sexta-feira, 16 de maio de 2025

“Me fez ter mais conforto para estudar”: Escola Estadual Vicente de Fontes ganha climatização

 

Os dias de calor extremo e estrutura precária ficaram para trás na Escola Estadual Vicente de Fontes, em José da Penha, Alto Oeste potiguar. Com investimento de mais de R$ 650 mil, o Governo do Rio Grande do Norte entregou a reforma e climatização da unidade, garantindo um novo ambiente para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

A governadora Fátima Bezerra esteve no município nesta quinta-feira (15) para acompanhar de perto as mudanças. Recebida com entusiasmo por estudantes e servidores da escola, ouviu relatos sobre como as melhorias têm impactado diretamente o cotidiano escolar.

“Hoje, estamos vivenciando um momento de gratidão por essa reforma, especialmente pela climatização da nossa escola”, disse a diretora Leleida Fernandes. “Não foi fácil… Não foi fácil trabalhar tanto tempo sem ter acesso à climatização”, afirmou. Em nome dos professores, estudantes, funcionários e famílias, a diretora agradeceu a realização de um sonho coletivo.

Glória Maria, de 15 anos, aluna do 1º ano do ensino médio, também fez questão de relatar como o ambiente climatizado tem ajudado na sua aprendizagem. “Ajuda a ter mais concentração, porque quando ficava muito quente eu ficava com uma pressão alta, meio tonta, e não conseguia prestar atenção na aula. Agora tenho mais conforto para estudar direito. Não tem mais aquela agonia constante de que você está quase morrendo de calor”, contou. Ela destacou ainda o desafio que é, no semiárido nordestino, garantir esse tipo de estrutura para a educação pública: “É tendência do mundo a temperatura aumentar mais, aí fica mais difícil de pessoas terem esse privilégio de salas climatizadas. Mas eu acho uma melhora muito boa, eu adorei.”

Durante a visita, a governadora reforçou o compromisso do governo com a valorização da educação. “Cada escola reformada, cada sala climatizada, cada investimento que chega a uma comunidade é uma forma concreta de dizer: nós acreditamos na escola pública, nós acreditamos na juventude potiguar”, declarou Fátima Bezerra.

O secretário adjunto estadual de Educação, Flaubert Fernandes Torquato Lopes, destacou que as ações integram um planejamento estratégico para estruturar melhor as escolas estaduais em todo o território potiguar. “Esses investimentos não são apenas em tijolos e ar-condicionado, são investimentos na permanência, no rendimento escolar, no bem-estar de quem ensina e de quem aprende.”

Para o prefeito de José da Penha, Jairo Mafaldo, a parceria com o Governo do Estado é fundamental para que o município possa garantir melhores oportunidades para a juventude. “A educação é o caminho para transformar vidas, e quando os estudantes têm um ambiente melhor, a aprendizagem melhora. Ficamos felizes em ver que o governo está presente também no interior, investindo onde mais se precisa.”

A obra na Escola Vicente de Fontes faz parte de um pacote de investimentos que soma quase R$ 3 milhões em escolas da região. Além de José da Penha, os municípios de Luís Gomes e Marcelino Vieira também foram contemplados com reformas e climatização das suas unidades escolares. A agenda da governadora no Alto Oeste segue nesta sexta-feira (16), com a visita à Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes, em Marcelino Vieira.

Participaram da solenidade Ivanilson Maia, Secretário Adjunto do GAC (Gabinete Civil); Iris Oliveira, Secretária da Sethas; e Daniel Cabral, secretário de Comunicação do RN. Também marcaram presença Flaubert Torquato, Subsecretário de Educação; a deputada estadual Isolda Dantas; o prefeito do município vizinho de José da Penha, Jairo Mafaldo, acompanhado do vice-prefeito Adriano Morais. Além deste, estiveram presentes vereadores e secretários municipais de José da Penha.

Quem foi Vicente de Fontes?

A escola leva o nome de Vicente de Fontes desde 1973, em homenagem a um membro da tradicional família Fontes, com forte atuação na história de José da Penha. A instituição, fundada em 1935, passou por diversas transformações até receber oficialmente a denominação de Escola Estadual Vicente de Fontes. O nome reflete o reconhecimento à trajetória da família na educação local, especialmente com a chegada de professoras como Maria de Lourdes Fontes e Edézia Alves de Fontes Queirós, que marcaram o início da organização por séries e o fortalecimento da educação no município.

 

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário