segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

IMPROBIDADE: dolo em compra de picolés por prefeitura é alvo de novo julgamento


Foto reprodução

A 2ª Câmara Cível do TJRN deu provimento aos recursos, movidos por ex-prefeito e ex-secretário de Finanças do Município de Macau contra sentença que julgou procedente o pedido de condenação por ato de improbidade administrativa e, desta forma, em recente decisão, proferida em 21 de janeiro, os desembargadores não consideraram que houve “dolo ou má-fé” na situação fática que foi julgada, inicialmente.

Segundo os autos, os apelantes adquiriram 11.720 picolés para distribuição no Dia das Crianças, contratação realizada verbalmente e sem observância dos procedimentos legais de licitação ou de dispensa e justificaram a conduta como despesa “irrelevante”.

A decisão atual, que acatou alegações do recurso e reformou a sentença inicial, ressaltou a própria jurisprudência do TJRN, que aponta a improbidade como categoria de ilícito mais grave que a ilegalidade e que apenas os atos, os quais além de ilegais, se mostrarem fruto da desonestidade ou má-fé do agente público é que caracterizariam tal realidade. 

Desta forma, o julgamento considerou que as irregularidades implicaram mais em uma imperícia, negligência ou imprudência dos responsáveis, do que propriamente o intuito de fraudar o processo licitatório.

“No presente caso, não restou comprovado dolo ou má-fé dos apelantes, sendo as irregularidades insuficientes para configurar ato ímprobo e a contratação foi efetivamente realizada, o objeto foi entregue, sem demonstração de favorecimento ilícito ou prejuízo ao erário”, reforçou o relator do recurso, desembargador João Rebouças, ao enfatizar que, no caso, constatou-se a ausência de procedimento formal para a aquisição dos bens.

A improbidade administrativa exige a comprovação de dolo, ainda que genérico, ou má-fé, conforme interpretação do artigo 11 da Lei nº 8.429/1992 (atualizada pela Lei nº 14.230/2021) e a jurisprudência consolidada. 

O dolo não se presume e deve ser demonstrado pela parte demandante.“Não há prova, pois, de dolo na conduta dos agentes, de modo que não foram configurados atos de improbidade administrativa no presente caso. 

Assim, se não existe prova do elemento subjetivo ou de má-fé e não existem nos autos elementos que demonstrem o dolo de lesar o patrimônio público, aplica-se retroativamente os efeitos da Lei n. 8.429/1992 com as alterações da Lei n. 14.230/2021”, reforçou o desembargador.

Justiça Potiguar

Lei: Imóvel onde existiu estabelecimento hoteleiro passa a chamar-se Edifício Theodorico Bezerra

 

Imagem: Reprodução
Foi oficialmente denominado Edifício Theodorico Bezerra (foto) o prédio onde funcionou o Grande Hotel, no bairro da Ribeira, localizado na cidade de Natal.


A denominação se deu por intermédio da Lei nº 12.055, do dia 31 de janeiro, publicada em todo o seu conteúdo no exemplar do sábado (1º) do Diário Oficial do Estado do RN, após seu deferimento no Poder Legislativo e a consequente sanção governamental.


O homenageado, que nasceu em Santa Cruz, Agreste potiguar, em 23 de julho de 1903, tendo falecido na capital do estado, em 05 de setembro de 1994, foi líder político no RN, exercendo mandatos de deputado estadual, deputado federal, senador e vice-governador.

PADRE FÁBIO DE MELO ANUNCIA PAUSA NOS SHOWS PARA TRATAR DEPRESSÃO

 

O padre e cantor Fábio de Melo, de 53 anos de idade, comentou em suas redes sociais, no sábado (01/02) sobre seu quadro de depressão e anunciou que, a partir desta segunda-feira (03/02), fará uma pausa na sua agenda de showa. 

“A minha recuperação não está sendo fácil, ainda estou me sentindo muito debilitado emocionalmente. Vou fazer uma pausa nas apresentações para intensificar o tratamento”, disse o religioso. 

No final de janeiro, Fábio de Melo usou as redes sociais para contar sobre a volta de seu quadro depressivo e ressaltou que “sai de casa não está sendo fácil para ele”.

Sinistro de Trânsito em Caicó tira a vida de agricultor de 29 anos neste domingo (02)

Era cedo da manhã deste domingo, 02 de fevereiro, quando equipes do Corpo de Bombeiros e Samu foram acionadas para o girador da BR-427 que dá acesso à cidade de Jucurutu após informações de um suposto sinistro de trânsito com gente caída próximo de uma motocicleta.

Já no local do sinistro, as equipes confirmaram um óbito, contudo não está confirmado se a vítima caiu sozinha ou teve interferência de terceiros e/ou outro veículo, e para isso uma investigação será aberta para elucidar o caso.

O agricultor Igor José de Araújo, 29 anos, também conhecido como Igor Shurtz, era residente no sítio Nova Olinda, zona rural de Caicó, e segundo um familiar que fez contato com o blog Jair Sampaio, ele não tinha vício em bebida alcoólica. 

O corpo passou por autópsia no ITEP.

 

Blog Jair Sampaio

Paciente internado em Currais Novos é transferido de avião para Fortaleza para transplante de fígado

Na tarde do sábado (1º), um paciente de 28 anos, natural de Timbaúba dos Batistas, foi transferido em tempo recorde do Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, para Fortaleza, onde passará por um transplante de fígado. 

Diagnosticado com hepatite fulminante, ele recebeu atendimento na UTI do hospital antes da remoção emergencial.

Após a regulação para o hospital no Ceará, a equipe médica acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que realizou a remoção terrestre até Parelhas. 

De lá, uma aeronave do Governo do Estado da Paraíba, transportou o paciente para Fortaleza.

As informações foram apuradas pelo Blog Ismael Medeiros e confirmou que a operação contou com o esforço conjunto da UTI do Hospital Mariano Coelho, SAMU, Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) e da Paraíba (PMPB), Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN), Centro de Transplantes do RN (CET/RN) e Hospital Geral de Fortaleza.

 
 Blog Ismael Medeiros

São Paulo: Quem era Keila Ferreira, bispa da Assembleia de Deus que morreu em SP

Pastora da Assembleia de Deus do Brás, a bispa Keila Ferreira faleceu no sábado (1º/2) aos 52 anos

Keila era uma importante liderança da congregação e sua morte foi lamentada por autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo Tarcisio de Freitas (Republicanos).

Keila era esposa do bispo Samuel Ferreira, presidente executivo da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil e filho do ex-deputado federal Manoel Ferreira

A família da bispa reúne uma das importantes lideranças da Assembleia de Deus no Brasil.

Nascida em Campinas em 3 de abril de 1972, Keila era uma das lideranças da Assembleia de Deus Ministério de Madureira, localizada no Brás, na região central de São Paulo.

Ela era mãe do pastor e presidente da Assembleia de Deus em Campinas, Manoel Ferreira Neto, e Marinna Ferreira, evangelista e líder da Frente Jovem do Congresso da Oração e Ação Feminino no Estado de São Paulo. 

A pastora também era avó de dois netos, Samuel e Manoel.

Entenda o caso

  • Morreu no sábado (1º/2) a bispa Keila Ferreira, umas principais lideranças da Assembleia de Deus do Brás (AD Brás), em São Paulo.
  • Keila tinha 52 anos e deixa o esposo, bispo Samuel Ferreira, além de dois filhos e dois netos.
  • A causa da morte não foi revelada.
  • Morte de Keila foi lamentada em nota pelo presidente Lula e governador Tarcísio de Freitas.

Personalidades evangélicas como o pastor Silas Malafaia, o deputado federal Marco Feliciano e a cantora Cristina Mel também lamentaram o falecimento.

Lula lamenta morte de bispa da Assembleia de Deus

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nota de pesar pelo falecimento da bispa Keila Ferreira, aos 52 anos.

ebc“Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento da bispa Keila Ferreira, uma das principais lideranças da Assembleia de Deus do Brás. Esposa do bispo Samuel Ferreira, sua partida precoce é sentida não apenas pela família, mas por toda a comunidade, a que tanto se dedicou”, escreveu o presidente.

Lula destacou a trajetória da bispa como importante liderança das mulheres no meio evangélico. 

“A bispa Keila era uma referência de fé inabalável e amor genuíno ao próximo. Sua vida foi marcada pelo compromisso incansável em servir, inspirando muitos com seu exemplo e ensinamentos”, acrescentou.

Homem tem braços amputados após ser atacado por cães Pitbull em Extremoz

 Guarda municipal salva criança do ataque de dois pitbull na zona norte de natal

Foto: Reprodução

 Um homem de 60 anos foi atacado por dois cães da raça Pitbull na tarde de sábado 1º, em Extremoz, na Região Metropolitana de Natal. 

De acordo com testemunhas, a vítima sofreu ferimentos graves, com os braços praticamente dilacerados pelos animais, que fugiram após o ataque.

Pessoas da região ouviram os gritos de socorro e acionaram o Samu, que prestou atendimento e levou o homem ao hospital. 

De acordo com familiares, a gravidade dos ferimentos resultou na amputação dos membros da vítima.

Equipes da Guarda Municipal de Extremoz foram chamadas ao local do ataque e conseguiram capturar os cães, mas ainda não há informações sobre o tutor dos animais.

RN tem, pelo menos, 3 ataques de pitbull este ano

Este é o terceiro ataque grave envolvendo cães da raça de Pitbull no Rio Grande do Norte nos últimos dias. 

Em janeiro, uma criança de 4 anos morreu após ser atacada por cachorros da raça pitbull em Touros. Segundo informações, o animal era da avó do garoto.

Já na semana passada, uma idosa, de 61 anos, foi atacada por dois cachorros durante uma caminhada em uma rua da cidade de Riachuelo, no interior do RN. 

A vítima ficou gravemente ferida e foi socorrida para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

Fiéis lotam praça de Neópolis em despedida do Padre Nunes da paróquia

 

Foto: cedida

Fiéis compareceram em peso na despedida do Padre Nunes da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, marcada por uma missa campal e um show louvor. O evento aconteceu neste domingo (2), na Praça Central de Neópolis.

O Padre Nunes foi pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida por 33 anos. Ele foi transferido para a Igreja São João Batista, no bairro de Lagoa Seca, em Natal.

Implosão com mais de 200 kg de explosivos derruba resto da ponte que caiu entre Maranhão e Tocantins

Aconteceu neste domingo (2) a implosão da última parte da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, na BR-226, responsável por ligar os estados de Tocantins e Maranhão. 

A estrutura ganhou repercussão nacional após desabar em 22 de dezembro de 2024, deixando mortos, feridos e desaparecidos. Dez veículos, entre carros, motos, caminhonetes e carretas, estavam no momento em que ela caiu.

O procedimento da parte final da demolição ocorreu às 14h e durou apenas 15 segundos

O concreto caído às margens do Rio Tocantins será retirado por máquinas. Para facilitar o acesso, o solo abaixo da ponte passou por terraplanagem.

Toda uma preparação foi necessária para o momento. Durante a semana, 50 imóveis foram desocupados em Aguiarnópolis (TO), e 150 casas tiveram que ser evacuadas temporariamente em Estreito (MA), até a finalização da implosão. 

Prefeitura e Defesa Civil fizeram as orientações e deram apoio na ação.O material, com 200kg de explosivos, foi posicionado estrategicamente para causar "fraturas" no concreto e provocar o desmonte da estrutura da ponte. 

Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) monitoraram o processo. Foi utilizada a técnica de calor intenso e explosivos, conforme informações do g1.

Como aconteceu o desabamento em 2024

Foi na tarde do último dia 22 de dezembro que o vão central da ponte JK cedeu. O acontecimento era esperado. Condições da estrutura já eram motivo de reclamação de autoridades e moradores tanto de Aguiarnópolis como de Estreito. 

Do lado tocantinense, o vereador Elias Júnior (Republicanos) estava fazendo um vídeo para denunciar a situação da ponte no momento em que ela cedeu. 

Uma vez tendo sido abertas fendas na estrutura que não desabou, carros e caminhões acabaram ficando presos na estrutura. 

Apenas quando o acidente completou um mês, em 22 de janeiro, os veículos começaram a ser retirados. 

Um dos proprietários chegou a conseguir uma liminar na Justiça Federal para conseguir reaver o carro que ficou atravessado em um dos buracos da ponte.

Vítimas

Entre os veículos que caíram no rio, estavam carretas carregadas de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico. As cargas perigosas poderiam causar um desastre ambiental, mas os frascos não chegaram a se romper.

Quanto às vítimas, foram 18. Desse número, o único sobrevivente foi Jairo Silva Rodrigues. Ele foi encontrado ferido no rio logo após o colapso da estrutura. Além dele, os corpos de outras 14 pessoas foram localizados.
Até este domingo ainda há três pessoas desaparecidas. Eles são Salmon Alves Santos, 65 anos, e o neto, Felipe Giuvannuci, de 10 anos, e Gessimar Ferreira da Costa, de 38 anos.