APOIO

APOIO

terça-feira, 19 de julho de 2016

Açude Coremas continuará fornecendo água para o Rio Grande do Norte

Uma vistoria realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) identificou que o nível do Açude Coremas – reservatório utilizado para abastecer quatro municípios do Rio Grande do Norte – havia chegado a um nível alarmante. O relatório foi apresentado na última sexta-feira (15), durante a reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande do Norte.
Conforme explicou o diretor do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), Josivan Cardoso, a ANA apontou que o açude estava próximo de chegar a um nível em que não seria possível vazar água naturalmente ao rio Piranhas-Açu. Sem o abastecimento do açude, as cidades de Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas seriam afetadas diretamente.
Apesar do alerta, Josivan Cardoso esclareceu que os municípios não correm risco de ficarem sem o abastecimento de água. Isso porque o Igarn, em conjunto com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), realizaram uma vistoria no sábado (16) e identificaram que o reservatório conseguirá manter vazão natural. “A ANA teve uma percepção de que o nível estava diminuindo, mas nós fizemos uma nova vistoria e identificamos uma grelha de passagem. Isso possibilita que o açude continue fornecendo água naturalmente ao rio”, explicou.

Tribuna do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário