terça-feira, 5 de novembro de 2013

Natal recebe maior exercício de guerra aérea da América Latina



Base Aérea de Natal recebe militares de nove países para os exercícios. 

Base Aérea de Natal recebe militares de 12 países para o maior exercício de guerra aérea simulada da América Latina, a CRUZEX C2 2012. (Foto: Força Aérea Brasileira) Começou nesta segunda-feira (4) e vai até o próximo dia 15, nas bases aéreas de Natal e Recife, o Cruzex 2013 – Exercício Cruzeiro do Sul. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), este é o maior exercício simulado de guerra aérea da América Latina. A operação envolve 2 mil militares de nove países e mais de 90 aeronaves.

Existem equipamentos e sistemas que proporcionam esta simulação. As aeronaves decolam, fazem suas missões, fazem seus combates simulados e isso tudo é retratado em um sistema que nós temos e que nos oferece condições para saber se, caso fosse real, quais seriam os efeitos atingidos”, explicou o coronel João Bosco, vice-diretor do Cruzex.

Dentro da programação, no próximo dia 9, a FAB irá promover, na Base Aérea de Natal, o chamado ‘Portões Abertos’ – evento gratuito ao público que conta com exposições de aviões e helicópteros, além de demonstrações de paraquedismo, shows e atrações infantis.

O Cruzex

O Exercício Cruzeiro do Sul é um exercício aéreo multinacional organizado pela Força Aérea Brasileira com o objetivo de treinar de maneira avançada missões realizadas no ambiente de guerra moderna. O Cruzex também desenvolve a cooperação e o bom relacionamento entre as forças aéreas participantes a partir da experiência compartilhada de realizar um treinamento em um ambiente de coalizão.

Neste ano, a sétima edição envolve o número recorde de países participantes com aeronaves: além do Brasil, fazem parte do exercício Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Venezuela e Uruguai.

As bases aéreas de Natal e Recife recebem 86 aviões e 9 helicópteros. Um helicóptero da FAB também permanece de alerta em Caicó, no Seridó potiguar, para qualquer emergência. No total, mais de 2 mil militares, brasileiros e estrangeiros, participam do exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário