Nas séries iniciais, a meta projetada pelo Ideb era de 4.2 pontos. O município superou esse número, alcançando 4.5. Com relação à média dos anos finais, o município apresentou melhora considerável, ou seja, pontuação equivalente a 3.1, se comparado a 2017, que registrou 2.9. Entretanto, não alcançou a meta estipulada para a edição, que era de 4.7 pontos. Esses dados apresentados indicam que a aprendizagem e a aprovação dos estudantes estão tendo menor desempenho conforme o aluno avança na vida escolar.
Merecem destaque as escolas municipais Maria Leticia Damasceno, na zona urbana, que obteve pontuação igual a 4.8, onde a meta projetada era de 4.2 e José Félix da Silva Junior, localizada no distrito de São José da Passagem, com 4.0 pontos, sendo que a meta era 3.8. Com isso, ambas as escolas registraram pontuação superior às previstas.
Ainda segundo o Índice, Santana do Matos obteve o segundo melhor desempenho entre os municípios da região central do Estado, ao lado de Angicos, nos anos iniciais do ensino fundamental.
Confira o IDEB da região central:
Lajes 5.5
Angicos 4.5
Santana dos Matos 4.5
Pedro Avelino 3.9
Afonso Bezerra 3.7
O índice foi divulgado nesta terça-feira (15/09), pelo MEC (Ministério da Educação). O Ideb vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores: quantos alunos passam de ano e qual o desempenho deles em português e em matemática. Ele é medido a cada dois anos, sendo o principal indicador de qualidade da educação brasileira. As metas projetadas são diferenciadas para cada unidade, rede e escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário