sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Ministro do Desenvolvimento Agrário apresentará Plano Safra da Agricultura Familiar no RN nesta sexta-feira
Os recursos, previstos no Plano Safra 2010/ 2011, são destinados para operações de crédito e custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Além do Plano Safra, o ministro irá anunciar o desconto no valor das prestações dos financiamentos dentro do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) para as culturas de sisal e castanha de caju no RN. O Plano Safra da Agricultura Familiar 2010/2011 disponibilizou R$ 16 bilhões para todo o País.
Outra novidade para os agricultores familiares é o Seguro da Agricultura Familiar (SEAF), que, a partir desta safra, passa a cobrir também as operações de investimento (antes era restrito a operações de custeio). A adesão é opcional.
"Ações como essas fortalecem as atividades desenvolvidas pelo produtor familiar, de forma a integrá-lo à cadeia de agronegócios, proporcionando-lhe aumento de renda e agregando valor ao seu produto e à sua propriedade. De nossa parte, estamos abertos à qualquer ação que venha facilitar a vida dos nossos agricultores", ressalta o governador Iberê Ferreira de Souza.
De acordo com o Censo Agropecuário/ 2006, do IBGE, o Rio Grande do Norte possui 71.210 estabelecimentos familiares, o que corresponde a 86% das propriedades agrícolas no Estado. A atividade ocupa 33% da área dos estabelecimentos e responde por 77% das pessoas ocupadas no meio rural. A agricultura familiar potiguar é responsável por 90% da produção de arroz no Estado, 86% da de feijão, 61% da de mandioca e 83% da produção de milho.
Feira da Agricultura Familiar
Durante sua visita ao Rio Grande do Norte, o ministro Guilherme Cassel também participará da abertura da 3ª Feira e Congresso Sindical da Agricultura Familiar Potiguar, no município de São Paulo do Potengi, onde será realizada a Feira Agroecológica da Agricultura Familiar. Após a cerimônia, marcada para as 16h, o ministro fará uma visita aos expositores.
Da Agência RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário