sexta-feira, 23 de abril de 2010

José Serra critica atraso das obras federais no RN



Anna Ruth Dantas e Guia Dantas - repórteres


O pré-candidato a presidente da República, José Serra, durante programação em Natal ontem, trouxe um discurso de crítica às obras públicas inacabadas ou executadas em ritmo lento no Rio Grande do Norte. Ele aproveitou também para assegurar que, caso seja eleito, concretizará os projetos estruturantes do RN, que não foram executados ou estão em andamento, mas sem previsão de serem concluídas num prazo curto. O tucano chegou a dizer que os projetos da fábrica de barrilha e da barragem de Oitica “são moleza”. Ele abordou também a construção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, que, destacou, “só tem a pista, mas não tem o terminal”. José Serra faz palestra para empresários e políticos, em Natal, durante evento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas
Procurando focar nas obras de interesse local, Serra criticou o porte da Refinaria Clara Camarão, que foi instalada em Guamaré. “Essa refinaria está aquém da produção de petróleo no Rio Grande do Norte”, frisou, durante palestra organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas. Destacando o potencial turístico do Estado potiguar ele afirmou: “Do ponto de vista do turismo esse é o Estado mais privilegiado do Brasil por centímetro quadrado”.

José Serra chamou atenção para a necessidade de incentivar a fruticultura  potiguar. Segundo o pré-candidato à presidência, é preciso desenvolver  a atividade no modelo adotado pelo Chile. “Precisamos escolher os ‘novos Chiles’ (atividades para serem incentivadas pelo Governo). Aqui nem a Transnordestina vai chegar”, lembrou o tucano.

O pré-candidato do PSDB demonstrou uma clara preocupação de fugir do rótulo do político que se preocupa apenas com São Paulo. “Sou um político nacional. Quando constituinte trabalhava para o país todo”, ressaltou. Serra lembrou, assim, a atuação durante a discussão da Constituição Federal, quando foi o responsável pela inclusão de emenda que criou um fundo para destinar recursos a investimentos na região. Ele garantiu que pensa na totalidade do país e não na defesa projetos que provoquem conflitos entre regiões.

Tucano destaca apoios de políticos no RN

Embora seja do PSDB, onde tem no Rio Grande do Norte, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), como o principal representante, José Serra demonstrou ter uma afinidade mais próxima com o senador José Agripino Maia (DEM). Voou com o potiguar de São Paulo à Natal e estiveram juntos durante todo a estadia do tucano na capital. Durante o discurso, lembrou do senador democrata, da candidata ao governo do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM), do senador Garibaldi Alves (PMDB), do ex-senador Geraldo Melo (PPS) e até do governador Iberê Ferreira (PSB), a quem ironizou por ter passado do antigo PFL para o PSB. “Lembro muito de Iberê. Ele era do PFL, mas agora parece que é socialista”, ironizou o tucano.

José Serra afirmou estar “bem na fita” no RN. “Aqui eu estou bem apoiado. Teremos a candidata Rosalba Ciarlini, temos o deputado Rogério Marinho e ainda o apoio do senador Garibaldi Filho”, disse.

Estiveram no Olimpo Recepções, além de tucanos e democratas, o presidente da Assembleia Legislativa – Robinson Faria disse que ainda não definiu quem vai apoiar no pleito federal – o vice-prefeito de Natal, Paulinho Freire (PP); o deputado estadual Wober Júnior (PPS); e o ex-senador e ex-presidente estadual do PSDB, Geraldo Melo (PPS). Ontem de manhã, Geraldo desabafou em seu twitter, dizendo que sequer tinha sido convidado a participar da palestra do aliado de tantos anos. Ao chegar no local foi indagado por jornalistas e disse: “esfriei a cabeça e achei melhor vir. Temos que deixar essas questões de lado e fazer tudo para fortalecer a candidatura de Serra”. O governador Iberê Ferreira foi convidado, mas, em tratamento de quimioterapia, em São Paulo, enviou representante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário