segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"RAMBO" ,JUNTAMENTE COM A SUA QUADRILHA, ESTARIA PLANEJANDO ASSALTO DE GRANDES PROPORÇÕES NA CIDADE DE JUCURUTU E SÃO RAFAEL





Guêguê,segundo informações teria sido resgatado na noite do sabado
Juscelino Viana, morto em confronto com a polícia



Depois de presa a quadrilha do perigoso assaltante "Rambo", começaram a surgir as informações por parte do setor investigativo da polícia militar (P2), segundo relatos de uma equipe da P2, o mesmo estaria de posse de 4 fuzis, sendo que estas armas estariam com o restante do bando na cidade de Pau dos Ferros/RN.

O grupo planejava um assalto de grandes proporções, envolvendo casas loterias, correios e cargas. O assalto ocorrido em jucurutu ao posto de gasolina, serviria apenas para se ter ideia de rotas de fuga e como seria a segurança das cidades.

Felizmente policiais de Assu, Jucurutu, São Rafael e de outras cidades do seridó,não mediram esforços e conseguiram desbaratar , em parte, esta perigosa quadrilha; sendo seis assaltante presos e um morto, O Guêguê, o único da ação criminosa que conseguiu escapar, teria sido resgatado na noite de sábado por homens fortemente armados a bordo de um Renault Clio.


Bebedeira termina num esfaqueado e outro foragido em cidade da Serra de Santana

Uma bebedeira na tarde do Domingo (30), no centro da cidade de Tenente Laurentino Cruz na serra de santana, terminou num esfaqueado e um outro foragido da policia. O jogador de futebol, José Pereira da Silva, 35 anos, mas conhecido por Dudé, morador da Av: Marcelo Cruz, está sendo acusado de ter desferido golpes de faca-peixeira contra a pessoa de de Jaime Vitoriano da Costa, 29 anos, conhecido como Nego de Nazo , residente á rua  Damião Valéro s/n, centro Ten Laurentino Cruz.

Nego de Nazo, a vitima  sofreu cortes na região toráxica e após ser socorrida aqui para o hospital regional de nossa cidade foi transferido para o hospital Walfredo Gurgel de Natal, que seu estado inspirava cuidados. Já o acusado da tentativa de homicidio,Dudé ainda não foi localizado.

Fonte: Edson de Freire

Lula inicia tratamento contra o câncer

Nelson Antoine / Agência Estado
Lula chega ao Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde iniciará sessões de quimioterapia para combater um câncer na laringe.

Ele chegou acompanhado da mulher, Marisa Leticia. Na quinta-feira (27), durante sua festa de aniversário, Lula reclamou de rouquidão excessiva nas últimas duas semanas e foi aconselhado por Roberto Kalil, seu médico particular, a fazer uma consulta.

Os primeiros exames foram feitos na sexta-feira (28) e, no sábado (29), ao retornar para complementar o procedimento, ele recebeu o diagnóstico.

Acompanhado de Marisa Leticia, o ex-presidente passou o sábado no hospital, para se recuperar da biópsia à que foi submetido.

Durante todo o dia, ele recebeu centenas de mensagens de solidariedade, entre elas a da presidenta Dilma Rousseff, de seu partido, o PT, e também de legendas de oposição, como o PSDB e o PPS.

Detrans devem utilizar aparelho que mede álcool no ar próximo ao motorista

TRÂNSITO »

Três anos após a sanção da lei seca pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo federal quer endurecer a punição penal para quem bebe e dirige. A proposta, defendida pelo Ministério da Justiça, retoma o texto anterior do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e não condiciona a ação penal ao exame de sangue ou ao resultado do bafômetro. Possibilita ainda o aumento da pena nos crimes de trânsito e para quem estiver dirigindo sob o efeito de álcool próximo a escolas e hospitais, por exemplo. As modificações na legislação estão sendo feitas no Projeto de Lei nº 6101/2009, em análise pela Comissão de Viação e Transporte, da Câmara dos Deputados. O texto final deve ser fechado em duas semanas, segundo o relator, deputado federal Geraldo Simões (PT-BA).

O substitutivo do governo é uma alternativa ao impasse criado pela lei seca, aprovada em 2008 no Congresso, que aumentou a responsabilização administrativa, mas enfraqueceu as punições penais. Isso porque, pela Constituição, ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo, podendo inclusive se recusar a fazer o teste do bafômetro ou o exame de sangue. Em reportagem publicada ontem, o Correio revelou dados inéditos mostrando que quase 80% dos motoristas flagrados em blitzes de trânsito no Distrito Federal com sinais de embriaguez se recusaram a assoprar o bafômetro (leia matéria nesta página).

A proposta em tramitação altera o artigo 306 do Código de Trânsito e não exige como prova a concentração de álcool por litro de sangue. O agente de trânsito poderá usar outros indícios para comprovar a embriaguez do motorista que coloca em risco a vida de outras pessoas ou mesmo do patrimônio. Isso deve aumentar a utilização do etilômetro passivo, instrumento que mede o álcool no ar e que já foi adotado pela Polícia Militar de São Paulo nas blitzes da lei seca.

O equipamento, que está em fase de testes, tem o formato de um bastão, no qual uma lâmpada (led) indica pela cor o estado de alcoolemia da pessoa e é visto com bons olhos pelas autoridades por dificultar que o motorista escape da punição. Mas também poderão ser usados como provas vídeos e fotos dos motoristas embriagados, garrafas e latas de bebidas alcoólicas recolhidas dentro do veículo e o exame clínico feito por um médico. A nova lei não deve especificar o que pode ser considerado prova e caberá ao juiz analisar o material apresentado. A proposta é viabilizar o enquadramento penal daqueles que provocam acidentes com vítimas e não apenas a punição administrativa, como vem acontecendo.

“Essa proposta é um avanço, porque acaba com a sensação de impunidade nos acidentes de trânsito. Da forma que está hoje, não tem punição penal, que é a prisão, para essas pessoas”, afirma o deputado federal Geraldo Simões (PT-BA). “Como a pessoa não pode produzir provas contra si mesmo e por isso se recusa a fazer o teste (do bafômetro), nós queremos exigir o mínimo de rigor na lei.” De acordo com o relator, a ideia é reunir todas as propostas que apresentam mudanças no Código de Trânsito e apensar em um único projeto. Simões apresentou relatório com as alterações na última quarta-feira e a matéria voltará a ser discutida na próxima reunião da comissão, em 9 de novembro.

Mais rigor
O governo federal, por intermédio do Ministério da Justiça, defende as mudanças. “Estamos dialogando com o relator para corrigir imperfeições que impedem a punição efetiva daqueles que dirigem embriagados e colocam em risco a vida de terceiros e do patrimônio. Queremos alcançar uma proposta que garanta uma punição efetiva”, afirma o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira.

O governo trabalha ainda para alterar outros artigos da legislação. Entre eles, o que permitirá ao juiz agravar a pena em crimes de trânsito de quem estava dirigindo sob o efeito de álcool e outras drogas e colocou em risco a vida de alguém. Também está previsto o aumento de um terço da pena se o motorista estiver dirigindo embriagado próximo à escola, hospitais ou outros locais de grande movimentação ou transportando menores de 14 anos ou maiores de 60 anos. E ainda se estiver no exercício da profissão transportando passageiros ou carga.

Bafômetro ignorado
O Correio divulgou ontem dados inéditos do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal (BPTran): oito em cada 10 pessoas paradas em blitzes e que apresentem algum sinal de embriaguez não assopram o bafômetro e se recusam a fazer exames para atestar o grau de alcoolemia. Entre aquelas que não demonstram resistência, quase metade apresenta nível de álcool considerado crime pela legislação (acima de 0,3 miligramas de álcool por litro de ar expelido).

Quem ignora a proibição de dirigir alcoolizado, mostram os números, faz de tudo para escapar da punição. Dos 5.109 condutores abordados pelo BPTran este ano, 3.976 (77,8%) não quiseram se submeter ao teste do bafômetro. Porém, boa parte não conseguiu escapar da punição, uma vez que os policiais militares emitiram auto de constatação por notórios de sinais de embriaguez.

No ano passado, o BPTran flagrou 10.002 motoristas dirigindo embriagados, aumento de 46% em relação a 2009, quando houve 6.838 registros, no auge do rigor da lei seca. Este ano, até o último dia 24, os órgãos fiscalizadores realizaram 8.082 flagrantes. Entre janeiro e setembro, 3.355 condutores tiveram a habilitação suspensa por desobedecer à legislação.

STJ
No entanto, decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de outubro do ano passado beneficiou os infratores. Os ministros extinguiram o processo criminal contra um motorista paulista que, alcoolizado e na contramão, se negou a fazer o teste do bafômetro. Decidiu-se que, sem o teste, ele não poderia ser processado criminalmente. No mês passado, outra sentença desclassificou denúncia contra condutor que atropelou e matou. Ele estava alcoolizado e dirigia em alta velocidade. (Diego Amorim)

MEMÓRIA - Lei criada há três anos
Em junho de 2008, é sancionada lei aprovada pelo Congresso que passa a considerar crime a condução de veículos por motoristas que tenham teor de álcool no organismo acima de 3mg/l. Um ano depois, balanço divulgado pelo Ministério da Saúde apontava que o total de mortes no trânsito havia caído 6,2% nos 12 meses seguintes à aprovação da lei. Em vários estados, a polícia passou a organizar blitzes da lei seca, especialmente de madrugada.

Pela lei, quem for flagrado com uma dosagem superior a 0,3 miligramas de álcool por litro de sangue (equivalente à ingestão de uma lata de cerveja ou um cálice de vinho) paga multa de R$ 957, recebe sete pontos na carteira de motorista e tem suspenso o direito de dirigir por um ano. Aqueles cuja dosagem de álcool no sangue superar 0,6mg/l (duas latas de cerveja) podem ser presos em flagrante. As penas poderão variar de seis meses a três anos de cadeia, sendo afiançáveis por valores entre R$ 300 e R$ 1.200. Os infratores também perdem o direito de dirigir por um ano. (AL)

Do Correio Braziliense

Para Rosalba, criticar ajuda do marido no governo é ‘preconceito’

No Congresso de Mulheres que participou neste sábado, a governadora Rosalba Ciarlini tocou no assunto que incomoda o governo e foi discutido em rodas políticas e não políticas durante a semana.
Ao falar das mulheres, falou em preconceito…
E enfrentando o problema de frente (?), disse que ‘falam por aí que quem manda no governo é o marido’…
Justificando que há 40 anos é casada com o ex-deputado Carlos Augusto, homem de vida pública também há 40 anos, e que considera normal que ele lhe ajude.
E tocou no ponto do preconceito:
“Se fosse um homem que contasse com a ajuda da mulher, aí iriam dizer que ele tinha uma grande mulher”…justificou Rosalba.

Do Blog Thaisa Galvão

Justiça decidirá validade do ENEM nesta segunda

Termina nesta segunda-feira o prazo para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) se pronunciar sobre a anulação parcial ou total do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O prazo foi determinado pela Justiça Federal no Ceará, que vai decidir em seguida sobre a validade do exame. O Ministério Público Federal entrou com ação civil pública para que o Enem seja anulado em todo o país e não apenas para os estudantes de um colégio de Fortaleza que fizeram 14 questões da prova em um simulado.

Secretário e pré-candidato a vereador em Lagoa Nova


Lagoa Nova
No cenário político do município de Lagoa Nova estão surgindo vários nomes que almejam uma vaga na Câmara de Vereadores do município serrano. O mais novo nome que se lança como pré-candidato é do secretário do prefeito Erivan Costa, popularmente conhecido por Neguinho. O mesmo pertence ao Partido - PSB.

Em declarações a nossa redação, o mesmo falou que já pensava desde a sua infância entrar na carreira política. E hoje tem a oportunidade e o incentivo de familiares influentes na política local, como também o apoio de seus amigos para alavancar a sua pré-candidatura a vereador nas eleições de 2012.

Lula pede a médico transparência em boletins sobre seu tratamento

Depois de fazer uma visita de meia hora, o médico Roberto Kalil Filho, disse neste domingo (30) que encontrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tranquilo e descansando com a família, em casa, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

“Ele sabe o que aconteceu, sabe que foi diagnosticado. Foi bem discutido o tratamento", disse o médico. Amanhã (31), Lula inicia a quimioterapia para combater um câncer na laringe, diagnosticado ontem (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Hoje Kalil contou que o ex-presidente pediu que ele conversasse com repórteres que aguardam informações na porta do prédio onde mora. “Ele determinou que o boletim médico dele fosse transparente”, relatou Kalil à imprensa. O ex-presidente passará o domingo em casa.

Na quinta-feira (27), durante sua festa de aniversário, Lula reclamou de rouquidão excessiva nas últimas duas semanas e foi aconselhado por Roberto Kalil a fazer uma consulta. Os primeiros exames foram feitos na sexta-feira (28) e, ontem, ao retornar para complementar o procedimento, ele recebeu o diagnóstico.

Acompanhado da mulher, Marisa Letícia, o ex-presidente passou o sábado no hospital, para se recuperar da biópsia a que foi submetido. Durante todo o dia, ele recebeu centenas de mensagens de solidariedade e votos de pronto restabelecimento, entre elas a da presidenta Dilma Rousseff, de seu partido, o PT, e também de legendas de oposição, como o PSDB e o PPS

Rompimento entre DEM e PSD terá implicação eleitoral

Anna Ruth Dantas
Repórter

O racha político entre a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o vice-governador Robinson Faria (PSD) terá implicações diretas no pleito 2012. Analistas, pré-candidatos a prefeito de Natal e líderes partidários são unanimes ao afirmarem que a geografia do pleito sofreu uma mudança com o novo cenário surgido a partir da divisão política da governadora e do seu vice.
emanuel amaralDisputa pelo Palácio Felipe Camarão  levará a novas composiçõesDisputa pelo Palácio Felipe Camarão levará a novas composições

Se antes Robinson Faria, presidente estadual do PSD, afirmava que Rosalba Ciarlini era a líder do seu grupo político e coordenaria a sucessão da Prefeitura de Natal, hoje o vice-governador se coloca frontalmente contrário ao palanque da chefe do Executivo estadual. Para o cientista político e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Antonio Spinelli, o pleito de 2012 será fundamental para o projeto político de Robinson Faria, que pretende disputar o Senado Federal. "Robinson Faria não tem uma penetração tão grande no eleitorado de Natal e buscará isso com a eleição do próximo ano", analisa o professor.

Já o pré-candidato a prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) alerta que a chegada de Robinson Faria na oposição não traz um fortalecimento maior, como poderia ocorrer, porque hoje os oposicionistas estão divididos. "Cada partido de oposição quer lançar seu candidato. A oposição hoje está dividida e fragilizada", destaca.

Pré-candidato pelo PMDB, o deputado estadual Hermano Morais avalia que não haverá impedimento para os peemedebistas buscarem o apoio de Rosalba Ciarlini e Robinson Faria para a eleição na capital potiguar. "Não foi o PMDB que provocou esse racha. Lamento o que ocorreu, mas agora iremos conversar tanto com o DEM quanto com o PSD para discutir o apoio", comenta.

Já o deputado estadual Agnelo Alves (PDT) é cauteloso ao avaliar as implicações políticas para 2012. "É preciso deixar a poeira baixar, vamos esperar a poeira sentar", comenta.

Ponderação também é adotada pelo pré-candidato a prefeito de Natal pelo PT, deputado estadual Fernando Mineiro. Para ele, o mais evidente é que o PSD exclui das suas alianças o DEM e PMDB no pleito da capital potiguar.

Independente de serem mandatários, aspirantes a cargos públicos ou analistas políticos, eles acreditam numa maior concentração de esforço do vice-governador Robinson Faria na eleição de Natal, já que está na capital o maior colégio eleitoral do Estado, fundamental para qualquer político que planeja disputar uma eleição estadual, como é o caso do vice-governador.

Deputados preferem adotar a cautela

Os deputados são cautelosos ao avaliar os efeitos do racha entre o vice-governador Robinson Faria e a governadora Rosalba Ciarlini. O deputado estadual Agnelo Alves (PDT) observa que é preciso esperar um pouco para os efeitos começarem a ser observados.

"O pó ainda não sentou. Mas as implicações deverão ser grandes. A partir da eleição de 2012 saberemos quem são o que dominarão. A situação hoje é que Robinson rompeu, mas ainda não chegou na oposição", destaca.

O deputado federal Felipe Maia (DEM) considera precipitado fazer análise sobre o que muda no pleito de 2012 a partir da divisão política no Governo. "Não tenho como dizer o que vai acontecer. Não sei qual postura o vice-governador vai adotar. Até o momento ele não se manifestou sobre quais projetos ou caminhos irá adotar em 2012", comenta.

Partido não descarta composições
Embora o vice-governador Robinson Faria tenha rachado com o grupo da governadora Rosalba Ciarlini, os peessedistas se mostram ponderados para o pleito 2012 e preferem não descartar nenhuma aliança. O deputado federal Fábio Faria, único representante do PSD na bancada federal potiguar, observa que é precipitado tratar das coligações para o próximo ano.

"Condeno qualquer tipo de decisão antecipada. É precipitado falar sobre qualquer coisa, cada eleição é uma eleição. Tudo dependerá de como estarão os partidos nacionalmente e isso nós não sabemos ainda", comenta o parlamentar. Para ele, é preciso esperar inclusive a definição da presidente Dilma Rousseff.

Mas pelo fato de ter rachado com o grupo da governadora Rosalba necessariamente o PSD estará em palanque distinto do DEM no pleito de 2012? "Tudo pode acontecer na eleição de 2012. A conjuntura nacional pode influenciar bastante no pleito. A aliança em São Paulo (onde está o prefeito Gilberto Kassab) pode influenciar também numa aliança em Natal", responde Fábio Faria.

Especificamente com relação ao pleito 2012, Fábio Faria destaca que é preciso "montar uma chapa vencedora". "Vamos fazer uma chapa que reúna o maior arco de aliança possível, seja um aliança importante, com projetos para serem apresentados a Natal", observa. O deputado federal do PSD ressalta que o partido não irá impor, mas negociará diretamente na formação dessa aliança.

"Está tudo muito aberto. Não é descartado termos um candidato a prefeito de Natal", comenta, acrescentando que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, deixou os líderes da legenda no Estado potiguar a vontade para fazer quaisquer coligações.  Fábio Faria ressalta que nenhuma candidatura está descartada, como também nenhuma está posta. "O Rio Grande do Norte tem muitos partidos fortes, mas é sabido que na capital prevalece os desempenhos pessoais", completa.

Analista vê oposição desarticulada
O cientista político e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Antonio Spinelli avalia que a oposição está desarticulada, fato apontado pelas candidaturas próprias dos diversos partidos. Observando o perfil do vice-governador Robinso Faria, o professor observa que o líder do PSD não tem uma grande influência na capital potiguar, o que irá buscar reverter a partir do pleito de 2012.

"Ele vai tentar na região dele eleger o maior número de prefeitos, buscando se fortalecer no interior, e também tentará participar da eleição em Natal. Essa seria a forma de penetrar no colégio eleitoral que ele não tem tanta visibilidade", diz Spinelli, lembrando que essa estratégia de procurar maior penetração na capital foi adotada pela governadora Rosalba Ciarlini, quando ainda era senadora e teve uma grande participação no pleito de 2008, apoiando a então candidata Micarla de Sousa. "Foi a forma que ela encontrou para tirar a marca de ser prefeita de Mossoró", comenta.

Ao avaliar os candidatos ao pleito de 2012, o professor da UFRN observa que o ex-prefeito Carlos Eduardo aparece com grandes possibilidades devido ao fenômeno ocorrido no pleito de 2008, quando a população elegeu o "novo" com Micarla de Sousa e teve "grande decepção". "O natural é que na eleição seguinte (em 2012) o eleitor procure votar em quem já conhece, por isso que os dois nomes que aparecem em primeiro nas pesquisas são do ex-prefeito Carlos Eduardo e da ex-governadora Wilma de Faria", afirma.

E como Robinson Faria se portará na oposição ao lado de Wilma de Faria, de quem foi oposicionista no pleito de 2010? "As feridas políticas são as mais fáceis de serem curadas. A questão são as ambições de cada um", responde, de pronto, o professor, fazendo referência ao projeto político do vice-governador que deseja ser candidato ao Senado em 2014.

Ao avaliar a situação do vice-governador Robinson Faria, que se coloca na oposição ao próprio Governo, Antonio Spinelli observa que a tendência é ocorrer com Faria o mesmo que foi feito a Micarla de Sousa quando foi vice-prefeita de Carlos Eduardo. "Ele vai ser isolado no Governo. Se isso pode lhe prejudicar ou não dependerá do desempenho do próprio Governo", destaca.

Pré-candidatos reconhecem dispersão

Pré-candidato a prefeito de Natal pelo PDT, o ex-prefeito Carlos Eduardo acredita que o sistema governista lançará candidato único ao pleito da capital potiguar, enquanto que a oposição trará diversos postulantes ao Palácio Felipe Camarão. Para Carlos Eduardo, nesse cenário reside exatamente o principal problema da oposição.

"Nesse momento a oposição não tem projeto para 2014 e está dividida em 2012. Resta saber se o processo político vai unir a oposição que agora tem a presença do PSD. Se unir poderá ter vitórias importantes em 2012 e perspectivas boas para 2014", avalia o presidente estadual do PDT.

Ele se mostra preocupado com a fragilidade demonstrada pela oposição na capital potiguar. "A oposição está dividida e enfraquecida porque cada partido tem seu candidato a prefeito", destaca, enfatizando que o PSD está esvaziado no Rio Grande do Norte.

Carlos Eduardo confirmou que dirigentes da ala pedetista já conversaram sobre alianças para 2012 com representantes do PT, PC do B e PSD. "Vamos avançar com outros partidos para ver se tem condição de união", comenta. O ex-prefeito de Natal chama atenção que o maior desejo do governo agora é "a oposição dividida". "A oposição está enfraquecida e hoje vive mais dos erros do governo Rosalba do que do seu próprio trabalho", avalia.

Carlos Eduardo vai mais além na análise e acredita que o sistema governista já fechou a chapa para 2014, com a reeleição de Rosalba Ciarlini, abrindo espaço para um vice do PR, do PMN ou do DEM e o PMDB indicando o candidato ao Senado. "As especulações indicam o nome de Henrique Eduardo Alves para o Senado. O governo vai procurar apoiar, em 2012, candidato do próprio sistema", diz.

PMDB

O pré-candidato a prefeito pelo PMDB, o deputado estadual Hermano Morais, disse que lamenta o racha político entre Rosalba Ciarlini e Robinson Faria, mas afirma que o PMDB irá procurar o DEM e PSD. "O PMDB não tem divergência nem com um e nem com outro. O nosso partido não terá dificuldade de buscar o apoio dos dois", destaca, chamando atenção para o papel no cenário estadual e nacional exercido pelo PSD.

PT

Já o pré-candidato a prefeito pelo PT, deputado estadual Fernando Mineiro é ponderado ao avaliar o racha político entre o vice-governador e a governadora. "É precipitado prever qualquer tipo de mudança. Minha primeira leitura é que Robinson Faria possivelmente não somará forças com o DEM e PMDB. Agora qual será a posição que ele (o PSD) venha a tomar é preciso esperar", afirma.

Fernando Mineiro ressalta que o PT buscará todos os partidos que não tem pré-candidato a prefeito. "Podemos procurar o PSD. É precipitado avaliar o reflexo", completa.

PSB

A ex-governadora Wilma de Faria, pré-candidata a prefeita de Natal pelo PSB, avalia que o ideal da oposição seria lançar um candidato único a prefeito de Natal. No entanto, ela pondera que o enfraquecimento é menor já que o pleito de Natal é decidido em dois turnos.

"O ideal era que todos da oposição estivessem unidos. Mas como temos dois turnos, o enfraquecimento é menor", avalia.  A ex-governadora é cautelosa ao afirmar que não sabe o que poderá mudar após o racha político entre Robinson Faria e Rosalba Ciarlini.

"Depende muito do vice-governador Robinson Faria. Ele tem uma liderança no Agreste e também em Natal. Ele (Robinson Faria) será muito importante para fortalecer a oposição", observa Wilma de Faria.

Questionada se buscará o apoio do PSD para o projeto político de 2012 do PSB, a ex-governador é enfática: "todo projeto político objetiva acima de tudo uma somação de esforços. Quero somar esforços e o apoio dele é muito importante".

A ex-governadora enfatiza que a presença do vice-governador Robinson Faria na oposição se torna importante pelo trabalho realizado por ele no Estado. "A presença de Robinson Faria na oposição é muito importante não só em Natal, mas em todo Estado. A oposição fica mais forte", completou.

Restauração da BR-226, que liga as cidades de Florânia a Jucurutu está sendo feita

Depois de alguns meses do rompimento de um trecho asfaltico da BR-226, que liga as cidades de Florânia a Jucurutu, e o  DNIT construir um desvio emergencial no local, o nosso Blog presenciou na manhã de ontem domingo,(30) maquinas no local trabalhando para restaurá o trecho que foi levado nas chuvas caida na região no mes de março de 2011.

Lula inicia tratamento contra câncer nessa segunda-feira

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta segunda-feira a quimioterapia para combater um tumor na laringe, detectados em exames realizados na sexta-feira e informados ontem ao paciente. Lula deixou o Hospital Sírio-Libanês na noite de ontem, onde passou o dia recuperando-se de exames que detectaram o tumor.

Na última quinta-feira (27), na festa em que comemorou 66 anos, ele se queixou da rouquidão excessiva dos últimos dias e foi aconselhado por seu médico, Roberto Kalil, a fazer uma consulta.
Na sexta-feira (28) ele fez os primeiros exames e ontem (29), ao retornar para complementar o procedimento, recebeu o diagnóstico de câncer na laringe. Enquanto se recuperava de uma biópsia, acompanhado da mulher, Marisa Letícia, Lula recebeu a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que ressaltou o caráter "lutador" do ex-presidente. Para o ministro, Lula vai se recuperar da doença, assim como já superou outros problemas. "Ele vai vencer esse também."

A presidenta Dilma Rousseff enviou mensagem ao ex-presidente, desejando a ele rápida recuperação. No comunicado, Dilma ressalta que, graças a exames preventivos, ele descobriu o tumor em um estágio que permite o tratamento e a cura da doença. "Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula."

Partidos de oposição também manifestaram solidariedade ao ex-presidente. "Lula ainda tem muito a contribuir para o debate político nacional", diz, em nota, o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE). Na mensagem, Guerra ressalta que, ao saber do diagnóstico, os tucanos ficaram "preocupados, como todos os brasileiros".

Outro partido de oposição, o PPS, também desejou sucesso e pronta recuperação ao ex-presidente. "Lula agiu corretamente ao não esconder a sua doença. Tal atitude é rara de ser vista em homens públicos", destacou o deputado Roberto Freire (PE), presidente nacional do partido.

Em nota publicada em seu site, o PT, partido do qual Lula foi um dos fundadores e é presidente de honra, pede aos brasileiros que enviem ao ex-presidente "uma calorosa mensagem de confiança e de energia positiva". "Ex-presidente Lula, conte com o apoio e o carinho de todos os brasileiros e brasileiras", conclui a nota.

Durante a Cúpula Ibero-Americana, em Assunção, os presidentes Fernando Lugo, do Paraguai, e Rafael Correa, do Equador, lamentaram a notícia de que o ex-chefe do governo brasileiro teve diagnosticado um tumor na laringe. A informação foi dada em plenário por Lugo, que lembrou o fato de a sucessora de Lula, Dilma Rousseff, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e ele mesmo terem passado por esse problema de saúde.

Ao iniciar sua exposição na cúpula, o equatoriano Rafael Correa enviou "um grande abraço" a Lula e disse que o líder brasileiro conseguirá vencer a doença, já que se trata de "um lutador acostumado a vencer grandes batalhas".

* Com informações da Agência Brasil

Para onde vão os lençóis hospitalares sujos de sangue

A reportagem do Diário de Natal lançou-se ao desafio de averiguar, em um grande hospital do Rio Grande do Norte, o uso, reutilização e destino final de panos utilizados em uma unidade de saúde com centro cirúrgico. A ideia era verificar os procedimentos adotados para higienizar o material, e tentar descobrir de que forma, nos Estados Unidos ou em qualquer outra parte do mundo, materiais com manchas de sangue humano poderiam ir parar no lixo comum - e dele serem retirados e colocados em forros de bolsos de calças.



Fábrica em Pernambuco comprava material para fazer forros de bolsos Foto:Bernardo Dantas/DP/D.A Press

A existência de uma máfia do lixo hospitalar foi detonada no último dia 14 em Pernambuco, após apreensão de 46 toneladas de lixo hospitalar vindos dos Estados Unidos no Porto de Suape (PE). O escândalo começou a vir à tona quando foi descoberto que lençóis de hospitais - lixo hospitalar - eram utilizados na produção de forros de bolsos revendidos a indústrias brasileiras. Além do material apreendido em Suape, também foram descobertos depósitos daempresa Império do Forro de Bolso, em Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, no agreste pernambucano. As autoridades investigam agora o que ocorria com o material antes de sair do lixo para as camas e calças dos consumidores brasileiros. Sabe-se até agora que os lençóis são oriundos de grandes hospitais norte-americanos e até de alguns brasileiros.

O percurso proposto pelo DN foi tentado em vários hospitais, públicos e privados, mas os únicos a prestarem informações sobre o assunto o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e a Casa de Saúde São Lucas, um dos maiores hospitais privados do Rio Grande do Norte. Neste último, o consumo mensal e lavagem de peças de roupa e lençóis, nos 140 leitos e sete salas do centro cirúrgico da unidade particular, conforme informou o diretor Sidney Gurgel, é de 5.294 lençóis, 2.802 fronhas, 383 batas e 253 jalecos. O material tem diversos fornecedores e o tempo médio de uso é de seis meses. Depois disso, são incinerados.

No Hospital Onofre Lopes, uma instituição federal administrada pela UFRN, o rejeito não tem o mesmo fim. Vai para o lixo comum, mas apenas depois de uma rigorosa desinfecção, com lavagem e esterilização. A quantidade de rejeito é muito pequena. Não chega a 2 quilos por mês, em geral em retalhos. Todo o resto e usado e reutilizado nas dependências do hospital, referência em atendimentos de alta complexidade.

A reportagem solicitou acesso à lavanderia do HUOL. Por receio de associar a imagem do hospital aos eventos recém-descobertos pelas autoridades pernambucanas, não foram permitidas fotografias no setor denominado "Área Contaminada", onde os lençóis (com logomarca do HUOL) chegam para lavagem, então sujos de sangue e outras secreções humanas, em geral oriundos do centro cirúrgico do hospital. Ainda assim, a equipe teve acesso a todo o processo de limpeza, inclusive nesse setor. A reportagem também observou como é feita a distribuição do material - devidamente esterilizado e limpo, saliente-se.

Compra e distribuição

O material utilizado pelo HUOL é comprado por duas empresas: a Ecilatex, de Brasília (DF) e a Maringá, de João Pessoa (PB) - vencedoras do processo de licitação para o serviço. 26 pessoas são as responsáveis por lidar com esse tipo de material. Todas trabalham no Serviço de Processamento de Roupas (SPR). "Seguimos todas as regras da RDC 360, de 2004, conforme determina a Anvisa", explica a gerente do setor, Jussiene Bezerra da Silva Santos, referindo-se às normas que regem o uso de tecidos hospitalares. A gerente explica que a produção de roupas de um hospital é diferenciada da caseira, pois é preciso atender às exigências da Anvisa. A composição do tecido, a sua espessura e qualidade são algumas dessas exigências. "A tradução do cuidado com o material utilizado se reflete no conforto dado ao paciente", destaca ela.

Jussiene acompanhou o DN e mostrou o passo-a-passo de todo o processo de chegada, higienização dos lençóis e roupas usados nas enfermarias, UTI e no centro cirúrgico. Dessas peças novas vindas de fábricas, todo o enxoval do HUOL é reposto de seis em seis meses. Mas o material já utilizado sempre é reaproveitado dentro da unidade. "Mesmo uma peça que tem parte inutilizada pelo tempo de uso, pode ser cortada e reaproveitada para outra peça de roupa. Um lençol pode virar uma roupa, e depois se tornar um pano para limpar móveis", diz. A servidora faz questão de enfatizar: "Todo o uso, aliás, só pode ser feito depois da lavagem e esterilização, inclusive o que não serve mais e vai para o lixo comum, recolhido pela Urbana".

Segundo o diretor de operações da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), Alexandre Miranda, esse lixo passa a ser incluído na coleta normal, feita diariamente. "Por ser rejeitado após toda essa higienização, o material perde a classificação de lixo hospitalar e vai para o aterro sanitário metropolitano, em Ceará-Mirim. É o mesmo que ocorre com o lixo hospitalar que é incinerado, e que também vai para o aterro porque se torna cinza", explica Miranda. No caso de materiais diferentes de lençóis e que não são incinerados, a coleta do lixo hospitalar é feita por empresas contratadas por licitação. Em Natal, quem faz esse serviço é a Serquip.

O Nosso blog constatou que aqui em Santana do Matos já foram vendidos roupas com forros de bolsos de lixo Hospitalar

Festa de Nossa Senhora das Graças 2011


Capa Livro do Romeiro 2011
Festa de N. Sra. das Graças

Dia 01 de novembro, próxima terça-feira, dia de todos os Santos, às 19h na Igreja Matriz de São Sebastião de Florânia haverá Missa de Cura e Libertação, presidida pelo Pe. Carlos Eduardo de Lira. Na ocasião será feito o lançamento da Festa de Nossa Senhora das Graças 2011 e entrega dos Programas da Festa.

O Tema da Festa 2011 será: "Com Nossa Sra. das Graças somos: Família Missionária! Consagrados para a Missão!" e aconterá de 15 a 27 de novembro, conforme programação divulgada neste Blog.

A música tema da Festa 2011 será a música "Nossa Senhora" de Roberto Carlos que já começa a ser tocada na Ibiapina FM. Neste ano a Festa faz memória aos 10 anos de vida eterna do Pe. José Dantas Cortez, cujos restos mortais estão na Capela Principal do Santuário, no Monte das Graças em Florânia.
 
Blog de Nossa Senhora das Graças

Governo do Estado do Rio Grande do Norte apoia a Festa de Nossa Senhora das Graças 2011.

Florânia
 
O Pe. Carlos Eduardo apresentou proposta de parceria da CARFLOR - Comunidade Amiga de Rádio Difusão de Florânia e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte para melhorar a estrutura de acolhimento dos visitantes e romeiros que virão a Florânia por ocasião da Festa de Nossa Senhora das Graças 2011.

Após reuniões com representates do Governo, este nos cedeu:
  1. Tendas para Feirinha das Graças e Pavilhão
  2. Banheiros químicos para os dias 25, 26 e 27 de novembro
  3. Palco para apresentações culturais no Pavilhão das Graças (12x8)
A Festa de N. Sra. das Graças recebe grande número de fiéis e fica cada vez mais necessário essas parcerias para melhor atender os Romeiros da Mãe de Deus. 

Fiés da Capital do Estado Visitam Monte de Nossa Senhora Das Graças

Florânia

Nesse Domingo um grupo de romeiros de Natal estiveram visitando o monte de Nossa Senhora das Graças na cidade de Florânia, dois onibus foram alugados pelos romeiros que subiram o monte por volta das h e acompanharam a celebração da missa que foi celebrada por volta das 11h 30 min na capela do monte.

Lá também esteve participando da missa o Coral São João Batista do Assentamento João da Cruz

Foto (1) Oibus no estacionamento
Foto (2)  Romeiros subindo o monte
Foto (3) Coral São João Batista

Assaltante morto em confronto com o GTO da cidade de Jucurutu já esteve preso no Pereirão

O Assaltante que morreu durante um confronto com Policiais do Grupo Tatico Operacional -GTO da cidade de Jucurutu, no ultimo sábado (29),  e que fazia parte da quadrilha que assaltou o posto de Combustiveis e um comerciante na cidade de Jucurutu, foi identificado por Jorcelino Viana (foto) e ja esteve cumprindo pena no Presidio Pereirão na cidade de Caicó e tambem na penitenciaria Estadual de Alcaçuz.
O Assaltante que foi morto no confronto é apontado pela Policia e foi reconhecido por um taxista mossoroense como sendo o mesmo que tomou de assalto o veiculo modelo Siena e que invadiu a sua casa na cidade de Mossoró levando ainda roupas e joias
Assaltante  Foragido Pode ter sido Resgatado em São Rafael
A Policia Militar informa que o outro assaltante foragido que estaria escondido dentro do mato nas proximidades de São Rafael teria sido resgatado por elementos fortemente armados que estavam em um veiculo Renault Clio de cor cinza. Este veículo foi visto passando em frente a Delegacia de São Rafael na noite de sábado e provalemente na mesma noite resgatou o assaltante.

Fonte: Eduardo Dantas

MEC prepara defesa para que o Enem seja mantido

Brasília (ABr) - A Justiça Federal no Ceará deu prazo de 72 horas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para que se manifeste sobre o pedido do Ministério Público Federal no estado de anulação total ou parcial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas no último fim de semana. O MPF-CE propôs, na quinta-feira, uma ação civil pública pedindo que o Enem fosse cancelado ou que as questões que vazaram na fase de pré-teste do exame por meio de apostila distribuído pelo Colégio Christus, de Fortaleza, fossem anuladas. O juiz federal Luiz Praxedes Viera da Silva só se manifestará após o prazo estipulado, que termina na manhã de segunda-feira. O MEC e o Inep informaram que já estão preparando a defesa e entregarão as informações no prazo determinado pela Justiça.

O pedido de anulação foi feito após a notícia de que estudantes do colégio cearense receberam uma apostila, semanas antes da prova do Enem, com 14 questões idênticas às do exame nacional. Os itens fizeram parte de um pré-teste do Enem, do qual alunos do Christus participaram em outubro de 2010. De acordo com o procurador, como os alunos tiveram acesso antecipado às questões, o exame deveria ser anulado porque houve violação do princípio da isonomia.

O pré-teste é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A Polícia Federal investiga se houve fraude na aplicação do pré-teste. O Ministério da Educação decidiu cancelar as provas do Enem dos alunos do Christus. Eles terão uma nova chance de fazer o exame no fim de novembro.

O MEC  confirmou que as 14 questões  foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do  Enem aplicado no ano passado na mesma escola. Essas mesmas questões foram cobradas na prova do Enem ocorrida no último fim de semana. Os candidatos da instituição terão que refazer a prova por determinação do MEC.

Segundo dados levantados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 91 estudantes da instituição participaram, em outubro do ano passado, da fase de pré-teste do Enem. O pré-teste dos itens é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade. Depois de aprovadas, elas são incluídas em um banco de itens utilizado para montar a prova. De acordo com o MEC, nenhum dos cadernos aplicados aos alunos do Christus foi extraviado, mas os técnicos do Inep constataram que as questões contidas nas apostilas são cópias do material aplicado em 2010. O MEC, entretanto, ainda não esclareceu como o material foi copiado.

"Constatou-se, portanto, que as questões não são de domínio público, nem muito menos que as questões do pré-teste tenham sido memorizadas pelos estudantes", disse o ministério por meio de nota. As escolas que vão participar do pré-teste do Enem são escolhidas por sorteio. Segundo o MEC, os alunos foram informados apenas de que se tratava de um pré-teste para o Banco Nacional de Itens do Inep, que auxiliaria nas avaliações aplicadas pelo órgão.

Mistura de álcool e direção termina com acidente na madrugada deste sábado

Por volta de 01h30minh deste sábado na Avenida Dr. Sílvio Bezerra de Melo, centro, ao lado do prédio da Receita Federal, em C. Novos, um acidente envolvendo um veículo Corsa de Placas-MXI-2766, conduzido por JOSÉ TENÓRIO JÚNIOR DE 21 ANOS, deixou um trayle parcialmente destruído. O condutor perdeu o controle bateu na lateral do trayle e em seguida numa árvore.
A Polícia Militar foi acionada e chegando ao local o Policiamento Rodoviário Estadual de Trânsito (2ºGPRE) encontrou o condutor ferido no rosto e totalmente embriagado.
Uma ambulância foi acionada e ao ser feito o exame do bafômetro registrou-se 1.16 mg/l . Só para se ter uma idéia 0.10mg/l já gera notificação e 0.30mg/l o condutor é encaminhado para Delegacia.
Após receber atendimento médico o condutor foi encaminhado para a Delegacia onde foi autuado por embriaguez ao volante e os demais procedimentos cabíveis.
 
Fonte: J. Júnior

Zezé e Luciano anunciam fim da dupla

Durante um show na noite de quinta-feira no teatro Guaíra, em Curitiba, a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano teve uma briga e anunciou o fim dos 20 anos de carreira. No entanto, o perfil oficial dos cantores no Twitter desmentiu a decisão: "A história de Zezé Di Camargo e Luciano não acabou. Os dois, como todos irmãos, tem seus desentendimentos. A dupla continua! Equipe ZCL", dizia o post.


Foto:Sergio Savarese/Divulgação
Durante o show, Zezé se apresentou sozinho por cerca de 30 minutos, quando enfim desabafou ao público, dizendo que havia brigado com o irmão, mas que se apresentaria sozinho, se fosse o caso. Após esse tempo, Luciano retornou ao palco e contou que, apesar dos constantes desentendimentos com o irmão, iria assumir todos os contratos da dupla até o fim do ano. "A partir de 2012, Zezé fará carreira solo", anunciou. O show prosseguiu com ambos em cena, mas distantes um do outro. Em apenas uma música, os dois se aproximaram.


Foto:Sergio Savarese/Divulgação
Ontem pela manhã, o cantor Luciano deu entrada no Hospital Santa Cruz, em Curitiba. Segundo informações extra-oficiais, ele estava desacordado e estaria na UTI do hospital. A causa da internação ainda não foi esclarecida oficialmente. A assessoria de imprensa do hospital afirmou que não irá se pronunciar sobre o estado de saúde do cantor.

20 anos
Zezé Di Camargo e Luciano têm dois shows marcados no Rio de Janeiro na semana que vem, dentro da turnê comemorativa pelos 20 anos da dupla. Eles se apresentariam no Citibank Hall, na Barra da Tijuca, nos dias 4 e 5 de novembro. Até o momento, não há nenhuma informações sobre cancelamentos ou adiamentos.

Seletiva do Solentrando 2011

Nosso município sempre se detancando nas seletivas do soletrando...
 

PARABÉNS LARISSA!!! 2ª COLOCADA NA SELETIVA ESTADUAL DO SOLETRANDO 2011... VC REPRESENTOU MUITO BEM NOSSO MUNICÍPIO E A ESCOLA MUNICIPAL PROF. OSVÁGRIO RODRIGUES DE CARVALHO!
 
Fonte: Santana em Foco

Prefeito se emociona e agradeceu a Deus pela oportunidade de ser prefeito

Isso mesmo o Prefeito de Santana do Matos Francisco de Assis Silva muito emocionado e feliz agradeceu a Deus pela oportunidade de ser prefeito, pela sua família e pelas pessoas colocadas ao seu redor que contribuem com o seu trabalho. Assis afirmou que o seu desejo é que em 2012 apresente a sociedade santanense uma pessoa que continue o seu trabalho.
 Prefeito Francisco de Assis Silva (Assis da Padaria)

Dep. Fátima Bezerra classifica Prefeito como um dos Melhores do Estado

Santana do Matos
A Dep. Fátima Bezerra falando as santanenses na última quinta-feira,(27) destacou que a aquisições dos automovéis foi uma parceria com ela e o ex. Presidente Lula e a atual presidenta Dilma, como da ex governadora Vilma e do Prefeito da cidade Assis que e um dos melhores do nosso estado.

Deputada Fed. Fátima Bezerra

Motoristas desrespeitam a corrida de pedrestre.

Infelismente alguns motoristas desrespeitaram e passaram com seus veiculos ao lado dos atletas que estavam participando da corrida em comemoração do aniversário da cidade como mostra as fotos abaixo.
Nosso blog pede a organização da prova que no proximo ano seja feito algo para que possa evitar, trasendo assim mas segurança para os competidores.

Santana comemora 84 anos

A cidade de Santana do Matos comemorou na ultima quinta-feira seus 84 anos, uma programação aconteceu durante todo o dia que teve inicio as 7h 30min  na praça Monsenhor José Edson Mono hasteamento das bandeiras do Muinicipio, do Estado e do País a orquestra filarmônica maestro Romildo Batista, apresentou-se tocando o Hino do Municipio e o Parabens.autoridades estiveram presentes como o Prefeito Francisco de Assis Silva, o Secretario de Educação Prof. Luiz Soares, o Vereador Marcos Aurelio, o Padre Raimundo Josino, a enfermeira Ionara Celeste, o médico Dr. Luciano Barros o empresário Raimundo Miguel Filho,(Mundoca) além de Diretores, Professore e Alunos  da rede Municipal, Estadual e privada de Ensino.

 As 9h e 30Min aconteceu a corrida cinclista que ja e tradicional a corrida teve seu percusso Na RN 041 que liga o municipio a BR 304. Alargada aconteceu na entrada do Sitio Caiçara, um percusso de 15 km até a chegada na praça Aluizio Alves, no centro da cidade, os ganhadores da prova foram, 1ºLugar:  Josian Willian de souza, Premio uma Bicicleta mountain bike 18 machas, 2º Lugar: Luan kenede Costa de Araujo, Premio Uma Bicicleta mountain bike, 3º Lugar: Josean Carlos de Souza, Premio 100,00 R$ Reais. Os premios foram entregue pelo Secretário de Educação, Prof. Luiz Soares.


 Já as 15h 30 min foi apresentado a população santanense a nova frota de viaturas do município veiculos adquiridos pela prefeitura municipal , que desfilaram pelas principais ruas da cidade e visitaram o Distrito de Barão de Serra Branca e a comunidade de Bom Jesus.

As 17 h aconteceu a corrida pedestre, que teve seu percusso Na RN 041. A largada aconteceu na entrada do Sitio Timbauba, um percusso de 5 km até a chegada na praça Aluizio Alves, no centro da cidade, os ganhadores da prova foram, 1º colocado: Silvio Agustinho da Silva, da cidade São Vicente, 2º colocado: Ivanildo Evaristo da Costa, da Cidade de Angicos, 3º colocado: Josian Willian de Souza, de Santana do Matos,  Os vencedores foram premiados com um pá de tenis e uma quantia em dinheiro para cada um dos vencedores.
 As 21h ocorreu a solenidade de entrega das novas viaturas na praça Aluizio Alves aonde foi entregue simbolicamente a chave de um dos veiculos pelo Prefeito Francisco de Assis Silva a secretária de saúde Mônica da Masceno já que alguns desses veiculos serão para os PSF´S e para o transportes de pessoas até Natal e Caicó para fazerem exames.
Mônica Damasceno Sec. de Saúde

"Parabéns Santana do Matos"

Lideranças Politicas estiveram presentes como a  Deputada Fátima Bezerra,(PT), do Dep Estadual Nelter Queiroz, (PMDB), da Vice-Prefeita Maria Eugenia, do Ex Deputado e Prefeito Neto Correia, do Prefeito de Lages do Cabugi Benes Leocadio, dos vereadores de Currais Novos João Neto e Izinho, do Pe Josino que deu a benção dos veiculos, da Infermeira Ionara Celeste como outras Lideranças da região.
Após a solenidade de entrega dos veiculos aconteceu o show com as bandas Forro da Pegação e Resenha.
Abaixo (foto 1) a vice-prefeita Maria Eugênia (foto 2) Dep Nelter Queiroz


Prefeito Francisco de  AssisSilva Enfermeira Ionara, Dep.Fátima Bezerra e Zé Assunção

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Santana do Matos será destaque no projeto "Minha Cidade" da próxima sexta-feira no RNTV 1ª Edição.

A cidade de Santana do Matos, localizada na região central do estado, será destaque no Projeto "Minha Cidade" da Inter TV Cabugi na próxima Sexta-Feira, 28 de Outubro.

Durante os meses de junho e julho uma equipe da Inter TV Cabugi, afiliada da Rede Globo, esteve em Santana do Matos collhendo matérias para serem exibidas no telejornal RN TV.

É que, desde o início deste ano, a Inter TV vem realizando o projeto"Minha Cidade", que mostra durante o programa as riquezas culturais, naturais, econômicas, históricas e curiosidades das cidades do Rio Grande do Norte.

Vejam fotos de quando a equipe esteve fazendo as imagens na cidade.




Encerramento da Festa de Frei Galvão Padroeiro do Bairro Alto da Boa Vista

Foi realizado terça-feira  25/10 as 17:00hs o encerramento das comerações ao Santo, Frei Galvão , Padroeiro do Bairro Alto da Boa Vista, com uma missa solene celebrada pelo Padre Raimundo Josino. Em seguida uma procissão percorreu as principais ruas do Bairro, o Alto da Boa Vista celebrou durante toda a semana o novenário em homenagem ao santo, e festejou bastante o dia do seu Padroeiro. Nascido em Guaratinguetá, em 1739, de uma família de muitas posses, descendia dos primeiros povoadores da Capitania e corria em suas veias sangue de bandeirantes. Renunciou a uma brilhante situação no mundo e ingressou na Ordem franciscana. Fundou, em 1774, juntamente com Madre Helena Maria do Espírito , o Recolhimento de Nossa Senhora da Luz, na capital paulista. Homem da Paz e da Caridade". Entregou sua alma a Deus em 1822. Foi beatificado em 1998. Até hoje sua sepultura, na capela do mosteiro, é visitada por multidões que acorrem a lhe pedir graças e milagres, e também à procura das famosas e prodigiosas "pílulas de Frei Galvão". Frei Galvão foi canonizado Em 11 de maio de 2007, pelo Papa Bento XVI, tornando se o primeiro santo Brasileiro. O Vereador Washington Luiz, nas noites de novenas foi quem fez a chamada dos bingos. Prestigiou a missa e Procissão de encerramento da festa, que após o decerramento da Bandeira conduziu a chamada de um bingo beneficente.

Fonte:

Morre irmã mais velha de Caetano Veloso e Maria Bethânia

Foto: DivulgaçãoMorreu nesta quarta-feira Eunice Souza de Oliveira, irmã de Caetano Veloso e Maria Bethânia, mais conhecida como Nicinha. Ela tinha 83 anos e morreu às 12h30 em consequência de uma insuficiência respiratória.
Nicinha estava internada no Hospital Português, em Salvador, desde o dia 28 de setembro, e sofreu complicações no fim de semana. De acordo com o sobrinho Jorge Veloso, ela se recuperava de uma angina e foi hospitalizada devido a uma trombose e um princípio de AVC.O velório será realizado no Memorial Edith do Prato, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Uma missa de corpo presente será realizada às 10h na igreja da Purificação, e o enterro será às 11h, no Cemitério de Santo Amaro, nesta quinta-feira

Dentista é condenado a 13 anos por morte da namorada em Santa Cruz

Thyago Macedo
Foto: Thyago Macedo
 O julgamento do cirurgião dentista Marlos Gustavos de Caldas Brito se estendeu por toda a madrugada, mas o resultado foi o esperado pela família da jovem Joyce Geize da Silva Borges, morta em 2003 com um tiro na cabeça, em Santa Cruz. Ela e Marlos eram namorados e o dentista acabou sendo condenado a 13 anos e seis meses por homicídio triplamente qualificado.

Como já estava em liberdade, Marlos Gustavos poderá aguardar o trânsito e julgado da sentença em liberdade, mas sua condenação estabelece que ele cumpra pena em regime inicialmente fechado.
Marlos Gustavos e Joyce Geize estavam no consultório médico onde ele exercia a profissão de cirurgião dentista. Na madrugada do dia 10 de outubro, a jovem teria sido atingida por um disparo de arma de fogo na cabeça. Devido às circunstâncias, o dentista foi preso, mas passou poucos dias e conseguiu habeas corpus.
A partir daí, sua defesa passou a trabalhar com a informação de que Joyce teria pegado a arma e tirado a própria vida. No entanto, testemunhas relataram que o casal tinha constantes brigas e, o resultado da perícia técnica apresentou que a trajetória do projétil não condizia com a viabilidade de um suicídio.
“A motivação do crime não restou bem esclarecida, indicando os autos que a relação conjugal de acusado e vítima era conturbada e marcada pelo ciúme; quanto as circunstâncias, tenho por prejudicada sua análise, isto porque tendo sido reconhecido ser o homicídio qualificado, pela utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, tal circunstância, qualificando o delito, não poderá ser utilizada para agravar a pena-base, por ser própria do tipo penal, sob pena de se incidir em bis in idem; as conseqüências foram de gravidade, diante do óbito prematuro da vítima e, finalmente, não há provas, nos autos, de que tenha o comportamento da vítima, naquele momento, contribuído para o evento, ao revés, os autos indicam que a vítima suplicou por socorro”, disse a juíza Eliana Alves Marinho.

Rosalba Ciarlini reage de forma indireta às críticas

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM), aniversariante do dia de ontem, ao mesmo tempo em que recebia homenagens se emocionava ao agradecer a demonstração de apoio de aliados, auxiliares no Executivo e populares. As comemorações se deram em três ocasiões - a primeira na própria governadoria, junto aos servidores; a segunda durante Congresso Internacional de Engenharia Mecânica, no Centro de Convenções de Natal; e, por fim, durante  missa em ação de graças, no Palácio da Cultura, na Cidade Alta. A governadora aproveitou pelo menos duas das ocasiões para destacar a palavra "lealdade". Para ela, essa é "uma das principais e mais necessárias virtudes que o ser humano deve ter".

Aldair DantasNa missa em ação de graças pelo aniversário da governadora, ela faz um pronunciamento emocionado
Na missa em ação de graças pelo aniversário da governadora, ela faz um pronunciamento emocionado
Rosalba Ciarlini aproveitou os festejos em comemoração ao seu aniversário para reagir, de forma indireta, às críticas dos adversários, que tratam como inaceitável a suposta influência do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, seu marido, no Governo. Ela destacou, durante a celebração ecumênica, que tem um "casamento feliz de 42 anos e que deseja a todos uma união tão feliz quanto à sua". "Construímos nossa família com muita lealdade. Eu desejo a todos vocês que tenham uma união tão frutífera quanto a minha. São anos de carinho e dedicação", destacou a governadora, que foi às lágrimas ao falar do marido.

Carlos Augusto Rosado não acompanhou a esposa na missa celebrada no Palácio da Cultura. Ao lado dela, os filhos Carlos Eduardo e Lorena Ciarlini, netos, irmãos e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN). Deputados e vereadores governistas também participaram da celebração. Ao chegar ao local, foi indagada pela imprensa sobre a suposta participação do ex-deputado do DEM na administração estadual: "Um grande companheiro, amigo e com certeza vai continuar ajudando na alegria e na tristeza", limitou-se em responder.

Além da homenagem, os secretários titulares e adjuntos ratearam um presente - colar, anel e brinco de esmeraldas - estimado em R$ 25 mil. 

Analista vê fortalecimento da oposição 

O jornalista, consultor político e professor titular  da Universidade de São Paulo (USP), Gaudêncio Torquato, fez uma análise sobre o novo cenário político do Rio Grande do Norte após o rompimento do vice-governador Robinson Faria (PSD). Potiguar, ele acompanha de longe, porém com assiduidade e precisão, a cena política do Rio Grande do Norte. Gaudêncio Torquato avaliou que a decisão da governadora de nomear para o núcleo central do Governo auxiliares advindos da época em que era Prefeita de Mossoró, pode gerar uma "mossorolização do Estado e causar certa indignação por parte dos natalenses". "Se ela centrar seu governo muito em cima da assessoria que vem desde a época de prefeita vai ser daqui a pouco carimbada como o estado central de Mossoró", destacou.

DivulgaçãoGaudêncio Torquato alerta para risco de mossorolização
Gaudêncio Torquato alerta para risco de mossorolização
Sobre o rompimento com o vice-governador, Torquato assinalou que  o Estado ganha, pelo menos do ponto de vista estratégico, com o fortalecimento de uma base oposicionista, segundo ele, praticamente inexistente até então. "Víamos um bloco mais ou menos homogêneo em torno da governadora e agora se forma um grupo na oposição que com vistas no futuro está mais forte", destacou ele.

O peso da nova oposição, de acordo com o professor, não está na força da ex-governadora Wilma de Faria e sim em torno do vice-governador Robinson Faria. Ele acredita que diante dos fatos revelados nos últimos dias pelos protagonistas da política potiguar, em médio e longo prazos se tenha condição para o fortalecimento de uma base oposicionista para o Governo. "Evidentemente que Robinson, com seu perfil mais jovem, tem condições sem dúvida de ganhar densidade no quadro estadual, vez que já foi presidente da Assembleia por três vezes e tem o apoio de um grupo de deputados e prefeitos, que ainda o acompanham", enfatizou.

A forma como se deu o rompimento do vice-governador com o sistema comandado por Rosalba Ciarlini, segundo Torquato, é mais um ponto em favor de Robinson Faria. Isso porque, explicou ele, a suposta humilhação sofrida, quando da negativa em renomeá-lo para a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, dá ao caso um ingrediente emotiva muito forte no processo. "Emocionalmente pode ter um plus. Eu acho que isso contribui para acirrar ainda mais os ânimos", complementou o professor da Usp.

Gaudêncio Torquato assinalou ainda que o vice-governador pertence a um partido considerado o "pêndulo" do cenário federal, uma vez que nasceu como partido independente. "Eu vejo o PSD como balança do Governo Federal e ninguém pode dispensar uma força dessas", destacou o professor. Ele disse que apesar dos indícios apontados, o quadro político futuro é imprevisível, sobretudo porque em política não se pode precisar cenários com tanta antecedência. Vai depender, atestou ele, de como anda a economia e de como a população analisará o atual governo. " Quem manda na política hoje é o bolso. O cidadão sente primeiro o bolso que alimenta o estômago. Se em 2014 a governadora Rosalba estiver muito bem, parabéns, ela vai ser reeleita. Se estiver capenga e não tiver conseguido cumprir as promessas de campanha sobrará para ela a derrota e quem está na oposição vai ganhar com isso", finalizou o professor.

Da TN