Procedimento permite identificar quais subtipos circulam no Estado, contribuindo para um controle eficaz da doença.
O Laboratório Central Doutor Almino Fernandes, o Lacen, órgão da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), realizou, esta semana, o primeiro isolamento do vírus da dengue no RN. Esse procedimento permite identificar quais subtipos do vírus circulam no Estado, contribuindo para um controle eficaz da doença.A primeira amostra isolada obtida foi do subtipo 2 do vírus da dengue. Segundo a diretora geral do Lacen, Maria Goretti Lins, “a realização desse serviço representa um avanço para o Estado, já que possibilita à Vigilância Epidemiológica tomar as medidas cabíveis para evitar o agravamento da epidemia”.
Antes, a detecção dos subtipos do vírus da dengue, classificados em 1, 2, 3, e 4, só era feita no Instituto Evandro Chagas, no Pará, demorando, em média, de seis meses a um ano para se obterem os resultados dos exames.
A diretora explicou que a realização do serviço no RN tornou possível acelerar o conhecimento dos diagnósticos, alcançados no máximo em 30 dias, dando agilidade ao trabalho desenvolvido pelas equipes de controle epidemiológico.
O laboratório de isolamento viral foi implantado no Estado em dezembro de 2009, a partir de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Sesap, para aquisição dos equipamentos necessários. Para a operacionalização do novo serviço, os técnicos passaram por qualificação.
fonte:NM
Nenhum comentário:
Postar um comentário