sexta-feira, 18 de março de 2022

Paranaense completa 120 anos e recebe presente do Papa Francisco

O paranaense Sebastião Batista dos Santos, morador de Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná, completou 120 anos na terça-feira (15).

O novo ciclo rendeu a ele uma homenagem vinda diretamente do Vaticano – uma bênção apostólica do Papa Francisco, que foi entregue ao idoso no domingo (13) em celebração religiosa.

Em 2019, o centenário teve um AVC que prejudicou a locomoção e a fala. Mas, com a ajuda do filho de 70 anos, Sebastião sentou na cadeira do prefeito da cidade e recebeu diversas homenagens na terça-feira (15).

Data de nascimento

De acordo com o registro, ele nasceu no dia 15 de março de 1902, em Mangueirinha, também na região sudoeste do estado.

Em outubro de 2019, o idoso recebeu do Instituto de Identificação do Paraná a confirmação da idade dele, isso porque ele não tinha mais a certidão de nascimento.

Através do Setor de Microfilmagem da instituição foi possível resgatar a certidão de nascimento dele, dos anos 70, quando Sebastião procurou o setor para fazer a carteira de identidade.

Durante a adolescência, ele se mudou para Coronel Vivida, onde mais tarde se casou e teve nove filhos.

Atualmente, ele mora ele mora com uma filha e uma neta que cuidam dele.

“Eu fiquei muito contente. É muita felicidade receber um presente do Papa”, disse.

Umas das netas do Seu Sebastião, Joceli dos Santos, também ficou emocionada.

“Quem não se emociona? A família vai ter que guardar a sete chaves esse presente”, afirmou.

O padre Judinei explica como a história do Seu Sebastião chegou até o Papa Francisco.“Eu fiquei muito emocionado quando fui visitá-lo, um pouco mais de um mês atrás, ele estava debilitado, de cama. E aí eu entrei em contato com o padre Denilson, nosso Conselheiro-Geral do Brasil em Roma, muito próximo ao secretário particular do Papa Francisco, e ele prontamente destinou essa bênção apostólica ao Seu Sebastião”, contou.


Paranaense tenta nome no Livro dos Recordes

Seu Sebastião nasceu no dia 15 de março de 1902, na localidade de Covó, interior do município de Mangueirinha, também na região sudoeste. Na adolescência, mudou para Coronel Vivida. Casou-se com Deliria Oliveira França, com quem teve nove filhos. Hoje ele é viúvo e vive rodeado de filhos, netos e bisnetos.

Com 120 anos, ele é considerado um dos homens mais velhos do mundo. Em outubro de 2019, ele recebeu a 2ª Via da Certidão de Nascimento, que realmente comprova a idade.

Em posse dessa documentação e devidamente comprovada pelas autoridades civis, a assessoria do Instituto de Identificação do Paraná entrou em contato com o livro mundial dos recordes que analisou o caso.

De acordo com a Diocese de Palmas e Francisco Beltão, ele já foi reconhecido como o homem vivo mais velho do mundo, mas falta ainda a homologação. Segundo o guinnes, a vaga de homem mais velho do mundo ficou vazia com o falecimento do recordista polonês Yisrael Kristal, que morreu aos 113 anos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário