quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

MPF Instaura Procedimento Após Denúncia do Blog do Dina Sobre Contradições nas Emendas PIX em Extremoz

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento para investigar possíveis irregularidades envolvendo a aplicação de recursos das chamadas “emendas PIX” no município de Extremoz, no Rio Grande do Norte. A iniciativa foi motivada por uma denúncia procedente do Blog do Dina, que identificou contradições e atrasos na execução das obras financiadas por essas verbas.

A Denúncia do Blog do Dina

A apuração inicial do Blog do Dina revelou que a Prefeitura de Extremoz, sob a gestão da prefeita Jussara Sales, recebeu R$ 1,2 milhão em julho de 2024, provenientes de emenda do deputado federal Sargento Gonçalves (PL). Os recursos deveriam ser destinados à pavimentação de ruas e à compra de equipamentos para a guarda municipal. No entanto, as investigações mostraram atrasos consideráveis e contradições por parte da gestão.

Segundo a denúncia, enquanto a assessoria de imprensa da prefeitura inicialmente afirmou que as obras já estavam concluídas, imagens postadas no Instagram da prefeita indicavam o contrário. Confrontados com as evidências, os representantes da gestão municipal recuaram e afirmaram que as obras haviam apenas começado. Posteriormente, não houve mais retorno por parte da prefeitura.

Ação do MPF

O documento do MPF, expedido pelo Procurador da República Fernando Rocha de Andrade, determinou o encaminhamento do caso à Coordenadoria Jurídica para verificar a existência de procedimentos em curso no Núcleo de Combate à Corrupção (NCC). Caso não existam processos em andamento, o caso será formalizado como uma “Notícia de Fato” para apuração no âmbito cível e criminal​.

Histórico de Emendas PIX em Extremoz

Essa não é a primeira vez que a aplicação de recursos públicos em Extremoz gera questionamentos. Em uma investigação anterior, o Blog do Dina apontou falhas na destinação de recursos de outra emenda PIX, dessa vez atribuída ao deputado General Girão (PL-RN). Nesse caso, não foi comprovada nenhuma despesa referente à aplicação de R$ 900 mil na festa de São João, com o prazo de prestação de contas já expirado​.

Próximos Passos

O Blog do Dina continuará acompanhando o andamento do procedimento instaurado pelo MPF e se manterá atento à aplicação das emendas PIX nos municípios do Rio Grande do Norte, buscando garantir transparência e o correto uso dos recursos públicos.

Para ter acesso ao documento do MPF, expedido pelo Procurador da República Fernando Rocha de Andrade click no linque abaixo.

 PR-RN-00004606.2025-2Baixar  


Com informações do blog do Dina

Nenhum comentário:

Postar um comentário