A nadadora potiguar, Joana Neves, mais conhecida como “Joana Peixinha”, conseguiu o terceiro tempo na semifinal dos 200m livre na categoria S5 durante a manhã desta quinta-feira (8) nas paralímpiadas Rio 2016.
O tempo de Peixinha, de 3:12.16, garantiu a paratleta na final da categoria, que será disputada logo mais, a partir das 20h08. Joana Maria Jaciara da Silva Neves, é natural de Natal e com apenas 1 ano e 6 meses de vida teve acondroplasia, uma anormalidade na ossificação das cartilagens que causa nanismo, Peixinha tem familiares aqui em Santana do Matos.
Joana começou a praticar natação aos 12 anos por recomendação médica e, aos 13, a competir, participando da primeira competição internacional em Mar Del Plata, na Argentina. Em Londres-2012, defendeu o Brasil pela primeira vez em uma edição dos Jogos Paralímpicos.
No início de junho, ela conquistou três medalhas de ouro no Aberto de Berlim. Em 2015, ela conseguiu três medalhas no Mundial de Glasgow, na Escócia, e outras cinco nos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto, no Canadá.
Além dos 200 m livre, Joana também irá entra na água para a disputa dos 50m, 100m, 50m borboleta e revezamento 4x50m. Com tantas disputas na agenda paralímpica, a Peixinha já chegou a afirmar na imprensa que pretende trazer pelo menos uma medalha na bagagem de retorno a Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário