A partir de 2013, os portadores de hepatite C vão ter dois novos medicamentos mais eficazes para o tratamento da doença disponíveis no SUS. A rede pública de saúde vai começar a distribuir os antivirais boceprevir e telaprevir para doentes com hepatite C em estágio mais avançado, que é quando há um comprometimento maior do fígado com a fibrose hepática. O Ministério da Saúde estima que mais de cinco mil pessoas vão ser beneficiadas com a distribuição dos medicamentos. O assessor técnico do departamento de DST, Aids, e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Marcelo Freitas, destaca que os novos medicamentos vão ajudar a salvar mais vidas.
Embora os medicamentos tenham um poder de cura maior que os já ofertados, o SUS terá que oferecer uma atenção redobrada para os pacientes que tomarem a medicação. Segundo Marcelo Freitas, os remédios causam efeitos colaterais com muita frequência.
Os dois novos medicamentos para o tratamento da hepatite C em pacientes em estágio mais avançado já começam a ser distribuídos no começo do ano que vem em todos os estados do País.
Reportagem, Amanda Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário