quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Desorganização total no trânsito, no centro da cidade aos sabados em Santana do Matos

 Em outubro/novembro de 2007, exatamente a quatro anos atrás, o Jornal Cajarana publicava com destaque a desorganização, o verdadeiro caos que era o trânsito, aos sábados, dia de feira em Santana do Matos.  Nada mudou, nada foi feito, apenas o número de veículos cresceu e os usuários mais intransigentes motivados pela incompetência e descaso dos segmentos responsáveis.  Neste período mais de cem acidentes, vários óbitos e portadores de sequelas irreparáveis. Com a morte do moto taxista Bibi, jovem querido na cidade, as providências foram tomadas ante o exemplo da tragédia. Deduzimos a consciência dolorida daqueles que são nossos representantes e responsáveis diretos pelas iniciativas não tomadas a tempo.

TRÂNSITO CARTÃO POSTAL DE UMA CIDADE 
MANCHETE DA NONA EDIÇÃO DO JORNAL CAJARANA PUBLICADA NO INÍCIO DE NOVEMBRO DE 2007.

Santana do Matos aos sábados, pela manhã, rua principal no centro, o trânsito começa a dificultar o direito de ir e vir dos cidadãos. Comerciantes, pedestres, motociclistas, ciclistas, todos são prejudicados. Caminhões, camionetas e automóveis estacionados em frente aos estabelecimentos comerciais, as vezes no meio da rua ou emparelhados, pacientemente aguardam os feirantes que chegam um a um com suas compras.

Não estabelecendo local próprio para estacionar, os condutores daqueles veículos procuram e até concorrem as supostas vagas naqueles pontos inadequados, acarretando engarrafamento e insegurança nas ruas.

Como são vários veículos que vem dos distritos, a cada ano o pequeno espaço ao lado da praça começa a ficar pequeno. O problema maior aparece nos fins de semana prolongados, aqueles com feriado na sexta ou segunda quando aparecem muitos santanenses que moram na capital ou mesmo alguém que vem ou passa pela cidade, naqueles dias passar pelo centro é desaconselhável. À exemplo do capacete não utilizado pela grande maioria dos condutores de motos, estacionar em qualquer local poderá ser também um direito do motorista? Claro que não. Mesmo com a complacência, vistas grossas ou descaso das autoridades, um erro não justifica outro.  Identificamos sim, Omissão e Desorganização generalizada. A solução é simples - existe um código internacional de sinais que deveria ser utilizado para orientação e educação da população, ao mesmo tempo, as instituições responsáveis fiscalizar e fazer cumprir o que determina a Lei.

Portanto é preciso que as autoridades constituídas determinem procedimentos a serem adotados. Só a informação não basta, teremos que orientar, educar e cumprir as normas que determina a Lei. Por que as cidades têm comportamento social diferenciados? Londres, Curitiba e Acari no RN são exemplos de comportamento social desenvolvidos. Houve alguma mágica? Não. Simplesmente, políticas públicas com ações sócio-culturais executadas.

 "Assim como as porteiras, que são abertas e fechadas toda vez que alguém necessita daqueles caminhos, assegurando o direito de ida e vinda dos viajantes e a segurança aos donos de propriedades, tal e qual, nas cidades existem tramelas e regras a serem cumpridas. Exemplos de direitos e deveres necessários ao convívio social" 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário