sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vírus da dengue é isolado no RN

Procedimento permite identificar quais subtipos circulam no Estado, contribuindo para um controle eficaz da doença.

Foto: Divulgação
Laboratório de isolamento viral foi implantado no Estado em dezembro de 2009.
O Laboratório Central Doutor Almino Fernandes, o Lacen, órgão da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), realizou, esta semana, o primeiro isolamento do vírus da dengue no RN. Esse procedimento permite identificar quais subtipos do vírus circulam no Estado, contribuindo para um controle eficaz da doença.

A primeira amostra isolada obtida foi do subtipo 2 do vírus da dengue. Segundo a diretora geral do Lacen, Maria Goretti Lins, “a realização desse serviço representa um avanço para o Estado, já que possibilita à Vigilância Epidemiológica tomar as medidas cabíveis para evitar o agravamento da epidemia”.

Antes, a detecção dos subtipos do vírus da dengue, classificados em 1, 2, 3, e 4, só era feita no Instituto Evandro Chagas, no Pará, demorando, em média, de seis meses a um ano para se obterem os resultados dos exames.

A diretora explicou que a realização do serviço no RN tornou possível acelerar o conhecimento dos diagnósticos, alcançados no máximo em 30 dias, dando agilidade ao trabalho desenvolvido pelas equipes de controle epidemiológico.

O laboratório de isolamento viral foi implantado no Estado em dezembro de 2009, a partir de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Sesap, para aquisição dos equipamentos necessários. Para a operacionalização do novo serviço, os técnicos passaram por qualificação.
fonte:NM

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário