quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Semtas e Delegacia registram 635 ocorrências contra idosos

O SOS Idoso da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e a Delegacia de Costumes (DEC) computaram somente este ano, em Natal 635 ocorrências ou denúncias tendo como vítimas os idosos. O SOS Idoso, localizado em Dix Sept Rosado registrou 500 casos. Maus tratos, negligência, abandono, agressões psicológicas e físicas são algumas das ocorrências contabilizadas pelas assistentes sociais da instituição. Já na DEC que possui uma unidade que dá suporte aos crimes contra idosos foram registrados até ontem 135 boletins de ocorrências. No caso da Delegacia, 80% dos delitos são causados por desvio de proventos. Também foram computados casos de impedimento de acesso a transporte coletivo e falta de cuidados indispensáveis como, por exemplo, a alimentação. “Reter cartão magnético é um outro crime registrado na DP. É triste, mas é verdade. Quando se trata de idosos, na maioria dos casos existe a briga pelo dinheiro”, lamenta o chefe de investigação da Delegacia Eduardo Bezerra Peixoto.

O policial explica que a violência contra o idoso acontece dentro de casa. “É a própria família que agride física e moralmente, que retira o dinheiro da aposentadoria. Há casos de crimes que acabam não sendo registrados, pois, a vítima não quer ver um membro da família preso”, revela Eduardo que lembra: “Um professor da UFRN apanha do filho, mas ele não registra ocorrência para não ver o rapaz atrás das grades. Ocorrências deste tipo são frequentes”.

A primeira Delegacia Especializada em Atendimento ao Idoso foi criada na segunda-feira passada pela governadora do Estado Wilma de Faria(PSB), através de decreto. Os crimes previstos no Estatuto do Idoso serão investigados pelos policiais da DP, com exceção de delitos como: lesão corporal, homicídios e estupros que continuarão sendo registrados pelas unidades policiais de cada bairro.

Denuncias anônimas de agressões contra idosos podem ser feitas através do 0800.084.10.21. O sigilo é garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário