sexta-feira, 11 de abril de 2025

Styvenson, o rejeitado: Câmara de Parelhas nega título de cidadão ao senador

Nem todo mundo é bem-vindo em todos os cantos. A Câmara Municipal de Parelhas deu uma resposta clara ao senador Styvenson Valentim (Podemos-RN): não, obrigado. A proposta da vereadora Vera de Oscar para conceder ao parlamentar o título de cidadão parelhense não passou no teste do afeto — faltaram os 2/3 dos votos necessários.

Resultado? Styvenson saiu rejeitado. Parece que a antipatia do “sincerão” anda colecionando portas fechadas pelo interior do estado.

 

Robson Pires

Discussão entre dois advogados acaba em tapa e chutes ao lado de fórum, em Fortaleza

 

Dois advogados protagonizaram, na tarde desta quinta-feira (10), uma discussão com tapas e chutes em frente à Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (Caace), ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.  

Em vídeo enviado ao Diário do Nordeste, é possível ver o momento em que um dos profissionais grita e dá um tapa no colega. Na sequência, os dois caem e as agressões continuam, com chutes. Homens que presenciaram a violência intervieram e deram fim à confusão.

O advogado Frederico Perez Silveira, que sofreu a agressão, informou à reportagem que já apresentou uma denúncia ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/CE e que também já registrou um Boletim de Ocorrência.

Diário do Nordeste tenta contato com a outra parte envolvida. Até o fechamento dessa matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto. 


Diário do Nordeste

Derrotado por Lula em Acari (68,15% X 31,85%) , Bolsonaro estreia Rota22 pela cidade onde vai receber cidadania e repúdio

Depois de começar a campanha de 2022 pelo Rio Grande do Norte, a dupla Jair Bolsonaro/Rogério Marinho escolhe de novo o estado potiguar para a primeira viagem do Rota 22, projeto criado por Rogério para desfilar colado em Bolsonaro pelo Brasil afora.

E a primeira cidade que o Rota22 vai chegar na sexta-feira (11) é Acari, que exatamente na sexta-feira, estará completando 192 anos de emancipação política.

Apesar de afinado com o prefeito Fernandinho (Podemos), via senador Rogério, Bolsonaro não foi o presidente mais votado do município há quase 3 anos, quando Lula ganhou disparado.

E exatamente por isso, parte da população se manifesta nas redes sociais, repassando uma nota de repúdio ao título de cidadão acariense já aprovado pela Câmara de Vereadores, com 6 votos a favor, 2 contra e uma abstenção.

Detalhe:

No primeiro turno das eleições de 22, Bolsonaro (PL) teve só 1.968 votos, o equivalente a 27,69% do total, contra 4.703 votos, o equivalente a 66,17%. Maioria pró Lula de 38,48%.

No segundo turno, Lula e Bolsonaro cresceram. Lula teve 4.932 votos, o equivalente a 68,15%, contra 2.305 votos de Bolsonaro, o equivalente a 31,85% dos eleitores. Maioria de 36,% em favor de Lula.

Eis a nota de repúdio da população anti-bolsonaro.

NOTA DE REPÚDIO: Bolsonaro NÃO nos representa!

Recebemos com profunda indignação a notícia de que está sendo pautada na Câmara dos Vereadores de Acari a possibilidade de conceder o título de cidadão acariense a Jair Messias Bolsonaro. Essa proposta é um desrespeito à memória, à consciência política e à dignidade do povo de Acari.

Bolsonaro nunca nos representou. Em nenhuma eleição ele obteve maioria em nossa cidade. Mesmo enfrentando inúmeras dificuldades históricas e sociais, o povo acariense demonstrou sabedoria e resistência ao não compactuar com o projeto de destruição que ele representa. Foram quatro anos de desgoverno marcados pela negligência durante a pandemia, pelo incentivo ao ódio, pelo desprezo aos mais pobres, à educação, à saúde, à cultura e à democracia. Um governo cruel, que nos deixou feridas profundas e que jamais será esquecido, nem perdoado!

Acari é uma cidade de luta, de consciência, de povo forte e com memória. Tentar vincular nossa história a um nome tão carregado de violência e retrocesso é uma afronta à nossa identidade. Por isso, repudiamos com veemência qualquer tentativa de homenagear Bolsonaro em nossa terra. Ele não é acariense, não faz parte de nossa história, e jamais representará os valores que defendemos.

Somos RESISTÊNCIA. Seguiremos de pé, ecoando nossas vozes e dizendo com todas as letras: BOLSONARO NÃO NOS REPRESENTA!

Base do SAMU será instalada em Angicos e beneficiará toda a região Central

A Secretária de Saúde de Angicos, Sheilla Verde, participou nesta quinta-feira, 10, de uma importante reunião na cidade de Assú com representantes da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O encontro teve como pauta central a expansão do Samu no estado, com destaque para a boa notícia de que o município de Angicos será contemplado com uma base descentralizada do serviço.

A reunião contou com a presença da coordenadora geral da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do RN, Renata Silva, da coordenadora dos Hospitais Regionais, Saudade Azevedo, e do coordenador do Samu/RN, José Cláudio de Macedo. 

O momento foi de alinhamento entre os municípios e o estado, com foco em estratégias para fortalecer o atendimento de urgência na região Central. Sheilla Verde celebrou a conquista e destacou a importância da instalação da base descentralizada em Angicos. "Essa é uma grande vitória para o nosso município e para toda a região. 

Com essa estrutura, teremos um atendimento mais rápido e eficaz, o que pode ser determinante para salvar vidas", afirmou. A secretária reforçou ainda o compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua dos serviços de saúde.

A secretária também explicou que irá iniciar o processo de pactuação com os municípios vizinhos, garantindo que toda a região Central possa ser beneficiada com o serviço.

"Nosso objetivo é oferecer uma saúde de qualidade para todos e todas, fortalecendo o trabalho em rede e ampliando o acesso da população a atendimentos emergenciais eficientes", completou.

Mais de 80 municípios do Nordeste poderão contar com novas rádios educativas

A população brasileira contará com novas emissoras de rádios educativas em diversas regiões do país.

O Ministério das Comunicações recebeu 546 propostas de operação em 237 cidades, distribuídas por 25 estados. 

Este foi o primeiro processo seletivo do Plano Nacional de Outorgas (PNO) de Rádios Educativas, lançado em 18 de dezembro de 2024. Além desse, há previsão de mais três editais até 2026.

Confira AQUI o resultado.

Deputado Vivaldo Costa homenageia Suerda Medeiros em sessão solene ao Dia do Jornalista

Em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou uma sessão solene nesta quinta-feira (10), onde diversos jornalistas potiguares foram homenageados por sua contribuição à imprensa estadual. A cerimônia foi presidida pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), que exaltou o trabalho dos profissionais da comunicação.

O deputado Vivaldo Costa (PSD) foi responsável por escolher a jornalista e radialista Suerda Medeiros como sua homenageada. Com mais de 35 anos de carreira, Suerda se destacou no rádio, no jornalismo e no marketing político, e atualmente é Secretária de Comunicação do Município de Caicó. Sua trajetória, que inclui a criação do projeto Revistas da Gente e a publicação de um livro de poesias, foi reconhecida como essencial para o fortalecimento da comunicação no Rio Grande do Norte.

Suerda expressou sua gratidão pela homenagem e reafirmou seu compromisso com a comunicação do Seridó e do Rio Grande do Norte.

Confira ocorrências policiais de Currais Novos e outras cidades

 

A Polícia Militar registrou diversas ocorrências nas últimas 24 horas em Currais Novos e cidades da região, com destaque para ações de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica, casos de ameaça, porte de drogas e perturbação da tranquilidade.

CURRAIS NOVOS

A Patrulha Maria da Penha esteve em campo e realizou um total de 08 visitas assistidas, como parte do trabalho contínuo de apoio a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Entre as ocorrências destacadas estão:

01 acompanhamento de medida protetiva, garantindo a segurança da vítima conforme determinação judicial;

01 caso de entrega de direção de veículo a pessoa não habilitada, infração que representa risco à segurança no trânsito;

01 situação envolvendo pessoa com distúrbios psiquiátricos, exigindo atenção especial e apoio da equipe de serviço;

01 ocorrência de porte de drogas para consumo pessoal, configurando crime de menor potencial ofensivo, mas que acende o alerta para o uso de entorpecentes na cidade.

ACARI

Uma ocorrência de violência doméstica foi registrada, mais uma vez revelando a necessidade de atenção e ações efetivas de combate a esse tipo de crime.

FLORÂNIA

A PM também foi acionada para registrar um caso de falta de habilitação para dirigir veículo, infração administrativa que compromete a segurança viária.

LAGOA NOVA

Duas ocorrências foram registradas:

01 caso de ameaça, que exigiu a intervenção policial para garantir a integridade da vítima;

01 acompanhamento de medida protetiva, reforçando o compromisso das forças de segurança com a proteção das mulheres.

TENENTE LAURENTINO CRUZ

Moradores denunciaram um caso de perturbação da tranquilidade, problema comum em áreas residenciais e que continua sendo alvo de ações da PM.

As forças de segurança seguem atentas e atuantes, reforçando o compromisso com a paz e a ordem pública em toda a região do Seridó.

Por Cleto Filho – Repórter Seridó

Silveira promete gratuidade na conta energia elétrica para 60 milhões de brasileiros; Haddad nega estudo para ampliar isenção na conta de luz


 Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (10) que não há, dentro da área econômica, estudo algum para ampliar a isenção da conta de luz para os brasileiros que consomem até 80KW por mês, com recursos do fundo social.

A proposta foi anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante evento no Rio de Janeiro.

Atualmente, estão isentos do pagamento os cidadãos que consomem até 50KW. O aumento na faixa de isenção beneficiaria 60 milhões de brasileiros, de acordo com Silveira.

“Não vi a entrevista dele, mas não tem nenhum estudo na Fazenda, nem na Casa Civil, sobre esse tema. Não chegou ao conhecimento nem do Palácio e nem do ministro da Fazenda”, afirmou Haddad.

“Eu liguei para ao Rui [Costa, ministro da Casa Civil] e ele falou que não está tramitando nenhum projeto na Casa Civil neste sentido, o que não impede o ministério de estudar o que quer que seja. Mas, neste momento, não há nada tramitando”, prosseguiu.

A fala de Silveira ocorreu no Fórum Brasileiro de Líderes em Energia Elétrica, no Rio. Segundo o ministro, há muita “injustiça nas tarifas de energia elétrica”.

Portanto, é necessário racionalizar os custos do setor e endereçar as injustiças na composição da tarifa.

Com isso, Silveira prometeu ampliar a tarifa social de energia elétrica, e simplificar as regras do mecanismo.

“Mais de 60 milhões de brasileiras e brasileiros serão beneficiados com gratuidade de energia até o consumo de 80 KW por mês. Isso representa o consumo de uma família que tem uma geladeira, um chuveiro elétrico, ferro de passar, carregador de celular, televisão e lâmpadas para seis cômodos”, detalhou.

Silveira disse ainda que as famílias inscritas no CadÚnico com renda de até um salário mínimo, e que atualmente não são beneficiadas com a tarifa social também serão isentas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Assembleia Legislativa aprova título de Cidadão Norte-Rio-Grandense para Bolsonaro. Entrega será em Jucurutu


 A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta quinta-feira (10), a concessão do título de Cidadão Norte-Rio-Grandense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Coronel Azevedo (PL) e será entregue nesta sexta-feira (11), às 13h, durante a visita do ex-presidente à cidade de Jucurutu, na região Seridó potiguar.

A cerimônia de entrega está marcada para ocorrer na Barragem de Oiticica, obra hídrica de grande importância para a segurança hídrica do estado, e que deverá receber atenção especial durante a passagem de Bolsonaro pela região.

“Cumprimos toda a parte da legislação e a entrega do título será amanhã, às 13h, na Barragem de Oiticica. Uma homenagem mais que merecida para o presidente que mais fez pelo Rio Grande do Norte”, afirmou o deputado Coronel Azevedo, autor da proposta.

Reconhecimento estadual e municipal

A honraria estadual se soma ao título de Cidadão Natalense, aprovado no mesmo dia na Câmara Municipal de Natal, também em homenagem ao ex-presidente. Na capital potiguar, a proposta foi aprovada em regime de urgência com 20 votos favoráveis e quatro contrários, todos de parlamentares da oposição.

A série de homenagens a Bolsonaro ocorre em meio a sua visita ao Rio Grande do Norte, onde cumpre agenda pública e política.

Um dos criminosos mais procurados do RN é preso no Espírito Santo durante operação da FICCO

 Um dos criminosos mais procurados do Rio Grande do Norte foi preso nesta quinta-feira (10) no estado do Espírito Santo, em uma ação conjunta da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do RN (FICCO/RN) com a FICCO/ES. O foragido, que estava há quase sete anos em fuga, foi capturado no momento em que circulava por um shopping em Vitória (ES). Segundo informações das autoridades, o homem integrava uma facção criminosa com atuação no território potiguar, ocupando uma posição de destaque na hierarquia da organização. Mesmo foragido e fora do estado, ele continuava coordenando atividades ligadas ao tráfico de drogas em Parnamirim (RN), exercendo forte influência sobre o grupo criminoso.

Prisão e documentos falsos

Durante a abordagem no shopping, o suspeito tentou enganar os agentes apresentando um documento de identidade falso, o que resultou também em sua prisão em flagrante por falsidade ideológica. Contra ele havia dois mandados de prisão em aberto, expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnamirim e pela 1ª Vara de Execução Penal do Tribunal de Justiça do RN (TJRN).

O homem já havia cumprido pena em unidades prisionais do Rio Grande do Norte, e devido ao seu alto nível de influência dentro do sistema carcerário, chegou a ser transferido para o Sistema Penitenciário Federal (SPF).

Enfrentamento ao crime organizado

A prisão reforça a atuação da FICCO/RN no combate ao crime organizado no estado. A força-tarefa é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Civil e Polícia Penal, e atua de forma integrada para localizar e neutralizar criminosos de alta periculosidade.

A ação bem-sucedida em Vitória representa mais um avanço no enfrentamento às facções criminosas que operam dentro e fora do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Jucurutu concede título de cidadão a Jair Bolsonaro

Durante Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, 8 de abril de 2025, a Câmara Municipal de Jucurutu aprovou a concessão do título de cidadão jucurutuense ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A proposta foi apresentada pelo vereador e presidente da Casa, Alan de Juarez.

Segundo Alan, a homenagem é um reconhecimento à contribuição de Bolsonaro para o desenvolvimento do município, especialmente no que diz respeito à continuidade e conclusão das obras da Barragem de Oiticica — uma das mais importantes para a região do Seridó.

Nelter Queiroz cobra recuperação de rodovias do RN e conclusão de obras complementares no Complexo Oiticica

 Ainda durante a sessão plenária desta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa, o deputado Nelter Queiroz (PSDB) voltou a fazer duras críticas à gestão do Governo do Rio Grande do Norte, com foco nas más condições das rodovias estaduais e na lentidão de conclusão de obras complementares na barragem de Oiticica.Em sua fala, Queiroz voltou a destacar a precariedade de trechos importantes de rodovias como a RN-041, que liga Currais Novos a Lagoa Nova e da RN-203, entre Bodó e Cerro Corá. Segundo o parlamentar, obras de tapa-buraco não fazem mais sentido e o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), deve realizar obras de recapeamento asfáltico.

Nelter Queiroz também citou outros trechos críticos de rodovias, a exemplo do trecho da RN-203 entre Santana do Matos e a RN-118 via Barão de Serra Branca; da RN-118, entre Jucurutu, São Rafael e a BR-304; da RN-089, entre Ouro Branco e Jardim do Seridó; e da RN-016, entre Assú e Carnaubais até Areia Branca. Segundo ele, esses trechos refletem o abandono da malha viária do Estado e dificultam o deslocamento da população.

OITICICA

O deputado também voltou a cobrar a conclusão de obras complementares da barragem de Oiticica. Um dos pontos citados por ele foi a falta de pavimentação da estrada de acesso à nova comunidade de Barra de Santana, pela RN-118, na altura da comunidade Aroeira.

“Sou filho de Barra de Santana, sou filho de Jucurutu, sou filho de nossa região Seridó e cobro a conclusão desta importante obra que não é só importante para nossa Jucurutu, mas também para nossa Jardim de Piranhas e para a nossa São Fernando”, afirmou o deputado.

Nelter Queiroz encerrou sua fala com mais críticas ao Governo do Estado, mencionando a dificuldade enfrentada pelos cidadãos para ter acesso aos serviços do Detran.

UERN: Avanço do mar preocupa pesquisadores e comunidades litorâneas no RN e no CE

O avanço do mar na região litorânea entre os estados do RN e do CE tem sido alvo de estudos conduzidos pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade do Estado do RN (UERN), com sede em Mossoró.


Coordenado pelo professor Rodrigo Guimarães, o projeto denominado Geotecnologias e análise quantitativa aplicadas ao ordenamento territorial na bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró e no litoral setentrional do RN investiga os fatores naturais e humanos que contribuem para esse fenômeno, destaca informação proveniente da assessoria de imprensa institucional da UERN, em Mossoró.

Programação do RALLY RN 1500 em Currais Novos

Foto RallyRN1500

 

Uma das principais competições de rally cross-country do Brasil, o Rally RN 1500, na sua 27ª edição, voltará a ter Currais Novos em sua rota na competição.

Na Princesa do Seridó, o evento ficará por três dias, de 09 a 11 de abril, com a concentração das equipes no espaço do antigo “Aeroporto”, na BR 226, preparado para receber a mega estrutura da competição, que terá cerca de 200 veículos, de competição, apoio e organização.

Confira a programação completa em Currais Novos:

Dia 09 – Quarta-feira – 2ª dia de Rally
12h às 17h – Chegada na cidade, vindo de Cabaceiras/PB

19h às 21h – Briefing – Praça Cristo Rei
21h – Recepção aos participantes com atração musical: Flor de Caroá

Dia 10 – Quinta-feira – 3º dia de Rally
Etapa exclusivamente em Currais Novos – Sertão do Seridó

17h – Atração musical: Projeto Música e Arte – praça Cristo Rei

Dia 11 – Sexta-feira – 4º dia de Rally – Última etapa

7h – Saída de Currais Novos a São Miguel do Gostoso.

A competição de Rally atravessará os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Uma estrutura que conta com mais de 900 pessoas, entre organização e equipes.

Durante toda a quinta-feira, a estrutura do Rally, no aeroporto, estará aberta a visitação pública.

O Rally RN 1500 tem o apoio da Prefeitura de Currais Novos, através das suas secretarias.

Monte do Galo em cena: Paixão de Cristo transforma Carnaúba dos Dantas em escola de artes do sertão

 

Mais do que uma encenação religiosa, a Paixão de Cristo de Carnaúba dos Dantas vem se consolidando como uma verdadeira escola de artes cênicas a céu aberto no sertão potiguar. Em sua 47ª edição, o espetáculo realizado aos pés do Monte do Galo mobiliza cerca de 150 pessoas da comunidade – entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos – e transforma o Santuário de Nossa Senhora das Vitórias em um grande palco de formação artística.

Neste ano, a encenação traz uma novidade que amplia ainda mais a participação popular: o formato musical. A inclusão da música como elemento central do espetáculo despertou o interesse de pessoas de diferentes idades, aproximando ainda mais a comunidade do processo criativo. Para o padre Ronney Galvão, coordenador do espetáculo, essa é uma das riquezas da iniciativa.

“Além dos ensaios, estamos realizando oficinas de atuação, de maquiagem e de coreografia. O espetáculo acaba sendo uma grande escola de capacitação para as artes cênicas – teatro e dança. É uma oportunidade de despertar o interesse, principalmente da juventude, para as artes e de estimular talentos locais”, afirma o padre.

Um dos grandes destaques desta edição é a presença de dois artistas nacionais nos papéis principais. O ator pernambucano Bruno Bellarmino, conhecido por trabalhos em produções da Globo, Netflix, HBO e Prime Video, interpretará Jesus. Já Hermila Guedes, com uma sólida carreira no cinema, teatro e televisão, dará vida a Maria, mãe de Jesus. Ambos atuaram recentemente na série Cangaço Novo e agora chegam ao Seridó para protagonizar esse espetáculo que une fé, arte e tradição. A participação dos dois não só eleva o nível da encenação, como também proporciona à comunidade local a oportunidade de aprender com profissionais experientes, promovendo um intercâmbio cultural e artístico raro para o interior do estado.

A preparação dos participantes é intensa. São 30 crianças, 64 adolescentes e 22 jovens envolvidos diretamente nas cenas, além de adultos e idosos que, juntos, vivenciam uma experiência transformadora. Nos bastidores, outras dezenas de moradores se dedicam à produção de figurinos, adereços, maquiagem e cenários, movimentando a economia criativa da cidade.

“O projeto gera renda na comunidade. Tem gente que costura, pinta, modela, organiza, limpa. É uma engrenagem que só funciona com o envolvimento de todo mundo”, ressalta o diretor Jairo Dantas.

O espetáculo é gratuito e será apresentado nos dias 17 e 18 de abril. Na quinta-feira (17), a encenação começa às 19h; na sexta-feira (18), a partir das 18h. O palco e arquibancadas serão montados no Santuário, um dos principais atrativos do Geoparque Seridó, que se transforma durante esses dias em um verdadeiro anfiteatro sagrado.

Acarienses protestam nas redes sociais após título de cidadania a ex-presidente Bolsonaro

Após a Câmara Municipal de Acarí aprovar a entrega do título de cidadania ao ex-presidente Jair Bolsonaro, parte da população de Acari reagiu negativamente nas redes sociais sobre a medida.

Em um texto de autoria da artista Roberta Barbosa, uma nota de repúdio foi tecida para dizer que Bolsonaro “não os representa”. O posicionamento fala que o ex-presidente não obteve maioria em nenhuma eleição no município (o que é verdade) e disse que a proposta é “um desrespeito à memória e dignidade do povo de Acari”.

Em outra mensagem, o também acariense Rodrigo Ranieri usou suas redes sociais para pedir que a medida seja “revogada”. Ele chamou a sessão da última segunda-feira, quando a medida foi aprovada, como “noite da vergonha” e disse que o posicionamento “mancha a honra do povo acariense”.

Anthony Medeiros

LUCIANO LOPES PODE VOLTAR A DISPUTAR A PREFEITURA DE JUCURUTU

 

O ex-prefeito, Luciano Lopes, pode está preparando seu retorno a política de Jucurutu. Um encontro entre ele e o senador Rogério Marinho no Seridó, acendeu as especulações sobre seu retorno à vida pública. 

Luciano vinha mantendo uma postura discreta, mas agora, segundo fontes próximas, já articula uma possível candidatura a Prefeito de Jucurutu nas eleições do próximo ano.

PRF flagra transporte irregular de ácido clorídrico na BR-427 no interior do RN

 

Foto: Divulgação/PRF

Na manhã desta terça-feira (8), a Polícia Rodoviária Federal flagrou um caminhão transportando 3.100 litros de ácido clorídrico de forma totalmente irregular na BR-427, no município de Serra Negra do Norte/RN. O veículo seguia de São Bento/PB com destino a Patos/PB, e circulava sem qualquer identificação do produto perigoso, além de não portar os itens de segurança exigidos pela legislação vigente.

O flagrante foi registrado em vídeo e evidencia o total descumprimento das normas do transporte de produtos perigosos, especialmente a ausência da placa de risco e do painel de segurança, obrigatórios em veículos que transportam substâncias químicas inflamáveis, corrosivas ou tóxicas.

De acordo com a legislação brasileira, o transporte de produtos perigosos deve seguir normas rígidas previstas na Resolução ANTT nº 5.947/21 e no Código de Trânsito Brasileiro. A falta de identificação compromete ações de emergência em caso de acidentes, incêndios ou vazamentos.

Principais riscos em caso de acidente com ácido clorídrico:

Queimaduras químicas graves em contato com a pele ou mucosas;

Liberação de gases tóxicos ao reagir com outras substâncias, especialmente em colisões com vazamento;

Contaminação ambiental severa, com danos a rios, solo e fauna;

Risco à saúde pública de motoristas, socorristas e moradores próximos ao local do acidente.

A PRF reforça que o transporte de substâncias perigosas exige habilitação específica, sinalização adequada e o uso de equipamentos de segurança para evitar tragédias. O caso será encaminhado para os órgãos competentes para adoção das medidas legais.

A população pode contribuir denunciando irregularidades pelo telefone de emergência 191.

Portal da Tropical

Mulher que comercializava “skunk” é presa em Macaíba

 

Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia (DP) de Macaíba, com apoio do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM), prenderam em flagrante, nesta terça-feira (8), uma mulher de 22 anos, pela suspeita na prática do crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

De acordo com as investigações, a mulher estaria comercializando drogas em uma residência localizada no Conjunto Manoel Dias, em Macaíba. Diligências foram realizadas no local com o objetivo de cumprir dois mandados de prisão expedidos contra o companheiro da suspeita.

Na residência, os policiais encontraram porções de “skunk”, maconha prensada e cocaína. Além disso, foram apreendidos materiais usados no tráfico, como balança de precisão, embalagens e um caderno com anotações relacionadas à atividade criminosa. O companheiro dela, alvo principal da operação, conseguiu fugir e continua foragido. As investigações seguirão em andamento, com o objetivo de localizar e prender o suspeito.

A mulher foi presa e conduzida à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Piloto da Fórmula 1600 e filho morrem em acidente em rodovia de SP


Comunicado de falecimento de Bento Imamura foi publicada nas redes sociais do piloto | Reprodução Redes Sociais

Bento Imamura, de 7 anos, morreu na madrugada desta última terça-feira (8), depois de três dias internado no Hospital das Clínicas de Marília, interior de São Paulo. Ele tentava se recuperar do acidente na Rodovia Transbrasiliana (BR-153), que vitimou seu pai, Eduardo Imamura, piloto de Fórmula 1600, no último sábado (5).

A caminhonete que Eduardo dirigia colidiu frontalmente com um caminhão que passava no sentido oposto da pista, no km 219, por volta das 15h30. Em nota, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirmou que, após o impacto, o automóvel tombou e foi arrastado por cerca de 70 metros, saindo da pista. “O caminhão, por sua vez, conseguiu acionar os freios, mas colidiu com um barranco e parou no acostamento”, diz o comunicado.

Quatro vítimas ficaram feridas no acidente, uma morreu no local e outras três tiveram lesões graves, todas estavam na caminhonete. O condutor do caminhão saiu ileso, de acordo com a PRF. O local foi isolado e periciado pelas autoridades competentes, com o apoio de equipes de resgate, bombeiros, Polícia Civil e IML.

A análise feita por autoridades com base em imagens do sistema de câmeras do caminhão confirma que o impacto ocorreu na faixa de rolamento do caminhão, reforçando que a invasão de pista foi o fator determinante da colisão. “A não utilização do cinto de segurança pelos ocupantes do automóvel também contribuiu para a gravidade das lesões”, informa a nota da PRF.

A morte de Bento foi confirmada nas redes sociais do piloto. “Ele lutou bravamente esses últimos dias, mas agora descansa nos braços de Deus, ao lado do seu querido pai, Eduardo. Que encontrem juntos a paz eterna”, lamenta a postagem. Uma homenagem a Eduardo com fotos enviadas por familiares e amigos também foi publicada na mesma conta.

SBT News

 

País tem quase 2 mil cidades em situação de seca e especialistas alertam para risco

 

Foto: José Medeiros/Divulgação

O Brasil vai enfrentar uma nova temporada de seca em 2025, segundo análise do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden). Ela é uma continuação do que vivemos em 2024: após o Norte viver uma situação crítica no ano passado, o cenário da seca “mudou de lugar”, já que estados da Amazônia agora enfrentam enchentes, mas o Centro-Sul do país pode ter uma temporada crítica.

A análise ainda lança um alerta para o Pantanal, que viveu a pior crise da história em 2024. Agora, ainda sem entrarmos no auge da estação com menos chuvas no Centro-Sul, os dados indicam que já há 1,9 mil cidades pelo país em situação de seca mais intensa.

Os especialistas alertam que a estação chuvosa acaba de começar e que o cenário pode piorar ao longo do período mais seco que o país enfrenta agora. Com isso, há uma área de cerca de 1 milhão de km² em situação de alerta para a seca.

Ana Paula Cunha, especialista em secas do Cemaden, explica que a seca passou por uma transição: saiu da região Norte, que deverá ter alívio este ano após registrar níveis históricos baixos nos rios, e se deslocou para o outro lado do mapa do país.

De forma geral, isso ocorreu porque a estação chuvosa, que terminou em março, ficou abaixo do esperado em algumas regiões do país. Para se ter uma noção, antes da estação chuvosa, havia 2.954 cidades em condição de seca de moderada a extrema. Ou seja, houve uma redução, mas o número ainda é considerado alto.

“Tirando-se o Norte, o restante do país não está em uma situação muito confortável. Foram registradas chuvas abaixo da média em muitas regiões, embora não de forma generalizada. Isso pode amenizar o impacto, mas o cenário ainda é de seca”, explica.

Isso significa que, nos locais onde já havia déficit devido à seca de 2023 e 2024, a situação pode se agravar ao longo da estação mais seca, que acaba de começar. A previsão é de impactos como:

  • Sequências de dias sem chuva – como no ano passado, quando cidades acumularam mais de 100 dias sem precipitações, principalmente em Minas Gerais e Bahia;
  • Déficit hídrico nas bacias que abastecem o setor energético, sendo a bacia do Paraguai, que corta o Pantanal, a mais afetada;
  • Aumento da vulnerabilidade ao fogo, principalmente no Pantanal.

G1

segunda-feira, 7 de abril de 2025

PAPA FRANCISCO FAZ PRIMEIRA APARIÇÃO PÚBLICA APÓS RECEBER ALTA MÉDICA

 

O papa Francisco surpreendeu fiéis que acompanhavam a missa deste domingo (06/04) na Praça de São Pedro, no Vaticano, ao fazer sua primeira aparição pública desde que recebeu alta do hospital Gemelli de Roma, há duas semanas.

 “Bom domingo a todos. Muito obrigado!”, disse o papa, com a voz rouca. O pontífice chegou ao local em uma cadeira de rodas e cumprimentou a multidão de fiéis. Ele ainda se recupera de uma pneumonia bilateral, que o levou a uma internação de quase 40 dias.

Aleijadinho de Pombal anuncia show gratuito para cadeirantes em Currais Novos

O cantor Aleijadinho de Pombal, um dos maiores nomes do forró nordestino e também cadeirante, foi o convidado especial do sábado (5) do Programa “Nossa Terra na TV”, apresentado por Simara Araújo na Sidys TV. Durante a entrevista, Aleijadinho de Pombal revelou a intenção de realizar um show gratuito em Currais Novos, destinado especialmente para cadeirantes, no Aéreo Clube da cidade. O evento, que ainda não tem data definida, promete ser uma grande celebração de inclusão e alegria para a comunidade local.

O cantor expressou sua vontade de proporcionar um momento especial para seus colegas cadeirantes, destacando que o evento se concretizará em breve. “Vai ser um momento maravilhoso para todos”, afirmou Aleijadinho, deixando claro seu desejo de cantar para esse público especial e celebrar a inclusão.

Alerta: campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

A campanha nacional de vacinação contra a influenza começa nesta segunda-feira (7). A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes. Também podem receber a dose:

  • trabalhadores da saúde;
  • puérperas;
  • professores dos ensinos básico e superior;
  • povos indígenas;
  • pessoas em situação de rua;
  • profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • profissionais das Forças Armadas;
  • pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  • pessoas com deficiência permanente;
  • caminhoneiros;
  • trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
  • trabalhadores portuários
  • funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (com idade entre 12 e 21 anos).

De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante distribuído na rede pública protege contra três vírus do tipo influenza e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença.

Para a vacinação deste ano, a pasta adquiriu um total de 73,6 milhões de doses. No primeiro semestre, 67,6 milhões de doses devem ser distribuídas para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No segundo semestre, 5,9 milhões serão enviadas para o Norte.

A campanha, este ano, será realizada em dois momentos:

  • primeiro semestre (março/abril): nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
  • segundo semestre (setembro): na Região Norte, alinhando-se ao período de maior circulação viral na região.

“Enquanto no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste o pico de casos ocorre no outono e inverno (abril a junho), na Região Norte, devido ao clima tropical e ao regime de chuvas, a maior circulação do vírus acontece no segundo semestre, geralmente entre setembro e novembro, o chamado inverno amazônico”, destacou o ministério.

Ainda de acordo com a pasta, a vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e dos óbitos relacionados à doença.

Em 2025, a dose contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração, de acordo com o ministério, pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.

“A influenza e a covid-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas”, ressaltou a pasta.

Em 2024, a cobertura vacinal contra a gripe entre os públicos prioritários foi de 48,89% na Região Norte e 55,19% nas demais regiões.

Polícia intensifica abordagens e procedimentos contra crimes de trânsito

A Polícia Militar de Florânia segue firme no combate aos crimes de trânsito e na garantia da ordem pública. Na tarde deste domingo (06), durante patrulhamento de rotina, uma guarnição da PM apreendeu uma motocicleta conduzida por um homem não habilitado, que circulava de forma imprudente, colocando em risco a vida de pedestres e outros condutores na área urbana da cidade.

Segundo informações repassadas à imprensa, o condutor foi abordado em via pública após demonstrar atitudes suspeitas. Durante a verificação, ficou constatado que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de conduzir o veículo de forma perigosa. A motocicleta foi apreendida e os procedimentos legais foram imediatamente adotados pela guarnição de serviço.

O comandante do Destacamento Policial Militar de Florânia, o Sargento Victor, destacou que este foi o 14º procedimento registrado em 2025 relacionado a infrações de trânsito com implicações penais.

Repórter Seridó

RASTRO DE DESTRUIÇÃO: Carreta com combustível tomba e pega fogo na BR-101 em SC; outros 25 veículos foram incendiados

Uma carreta carregada com combustível tombou e pegou fogo no quilômetro 233 da BR-101, em Palhoça, Santa Catarina, na tarde deste domingo (6).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, cinco pessoas ficaram feridas. Ao menos 22 carros e três carretas também foram atingidos pelas chamas.

O tombamento ocorreu no sentido Norte da pista. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão carregava etanol.

Até 16h43, os bombeiros estavam no local no rescaldo dos incêndios em caminhões atingidos.

O motorista da carreta e esposa dele tiveram queimaduras nos braços e pernas e foram levados para uma Unidade de Pronto Atendimento em Palhoça.

Outras três vítimas de queimaduras foram socorridas pela ambulância da concessionária da rodovia.

TV Cultura

Bolsonaro visita o RN nesta quinta (10) com agenda em Natal e no interior do estado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) visita o Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (10) para cumprir uma extensa agenda de compromissos políticos no estado. A visita faz parte do movimento “Rota 22 PL RN”, organizado por aliados do Partido Liberal.

Bolsonaro chega a Natal na noite de quinta-feira (10), por volta das 22h45, em voo da companhia Gol, e pernoita na capital potiguar.

Na manhã de sexta-feira (11), a partir das 7h, ele deixa o hotel e segue em comboio com apoiadores, com concentração marcada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, no CCAB Sul. De lá, o grupo parte em direção ao interior do estado.

No roteiro, estão previstas paradas em:

  • Tangará – com possível visita a um tradicional ponto de venda de pastéis;

  • Acari – visita à Cidade da Moda;

  • Jucurutu – visita à Barragem de Oiticica, uma das principais obras hídricas do estado.

Já no final da tarde, às 18h, Bolsonaro participa do Seminário Rota 22 PL RN, que será realizado na sede da AABB de Pau dos Ferros.

Após o evento, ele segue para Tenente Ananias, onde participa de um jantar na casa do deputado estadual Dr. Kerginaldo (PL).

A agenda continua na manhã de sábado (12), com visita ao município de Major Sales, onde Bolsonaro deve conhecer o Túnel Major Sales, parte do Ramal do Apodi, obra integrante do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Três homicídios são registrados em 24h no bairro Planalto, em Natal

A Polícia registrou três assassinatos em um intervalo de apenas 24 horas no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. Os crimes ocorreram entre a tarde da última sexta-feira (4) e a noite de sábado (6).

Na sexta, duas pessoas com passagens pela polícia foram executadas na região.

Felipe Alesson de Oliveira, de 32 anos, foi executado na calcada de uma conveniência localizada em uma das principais avenidas do bairro. Ainda de acordo com a polícia, Felipinho, como era mais conhecida a vítima, já era conhecido da justiça, tinha passagens por roubo e tráfico de drogas.

Cerca de meia hora antes, homens armados executaram um homem identificado como José Ranilson da Silva Ludugero, na rua José Vicente, no Leningrado. A vítima foi surpreendida pelos assassinos que chegaram em um veículo de cor escura. José Ranilson respondia por crimes como receptação.

Já no terceiro homicídio registrado na noite de sábado, um homem foi encontrado morto com ferimentos de arma de fogo na cabeça. O corpo foi encontrado vestindo apenas roupas íntimas. Segundo a polícia, a suspeita é de que a vítima possa ter sido torturada antes da execução.

No local da ocorrência, foram encontradas quatro cápsulas de pistola calibre .38. Ao lado do corpo ainda estava uma carteira de habilitação, porém, não há confirmação se pertencia à vítima.

A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN) foram acionados ao local.

 A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) irá investigar os casos

Turista gaúcha morreu eletrocutada em hostel no RN, diz família


Uma mulher morreu ao tomar um choque elétrico em um hostel em São Miguel do Gostoso (RN) na sexta-feira (4). As informações foram confirmadas pela família da turista no Instagram.

Paula Vergara, 43, foi eletrocutada em um hostel. De acordo com familiares e amigos da turista, a gaúcha morreu após receber uma descarga elétrica na sexta-feira. Vítima é de Pelotas (RS), mas estava morando em São Miguel do Gostoso desde outubro de 2024.

Segundo relatos da polícia, o incidente ocorreu por volta das 16h40. Paula estava na piscina do estabelecimento e, ao sair da água, tentou conectar um equipamento elétrico a uma tomada, momento em que sofreu o choque. Uma equipe médica foi acionada, mas a vítima já estava sem vida quando o socorro chegou.

Paula Vergara da Silva era natural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e possuía mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). De acordo com a família, ela havia se mudado para São Miguel do Gostoso em outubro de 2024 com o objetivo de desenvolver trabalhos sociais, incluindo um curso de culinária destinado a crianças. Paula era a filha mais velha de três irmãos.

Nas redes sociais, familiares pedem ajuda para traslado do corpo. "Meu tio está fazendo uma vaquinha. Se alguém quiser contribuir, toda ajuda é bem-vinda", escreveu a prima dela, Talita Vergara.

Grupo de voluntários do qual Paula fazia parte lamentou morte. "Moça de coração enorme levou o bem por onde passou, aqui em Floripa, no Rio Grande do Sul, durante as enchentes de 2024 e, agora, estava realizando um trabalho que ela adorava, oferecendo oficinas culinárias e lúdicas para crianças."

No Instagram, Paula postava conteúdos sobre alimentação. Publicações divulgavam oficinas de educação alimentar, além dos trabalhos voluntários que ela participava.

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Governo vai arrecadar R$ 35 milhões com taxa de bombeiros em 2025

O Governo do Rio Grande do Norte estima arrecadar R$ 35 milhões com a chamada Taxa de Bombeiros no ano de 2025. O tributo, cobrado uma vez no ano de proprietários de veículos no momento do licenciamento, teve a legalidade confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 26 de março. A Corte fixou tese de repercussão geral reconhecendo a constitucionalidade da cobrança, que pode ser aplicada em todo o País. De acordo com a corporação, foram arrecadados cerca de R$ 100 milhões desde 2019. Valores investidos na construção de novas seis unidades no interior e na compra de equipamentos.

Os valores da taxa permanecem os mesmos desde que a cobrança foi instituída. Motocicletas pagam R$ 15; veículos de passeio, R$ 25; transporte de carga e veículos rodoviários, R$ 50; e transporte de carga perigosa, R$ 80. Os boletos são gerados no portal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). O não pagamento pode acarretar multas e sanções que influenciam também na renovação do licenciamento do veículo no ano seguinte, com a possibilidade, inclusive, dos valores não quitados serem incluídos na dívida ativa do Estado.

e acordo com o Corpo de Bombeiros, os recursos arrecadados vão exclusivamente para o Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros Militar (Funrebom). A legislação veta que os recursos sejam empregados, por exemplo, para pagamento de folha salarial dos servidores. “A lei veta a utilização dos recursos que caem nesse fundo para outra situação que não seja utilizar para investir no Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte”, detalha o comandante da corporação, coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior.

Monteiro pontua ainda que os recursos têm sido decisivos na expansão da capacidade operacional da corporação. “A gente considera essa taxa um investimento que o cidadão faz na instituição e de uma forma muito efetiva a gente vem comprovando a importância desses recursos que caem no nosso Fundo. A gente já cresceu, só para ter uma ideia, em construção de novas unidades, a gente já cresceu 100% e temos mais duas unidades previstas para o interior do Estado”, afirma.

Novas unidades dos Bombeiros no Estado

Entre 2019 e 2024, seis novas unidades foram abertas e atualmente 11 cidades tem quartéis do Corpo de Bombeiros Militar: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Assú, Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros, Patu, Caicó, Currais Novos e Goianinha. A 12ª unidade deve ser instalada em João Câmara, no segundo semestre deste ano. Uma outra sede também deve ser reaberta neste ano, mas a localidade ainda não foi revelada.

Além disso, ressalta Monteiro, também foram adquiridas novas viaturas, equipamentos de salvamento, materiais de combate a incêndio e kits de mergulho. “O Corpo de Bombeiros Militar vem tendo a sua missão de proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente de uma forma bem mais efetiva com a utilização desses recursos advindos dessa taxa que hoje está pacificada. Sem essa taxa a gente não conseguiria”, disse o comandante.

Histórico

Logo após a criação, em 2019, o Tribunal de Justiça do RN suspendeu a cobrança por meio de liminar. No mesmo ano, o Governo acionou o STF, que autorizou a continuidade da arrecadação até decisão definitiva. Em 2020, o TJRN declarou a inconstitucionalidade da taxa em julgamento de mérito. O Governo do Estado recorreu da decisão e o caso foi incluído em uma pauta conjunta com ações de Pernambuco e do Rio de Janeiro.

No julgamento concluído recentemente, no último dia 26 de março, o plenário do STF decidiu, por maioria, que é legítima a cobrança de taxas estaduais pela prestação ou disponibilização de serviços de prevenção a incêndios, salvamento e resgate. A tese aprovada afirma que tais serviços são específicos e divisíveis, o que os torna passíveis de serem financiados por taxas, e não apenas por impostos.

Em 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do RN registrou 14.156 atendimentos em todo o Estado, aumento de 5,2% em relação ao ano anterior. A média foi de 39 ocorrências por dia. A maioria dos casos está relacionada à categoria “salvamento”, com destaque para a “captura de insetos”, que somou 3.624 registros – o equivalente a 25,5% de todos os atendimentos no período.

Valores

A Taxa de Bombeiros segue sendo cobrada anualmente no momento do licenciamento veicular no Rio Grande do Norte. Os valores variam conforme o tipo de veículo. Confira:Motos e ciclomotores: R$ 15

Carros de passeio: R$ 25

Carga e rodoviários: R$ 50

Tribuna do Norte

MULHER FICA EM ESTADO GRAVE APÓS SER ATACADA POR ABELHAS E TER E LEVADO CERCA DE MIL PICADAS

Uma mulher fou internada em estado grave após sofrer um ataque de abelhas, enquanto seguia de Pium para o centro de Parnamirim no Rio Grande do Norte em um veículo. 

Por causa de outros problemas de saúde, a vítima não conseguiu sair do carro e acabou sofrendo mais de mil picadas.

Ela foi socorrida inicialment-e para a Unidade de Pronto Atendimento de Nova Esperança, em Parnamirim. 

No entanto, precisamos ser especializados para uma UTI com urgência. 

O caso foi destaque no Cidade Alerta desta quarta-feira (2). Em entrevista ao vivo, a família mostrou orientação sobre o estado de saúde da vítima. 

“É bem complicado o quadro dela. Precisava dessa UTI com urgência. 

Devido à dificuldade de conseguir esse leito de UTI, a gente recorreu a vocês para tentar agilizar alguma coisa para que ela não ocorra a óbito. 

Minha tia, que é irmã dela, está bastante preocupada”, afirmou Kaline Domingos, sobrinha da vítima.

Em nota, a Secretaria de Saúde do RN informou que um paciente foi indicado para uma vaga no Hospital Santa Catarina, na zona Norte de Natal. Durante a madrugada desta quinta-feira (4), uma transferência, de fato, aconteceu e a mulher foi colocada em uma UTI. O estado de saúde continua grave.

Foto: Marcello Casal Jr.

Currais Novos na rota do Rally 1500: competição acontecerá de 07 à 12 de abril entre PE, PB e RN

 

Uma das principais competições de rally cross-country do Brasil, o Rally RN 1500 terá Currais Novos em sua rota na competição que este ano celebra sua 27ª edição. De 07 à 12 de abril, três estados nordestinos (Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte) serão percorridos por carros, motos, quadriciclos e UTVs em uma competição desafiadora que exige resistência, habilidade e precisão na navegação.

Com início no próximo dia 07 em Gravatá (PE), o Rally passará também por Cabaceiras (PB), Currais Novos, Acari e São Miguel do Gostoso (RN). Com apoio da Prefeitura Municipal de Currais Novos, o evento terá como ponto de apoio o Aeroporto Municipal, localizado às margens da BR 226 (sentido São Vicente).

Com a expectativa de atrair centenas de participantes e grande público, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SEMTURI), espera uma grande movimentação na economia local e em setores como hospedagem e alimentação.

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como feito em outros anos. A primeira parcela será paga em abril e a segunda, em maio.

Lula ainda firmou o decreto que regulamenta as mudanças no Fundo Social, que destina R$ 18 bilhões para o programa Minha Casa, Minha Vida.

O presidente também voltou a prometer a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para a classe média e anunciou a implementação da TV 3.0, sistema integrado de televisão aberta e internet.

Lula participou do evento intitulado O Brasil dando a volta por cima, que, segundo ele, foi “um breve balanço daquilo que fomos capazes de realizar em apenas dois anos”. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com a presença de ministros, parlamentares e representantes de movimentos sociais.

Balanço

“Ao longo de 2023 e 2024, o governo federal se dedicou à reconstrução de políticas que, além de recuperar a economia, alcançaram resultados importantes na redução da fome e da pobreza, no acesso ao trabalho e em áreas como educação, saúde, infraestrutura e relações exteriores”, destacou a Presidência.

Entre os números apresentados estão:

Economia – O Brasil voltou para o ranking das dez economias do mundo. Nos últimos dois anos, o país cresceu duas vezes mais que a média registrada entre 2019 e 2022. O Produto Interno Bruto (PIB – soma dos bens e serviços produzidos) foi de 3,2% em 2023 e de 3,4% em 2024.

Empregabilidade – O Brasil registrou em 2024 a menor taxa de desemprego dos últimos 12 anos, de 6,6%, “situação de quase pleno emprego”, disse a Presidência. Em 2021, o indicador havia chegado a 14,9%, o maior da série histórica. Desde 2023, mais de 3,2 milhões de empregos formais foram gerados. O salário mínimo também foi reajustado acima da inflação.

Comércio internacional – Nos últimos dois anos, o presidente manteve reuniões com líderes de 67 países. Mais de 340 mercados foram abertos para produtos do agronegócio e a inserção comercial brasileira foi ampliada, em acordos com China, União Europeia e Oriente Médio. Em 2025, o país sedia a Cúpula do Brics, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) e assume a presidência do Mercosul.

Combate à fome – “O Brasil retomou múltiplas políticas para nutrição e combate à fome e tornou-se uma das nações que mais reduziram a insegurança alimentar no período”, diz. Relatório das Nações Unidas apontou que a insegurança alimentar severa caiu 85% no Brasil em 2023. Em números absolutos, 14,7 milhões deixaram de passar fome no país. A insegurança alimentar severa, que afligia 17,2 milhões de brasileiros em 2022, caiu para 2,5 milhões. Nesse sentido, o programa Bolsa Família protege mais de 20 milhões de famílias todo mês, com repasse mínimo de R$ 600.

Mais Médicos – Para ampliar o acesso ao atendimento em saúde, o Mais Médicos dobrou o número de vagas. São mais de 26 mil profissionais atuando, após o programa ter sido reduzido a 13 mil. Hoje, eles chegam a 4,5 mil municípios e cobrem uma região com 64 milhões de brasileiros. 

Farmácia Popular – O Farmácia Popular, hoje, oferece 41 medicamentos de forma gratuita, incluindo fraldas geriátricas. 

Cirurgias no SUS – Houve recorde de cirurgias eletivas no SUS, com mais de 14 milhões de procedimentos em 2024, alta de 37% em relação a 2022. 

Ambulâncias – O Ministério da Saúde aumentou em cinco vezes a entrega de ambulâncias do Samu. Entre 2019 e 2022, 366 foram distribuídas. Nos últimos dois anos, o número subiu para 2.067.

Vacinação – “Após superar um período de negacionismo, o Brasil saiu da lista de países com mais crianças não vacinadas no mundo, segundo o Unicef”, diz o governo. A cobertura vacinal aumentou consideravelmente para 15 das 16 vacinas infantis.

Pé-de-meia – O programa Pé-de-Meia é um dos destaques no estímulo à educação. Criado para garantir a permanência de estudantes do ensino médio em sala, o incentivo financeiro já chega a 4 milhões de jovens. O programa transfere até R$ 9,2 mil por alunos durante os três anos do ensino médio.

Escola integral – “Mais tempo na escola, atividades esportivas, culturais e científicas, além de tranquilidade para os pais trabalharem”. É essa a perspectiva do governo para o ensino em tempo integral, que chegou a mais de 1 milhão de estudantes, o equivalente a 33 mil salas de aula. 

Ensino superior – O governo federal anunciou 10 novos campi de universidades, 400 obras em universidades e hospitais universitários pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e 102 novos institutos federais de educação. As bolsas de estudo da pós-graduação também foram reajustadas depois de 10 anos. 

Nova indústria – Criado para fomentar o desenvolvimento produtivo, o programa Nova Indústria Brasil estimula o setor. A indústria cresceu 3,3% em 2024 e foi um dos destaques para puxar o PIB de 3,4% do Brasil. O setor sozinho gerou quase 200 mil empregos formais no ano. 

Novo PAC — Desenvolvido pelo governo federal a partir de prioridades de estados e municípios, o Novo PAC envolve mais de 20 mil obras e ações. Os investimentos superam R$ 1,8 trilhão para acelerar o crescimento do Brasil. 

Habitação – O Minha Casa, Minha Vida foi modernizado e ampliado, com a contratação de mais de 1,2 milhão de moradias em dois anos. 

Agronegócio — O Brasil tem o maior volume de investimentos da história do agronegócio, superando R$ 765 bilhões de crédito para a produção agropecuária pelo Plano Safra. 

Servidores – O Concurso Público Nacional Unificado atraiu mais de 2 milhões de candidatos para 6.640 vagas na administração pública. O formato inclusivo, com provas em todas as unidades da federação, será adotado novamente em 2025.

Imposto de renda – O governo federal isentou do Imposto de Renda (IR) 10 milhões de pessoas com renda de até dois salários mínimos. Além disso, já foi enviado ao Congresso o projeto que concede isenção para quem ganha até R$ 5 mil por mês e desconto progressivo até R$ 7 mil, o que deve tirar outros 10 milhões de brasileiros do IR a partir de 2026. 

Turismo – O Brasil teve recorde de 6,7 milhões de turistas estrangeiros em 2024. O número é maior do que os registrados em 2014, ano de Copa do Mundo no país, e 2016, quando foram realizados os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Queda no desmatamento – A Amazônia atingiu a menor taxa de desmatamento da década em 2024, com a maior redução em 10 anos: 46% de queda em relação a 2022. No Cerrado, a redução de 25,7% em 2024 foi a primeira em cinco anos. 

Cultura – A Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc garantiram R$ 6,86 bilhões em investimentos para o setor cultural. Na Lei Rouanet, houve a nacionalização dos investimentos, com novas linhas especiais alcançando territórios e comunidades que, historicamente, não eram beneficiados. Só em 2024, foram R$ 3 bilhões de recursos, mais de 14 mil projetos aprovados e mais de 5,6 mil empresas patrocinadoras.

 

Regata Potigás movimenta o rio Potengi neste domingo com jovens atletas e novas embarcações

 O rio Potengi será palco da Regata Potigás de Remo neste domingo (6), a partir das 10h. O evento, que é uma realização da Federação Norte-Riograndense de Remo, acontece no Complexo da Rampa, em Santos Reis.

A competição contará com provas entre os alunos do projeto Remando no Rio Grande do Norte e que fazem parte dos clubes Centro Náutico Potengi, Clube de Remo União e o Sport Club de Natal.

Logo em seguida, acontece a cerimônia de premiação dos atletas e a entrega dos três (03) novos barcos skiffs e remos patrocinados pela Potigás (Companhia Potiguar de Gás) e a Rio Center, através da Lei de Incentivo ao Esporte Professor Sebastião Cunha. O evento conta ainda com o apoio do Programa RN+Lazer, SEEC/SEL e Governo do RN.

Mais informações sobre a Regata Potigás com Fernando Madruga, presidente da Federação Norte-Riograndense de Remo, por meio do telefone (84) 9 8815 7997.