto: reprodução/Pinterest

Mossoró e Natal estão entre as 50 cidades mais violentas do mundo em 2022. Mossoró é a mais violenta do Brasil e Natal ficou na 6ª posição. Considerando o ranking mundial, Mossoró é a 11ª e Natal a 28ª cidade mais violenta do mundo. Das 50 cidades mais violentas do mundo, 10 são brasileiras. O ranking leva em consideração o número de homicídios em relação ao número de habitantes.

O ranking divulgado no dia 20 de fevereiro é elaborado pelo Conselho Cidadão de Segurança Pública e Justiça Criminal, órgão do México formado por diversas organizações empresariais, acadêmicas, universitárias e sindicais com o objetivo de colaborar com as autoridades de segurança pública para reduzir índices de violência. O Conselho realiza estudos que avaliam o número de homicídios desde 2009. Confira o estudo completo aqui.

O Conselho também afirma que no ranking não constam cidades venezuelanas por falta de informações minimamente confiáveis.

Veja abaixo o ranking completo com as 50 cidades mais violentas do mundo:

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Carnaval 2023 tem previsão de chuvas no RN

O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registra a previsão do período de Carnaval com dias quentes com poucas chuvas, principalmente de domingo (19) para segunda (20) no estado. As chuvas decorrem da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) que atua sobre o estado neste mês, que marca o início do período chuvoso no interior do estado.

As temperaturas no período vão variar entre 22°C durante as madrugadas e 34°C, durante as tardes, na região do Litoral Potiguar e no interior a variação é entre 18°C e 36°C. Devido a período de alta umidade, ocasionada pelos bloqueios atmosféricos, a população está sentindo mais calor.

“A sensação térmica é afetada pela umidade, que no momento está em 75% na área do litoral, o que provoca um aumento da sensação térmica em até 2°C, a depender da pessoa. Com a previsão de chuva nos próximos dias, a sensação térmica deverá diminuir devido a consequente diminuição da umidade“, explicou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Reunião Climática

No dia 27 de fevereiro, está programada para ocorrer a Reunião de Análise Climática para o Semiárido Potiguar, para tratar da previsão para o período do inverno no interior, que ocorre pela climatologia de março à maio.

Estarão reunidos, por vídeo conferência, especialistas dos principais centros e institutos de meteorologia do país, além de representantes dos órgãos públicos ligados ao setor da região Nordeste.

Professores rejeitam proposta de Fátima e aprovam indicativo de greve

Os professores da Rede Estadual de ensino rejeitaram as propostas do Governo de Fátima Bezerra para atualizar o Piso Salarial 2023. A decisão foi tomada em Assembleia promovida pelo SINTE/RN na tarde desta quinta-feira (16).

De forma unânime, os trabalhadores consideraram as proposições ruins e incompatíveis com o que reivindicam. Consequentemente, aprovaram a realização de uma nova Assembleia no dia 27 de fevereiro tendo como pauta um indicativo de greve.

Radialista é encontrado morto em Caicó

O radialista Luzemberg Alves, de 49 anos, mais conhecido como Berg Lopes, foi encontrado morto dentro de casa, em Caicó, no interior do Rio Grande do Norte. Há uma suspeita de que a motivação do óbito foi um infarto.

Berg era bastante conhecido na região. Trabalhou em um programa de forró na Rádio Povo 87,9 FM, e atualmente fazia locução de ofertas em um supermercado e era montador de móveis. Luzemberg era filho do radialista Lúzio Alves, da 95 FM de Caicó.

O corpo foi removido para o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP) para definir qual a real causa da morte de Berg.

“União Brasil vai ser a favor do País”, diz Agripino sobre possível adesão a Lula

 

Apesar de o União Brasil (UB) ter indicado dois ministérios do governo Lula e ainda ter escolhido um nome para um terceiro, o presidente da sigla no Rio Grande do Norte, ex-senador José Agripino Maia, ainda vê “com reservas” o início do governo petista. O ex-senador não quis entrar em detalhes sobre quais seriam essas “reservas” em relação à gestão petista e defendeu a independência da sigla.

Em entrevista ao AGORA RN esta semana Agripino foi questionado sobre como se comportará a bancada do União Brasil RN na Câmara dos Deputados em relação aos projetos do governo do presidente Lula (PT). A legenda comandada por Agripino tem como representantes na Casa do Povo os deputados federais Benes Leocádio e Paulinho Freire.

“Eles vão votar as matérias de interesse nacional. Você tem que perguntar isso a eles, aos deputados Benes Leocádio e ao Paulinho Freire. O União Brasil vai ser a favor do País. As matérias de interesse do País terão o voto favorável, as que não forem do interesse do País merecerão o voto contrário”, declarou.

Embora esteja dentro do governo Lula, o União Brasil tem resistido em formalizar, a nível nacional, o apoio à gestão petista. Nesta terça-feira 14, o líder do partido, deputado federal Luciano Bivar (PE), afirmou que precisa de mais espaços para entregar a fidelidade pedida pelos petistas no Congresso.

“O PT é feito por pessoas inteligentes, que sabem que para fazer política é necessário ter espaços. Quanto mais espaços tivermos, melhores ferramentas podemos oferecer e mais apoios poderemos garantir”, disse Bivar.

Atualmente, o União Brasil detém os comandos dos ministérios do Turismo, com a ministra Daniela Carneiro, e o das Comunicações, com Juscelino Filho. O partido de Bivar ainda indicou o ministro Waldez Góes para o Ministério da Integração Nacional. Góes é filiado ao PDT, mas é aliado do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e foi nomeado por indicação do ex-presidente do Congresso Nacional

IFRN divulga resultados de processo seletivo para cursos técnicos; 160 vagas em Currais Novos

O IFRN divulgou nesta quinta-feira (16) o resultado final do processo seletivo para cursos técnicos de nível médio em 20 campi da instituição, entre eles Currais Novos. Os aprovados ingressam como alunos da instituição já neste primeiro semestre de 2023.

Para Currais Novos, foram 160 vagas ofertadas (40 para o curso de Informática, 40 para Manutenção e Suporte em Informática e 80 para Alimentos). As vagas são para cursos técnicos integrados ao nível médio com duração de quatro anos. Ao fim do ciclo, os estudantes receberão o diploma de técnico na especialidade escolhida.

“Estamos num momento muito importante e de muita alegria para a comunidade do IFRN. Queremos dar as boas-vindas aos nossos novos estudantes e desejar que eles tenham uma jornada de muito aprendizado na nossa instituição”, disse o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

Os resultados devem ser acessados no portal da Funcern (clique aqui).

Hospital Varela Santiago recebe cerca de 60 novos casos de câncer infantil por ano

Hospital Infantil Varela Santiago 

 Hospital Infantil Varela Santiago – Foto: Divulgação

Primeira causa de morte por doença em crianças e a segunda causa de óbito em geral, segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer infantojuvenil tem o diagnóstico precoce como o seu principal aliado. Apesar de avançar de forma mais rápida, quando é diagnosticado precocemente, as chances de cura passam de 80%. O Hospital Infantil Varela Santiago, pioneiro e referência no Rio Grande do Norte no atendimento oncológico de crianças e adolescentes, recebe cerca de 60 casos novos por ano. Em casos de sinais e sintomas suspeitos, responsáveis podem procurar diretamente a recepção da instituição para orientações como proceder com as investigações. Entre os diagnósticos mais frequentes, destacam-se as leucemias, os tumores no sistema nervoso central e os neuroblastomas.

Ainda de acordo com o Inca, são estimados mais de 7 mil casos de câncer infantojuvenil até 2025. Por isso, neste Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância, lembrado em 15 de fevereiro, a instituição reforça a importância de estar atento aos sintomas para que o diagnóstico seja feito precocemente, possibilitando um tratamento assertivo. “Um ponto crucial é a população ter conhecimento quais são os sinais e sintomas e quando esses podem ser um sinal de alarme para o câncer infantil para que a criança chegue mais cedo ao serviço de saúde. O próximo passo é o profissional de saúde estar treinado para reconhecer um sinal e um sintoma precoce pois não adianta um pai ou uma mãe procurar o serviço de saúde se não tem um treinamento do médico ou enfermeiro que vai avaliar essa criança em uma unidade básica de saúde, num consultório ou até mesmo no pronto socorro” explica Luciana de Aguiar Corrêa, Oncologista e Hematologista Infantil do Hospital Infantil Varela Santiago.

De acordo com dra Luciana, quanto mais cedo for descoberta a doença, maiores as chances de recuperação e a eficiência dos tratamentos. “O câncer infantil é mais agressivo que o de adulto, porém ele responde melhor a quimioterapia. Por isso que o diagnóstico precoce para criança faz toda a diferença. Porque se eu tenho menos doença a ser tratada, tenho maior sobrevida livre de evento e uma menor morbidade durante o tratamento”. Assim como os dados do Brasil, o câncer mais comum entre as crianças e adolescentes atendidos no Hospital Infantil Varela Santiago é a leucemia, que afeta os glóbulos brancos do sangue e compromete o sistema de defesa do organismo.

O Serviço de Hematologia e Oncologia do Hospital Infantil Varela Santiago é uma referência em tratamento de câncer pediátrico do Rio Grande do Norte e um dos principais do Brasil. Um dos seus diferenciais está na estrutura de suporte. Como a instituição dispõe de atendimento em 19 especialidades médicas mais serviços de apoio, a equipe de oncopediatras conta com apoio multidisciplinar. Entre eles, profissionais de terapeuta ocupacional, psicopedagogia, pedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, serviço social, setor de análises clinicas e odontologia. No país ainda existem poucos centros especializados no tratamento do câncer infantil. O Varela Santiago é um desses centros e oferece tratamento completo. O Hospital oferece uma estrutura completa de exames que auxiliam imensamente na decisão de qual tratamento oferecer para cada criança.

Documentos do Arquivo Nacional descrevem aparições de Ovnis no RN; veja

 Registros da Força Aérea apontam o aparecimento de objetos voadores não identificados no Rio Grande do Norte

 

 Representação de ovni observado por marinheiros em 1980 no Rio Grande do Norte – Foto: Reprodução/Sinam

As aparições de ovnis (objetos voadores não identificados) na semana passada nos Estados Unidos, Canadá e China renderam uma série de teorias sobre uma possível invasão de alienígenas na Terra. No entanto, para o desprazer dos amantes da ufologia, os objetos, segundo o governo norte-americano, não passam de balões meteorológicos.

Apesar de os ovnis da atualidade servirem apenas para observações climatológicas ou, como desconfia o governo americano, de supostas ações de espionagem, o aparecimento destes objetos voadores já causaram medo, apreensão e relatórios confidenciais das Forças Aéreas Brasileiras (FAB) no Rio Grande do Norte.

Relatos de potiguares assustados ao verem as luzes no céu estão descritos em registros disponibilizados através do Arquivo Nacional.

A FAB, através dos relatórios do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), elaborou uma série de arquivos de aparições de objetos não-identificados no período de 1952 a 2000. Ao longo deste período, os arquivos apontam para a ocorrência de 662 ocorrências ovnis em todo o país.

O único registro oficial da Comdabra citando o Rio Grande do Norte aconteceu em 1980. Mas os documentos disponíveis pelo Arquivo Nacional também trazem relatórios feitos pela FAB com documentos fornecidos por companhias da aviação comercial e de registros da imprensa potiguar.

No único caso registrado formalmente pelas Forças Aéreas, um relatório de 43 páginas descreve o aparecimento de um objeto “luz branca” aos tripulantes do rebocador Caioba Seahorse, em 27 de julho de 1980, a cerca de 12 milhas (19,3 km) da praia de Pititinga, no Litoral Norte potiguar.

“O comandante observou o objeto com binóculo. O objeto continuava a cinquenta (50) metros do Rebocador e foi visto por todas estas pessoas. O mar estava bom, calmo e era cerca de 05h30 horas da manhã. O comandante depois de observar com o binóculo disse que o objeto era um Disco Voador. 0 objeto que estava à nossa frente e afastou-se cerca de duas milhas, e imediatamente desaparecer, não soube informar se no objeto havia vida humana, bem corno se havia qualquer inscrição e a cor do objeto, pois só vi a luzes”, depôs, aos oficiais da FAB, um marinheiro da embarcação.

Em maio de 1979, um objeto não identificado, com suas luzes branco-azuladas, fez “voos rasantes e estranhamente silenciosos” em Monte Alegre, na região Agreste potiguar. Segundo o relatório, que traz reportagens de jornais da época, o surgimento dos ovnis apavorou a comunidade Xique-Xique, a 12 quilômetros de Monte Alegre. O objeto — que apresentava “forma de um caixão” e tinha quase “três metros de comprimento” — chegou a perseguir moradores. Os testemunhos apontam que a comunidade foi visitada por diversas vezes durante os meses de abril e maio de 1979.