
O senador Jean Paul Prates (PT-RN) apresentou, nesta terça-feira, dia 29
 de outubro, seu parecer favorável e texto substitutivo ao Projeto de 
Lei 261/2018, apelidado de Novo Marco Legal das Ferrovias.
No substitutivo entregue à Comissão de Infraestrutura do Senado 
Federal, o parlamentar acrescentou ao projeto original a modernização do
 modelo atual de concessão da malha ferroviária brasileira e disposições
 que versam sobre a devolução e nova licitação de linhas ociosas. “Logo 
no início do mandato, solicitei esta relatoria não apenas em função da 
experiência que já vivi na elaboração de marcos regulatórios como, em 
especial, para contribuir com a reativação de ferrovias abandonadas no 
Rio Grande do Norte, além da perspectiva de pensarmos em novos ramais 
que sirvam ao combalido escoamento da nossa produção mineral, agrícola e
 de granéis líquidos”, disse.
O PLS 241/2018, de autoria do Senador José Serra (PSDB-SP), introduz a
 possibilidade de serem utilizadas as autorizações, em regime  privado, 
para desenvolvimento de novas ferrovias. Com isso, os investidores 
poderão construir e operar ferrovias, responsabilizando-se integralmente
 pelos investimentos e riscos do negócio. “Ao ampliarmos as formas de 
regular a exploração de ferrovias, estamos propiciando ao Estado 
Brasileiro ferramentas de múltiplo uso: concessões, autorizações e 
permissões para serem utilizados conforme cada governo achar a 
apropriado. Reconhecemos que há um grande espaço para que essa 
modalidade de transporte cresça ainda mais do que já vem crescendo desde
 2005”, explicou o senador.
O texto também inclui a autorregulação – quando as ferrovias, 
reunidas em entidades associativas, poderão regular entre si o trânsito 
de pessoas e de mercadorias nas suas linhas férreas, cabendo ao Governo 
dirimir os casos de conflito não conciliados consensualmente. 
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