quinta-feira, 23 de agosto de 2018

TSE recebe 15 impugnações da candidatura do ex-presidente Lula


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, até a tarde desta quarta-feira (22/8), 18 impugnações de registros de candidatos à Presidência da República. O mais questionado é o de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 15 queixas apresentadas no tribunal. O petista está preso desde abril, condenado a 12 anos e 1 mês em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Lava Jato – o que o torna inelegível, segundo a Lei da Ficha Limpa.

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) foi a primeira a contestar a candidatura de Lula, horas depois do registro da chapa petista no TSE, no último dia 15. Entre as outras impugnações apresentadas estão as de dois adversários de Lula na corrida ao Planalto: Jair Bolsonaro (PSL) e o Partido Novo (que concorre com João Amoêdo).

As relatorias das contestações à candidatura do ex-presidente estão sob a responsabilidade de dois ministros: Luís Roberto Barroso e Admar Gonzaga. A defesa do ex-presidente tem até 31 de agosto para se manifestar sobre os pedidos.

Bolsonaro é alvo de uma contestação, protocolada pelo advogado Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz. O profissional é filiado ao PSDB. A relatoria ficou com o ministro Napoleão Nunes Maia Filho.
Uma segunda impugnação chegou ao TSE, mas não deverá ser julgada pois foi protocolada fora do prazo estabelecido (cinco dias após o registro da candidatura).

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, é alvo de uma contestação, apresentada pelo MDB. Na última sexta-feira (17), o partido do presidenciável Henrique Meirelles questionou documentos apresentados por siglas aliadas ao tucano.

Impugnações da candidatura de Lula (PT):
Impugnações da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL):
RP nº 0600906-05 – autor: Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz.
Impugnações da candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB):
Jornalista: Renan Melo Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário