segunda-feira, 31 de julho de 2017

TRAGÉDIA:NO INTERIOR DO ESTADO, MONUMENTO DE PRAÇA CAI E MATA CRIANÇA.CONFIRA.

A cidade de Riacho de Santana amanheceu o domingo de luto pois na noite do sábado dia (29/07), correu na noite do último sábado (29), por volta das 8:30 da noite  um lamentável incidente que veio a ferir duas crianças, levando uma a óbito.

A tragédia aconteceu enquanto algumas crianças brincavam dependuradas em um monumento no centro de um chafariz na praça do povo quando a estrutura desabou vindo a atingir duas crianças. 

As mesmas chegaram a ser socorridas para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, uma das crianças com um ferimento na perna e a outra saiu mais machucada, não resistindo assim aos ferimentos e vindo a óbito.
 
O clima de comoção e tristeza tomou conta de toda cidade. 

Fonte:Blog do Cobra.

sábado, 29 de julho de 2017

SANTANA DO MATOS: PREFEITURA CONFIRMA PAGAMENTO EM DIA


A Prefeitura Municipal de Santana do Matos, por meio da Secretaria Municipal de Administração, anuncia que manterá o compromisso do pagamento em dia.
Os valores serão creditados na próxima segunda-feira (31/07).

Avenida São João de Cerro Corá foi asfaltada

Av São João 
A Prefeitura de Cerro Corá em parceria com a Gestamp está realizando o sonho de muitos anos da população, com a pavimentação asfáltica da Avenida São João. Essa avenida liga o entrono da Praça com a Igreja de São João Batista. Após negociação com o proprietário de um trailer que permanecia na via durante mais de 30 anos, foi possível realizar a obra que para muitos, da uma nova cara a cidade, considerada a Suíça do Seridó.
A Prefeita Graça Oliveira falou que essa obra e muitas outras que estão por vir, deixará a cidade de Cerro Corá mais bonita e melhor de se viver. ” Foi um sonho de muitos anos que conseguimos realizar”, reiterou Graça.

CARNAÚBA DOS DANTAS: PM Prende Suspeito de Furto ao Museu do Monte do Galo.

Jota Dantas: Após denúncias de populares que visualizaram três jovens conduzindo os possíveis objetos furtados no Museu do Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas, a PM localizou enterradas na zona rural daquele município duas espingardas de fabricação artesanal e munições de uso restrito. Que após diligências chegaram ao suspeito JOSÉ MAURÍCIO DOS SANTOS DANTAS (MAURICINHO), 18 anos, que assumiu ter participado do furto. O mesmo foi conduzido à Delegacia de Plantão em Caicó para os procedimentos de praxe, tendo ficado preso em flagrante. Os demais envolvidos não foram localizados.

Polícia procura homem que ameaçou pessoas na comunidade Queimadas em Currais Novos

ADAILSON CARLOS / J JÚNIOR
Por volta das 20h30min dessa quinta-feira 28/07, populares acionaram a Polícia Militar via 190 relatando que um cidadão identificado como JANAILSON DOS SANTOS estava ameaçando populares na comunidade Queimadas, zona rural de Currais Novos e que chegou a atingir um jovem na perna com uso de uma foice.
A vítima atingida foi identificada como Damião José da Silva, 19 anos, residente na comunidade citada.
A PM se deslocou ao local, porém o acusado já havia fugido entrando na mata. Durante as diligências duas foices foram encontradas e apreendidas nas proximidades.
As vítimas foram orientadas a prestar queixa na delegacia.

CURRAIS NOVOS: ACUSADO DE ASSALTOS FOI PRESO EM FLAGRANTE NESSA SEXTA-FEIRA

J JÚNIOR
Por volta das 12 horas dessa sexta-feira, 28/07, um assalto foi registrado no centro de Currais Novos onde uma mulher foi abordada por um elemento, armado de faca, próximo a Caixa Econômica e teve a quantia de R$-125 roubado.
Populares, ao verem que o suspeito não tinha arma de fogo, começaram uma perseguição a pé e próximo ao Fórum, um Policial Militar o abordou e o algemou. Com ele foi encontrado o dinheiro da vítima e a faca usada no crime.
O acusado foi identificado como FRANCISCO ANDRÉ DE MASCENA, 18 ANOS, residente na rua Riacho do Feijão, bairro Dr. José Bezerra (Promorar). Outra vítima de assalto o reconheceu na delegacia.
A Polícia acredita que André esteja envolvido em outros assaltos aqui no município, o mesmo foi encaminhado à delegacia para procedimentos de flagrante.

Operação no RS transfere presos para penitenciária federal de Mossoró

G1/RN
Sob forte esquema de segurança, 27 foram transferidos da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) e da Penitenciária Modulada de Estadual de Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, em operação realizada desde o começo da manhã desta sexta-feira (28).
O presos serão levados para presídios federais em Porto Velho, em Rondônia; Mossoró, no Rio Grande do Norte e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Juntos, os 27 apenados somam 1,2 mil anos de pena.
Ao todo mais de 3 mil policiais participaram da operação, conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Entre os presos está José Carlos dos Santos, o Seco, um dos principais assaltantes de bancos e carros-fortes no Rio Grande do Sul. Ele estava na penitenciária desde 2006 e foi condenado a 205 anos de prisão.
Também foram transferidos presos que participaram da escavação de um túnel em direção à Cadeia Pública de Porto Alegre, novo nome do Presídio Central, que poderia gerar a maior fuga da penitenciária.
Planejamento de 4 meses, afirma secretário
titular da SSP, Cezar Schirmer, observou que o planejamento da operação começou ainda em março e que os presos foram "criteriosamente selecionados a partir de uma estratégia bem definida". Salientou que a transferência de presos é a maior operação de enfrentamento do crime organizado no Rio Grande do Sul.
"Essa operação não termina aqui", pontuou o secretário. "Vamos mostrar que o crime não compensa. Estamos dispostos a quantas medidas forem necessárias. Vamos, em todas as cidades, fazer uma ação integrada, firme, contundente, no sentido de coibir o crime e levar à sociedade gaúcha mais tranquilidade", observou o secretário.
Movimentação teve início na madrugada
A movimentação de agentes penitenciários e policiais na penitenciária iniciou ainda na madrugada. Até mesmo um trecho da ERS-401 foi bloqueado para facilitar a remoção dos apenados. Em seguida, os presos foram levados para a Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana.
As transferências foram solicitadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) para as justiças federal e estadual, que autorizaram as remoções. Na quinta-feira (27), também ocorreu a transferência de presos da Cadeia Pública de Porto Alegre.
Transferidos
Caio Cezar Pereira da Silva (Caio Loco)
Dezimar de Moura Camargo (Tita)
Cristiano Feijó Madrile (Cabelo)
Juliano Biron da Silva (Biron). Acusado de ter matado o fotógrafo José Gustavo Bertuol Gargioni, 23 anos, em Canoas, em julho de 2015. Biron foi preso em Santa Catarina em janeiro de 2016.
Tiago Benhur Flores Pereira (Benhur)
Fabrício Santos da Silva (Nenê)
Daniel Araújo Antunes (Patinho)
Tiago Gonçalves Prestes (Pasteleiro)
José Marcelo Reyes Morales (Camarão)
Marcos José Viotti (Mineiro)
Fábio Luis da Silva Mello (Fábio do Gás)
Cássio Alexandre Ribeiro (Vida Loka)
Vanderlei Luciano Machado (Lelei)
Fábio Fogassa (Alemão Lico)
José Carlos dos Santos (Seco). Um dos principais assaltantes de bancos e carros-fortes no Rio Grande do Sul. Em 2014, foi condenado a 205 anos de prisão.
Márcio Oliveira Chultz (Alemão Márcio)
Diego Moacir Jung (Dieguinho)
Letier Ademir Silva Lopes (Letier). Traficante. Teria ordenado a morte de pelo menos 28 pessoas, segundo a Polícia Civil.
Milton de Melo Ferraz (Milton Tinga)
Jonatha Rosa da Cruz (Vick)
Wagner Nunes Rodrigues (Minhoquinha)
Leonardo Ramos de Souza (Peixe)
Anderson Bueno Martins (Fofo)
Risclei Bueno Martins (Risclei)
Adriano Pacheco Espíndola (Baiano)
Carlos José Machado dos Santos (Cacaio)
Eder Souza dos Santos (Edinho)

MPRN denuncia ex-secretários por fraude em contrato da Arena das Dunas

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofereceu denúncia contra dois ex-secretários de estado, um representante do Comitê Organizador Local (COL), um arquiteto proprietário de uma empresa de consultoria e ainda servidores públicos potiguares por fraude em contrato relativo à Arena das Dunas, estádio construído em Natal que recebeu quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. Na denúncia, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público pede ainda que seja reparado o total de R$ 2.674.822,85 aos cofres públicos. A denúncia foi acatada pelo juiz da 6ª vara Criminal de Natal.
A denúncia é resultado de um inquérito civil instaurado para apurar a regularidade da contratação, pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur), da empresa Stadia Projetos Consultoria e Engenharia Ltda para a prestação dos serviços especializados no desenvolvimento dos projetos básicos complementares relativos à Arena das Dunas. Essa contratação foi realizada mediante inexigibilidade de licitação em razão de uma suposta notória especialização da empresa, o que se mostrou direcionada, principalmente pelo fato de a Stadia ter sido constituída havia menos de um ano.
O ex-titular da Setur Múcio Gurgel de Sá, o ex-secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo (Secopa) Fernando Fernandes de Oliveira, a ex-coordenadora da Assessoria Jurídica da Setur Adriana Andrade Sinedino de Oliveira, o principal sócio da empresa Stadia, Danilo Roberto de Carvalho, e ainda Carlos de La Corte, que foi membro do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL) foram denunciados pelo crime de inexigibilidade indevida, previsto no artigo 89 da Lei de Licitações.
Apesar da cláusula décima terceira do contrato colocar a subcontratação total ou parcial como causa para rescisão unilateral do acordado, foi constatado que a Stadia utilizou-se desse expediente na quase totalidade dos serviços a que se obrigou, com a anuência da Comissão de Recebimento dos trabalhos, composta por Adriana Oliveira, Carlos Alexandre Varella Duarte e Túlio Fernandes de Mattos Serejo. Por essa razão, eles e Danilo Roberto de Carvalho foram denunciados pelo artigo 92 da mesma Lei de Licitações.
Para o MPRN, Fernando Fernandes e Adriana Oliveira também cometeram o crime de falsidade ideológica, previsto no artigo 299 do Código Penal. Fernando Fernandes, por declarar que a Stadia era a única empresa apta ao serviço a ser contratado, a despeito de sua curta existência no mercado e do fato de haver outras firmas gabaritadas ao serviço. Adriana Oliveira, por declarar que as ressalvas da Procuradoria-Geral do Estado, que à época alertava para a necessidade de preenchimento de requisitos prévios à contratação, haviam sido cumpridas, sem que tal correspondesse à realidade.
Na denúncia, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público frisa que a documentação coletada no inquérito civil, juntamente com os autos de uma Tomada de Contas instaurada no âmbito do Tribunal de Contas do Estado (TCE) leva à conclusão de que os denunciados forjaram uma situação de excepcionalidade visando exclusivamente proceder à contratação direta da Stadia, o que decorreu de antiga parceria mantida entre Carlos de La Corte, representante do COL, e Danilo Roberto de Carvalho, sócio da empresa contratada.
A denúncia já foi acatada pela Justiça do Rio Grande do Norte. No documento, o MPRN pede ainda que os réus sejam condenados ao pagamento de R$ 2.674.822,85 a título de reparação dos danos causados, com base em relatório do corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado.

Ex-ministro do Turismo Henrique Alves “está sendo muito bem tratado”, relata defesa

Preso desde o dia 6 de junho, quando foi deflagrada a operação Manus e houve um novo desdobramento da Sépsis, o ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) continua recolhido, quase dois meses depois, na sede da Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em Lagoa Seca. De acordo com a defesa do peemedebista, “muito bem tratado”.
Segundo o advogado Esequias Pegado Cortez, que integra o corpo de defensores do ex-ministro, Henrique está custodiado dentro de condições razoáveis. “Ele está sendo muito bem tratado, de acordo com as regras estabelecidas pela Justiça Federal”, afirma o advogado.
Devido ao caráter sigiloso das investigações, Esequias não contou à reportagem do Portal Agora RN/Agora Jornal detalhes dos procedimentos de defesa nem de maneira minuciada como tem sido a rotina de Henrique Alves na prisão. “Ele está sob comando direto do comandante da Academia”, resumiu, provavelmente se referindo ao Ten. Cel. Assunção, comandante do órgão.
Com relação aos métodos da defesa, o advogado também declarou que não poderia especificar quais procedimentos têm sido adotados, mas destacou que os trâmites seguem correndo normalmente. “Não cabe antecipar decisões judiciais, mas está tudo correndo de acordo com a programação. A discrição da operação me faz dizer apenas isso”, frisou Esequias.
No final de junho, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife (PE), negou o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Henrique Alves contra o mandado de prisão expedido pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte, na operação Manus.
Na oportunidade, os desembargadores seguiram o entendimento do Ministério Público Federal (MPF), que argumenta que apenas a prisão pode evitar a descontinuidade de atos ilícitos supostamente cometidos pelo peemedebista.
Antes, a defesa havia pedido a soltura também ao Tribunal Regional da 1ª Região, em Brasília, de onde partiu o outro mandado de prisão, da operação Sépsis.
Na primeira ação (Manus), Henrique é investigado quanto à eventual cobrança de propina de empreiteiras na construção da Arena das Dunas. Na segunda (Sépsis), o ex-ministro é réu em ação penal por supostamente receber valores de empresas que receberam aportes milionários do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS).

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Governo Municipal e proprietário de parque promovem diversão infantil.


Na tarde desta quinta-feira 27, a criançada recebeu um belo presente da gestão atual do município. Trata-se da gratuidade nos brinquedos do parque de diversões.
Todo ano um parque se instala na cidade para passar os 10 (dez) dias de festa da Padroeira Sant´Ana, e muitas famílias não participam com seus filhos pequenos pela questão financeira.
Partindo desta necessidade de que todas as crianças têm direito ao lazer, a atual Gestão patrocinou para que o Parque de Diversões que estava na cidade fosse totalmente grátis.
Foi um momento de muita alegria para a criançada; “esta gestão lembrou daqueles que não haviam participado ainda da diversão no parque”. Ressaltou um senhor morador próximo à Praça dos festejos.
Uma equipe da Secretaria de Assistência Social que tem à frente a Secretária Eliza Fernandes estava no local dando total apoio ao evento voltado para o público infantil.
O prefeito Dr. Júnior Guimarães, acompanhado da primeira dama do município IonalleLeocádio, se fizeram presentes.

Encerramento do novenário da Festa da Padroeira Sant´Ana é marcado por noite Cultural.


A população de Santana do Matos comemorou durante dez dias a festa de sua padroeira, Nossa Senhora Sant´Ana.
Na terça-feira (25), ocorreu a última noite do novenário, onde aconteceu, na parte sociocultural, a noite da cultura e o já tradicional jantar com Sant´Ana. Durante o jantar apresentaram-se no pavilhão de Sant´Ana o grupo parafolclórico Boi de Reis Sete Estrelas, da cidade de São José de Campestre e a Orquestra Sanfônica de Parelhas.
A realização foi do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, em parceria com a Casa de Cultura Monsenhor José Edson Monteiro.
Na oportunidade, o Prefeito Dr. Júnior Guimarães, agradeceu a presença de todos e disse que “promover a cultura é resgatar a história de um povo”.

O poder Executivo foi o patrocinador da última noite do novenário (25/07) dedicado à padroeira Sant'Ana.


Na entrada à Igreja, tivemos a representatividade do Prefeito Dr. Júnior Guimarães conduzindo a Bandeira do Município, acompanhado de secretários e assessores.
Funcionários e Polícia Mirim também se fizeram presentes.
No momento do ofertório, secretarias e assessorias agradeceram a Deus, oferecendo o simbolismo de suas atividades: estetoscópio, tijolo, pasta documental, artesanato, bola de futebol, livro, chapéu de palha e câmera fotográfica.
A simbologia litúrgica (hóstia, água e vinho) foi conduzida por representantes da polícia mirim.
Quase setenta servidores públicos, inclusive o prefeito, foram afilhados de Sant'Ana.
O celebrante da noite foi o Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Paulo Henrique.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Fé e devoção marcam o encerramento da Festa de Sant´Ana, padroeira de Santana do Matos




Centenas de católicos de diversas partes do município de Santana do Matos se reuniram, nesta quarta-feira (26), na Praça Mons. José Edson Monteiro, para a grande festa em homenagem a Sant´Ana, padroeira da cidade. 

Pela Manhã as 9h foi celebrada uma Missa Solene pelo Arcebispo Emérito de Natal Dom Matias Patrício de Macedo aonde caravanas de romeiros de outras cidades até estado estiveram participando. O Novenário teve início no dia 16 de julho.

Lideranças políticas do município como o prefeito Edvaldo Júnior, vereadores,  além de lideranças do estado como o senador José Agripino Maia, e Deputada Federal Zenaide Maia estiveram participando da Santa Missa pela Manhã.

Durante os dez dias de festa, muitas atividades foram realizadas, entre elas, caminhadas matutinas, cavalgada, moto romaria, chã das avós, Rainha do Vaqueiro, leilão, bingos, e a novena, que, a cada noite, o Santuário de Sant´Ana ficava lotado!

A celebração foi encerrada as 16h 30min, com uma procissão pelas principais ruas da cidade, com a condução  da imagem de Sant´Ana e acompanhada por uma multidão de fiéis, ao retornarem ao Santuário aconteceu a Missa de encerramento presidida pelo Pe. Josino Raimundo da Silva ( Vigário Episcopal para região Norte e Pároco da Paróquia de Nossa senhora Mãe dos Homens de João Camara e Jardim de Angicos).

O Governador do estado Robson Faria também participou da procissão de Sant´Ana em Santana do Matos.

Fotos da ultima novena da festa de Santana
Clique no link abaixo
FESTA DE SANTANA 2017

Polícia de Assú e Angicos cumprem mandado de prisão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico

Após uma ação integrada da POLÍCIA CIVIL, MINISTÉRIO PÚBLICO e POLÍCIA MILITAR, na manhã desta quarta feira, dia 26 de julho, as equipes das Delegacias de Assú e de Angicos cumpriram MANDADOS DE PRISÃO e de BUSCA E APREENSÃO.
Na operação, que contou com a coordenação do DELEGADO CIDORGETON de Assú e do DELEGADO RAFAEL ALVES de Angicos, foram presos em flagrante delito, pelos crimes de TRÁFICO e ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO, CLÁUDIO COELHO DA SILVA (31 anos) e sua companheira, DÉBORA DA SILVA MEDEIROS, vulgo “DEBINHA” (32 anos), com o casal sendo encontrada certa quantidade de COCAÍNA.
Contra eles já havia sido decretada a PRISÃO PREVENTIVA pelo crime de TRÁFICO e ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO, pelo douto juiz criminal da comarca de Assú. Ambos são, confessadamente, integrantes de uma facção surgida no Estado.
Importante destacar que contra CLÁUDIO COELHO DA SILVA existiam 02 (dois) MANDADOS DE PRISÃO, um da comarca de Natal e o outro de Nísia Floresta, pendentes de cumprimento. Ele foi preso no mês de março desse ano, na BR 304, transportando aproximadamente 200 gramas de CRACK, e deu nome falso na formalização de sua prisão, apresentando-se como CLÁUDIO MENDES DE ALMEIDA, tendo sido solto no outro dia, pelo juízo plantonista de outra cidade próxima que recebeu a comunicação do flagrante, determinou a condução dele para uma AUDIÊNCIA DE CUSTODIA e, não sendo possível sua apresentação, liberou imediatamente o preso.
Considerando que os órgãos de segurança e do sistema prisional do Estado, atuantes no interior, não contam com recursos mínimos para a condução de presos, especialmente aos finais de semana, CLÁUDIO COELHO DA SILVA não foi apresentando na AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA da Comarca de Angicos e, mesmo não tendo apresentando NENHUM DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO e tendo 02 (dois) MANDADOS DE PRISÃO em aberto, foi posto em liberdade.
O juízo criminal de Assú, ciente dos fatos, decretou a preventiva de CLÁUDIO COELHO DA SILVA, prisão essa cumprida, com sucesso, nesta operação.

Suor encontrado dentro de luvas ajuda polícia a identificar suspeito de matar PM no RN

G1/RN
O  suor encontrado dentro de um par de luvas foi usado pelos peritos da Força Nacional que atuam no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) do Rio Grande do Norte para realizar exames de DNA. Com o material, eles comprovaram a participação de um dos suspeitos na morte do policial militar Ivan Márcio, no dia 26 de dezembro de 2016. A vítima foi baleada durante um assalto. 


Com o resultado das provas periciais, os suspeitos foram presos no dia 6 de junho pela Polícia Civil. “O inquérito foi muito recheado de provas técnicas. São provas irrefutáveis, e não há como o criminoso negar participação”, argumentou a delegada Danielle Filgueira, titular da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR).

GRAVE ACIDENTE FOI REGISTRADO NA BR-226, PRÓXIMO A CURRAIS NOVOS

OS

ADAILSON CARLOS/ J JÚNIOR
NA NOITE DESSA QUARTA-FEIRA  26/07, UM GRAVE ACIDENTE FOI REGISTRADO NA BR-226, APROXIMADAMENTE 10 QUILÔMETROS DE CURRAIS NOVOS, ONDE UM VEÍCULO DE PASSEIO COLIDIU EM UM CAMINHÃO. 
INFORMAÇÕES CHEGADAS AO BLOG DÃO CONTA QUE O CONDUTOR DO VEÍCULO DE PASSEIO IDENTIFICADO COMO ADAILSON JUSTINO DA SILVA, 30 ANOS, RESIDENTE EM NATAL, TERIA PERDIDO O CONTROLE E COLIDIDO CONTRA O CAMINHÃO. O MESMO FOI SOCORRIDO PARA O HOSPITAL REGIONAL MARIANO COELHO ONDE SE RECUPERA DO GRAVE ACIDENTE.
OUTRO PASSAGEIRO DO CARRO TAMBÉM FOI SOCORRIDO E PASSA BEM.

terça-feira, 25 de julho de 2017

VEJAM GALERIA DE FOTOS DA SEXTA-FEIRA DE VAQUEJADA


Vejam em nossa pagina todas as fotos:

https://www.facebook.com/pg/fdamiaonoticias/photos/?tab=album&album_id=486135588403935


Conclusão de obras da Reta Tabajara poderá ser adiada para abril de 2018

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio de seu superintendente Willy Saldanha, se reúne, nesta terça-feira 25, com representantes da IVAI Construtora de Obras, empresa responsável pela execução das obras da duplicação da Reta Tabajara, para organizar a documentação necessária pedida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que paralisou as atividades desde 25 de abril deste ano.
“A obra foi suspensa cautelarmente pelo Tribunal de Contas da União, que fez uma auditoria, onde foram apontados indícios de irregularidades. Eles solicitaram algumas repostas técnicas, e elaboramos essa reposta, que foi encaminhada para lá em maio. Em retorno, eles solicitaram uma complementação. Daí fizemos a Matriz de Responsabilidade com todos os envolvidos – a construtora, o Dnit, a empresa supervisora e a projetista –, e distribuímos as responsabilidades. Cada parte está elaborando essas respostas e dados técnicos, e nesta terça-feira teremos uma reunião para juntar toda essa documentação e vamos encaminhá-la ao TCU”, explicou o superintendente em entrevista concedida ao Agora Jornal.
A expectativa do Dnit, segundo Saldanha, é que, com a junção dos dossiês, o órgão fiscalizador se satisfaça e permita a sequência das obras. “Acreditamos que com essa resposta seja suficiente para o TCU liberar a obra. Dos apontamentos que eles levantaram, apenas um item que solo mole estávamos executando, mas os demais foram elementos que não tínhamos executado, como pavimento rígido, restauração das pistas existentes, coisas que ainda íamos fazer”.
Por causa da paralisação, o prazo da conclusão da Reta será postergado pela quantidade de meses em que ela estiver parada. Caso o TCU aceite a documentação do Dnit e permita a continuidade das obras, o plano original de finalizá-las em janeiro de 2018 será adiada para abril do mesmo ano. Até a paralisação, apenas 8% das obras haviam sido executadas.
As obras de duplicação da Reta Tabajara foram iniciadas em janeiro de 2016 com a construtora atual. O valor da contratação da Ivai corresponde a R$ 296 milhões. A empresa tem a missão de colaborar com o Dnit para concluir os 27 quilômetros planejados do trecho entre o viaduto Trampolim da Vitória, em Parnamirim, e o entroncamento da BR-226, que liga Natal ao Seridó – a conhecida Reta Tabajara. O orçamento garantido pela Lei Orçamentária Anual de 2017 é de R$ 72 milhões; R$ 23 milhões é o valor medido, que corresponde ao que já foi gasto até agora na execução dos 8% do planejado.
“Temos ciclovia, execução de marginais e vários viadutos que servirão de retorno; para eliminação de pontos críticos e também para duplicação da rodovia, o que vai tirar o gargalho que temos na entrada da Região Metropolitana – a BR-304, onde se junta o fluxo de veículos que vêm de Mossoró, e de Caicó e Currais Novos pela BR-226”, contou Saldanha.
“Lombadas não são determinantes para assaltos”
Willy Saldanha comentou a respeito das queixas da população acerca da quantidade de lombadas que existe na extensão dos 27 quilômetros da Reta Tabajara. O superintendente admitiu que elas podem favorecer à prática de assaltos na região, mas rechaçou que as lombadas sejam determinantes para a criminalidade.
“Há muito fluxo de veículos – grandes e pesados –, que chocava-se com o tráfego local em velocidades diferenciadas. Foram necessárias lombadas para diminuir essa velocidade, ao passo em que estávamos fazendo as escavações na lateral para fazer implantação da duplicação. Existiu um degrau, como existe hoje em alguns locais, em que se um carro caísse nele, capotaria e poderia acontecer o pior. Por isso, as lombadas também foram colocadas. É verdade que ocorrem assaltos lá, mas as lombadas não são determinantes para o crime; lógico que ajuda, porque diminui a velocidade do trecho, mas sabemos que quando o meliante quer, coloca pneu, pedra ou algum obstáculo para parar os carros”, disse.
Saldanha, contudo, informou que o Corpo Técnico do Dnit está reavaliando quais das 13 lombadas em toda a Reta (uma a cada dois quilômetros) são realmente indispensáveis, para que as que não forem necessárias possam ser retiradas.
“Como a obra está paralisada, pedimos ao nosso Corpo Técnico para fazer uma reavaliação dessas lombadas, em partes onde não existam esses degraus, para podermos retirá-las, já que não há mais veículos pesados trafegando. Claro que, quando as obras forem retomadas, essas lombadas serão refeitas e recolocadas. Estamos com esse estudo; já o recebemos para definir quais lombadas serão retiradas e quais são necessárias manter para garantir a segurança viária”.

ADOLESCENTE FOI APREENDIDO COM CRACK E MACONHA EM CERRO CORÁ

 
Por Blog do Jota Dantas – A Policia Militar de Cerro Corá deteve na tarde desta segunda (24), um adolescente infrator que estava próximo a um colégio no Bairro Casa Velha, portando 13 trouxinhas de maconha e 05 pedras de crack. A guarnição do Sargento Brazão e os cabos Aderaldo e Franciel, observaram a atitude do suspeito e resolveram abordá-lo, sendo encontrado o entorpecente.

ACIDENTE com vitima fatal na RN 129, que liga Lajes a Pedra Preta



 
Segundo informações passadas a nossa redação pelo Sargento, Ronaldo Simplício, no primeiro depoimento do motorista do carro, a moto apareceu repentinamente, havendo a colisão. Já o vereador Maquiel, disse a polícia que o carro entrou na contra-mão.
Maquiel e o jovem Francisco Lima, conhecido por Chumbinho, foram socorridos e encaminhados para o Walfredo Gurgel, na capital do estado. Chumbinho, foi componente por alguns anos da quadrilha junina 100% Ferroviário. Ele não resistiu aos ferimentos e chegou a óbito.
O vereador Maquiel teve problemas mais sérios nas mãos com fraturas nos dedos. O parlamentar continua em Natal, em observação, e fora de perigo.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Vendedor capota o carro e morre próximo a Caicó

JAIR SAMPAIO
Aconteceu no início da noite deste domingo (23), um acidente de trânsito na RN-118. O capotamento foi registrado próximo ao distrito de Laginhas na zona rural do município de Caicó.
Um veículo FIAT UNO de cor verde com placas OJV 3450 de Caicó/RN estava sendo conduzido por um jovem até o momento não identificado. 
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros foram acionados para o local da ocorrência.

Santana do Matos: Equipe do Hospital Clóvis Avelino conseguiu arrecadar doações.


Queremos parabenizar a equipe da Saúde de nosso Município, que mesmo em meio à correria da Festa de Santana, conseguiu arrecadar doações valorosas para o Hospital Clóvis Avelino.
Colchões e poltronas novos que servirão para reorganizar 10 leitos!
Luta que segue!!

quinta-feira, 20 de julho de 2017

GOVERNO MUNICIPAL E CAERN REALIZAM REPARO NA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA


Na última terça-feira (18/07), o abastecimento de água na zona urbana do Município foi interrompida em virtude da ação criminosa na estação de captação da CAERN localizada à margem do reservatório Açude da Pedra.

O Governo Municipal e a Câmara de vereadores, através de um esforço conjunto com a CAERN, viabilizaram de forma urgente o reparo e a manutenção de toda a rede elétrica assegurando o restabelecimento deste essencial serviço.

Dr. Júnior informou que não medirá esforços para que a população não seja prejudicada e disse ainda que a Prefeitura está totalmente disponível para resolução do problema.

Everton, representante da CAERN, destacou a atenção que o escritório regional teve e a celeridade na obtenção do material necessário para realização dos reparos, mostrando o interesse e a prioridade dadas pelo órgão ao problema.

A câmara Municipal, representada pelo Presidente Paulo de Tarso, manifestou solidariedade e participou do esforço político-administtrativo necessário para resolução da demanda.



 ASCOM
Prefeitura Municipal de Santana do Matos.

Santana do Matos: Ministério Público expede Recomendação a promotor de Vaquejada e prefeito municipal

O responsável pela Vaquejada de Santana do Matos, evento dentro da programação oficial da festa Sant’Ana, padroeira do município, identificado pelo nome de Canindé Moral, e o prefeito da cidade, Edivaldo Filho (PR), são citados numa Recomendação expedida pela representação do Ministério Público do RN na comarca local.
 
Cópia do ato, assinada pelo promotor de Justiça Baltazar Patrício Marinho de Figueiredo, é veiculada nesta quarta (19) pelo Diário Oficial do Estado.

A 45ª edição da Vaquejada de Santana do Matos acontece de 21 a 23 deste mês, no Parque Manoel de França Assunção, com R$ 45 mil em premiação para os participantes e várias atrações musicais.

A instrução do fiscal da lei para o promotor da Vaquejada possui os seguintes pontos: assegure a todos os estudantes regularmente matriculados na rede pública ou privada, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência, o pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para a entrada no aludido show, seja pista, seja camarote, área VIP ou qualquer outro tipo de ingresso, até o percentual de 40% dos ingressos em cada área do evento; o desconto deverá ser assegurado àqueles que comprovem que se enquadram em tais grupos sociais, mediante a apresentação da documentação exigida na legislação; no caso de ocorrência de venda antecipada de ingressos para estudantes de forma a afrontar os ditames legais postos nesta recomendação, seja oportunizado o imediato reembolso de metade do valor pago, tudo mediante a apresentação por parte do consumidor da carteira de estudante; e, a partir deste momento, todas as propagandas veiculadas por qualquer meio de comunicação, exemplo: televisão, rádio, jornal, revistas, cartazes, panfletos, outdoors entre outros, passem a fazer referência à possibilidade de compra de ingresso pela metade do preço no caso de estudante.

Já ao prefeito da cidade, a orientação emanada do representante do Ministério Público do RN possui o seguinte teor: que, no uso do Poder de Polícia administrativa que lhe é conferido constitucional e legalmente, fiscalize o cumprimento da Lei Federal nº 12.933/2013, realizando inspeção no mencionado evento, atestando se está sendo assegurado o pagamento da meia-entrada para estudantes regularmente matriculados na rede pública ou privada, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência, e impingindo as punições administrativas cabíveis contra aqueles que descumpram os comandos legais, recorrendo, se necessário, às autoridades policiais, ministeriais e judiciais.

O fiscal da lei frisou que chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça que o promotor da Vaquejada de Santana do Matos, a ser realizado dia 22 de julho, conhecido como Canindé Moral, “estaria desrespeitando o direito assegurado pelos referidos diplomas legais, pois não ofereceria meia-entrada para determinadas áreas do evento”.

Do Blog Pauta Aberta.