Nesta terça-feira (14/12), alunos dos municípios de Lagoa Nova, e Bodó estiveram participando da abertura da XI Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, em Mossoró/RN.
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido deu início nesta terça-feira, 14, a mais uma edição da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, que segue até o dia 18, próximo sábado. Neste ano, o evento acontece no formato híbrido, onde alguns projetos estão sendo apresentados de forma presencial no Expocenter do Campus Central, e outros de forma remota. A programação começou às 8h, com o credenciamento e montagem dos estandes de apresentação. Às 10h30, o evento teve sua abertura oficial que contou com a presença da reitora, professora Ludimilla Oliveira.
Ao todo são 234 trabalhos científicos realizados por estudantes de escolas públicas de várias regiões do estado. Entre os temas escolhidos pelos estudantes o meio ambiente se destacou. Foi o caso do projeto de Wyara Geidiane e Raissa Jamile, alunas da Escola Estadual Sérvulo Pereira de Araujo. Elas estão desenvolvendo uma placa de isolamento térmico e acústico utilizando a folha e a resina do cajueiro, que vai servir para ser utilizada em ambientes que necessitem desse isolamento, como rádios, boates e estúdios de gravação. “O diferencial dela é que ela não é inflamável, não pega fogo, e também é biodegradável”, Wyara explica.Esse ano também haverá a presença, de forma virtual, de 59 trabalhos de todas as regiões do Brasil, uma vez que a Feira do Semiárido receberá a 2ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências realizada com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Além das bolsas de Iniciação Científica Júnior a 11ª edição da Feira Ciências contará com bolsas ATP (Apoio Técnico em Extensão no País) para premiar os professores orientadores dos melhores trabalhos. Além disso, a feira, como já é tradicional, credenciaram os melhores trabalhos para feiras de âmbito nacional, como a Febrace e a Mostratec, e âmbito internacional, em parceria com a Rede POC.
A programação completa pode ser encontrada no Instagram do projeto e além das apresentações, contará com palestras, mesas redondas, oficinas e espaço mão-na-massa, junto ao Festival de Invenção e Criatividade promovido em parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Acompanhe o instagram: @cienciaparatodosrn
Nenhum comentário:
Postar um comentário