quarta-feira, 13 de julho de 2011
Potiguares podem perder linhas do transporte opcional
O transporte opcional intermunicipal no Rio Grande do Norte passa por uma “fase difícil” e pode ser paralisado nos próximos meses, caso a decisão judicial impeça o transporte dos veículos permissionários com acessibilidade. O problema começou com a linha Parnamirim – Ponta Negra que transporta milhares de passageiros por dia, mas pode ser generalizado para o Estado.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Permissionários do Transporte Opcional de Médio Porte do RN (Sintra/RN), Moisaniel Almeida, o problema começou no início de julho quando a Justiça aceitou o pedido de bloqueio de dois carros que faziam o transporte na zona sul da cidade, mas pode ser estendido ao Estado. “Só estamos trabalhando para atender melhor a população, com a inclusão de acessibilidade nos veículos e atender a demanda que cresce a cada dia”, argumenta.
Um dos permissionários prejudicados é Celso Alves, que alega investimento de mais de R$ 200 mil no novo carro – que agora está na garagem aguardando decisão judicial. “Não ferimos a carta magna que diz que podemos transportar carros com até 25 lugares. Só compramos o novo carro para adaptar as regras de acessibilidade”, argumenta Celso.
Enquanto aguardam a decisão, os permissionários voltarão com os carros antigos – sem acessibilidade – para que o transporte de passageiros não pare.
Hoje os 151 carros permissionários transportam passageiros com gratuidade para pacientes com HIV, idosos e recebem meia passagem, como determinado pela legislação.
Clandestinos
Sobre o transporte de passageiros através dos 8 mil “clandestinos”, os permissionários filiados ao Sindicato dizem que a concorrência desleal é predatória, mas que o problema deles ainda é com as grandes empresas.
Para diminuir os prejuízos, o Sintra organiza um projeto para levar ao Governo do Estado na tentativa de criar licenças para novos opcionais fazerem o transporte da população de Natal.
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