sábado, 16 de fevereiro de 2013

Sesap alerta cidades sobre risco de epidemia, entre elas esta Santana do Matos

Os municípios de José da Penha, Pau dos Ferros, e Rafael Fernandes começaram o ano passando por uma epidemia da doença. Eles fazem parte da lista de 48 cidades do Rio Grande do Norte com risco muito alto de passar uma epidemia da doença em 2013. A capital do Estado também figura na lista que forma o Mapa de Vulnerabilidade da Dengue no RN, divulgada pela Secretária Estadual de Saúde. Os municípios de Mossoró, Caicó, Assu também estão entre os que possuem  um risco muito alto de epidemia de dengue. O Mapa de Vulnerabilidade mostra ainda que 40 apresentam risco alto, 42 com risco moderado e 37 estão com risco baixo para uma epidemia de dengue.

"Esses números estão dentro da média anual registrada pela Sesap, não há nada de muito diferente de anos anteriores. A intenção não é provocar alardes e sim que cada município preste atenção nas ações que está fazendo, ou não, para diminuir os casos de dengue", disse a   subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Stella Leal.

Há risco alto de epidemia de dengue em praticamente todas as regiões do RN, mas em algumas áreas como Grande Natal, Mato Verde e o Seridó concentram uma quantidade um pouco maior de município com risco muito alto.

Para tentar evitar epidemia de dengue a Sesap vai fazer o monitoramento desses municípios, começando pelos da Grande Natal para diminuir o número de focos da dengue, além de preparar os serviços de saúde para receber os casos da doença.

"Estamos programando um cronograma de visitas de monitoramento nos municípios da Grande Natal, que são os que apresentam grande densidade populacional e maior risco de chuva, por estarem na região litorânea. Trabalhando com estes municípios o nosso objetivo é diminuir a sobrecarga na assistência dos hospitais", explicou Stella.

Para o restante dos municípios a Sesap irá trabalhar junto com as Unidades Regionais de Saúde  para que façam um acompanhamento mais de perto com os municípios pertencentes à sua região.

O mapa de vulnerabilidade é elaborado a partir de uma matriz estatística, cuja classificação final de risco é um indicador composto pelos seguintes parâmetros: Incidência de dengue nos últimos 10 anos (número de casos suspeitos por cada 100.000 habitantes), Índice de Infestação Predial de 2009 a 2011 (Porcentagem de imóveis que possuíam focos positivos de dengue), Índice de Infestação Predial de 2012, Índice de Pendências de 2012 (Porcentagem de imóveis que não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias) e Densidade Demográfica de 2012.

NATAL

O secretário adjunto de saúde de Natal, Ion Andrade, disse que o município deve começar o controle do vetor nas próximas semanas, dentro do cronograma previsto. Além disso, foi feita uma mobilização prévia nas comunidades dos distritos Oeste e Norte 2.

"Os agentes de endemia estão indo nessas duas áreas para fazer prevenção prévia. Além disso, foi  fundado um fórum, com a participação de várias secretarias, para com ações conjuntas conter essa epidemia, se ela vier acontecer", disso o adjunto da SMS.

Alerta

Municípios com risco muito alto de epidemia

ACARI

ASSU

BENTO FERNANDES

CAIÇARA DO RIO DO VENTO

CAICÓ

CARNAÚBA DOS DANTAS

CEARÁ-MIRIM

FLORÂNIA

GALINHOS

JANDAÍRA

JANDUÍS

JARDIM DE ANGICOS

JARDIM DO SERIDÓ

JOÃO CÂMARA

JOSÉ DA PENHA

LAJES

LAJES PINTADAS

MACAÍBA

MACAU

MAXARANGUAPE

MOSSORÓ

NATAL

NOVA CRUZ

PARANÁ

PARAZINHO

PARELHAS

PARNAMIRIM

PAU DOS FERROS

PEDRO AVELINO

SANTA CRUZ

SANTA MARIA

SANTANA DO MATOS

SANTANA DO SERIDÓ

SANTO ANTÔNIO

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

SÃO JOSÉ DE MIPIBU

SÃO JOSÉ DE CAMPESTRE

SÃO MIGUEL

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

SÃO PAULO DO POTENGI

SÃO TOME

SENADOR GEORGINO AVELINO

TAIPU

TENENTE LAURENTINO CRUZ

TIBAU

TIBAU DO SUL

TOUROS

VIÇOSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário