quarta-feira, 7 de julho de 2010

Governo cria "Unidade de Saúde do Homem" e realiza mutirão para cirurgias de próstata

O Governo do Estado dá início, neste mês de julho, a um mutirão para a realização de cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte. Inicialmente, os procedimentos principais serão as cirurgias de próstata, enfatizando o cuidado com a saúde masculina sugerido pelo Ministério da Saúde. A meta é atender 400 homens que dependem do uso da sonda para urinar.

Numa etapa posterior, serão realizadas cirurgias de catarata, cuja meta é atender mais de 5400 pacientes; de varizes, com previsão de atendimento a outros 1200, e de amígdalas, que deve atender a 300 pessoas.

Para agilizar os procedimentos médicos, o Governo está criando a Unidade de Saúde do Homem no hospital Santa Catarina, com foco na Urologia e demanda aberta, que contará com oito urologistas e um anestesista. A unidade fará tanto o atendimento preventivo quanto curativo, incluindo as cirurgias. Anteriormente, apenas o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da UFRN, realizava cirurgias desse tipo, segundo informa o secretário adjunto estadual de Saúde, José Fernandes.

Para realizar as cirurgias de próstata, o Governo do Estado fará investimentos da ordem de R$ 557 mil, recursos exclusivos do Tesouro Estadual. “O que pretendemos é trazer alívio, primeiramente, a estes pacientes que dependem da sonda”, explica o adjunto. Para as demais especialidades, acrescenta ele, “só estamos aguardando cooperação financeira com o Ministério da Saúde para iniciarmos a campanha, mas há uma previsão ainda para este ano de 2010”.

"Muitas vezes esses homens que estão na fila de espera para fazer as cirurgias estão praticamente inválidos necessitando de uma cirurgia que é tão simples. O Governo está atento para a necessidade de desenvolver programas para a Saúde do Homem", ressalta o governador Iberê Ferreira de Souza.

O mutirão envolve os hospitais Santa Catarina, na zona norte de Natal, o Universitário Onofre Lopes (HUOL), em uma parceria com a UFRN, os regionais de Currais Novos, Caicó, Assú e o de São José de Mipibu.

A ação tem por objetivo atender a demanda reprimida existente nestas especialidades médicas e chamar a atenção para uma área que agora começa a receber cuidados especiais – a saúde do homem. A recomendação é que a realização de exames preventivos comece a partir dos 40 anos de idade.
Da Agência RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário