terça-feira, 6 de março de 2012

TRE torna enelegíveis deputado, vereadora e mais 90 políticos

A "Ficha Limpa Contábil" também atingiu o marido de Micarla, Sônia Godeiro e Dário Barbosa
Allan Darlyson

Vereadora Sargento Regina. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
Com a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que torna os pré-candidatos que tiveram suas contas rejeitadas referentes à disputa de 2010 inelegíveis para as eleições 2012, pelo menos 92 potiguares perderam o direito de concorrer este ano. Os pré-candidatos que tiveram contas rejeitadas em eleições anteriores a 2010 poderão ter seus registros questionados judicialmente. Cada caso será julgado de forma individual. O candidato eleito que tiver as contas referentes à disputa desse ano rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) enfrentarão processo de cassação. A resolução da "Ficha Limpa Contábil" foi mais um ingrediente para incrementar as regras eleitorais.
Deputado estadual George Soares. Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
Em Natal, quatro pré-candidatos a vereador foram incluídos na lista dos inelegíveis: a vereadora Sargento Regina (PDT), Sávio Hackradt (PCdoB), Sônia Godeiro (Psol) e Simone Dutra (PSTU). Também está entre os que não podem se candidatar o pré-candidato a prefeito Dário Barbosa (PSTU). Outro nome que teve suas contas referentes ao pleito de 2010 rejeitadas foi Miguel Weber (PV), marido da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV). Ele foi candidato a deputado estadual, mas não conseguiu se eleger.
Sindicalista Sônia Godeiro. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Em entrevista ao Diário de Natal, Sargento Regina disse que foi pega de surpresa com a notícia da reprovação de suas contas. Segundo ela, não existiu nenhum crime eleitoral praticado em sua campanha para a Assembleia Legislativa (AL). A vereadora frisou que sua assessoria jurídica já está verificando a falha na prestação de contas para corrigir o "eventual" erro que ocorreu. "Estou tranquila. Minha assessoria jurídica já está trabalhando nisso. Vamos ver o que estava errado para corrigir. Dando certo, serei candidata. Se não der, não serei candidata, sem nenhum problema", declarou a pedetista.
Miguel Weber, marido da prefeita. Foto: Frankie Marcone/DN/D.A Press
A "Ficha Limpa Contábil" também atingiu o interior. O deputado estadual George Soares (PR), cotado para disputar a prefeitura de Assú, não poderá ser candidato no município. Em Parnamirim, a resolução do TSE impede a candidatura do presidente da Câmara Municipal, Rosano Taveira (PRB), que teve as contas de sua campanha para deputado estadual em 2010 rejeitadas pelo TRE.

Já na cidade de Mossoró, três nomes expressivos foram incluídos na lista de inelegíveis: o ex-deputado estadual Francisco José (PMN) e os vereadores Chico da Prefeitura (DEM) e Genivan Vale (PR). Francisco já não seria candidato a vereador. Ele apoia a candidatura do filho, Silveira Júnior (PSD), que é presidente da Câmara. Mas Genivan Vale se coloca como pré-candidato à reeleição e Chico da Prefeitura se lançou pré-candidato a prefeito. A inclusão dos nomes deles mexeu com a sucessão na capital do Oeste.


Do DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário