sexta-feira, 24 de junho de 2011

Fiéis mantêm tradição da procissão de Corpus Christi

 A garoa que caiu antes da missa e durante a procissão não impediu que mais de dois mil fiéis mantivessem, no fim da tarde e começo da noite de ontem, a tradição da Igreja Católica da adoração ao Corpus Christi, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, no centro de Natal.
Aldair DantasMais de dois mil fiéis acompanharam a missa e o cortejo em adoração ao Corpus Christi em NatalMais de dois mil fiéis acompanharam a missa e o cortejo em adoração ao Corpus Christi em Natal

O arcebispo metropolitano, dom Matias Patrício de Macedo, presidiu a celebração em homenagem ao Corpo e Sangue de Cristo, que por coincidência, este ano caiu na véspera do Dia de São João, um dos santos mais adorados do Catolicismo e padroeiro de 10 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. "O Dia de Corpus Christi tem um relação muito inteira com a 5ª feira da Semana Santa", dizia dom Matias Patrício, chamando a atenção dos fiéis sobre o mistério da Eucaristia, que enaltece a presença de Cristo no pão e no vinho consagrados: "Quem faz a comunhão se entrega ao Senhor, compromete-se com Ele".

A celebração da missa de Corpus Crhisti ainda teve a participação do pároco da Catedral, padre Aerton Sales da Cunha, e mais os vigários paroquiais, padres José Daniel Nunes e Helenildo Marques de Morais.

Mesmo tendo feito sol na maior parte da tarde, o funcionário público Valdeci de Souza, 35 anos, preveniu-se e acompanhou a procissão com um guarda-chuva, como a maioria dos fiéis, durante o  percurso que foi da avenida Deodoro, entrou pela rua Trairi, dobrou  à direita na avenida Prudente de Morais e voltou à Deodoro pela rua Apodi. "Eu venho todo ano, não perco uma procissão", dizia ele, por causa "da fé que tenho muito em Cristo".

A procissão saiu da Catedral por volta das 17h33 e terminou em torno das 18 horas, mas a demonstração de religiosidade católica dos natalenses continuou no interior do templo, com a adoração ao Corpo de Cristo. 

Segundo a Cúria Metropolitana, a adoração ao Corpo de Cristo ocorrer em várias paróquias da Arquidiocese de Natal. Na Catedral, a adoração ao Santíssimo Sacramento começou  às 7 horas e prosseguirá até às 16 horas. Nesse período de tempo, vários grupos de fiéis, representando as pastorais, serviços e movimentos da paróquia, se revezarão na Adoração. Em muitas paróquias, tanto da capital quanto do interior, colocarão em prática uma tradição: confeccionar tapetes pelas ruas onde a procissão passará, usando materiais os mais diversos. Os tapetes apresentam símbolos litúrgicos, principalmente ligados à Eucaristia.

TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário