terça-feira, 1 de março de 2011

Transporte de aerogeradores de usina deve durar três dias

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern)   deu início ao transporte dos equipamentos para a construção do parque eólico no município de Parazinho, próximo a Touros. Na manhã de ontem, o Navio Belunga Finesse atracou no Porto de Natal trazendo seis aerogeradores. O descarregamento e o transporte das peças teve início na noite de ontem e deve seguir até a quarta-feira.

júnior santosPrimeiros aerogeradores da nova usina eólica de Parazinho já estão em Natal e serão transportados até amanhã para o municípioPrimeiros aerogeradores da nova usina eólica de Parazinho já estão em Natal e serão transportados até amanhã para o município
“O transporte dessas peças vai ser feito sempre a noite, que é para não atrapalhar o trânsito. Diferente do que muitos disseram, nosso porto e nossas vias têm condições de receber e transportar grandes carregamentos como esse, onde cada pá eólica –hélices que movimentam os motores das torres eólicas - medem aproximadamente 42m cada”, disse o presidente da Codern, Emerson Fernandes.

Esse é o primeiro de uma série de carregamentos trazendo equipamentos para construção de parques em território potiguar. A operação deverá levar até três dias para ser concluída. Serão descarregados 84 volumes em equipamentos, entre eles, 18 hélices eólicas e seis torres. Ao todo, está prevista a chegada, pelo Porto da capital, de 109 aerogeradores e mais nove navios com equipamentos provenientes da Alemanha.

“A transferência dessas operações para o Porto de Natal também vai aumentar a geração de empregos para o RN porque mobiliza uma série de profissionais, ou seja, mais mão de obra vai ser contratada para suprir a necessidade”, disse Emerson Fernandes

A Codern ainda não tem a programação para a chegada dos demais aerogeradores . O transporte e a construção do Parque Eólico de Parazinho – um dos maiores em construção no RN – é de responsabilidade da empresa alemã Wobben Windpower. 

De acordo com o Emerson Fernandes, Natal foi escolhida para fazer a operação por motivos logísticos, a proximidade da carga com o destino final  e também pela tranquilidade das águas abrigadas, o que facilita o desembarque de equipamentos de projetos. Até então, as empresas optavam pelo porto de Suape, em Pernambuco.

Ainda segundo o presidente da Codern,  a logística de transporte conta com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

aerogeradores - Itinerário do transporte

Porto de Natal – Avenida Duque de Caxias – Junqueira Aires (indo pela Meltropolitava) – passa ao lado da Cosern – Avenida Mário Barreto – Mário Negócio – Felizardo Moura – BR 101

Empresa possui 16 usinas eólicas em operação no país

A Wobben Windpower possui fábricas e Pecém (CE) e em Sorocaba (SP) e parques eólicos em vários estados brasileiros e na América Latina.

São da empresa os parques eólicos de Rio de Fogo (RN) e Macau (RN). A empresa possui ainda 16 usinas eólicas em operação no Brasil, sendo nove delas dentro do Programa de incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA), duas  operando na Argentina, uma na Costa Rica e uma  na Ilhas Holandesas.

As usinas da Wobben no Brasil geram um total de 1.000.000 MWh/ano, equivalente ao consumo médio de 4.000.000 de pessoas, contribuindo para a redução de aproximadamente 600.00 toneladas de emissão de CO2 por ano.
Da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário