Pilotos e mecânicos do VF-1 iniciaram adestramento em 15 de novembro, utilizando o estande de tiro da FAB, em Maxaranguape
Por Leonardo Dantas
O ceú da região Metropolitana de Natal esteve agitado nos últimos
quinze dias, desde que o Esquadrão de Aviões de Intercepção e Ataque
(VF-1) da Marinha do Brasil iniciou o adestramento de seus pilotos a
partir da Base Aérea de Natal (BANT). O treinamento teve início no dia
15 de novembro e encerrou-se nesta sexta-feira (5).
Ao todo, 10 pilotos e outros 40 militares da Marinha tiveram a
oportunidade de se qualificar no emprego de armamento real ar-solo, voos
a baixa altitude e ataque terrestre. Em dois dias de treino, entre 24 e
25 de novembro, cerca de 120 bombas foram lançadas no estande de tiros
da BANT, localizado no município de Maxaranguape, a 60 km de Natal.
As três aeronaves utilizadas pelo VF-1, ambas do modelo AF-1 [similar
ao modelo A-4 Skyhawk], realizaram 21 missões de voo. Os aviões a jato
quebraram a rotina da BANT, que nos últimos anos opera apenas o A-29
(Super Tucano), propulsionado a turbo hélice.
Dando continuidade à missão, no dia 27 de novembro, pela primeira vez
desde sua criação, o VF-1 lançou, a partir das aeronaves N-1004 e
N-1021, duas bombas aéreas de fins gerais, com 230 kg de carga
explosiva, aumentando consideravelmente sua capacidade de combate.
O avião
As aeronaves AF-1 operaram, normalmente, do porta aviões brasileiro
[Navio Aeródromo NA-12 “São Paulo”], mas ficam sediados na Base Aérea de
São Pedro da Aldeia (BAeNSPA). Cada avião possui 13,29 metros de
comprimento e 8,38 metros de envergadura. Sua velocidade máxima é de 575
nós, o que se aproxima dos 1100 km/h.
*Com informação da Marinha do Brasil.
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