sábado, 7 de novembro de 2009

Governadores do Nordeste apoiam relatório de Henrique

Os governadores da região Nordeste assinaram ontem um documento em favor do relatório ao projeto que institui o regime de partilha para a exploração do petróleo do pré-sal, de autoria do deputado federal Henrique Alves (PMDB). A moção em apoio ao relatório foi aprovada durante o 11º Fórum dos Governadores do Nordeste, em Fortaleza. O relatório assegura a distribuição dos royalties de forma mais democrática e justa entre estados e municípios. 

Jarbas Oliveira/AEGovernadores que participaram do Fórum aprovam texto da moção na qual destacam o apoio ao parecer sobre o pré-sal
A governadora Wilma de Faria (PSB) foi a propositora da moção favorável ao relatório do peemedebista. Ela agendou uma reunião entre os gestores nordestinos e o deputado Henrique Alves para próxima segunda-feira, em Brasília. O encontro ocorrerá às 12h30, no gabinete do líder do PMDB.

O Projeto de Lei 5938/09, cujo relator é o deputado Henrique Alves, institui o regime de partilha para a exploração do pré-sal. A proposta ainda não foi votada na comissão especial devido à polêmica sobre a nova divisão dos royalties. O parlamentar potiguar propõe o aumento da alíquota total de royalties a serem pagos pelas empresas, de 10% para 15%, mas diminui os percentuais dos maiores estados produtores. A nova distribuição privilegia todos os estados e municípios da federação, que passariam a ficar com 44%, ao invés dos 7,5% que recebem hoje. A mudança foi muito criticada pelos parlamentares de estados produtores, como o Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, que podem ver suas fatias reduzidas dos atuais 22,5% para 18%.

O Pré-sal foi um dos assuntos mais discutidos no Fórum de Governadores, ocorrido ontem, em Fortaleza.  Sobre o assunto, Wilma de Faria também defendeu uma discussão mais ampla com a Petrobras e Governo Federal quanto aos investimentos previstos para os campos de exploração de petróleo já existentes. “Precisamos discutir sobre como ficam os investimentos nos campos de exploração já existentes hoje. Temos que ter muito claro a continuidade dos investimentos da Petrobras”, declarou a governadora do RN.

fonte:tribunadonorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário