O
Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito
(Detran), lançou na tarde desta quarta-feira, 21, no Natal Shopping, a
campanha educativa #CurtoDirigirBem, com o objetivo de conscientizar
condutores de veículos sobre a importância de respeitar leis de trânsito
e dirigir com prudência.
Para retratar a realidade da violência
nas estradas, a peça publicitária levou para o corredor de um dos
centros de compras mais movimentados da capital potiguar carros e motos
destruídos em acidentes reais e um questionamento: “Qual a distância
entre o que você diz e o que você faz no trânsito?”. Além disso, o
Detran apresentou um óculos que simula a embriaguez, com o qual os
efeitos do álcool na visão dos condutores pode ser experimentado.
O
intuito da nova campanha, segundo o publicitário Odemar Neto, é
despertar nos motoristas a reflexão sobre a conduta no trânsito e
colocar o condutor em na situação de “agente transformador”. “Fizemos a
campanha trazendo a realidade, com carros e motos de acidentes reais,
fazendo as pessoas refletirem sobre o que é importante. Cerca de 90% dos
acidentes de trânsito são causados pelos próprios motoristas”,
considera.
Para a secretária estadual de Comunicação, Juliska
Azevedo, com a ação educativa, o Governo do Estado espera que os
motoristas pensem sobre as consequências de uma conduta imprudente no
trânsito. “A campanha funciona como um espelho, fazendo com que as
pessoas reflitam sobre a conduta que têm tido no trânsito, como, por
exemplo, no consumo do álcool e no uso do celular. E já no primeiro dia,
estamos tendo um retorno muito positivo”, afirma.
Juliska afirma
que as campanhas educativas executadas pelo órgão têm reduzido o número
de acidentes. “As campanhas têm se mostrado um elemento importante para a
conscientização. Em 2016, houve uma redução de 12% no número de
entradas no Hospital Walfredo Gurgel de vítimas de acidentes de
trânsito”, frisa. Por causa disso, a secretária conta que,
obrigatoriamente, parte da arrecadação do Detran é destinada a campanhas
de comunicação. “Estamos procurando envolver as pessoas. Por isso,
trouxemos a campanha para o shopping, onde as pessoas estão em compras,
em um momento de lazer. E temos colhido depoimentos de pessoas que estão
parando para refletir”, comemora.
Segundo o diretor geral do
Detran, Júlio César Câmara, a #CurtoDirigirBem faz parte de uma série de
campanhas educativas que vêm sendo desenvolvidas pela instituição desde
2013. Ele relata que o órgão tem obtido êxito nas ações, com a redução
nos índices de acidentes e mortalidade nas estradas. “De 2015 para 2016,
conseguimos reduzir em cerca de 1.700 ocorrências o número de acidentes
de trânsito. E de 2012 para 2016 reduzimos em 20% o número de pessoas
que morreram no trânsito. Estamos trazendo a sociedade para participar
junto conosco e construir um trânsito cada vez mais seguro”, afirma.
Júlio César, diretor Detran-RN, conversando com o Agora Jornal. (Foto: José Aldenir / Agora Imagens)
Júlio
César ressalta a importância de que os condutores percebam que o
trânsito é composto por diversos agentes. “É importante que as pessoas
participem e interajam junto conosco, ao respeitar as leis, ser prudente
e pensar no próximo. É importante saber que, além de você, há outras
pessoas no trânsito. Enfocamos isso nas campanhas educativas”, assinala.
O
diretor do Detran revela que a campanha será ampliada para todo o Rio
Grande do Norte e ocupará diversas plataformas. “Vamos levar isso para
todo o estado. Vamos levar para outros shoppings, universidades e
escolas. Somadas às pessoas que curtem dirigir bem, vamos buscar um
trânsito mais seguro aqui no estado”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário