quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fátima fala de seus projetos na rádio Rural de Caicó

Pouco antes de tomar posse, a deputada Fátima Bezerra (PT/RN) deu entrevista ontem (1º/2) de manhã ao programa Grande Jornal da Rural de Caicó, apresentado pelo padre Ivanoffi e pelo jornalista Geraldo Oliveira. A deputada falou sobre seus planos para este terceiro mandato, em especial sobre a relatoria do PNE (Plano Nacional de Educação) e a busca de mais recursos para a educação no Rio Grande do Norte. “Assumo esta nova empreitada com mais vontade de trabalhar em defesa do povo potiguar e brasileiro”, afirmou.

Questionada pelos entrevistadores, Fátima Bezerra detalhou como pretende atuar em prol da educação, saúde e segurança.  Em relação ao PNE, enviado no final do ano passado pelo então presidente Lula e transformado no projeto de lei 8350/2010, a deputada detalhou o quanto ele será importante para a educação brasileira.

“O PNE vai dar instrumentos para que possamos ir além do que já obtivemos nos últimos oito anos, como o acesso obrigatório à educação a partir dos quatro anos de idade até a conclusão do ensino médio; melhorias para a formação, o salário e a profissionalização dos profissionais de educação; e o aumento do percentual do PIB (Produto Interno Bruto)”, enfatizou. Atualmente, 5,1% do PIB é gasto com educação. A luta de Fátima Bezerra e dos defensores da educação é de que este percentual suba para 7%.

Para Fátima Bezerra, o PNE também permitirá um avanço na implementação do piso salarial dos professores. “Infelizmente, muitas prefeituras, inclusive no nosso estado, não estão cumprindo o piso”, argumentou.  Em relação à saúde, a deputada afirmou que vai trabalhar pela regulamentação da Emenda 29. “O sistema público de saúde brasileiro sofreu um grande golpe com a queda da CPMF. Vamos trabalhar para que seja criada uma fonte de financiamento para a saúde”, defendeu.

Fátima Bezerra também se comprometeu a trabalhar para que seja encontrado o consenso em relação à PEC 300, que trata da remuneração dos policiais. “Não dá para falar em melhorarias na segurança, sem que haja um investimento em salário, formação e carreira desses profissionais”, argumentou. Também estão na agenda da deputada trabalhar pelas reformas política e tributária e pela demarcação de um marco regulatório para as comunicações.


Recursos para o RN
A deputada também antecipou que na próxima semana vai se reunir com técnicos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para buscar mais ônibus escolares para o Rio Grande do Norte, dentro do programa “Caminho da escola”. Também vai continuar lutando pela implantação de novas escolas técnicas no estado.

Em relação ao governo do estado, Fátima Bezerra afirmou que o PT fará oposição programática. “O DEM e o PT têm formas muito diferentes de atuar, mas faremos uma oposição respeitosa, atuando como uma voz das demandas da sociedade e sem tomar nenhuma atitude que possa prejudicar o povo potiguar”, esclareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário