quarta-feira, 22 de junho de 2011

Daiane dos Santos reafirma que só compete até 2012

ESPORTE
Em Natal treinando para participar do 1º Meeting de Ginástica Artística, nos dias 25 e 26, no ginásio do Campus Universitário, a atleta Daiane dos Santos confirmou: a Olimpíada de 2012 será sua última competição pela seleção brasileira. Ela explicou que não terá como aguentar a rotina pesada de treinos e se manter competindo em alto nível até os Jogos Olímpicos do Brasil. Porém, neste período de pouco mais de um ano que resta até a aposentadoria, a ginasta garante a empolgação para representar o país no Campeonato Mundial e também nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México.
Adriano AbreuDiego Hypólito, a potiguar Ana Cláudia Silva e Daiane dos Santos descansam após o treinamentoDiego Hypólito, a potiguar Ana Cláudia Silva e Daiane dos Santos descansam após o treinamento

A competição realizada em Natal servirá como preparatório justamente para essas duas próximas competições, antes do fechamento com chave de ouro em Londres. Para tanto, não só a ginasta, mas a equipe do Brasil terá de lutar pela classificação no Campeonato Mundial do Japão, em outubro, que servirá como qualificatório para Londres.

 "Na Olimpíada de Londres eu me aposento, acho que quando você atinge o patamar de uma seleção brasileira é difícil se manter no topo por muito tempo. 2016 para mim é muito longe, tem de ter um autocontrole físico e psicológico muito grande para chegar até lá. Realmente não sei se pode acontecer isso comigo, mas acredito que não", afirmou.

A ideia está fixa na mente da maior ginasta brasileira, ela não esconde que a rotina de trabalhos duro, o grande período de dedicação aos treinos e as disputas constantes tendo sempre de render o máximo, é que estão fazendo ela abdicar da carreira carreira vitoriosa aos 29 anos, idade que terá após a participação na Olimpíada do próximo ano.  "Não é só o corpo. Trabalhar como nós fazemos na seleção não exige apenas que o corpo esteja bem, a cabeça também deve estar muito boa. O treino é exaustivo e manter isso mais quatro anos não faz parte dos meus projetos imediatos", destacou.

Apesar de falar em aposentadoria, a atleta não se vê distante da seleção brasileira, ela disse que só irá interromper os treinamentos, mas pretende ficar integrada ao grupo ajudando de alguma forma. "Quem treinou nunca fica muito longe está sempre por perto da ginástica. Nem quando passei esse temporada fora do grupo deixei de comparecer aos treinos. Essa vida é assim", disse.

Mas deixando os planos futuros de lado, Daiane dos Santos comemora o fato de poder voltar a competir pela seleção brasileira após passar dois aos afastada tratando de uma contusão. Ela não esconde a ansiedade que enfrenta neste momento. "Ansiedade faz parte, é normal. Toda vez que a gente tem de representar o Brasil acontece, mas essa ansiedade deve ser controlada para não atrapalhar o desempenho na competição", ressalta.

A ginasta brasileira acredita que o Meeting servirá para a comissão técnica avaliar bem as condições da equipe nacional, que terá pela frente adversárias bastante competitivas. A intenção é fazer com que o grupo chegue a disputa do Pan e do Mundial muito bem preparada, com a finalidade de conquistar medalhas e garantir a vaga para Londres em 2012.
TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário