terça-feira, 9 de setembro de 2014

Sertão do Seridó e agricultura familiar integram rota do turismo no RN

ssFormada por um bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga é o cenário de um dos roteiros do Projeto Talentos do Brasil Rural, criado para promover e fortalecer a relação entre a agricultura familiar e o turismo. O Sítio Santa Izabel, a dois quilômetros do município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, mostra um pouco da cultura e da produção do sertão potiguar.
Além de apreciar uma gastronomia tradicional, o turista visita uma região com serras, rios, açudes e importantes sítios arqueológicos. O Sítio Santa Izabel, que integra o roteiro do Seridó Rural, visa proporcionar ao visitante uma boa conversa com os proprietários, junto a uma mesa farta de alimentos típicos da região.
A iniciativa é fruto de uma parceira entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No total, fazem parte do roteiro do Seridó Rural dez empreendimentos. Entre eles, nove da agricultura familiar, que valorizam a identidade cultural da região, promovem a geração de emprego e renda, e agregam valor à produção de grupos locais. As propriedades que foram mapeadas e apresentadas ao mercado turístico receberam consultoria especializada e apoio à comercialização.
Interação
Os agricultores familiares Francisco Alves Sobrinho e Maria Aparecida de Souza, ambos de 47 anos, abriram a propriedade há pouco mais de um ano para que os turistas experimentem o sabor das comidas produzidas no Sítio Santa Izabel.
Na propriedade, além de cultivar, o casal cria gado leiteiro. Do leite produzido, parte é comercializada nas indústrias locais, e a outra serve de matéria-prima para a produção de doces, queijos e manteiga de garrafa que são servidos aos visitantes. Segundo Francisco a visitação valoriza o trabalho familiar.
Acesso
O Sítio Santa Izabel fica a 231 quilômetros do aeroporto de Natal. A partir da capital, o acesso pode ser feito pela BR 226 até Currais Novos, e pela BR 427 em direção aos municípios de Acari e Caicó. É recomendável ter um veículo para circular pelo roteiro. via v&c artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário