Representantes
do Governo do Rio Grande do Norte e do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT) devem se reunir na próxima semana
para começar a discutir a possível federalização de rodovias estaduais.
De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Rosado
Coelho, um encontro deve acontecer na semana que vem para tratar desse e
de outros assuntos.
Na semana passada, o presidente Jair
Bolsonaro determinou a realização de estudos para a privatização de duas
rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte: as BRs 101 e 304.
Um decreto qualificou trechos das duas estradas no âmbito do Programa de
Parcerias de Investimentos (PPI), a partir do qual são planejadas ações
de desestatização.
Os estudos deverão analisar a
viabilidade da privatização e também o possível modelo de negócios com a
iniciativa privada. Dependendo do formato escolhido, poderá se abrir o
caminho, por exemplo, para a cobrança de pedágio nesses trechos
rodoviários.
A análise pode apontar – acrescenta o
decreto – a necessidade de ajustes dos trechos indicados, decorrentes da
“modelagem econômico-financeira”, e também a eventual inclusão de
trechos rodoviários estaduais que possam ser federalizados, para melhor
adequação do projeto.
Perguntado sobre a possibilidade de
privatização das rodovias federais, Gustavo Coelho ressaltou o governo
potiguar não tem gestão sobre as vias e se limitou a dizer que o tema é
“controverso”. Apesar disso, o secretário falou que a gestão estadual
acompanha os procedimentos, por se tratarem de “rodovias de grande
importância econômica e social para o Rio Grande do Norte”.
“Entendo que o DNIT deve estar
fundamentando tal decisão de privatizar em elementos técnicos e,
acredito, financeiros. Quanto à sua questão sobre se esta é a solução
para recuperar a malha viária, considero que ainda não temos elementos
suficientes para esta resposta. Como adiantei, são procedimentos que
devem ser precedidos de muitos estudos técnicos”, frisou o secretário,
em entrevista à reportagem do Agora RN.
Segundo a Pesquisa CNT Rodovias 2018,
da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o Rio Grande do Norte
tem 4.699 quilômetros de rodovias pavimentadas, dos quais 1.517 Km são
de vias federais e outros 3.182 Km de vias de administração local.
PRIVATIZAÇÃO DAS BRS
O decreto de Bolsonaro publicado na semana
passada prevê a realização de estudos para a privatização de outros
trechos de rodovias que hoje são administradas pelo setor público.
Incluindo os trechos das BRs 101 e 304
no Rio Grande do Norte, estão contemplados mais de 7,2 mil quilômetros
de rodovias federais classificadas como “estratégicas”, divididas em
quinze lotes, e outras quatro estradas, sendo três em Santa Catarina e
outra entre os estados de Goiás e Tocantins.
No caso da BR-101, os estudos são para
privatização do trecho entre Natal e a divisa do RN com a Paraíba, e
também desse ponto até a divisa da Bahia com o Espírito Santo. Ou seja,
passando, além da Bahia e do RN, pelos estados da Paraíba, Pernambuco,
Alagoas e Sergipe.
Com relação à BR-304, Bolsonaro
determinou a análise da privatização do trecho entre Natal e a divisa do
RN com o Ceará, além do trecho entre este ponto e o entroncamento com a
BR-116, já no município cearense de Beberibe.
Não há prazo para a conclusão dos estudos com relação ao Rio Grande do Norte.
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