Natal
O Hospital Universitário Onofre Lopes também é referência no ensino da Medicina. Cerca de 840 alunos da graduação passam pelas dependências do HUOL por semestre. Além disso, são 39 mestres, doutores e alunos de pós-graduação por semestre. No âmbito da residência médica, a instituição recebe 88 alunos em 17 especialidades.“Nós temos o melhor quadro de docente do Estado. Tanto que recentemente passamos a fazer parte da Rede Nacional de Pesquisa Clínica, junto com mais 19 instituições espalhadas pelo país. E partir do mês de dezembro a instituição receberá uma melhor adequação para estimular o desenvolvimento dessas pesquisas”, disse Lagreca.
A sala de cirurgia do hospital universitário, onde são realizadas cirurgias oftalmológicas, está entre as mais bem equipadas do RN
O HUOL é um grande laboratório, não só para os estudantes de Medicina, mas para os alunos de Fisioterapia, Nutrição e das diversas áreas médicas. Lá eles aprendem as noções práticas da profissão. “Já não existe mais aquela velha prática de treinar com os pacientes, hoje, os estudantes utilizam os mais modernos manequins”, disse o diretor do HUOL.
Ainda segundo Lagreca, ao longo desses 100 anos, o HUOL não perdeu sua característica inicial e continua até hoje com o mesmo propósito “assistencial e educativo”.Hoje, dia 12 de setembro, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) comemora 100 anos de serviços prestados à população do Estado e à Universidade Federal do RN. Altos e baixos marcas a história da instituição, que se tornou referência tanto na assistência médica como na formação superior.
“O HUOL vem se mantendo como uma peça fundamental para o Estado, a formação das pessoas e na assistência a saúde. Mesmo agora, numa situação que poderia ser bem mais difícil, onde as coisas estão mais complicadas, a população é maior, com mais problemas, mais gastos, , o Hospital está muito bem adequado do ponto de vista da tecnologia, do propósito de pactuação e da pesquisa”, disse o diretor do HUOL, o médico Ricardo Lagreca.
Atualmente o Hospital conta com 1.272 funcionários, entre efetivos, terceirizados e estagiários atuando nas mais diversas áreas da saúde. Em algumas delas, como é o caso da oftalmologia, o HUOL se tornou referência para o RN. São realizadas duas mil cirurgias oftalmológicas por ano. Outra especialidade é a cirurgia bariátrica (redução de estômago), já foram realizados mais de 100 procedimentos.
“Além de possuir ambulatórios de ponta para o tratamento da hemodiálise, controle da hepatite viral e pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), sendo o único no Estado que oferece esse serviço. Ao longo desses anos, o Hospital se tornou uma referência no Sistema Clínico de Saúde SUS”, disse Lagreca, que complementou: “Todas as especialidades médicas são disponibilizadas aqui no HUOL”.
São cerca de mil atendimentos ambulatoriais por mês, na alta e média complexidade, sendo 60% desses pacientes oriundos de Natal. Além disso, 6.500 cirurgias e 176 mil exames são realizados anualmente.
“Sabemos que há uma demanda reprimida de pacientes e que poderíamos atender muito mais. A nossa situação não está perfeita, é claro que precisa melhorar, mas estamos conseguindo cumprir com o nosso propósito”, disse Lagreca.
Por se tratar de uma instituição de ensino, parte dos recursos do Hospital Universitário são oriundos do Ministério da Educação. “O MEC tem a responsabilidade pelo pagamento dos funcionários e o restante é custeado pelo Sistema Único de Saúde”, explicou Dr. Lagreca. O HUOL gasta cerca de R$1 milhão por mês.
E segundo ele, o Hospital tem um grande potencial para o futuro. “O HUOL possui um potencial fantástico. Este Hospital possui os melhores equipamentos que você pode imaginar. O melhor tomógrafo do Brasil está aqui. A mesma coisa para a sala de aula”, falou Ricardo Lagreca.
HUOL é referência no ensino da medicina no RN
O Hospital Universitário Onofre Lopes também é referência no ensino da Medicina. Cerca de 840 alunos da graduação passam pelas dependências do HUOL por semestre. Além disso, são 39 mestres, doutores e alunos de pós-graduação por semestre. No âmbito da residência médica, a instituição recebe 88 alunos em 17 especialidades.
“Nós temos o melhor quadro de docente do Estado. Tanto que recentemente passamos a fazer parte da Rede Nacional de Pesquisa Clínica, junto com mais 19 instituições espalhadas pelo país. E partir do mês de dezembro a instituição receberá uma melhor adequação para estimular o desenvolvimento dessas pesquisas”, disse Lagreca.
O HUOL é um grande laboratório, não só para os estudantes de Medicina, mas para os alunos de Fisioterapia, Nutrição e das diversas áreas médicas. Lá eles aprendem as noções práticas da profissão. “Já não existe mais aquela velha prática de treinar com os pacientes, hoje, os estudantes utilizam os mais modernos manequins”, disse o diretor do HUOL.
Ainda segundo Lagreca, ao longo desses 100 anos, o HUOL não perdeu sua característica inicial e continua até hoje com o mesmo propósito “assistencial e educativo”.
fonte:tribunadonorte.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário