sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Martins: Bons motivos para subir as serras

Tádzio França - repórter

Todos os caminhos levam às serras potiguares neste fim de semana – principalmente, se a intenção for degustar bons momentos de gastronomia, música, festa e clima ameno. Dois tradicionais festivais dividem festeiros e bons de garfo, de sexta-feira até domingo. O Festival Gastronômico de Martins realiza sua 10ª edição, com uma programação sortida e repaginada, onde cabem mais chefs de cozinha, oficinas e shows. Do outro lado, será realizado o 11º Festival de Inverno de Cerro Corá, mais focado nos agitos e shows musicais. Pode tirar os casacos do armário e a disposição para subir a serra, que o visual de tirar o fôlego e as festas estão bem garantidos.

DivulgaçãoChef François Schimtt participa das oficinas do festival 
Chef François Schimtt participa das oficinas do festival
A programação do Festival de Martins se desenrola na estrutura armada na Praça Almino Afonso.  Neste espaço acontecem as degustações e oficinas interativas da ‘cozinha show’ ministradas pelos chefs convidados, palestras, concursos gastronômicos, e onde ficam os restaurantes abertos para almoço e jantar. Uma novidade para 2013, é que a programação começará mais cedo, dividindo as atrações entre a tarde e a noite. A partir das 14h já terá música e a realização dos concursos culinários entre os novos chefs. A partir das 19h, as palestras, oficinas, e mais shows.

A coordenadora gastronômica do festival, Sanylle Faraj, considera que esta é a programação que mais está envolvendo profissionais de gastronomia. “Quando a gente começou, nem existia faculdade para chefs em Natal. Agora já temos vários profissionais formados no mercado, e mais gente boa querendo entrar. Em Martins teremos uma boa amostra de tudo isso”, explica.

Em 2013, o ingrediente principal mudou: saem os caprinos e ovinos, e entram os pescados de água doce mais comuns da região, o tucunaré e a tilápia. Os chefs vão caprichar nos peixes.

DivulgaçãoCozinha-show é o espaço democrático do evento 
Cozinha-show é o espaço democrático do evento
Martins possui muitos atrativos naturais, como a Casa de Pedra. Há um projeto de Teleférico que vai interligá-lo ao Mirante do CantoA programação gastronômica noturna está da seguinte forma: na sexta, a chef Adriana Lucena faz a palestra “Povoamento dos açudes do sertão do RN – Tucunaré”, às 19h. Às 20h, oficina de filé de carne de sol com chef Mauro; às 21h, oficina sobre tilápia com chef Márcio Freire, e às 22h, mais tilápia com a chef Ítala Selda (Pecado da Gula). No sábado, às 19h, o chef Rodrigo Santana falará sobre “Pescaria: manipulação e beneficiamento de pescados com prato a la minuta”; às 20h, os chef Severo e Ana Roberta farão “fusion” com tilápia; às 21h, Wilton Nobre dará um toque contemporâneo à tilápia; às 22h, Fabiana Dal Onder e Daniel Cavalcanti harmonizarão tucunarés e tilápias com vinhos; às 23h, François Schimtt e o bartender Guetto trarão o cordeiro de volta para harmonizar com drinques especiais. Às 0h será divulgado o resultado do concurso gastronômico. No domingo ainda terá uma oficina de carne moída às 12h, com Beto Assunção, e outras às 14h30, com criação de pratos regionais.

Os restaurantes e bares que servirão os visitantes são o Paçoca de Pilão, Restaurante da Totóia, Curva do Vento, Papillon Creperie, Minha Massa, Bistrô Bela Serra, Casa do Fondue, Point Vip (de Patu), além de espaços para degustações de cachaça, vinhos, e chocolate. Os restaurantes participantes criarão um prato especial para o evento, ao preço de R$10. Na tenda de degustação-show, os chefs servirão pratos especiais a R$5. Outros ingredientes virão do projeto Horta de Quintal, que foi implantado em anos passados pelo festival. Os restaurantes e chefs se servirão de hortaliças orgânicas como salsinha, tomate cereja, manjericão e berinjela, antes difíceis de achar na cidade.

A programação musical no coreto da cidade já garante a trilha do festival a partir das 14h. Na sexta-feira, os destaques são o grupo Samba Nobre, às 20h, e a Brega Night, a partir das 21h30; no sábado tem maratona de som com Fabiano Show (14h), Samba Nobre (20h), Orquestra Boca Seca (22h), Bom Malandro (23h30) e Forró Na Manha (0h). No domingo, destaque para a orquestra do município, às 18h, e às 20h a apresentação da peça “O alto da Serra Santa”, com o grupo Lorotas e Presepadas.

Localizada a 377 km de Natal, numa altitude de 745 metros, Martins tem seus famosos mirantes como maior atração turística. Para este ano foi anunciada a construção  do 1º teleférico do Rio Grande do Norte, que será instalado no Mirante do Canto, em estrutura que  incluirá restaurante. Muitas subidas estão programadas para a serra.

Serviço: Festival Gastronômico de Martins – 10 Anos. De 2 a 4 de agosto, a 377 km de Natal. Oeste potiguar. Como ir: BR 304 e RN 117 

Rogério Vital 
 Martins possui muitos atrativos naturais, como a Casa de Pedra. Há um projetode Teleférico que vai interligá-lo ao Mirante do Canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário