sexta-feira, 23 de junho de 2017

Detran lança campanha educativa para conscientizar motoristas no RN

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), lançou na tarde desta quarta-feira, 21, no Natal Shopping, a campanha educativa #CurtoDirigirBem, com o objetivo de conscientizar condutores de veículos sobre a importância de respeitar leis de trânsito e dirigir com prudência.
Para retratar a realidade da violência nas estradas, a peça publicitária levou para o corredor de um dos centros de compras mais movimentados da capital potiguar carros e motos destruídos em acidentes reais e um questionamento: “Qual a distância entre o que você diz e o que você faz no trânsito?”. Além disso, o Detran apresentou um óculos que simula a embriaguez, com o qual os efeitos do álcool na visão dos condutores pode ser experimentado.
O intuito da nova campanha, segundo o publicitário Odemar Neto, é despertar nos motoristas a reflexão sobre a conduta no trânsito e colocar o condutor em na situação de “agente transformador”. “Fizemos a campanha trazendo a realidade, com carros e motos de acidentes reais, fazendo as pessoas refletirem sobre o que é importante. Cerca de 90% dos acidentes de trânsito são causados pelos próprios motoristas”, considera.
Para a secretária estadual de Comunicação, Juliska Azevedo, com a ação educativa, o Governo do Estado espera que os motoristas pensem sobre as consequências de uma conduta imprudente no trânsito. “A campanha funciona como um espelho, fazendo com que as pessoas reflitam sobre a conduta que têm tido no trânsito, como, por exemplo, no consumo do álcool e no uso do celular. E já no primeiro dia, estamos tendo um retorno muito positivo”, afirma.
Juliska afirma que as campanhas educativas executadas pelo órgão têm reduzido o número de acidentes. “As campanhas têm se mostrado um elemento importante para a conscientização. Em 2016, houve uma redução de 12% no número de entradas no Hospital Walfredo Gurgel de vítimas de acidentes de trânsito”, frisa. Por causa disso, a secretária conta que, obrigatoriamente, parte da arrecadação do Detran é destinada a campanhas de comunicação. “Estamos procurando envolver as pessoas. Por isso, trouxemos a campanha para o shopping, onde as pessoas estão em compras, em um momento de lazer. E temos colhido depoimentos de pessoas que estão parando para refletir”, comemora.
Segundo o diretor geral do Detran, Júlio César Câmara, a #CurtoDirigirBem faz parte de uma série de campanhas educativas que vêm sendo desenvolvidas pela instituição desde 2013. Ele relata que o órgão tem obtido êxito nas ações, com a redução nos índices de acidentes e mortalidade nas estradas. “De 2015 para 2016, conseguimos reduzir em cerca de 1.700 ocorrências o número de acidentes de trânsito. E de 2012 para 2016 reduzimos em 20% o número de pessoas que morreram no trânsito. Estamos trazendo a sociedade para participar junto conosco e construir um trânsito cada vez mais seguro”, afirma.

Júlio César, diretor Detran-RN, conversando com o Agora Jornal. (Foto: José Aldenir / Agora Imagens)
Júlio César ressalta a importância de que os condutores percebam que o trânsito é composto por diversos agentes. “É importante que as pessoas participem e interajam junto conosco, ao respeitar as leis, ser prudente e pensar no próximo. É importante saber que, além de você, há outras pessoas no trânsito. Enfocamos isso nas campanhas educativas”, assinala.
O diretor do Detran revela que a campanha será ampliada para todo o Rio Grande do Norte e ocupará diversas plataformas. “Vamos levar isso para todo o estado. Vamos levar para outros shoppings, universidades e escolas. Somadas às pessoas que curtem dirigir bem, vamos buscar um trânsito mais seguro aqui no estado”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário