O clima de carnaval animou ontem, na quadra da escola de samba Acadêmicos da Rocinha (RJ), o lançamento da Campanha de Prevenção à Aids no Carnaval 2012. O evento contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de representantes da luta contra a doença, como José Rayan, da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids; Mauro Lima, do Movimento de Jovens Gays; e a mãe do cantor Cazuza e presidente da Sociedade Viva Cazuza, Lucinha Araújo.
A cerimônia começou com a premiação dos vídeos ganhadores do 1º Prêmio Cazuza de Vídeo. Promovido pela Sociedade Viva Cazuza em parceria com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (UNAIDS), o concurso teve como objetivo fazer com que a prevenção do HIV/Aids fosse pensada e discutida por jovens de 15 a 24 anos, buscando uma linguagem que atingisse de maneira eficiente esse público. Mais de 50 vídeos, com no máximo 27 segundos, foram enviados por jovens de todo País.
A estudante de medicina Bárbara Quinet, de Belo Horizonte (MG), ganhou o primeiro lugar, com o vídeo “Camisinha Balão”(abaixo). Ela recebeu um notebook como prêmio das mãos do diretor do Departamento de DST/Aids, Dirceu Grecco, e agradeceu a todos. “Essa ideia surgiu após um convite da Universidade Federal de Minas Gerais, lugar onde estudo. Aí convidei meu irmão para concretizar minha ideia e ele fez isso com muito brilhantismo”. Assista ao vídeo da ganhadora, que está sendo divulgado no site da Viva Cazuza, junto com os outros quatro primeiros colocados:
Após a premiação, todo o material da campanha foi apresentado, inclusive o jingle do cantor Michel Teló. O conceito da campanha será: “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua” e tem como principal foco s jovens gays, de 15 a 24 anos. Ela será veiculada em dois momentos: a partir de hoje, antecipando o carnaval com alertas para o uso responsável do preservativo e, no período pós-festa, a partir do final de fevereiro, com a promoção do diagnóstico e a conscientização da necessidade da realização do teste.
“A grande novidade do carnaval deste ano é um pôster dirigido às travestis. É a primeira vez que o Ministério da Saúde apresenta um material específico para esse público na campanha de carnaval” ressalta Dirceu Greco, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Outros dois pôsteres direcionam-se aos jovens gays e à população heterossexual.
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