quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Após comer doce, mãe e filho morrem com poucas horas de diferença


A polícia investiga a morte de uma mãe e um filho após comerem doces em um estabelecimento em Goiânia (GO). A morte ocorreu poucas horas após o consumo.

As duas vítimas foram internadas em um hospital após passarem mal e, cerca de três horas depois, morreram. A suspeita da morte seria por intoxicação alimentar.

Os corpos estão no Instituto Médico Legal (IML) e serão examinados. Conforme familiares, qualquer suposição sobre as mortes é irresponsável no momento.

Em nota, a doceria informou que se solidariza com a família e que irá comprovar, junto aos órgãos de fiscalização, que o estabelecimento segue todas as medidas sanitárias exigidas por lei.

Homem espanca namorada por ela não responder mensagens

Um homem, de 37 anos, foi preso após espancar a namorada por ela não responder mensagens enviadas ao celular da vítima. A mulher foi agredida em casa, no Rio de Janeiro.

Conforme a vítima, ela foi arremessada na cama e recebeu vários socos no rosto. O agressor ainda quebrou itens da casa com um cabo de vassoura.

Cristiano Alves de Araújo foi preso em flagrante por lesão corporal e dano contra a namorada. Ele já tinha uma passagem pela polícia por agredir e quebrar o braço de outra namorada em 2010.

PRF inicia Operação Rodovida no RN

Férias, festividades e fim de ano combinam com a Operação Rodovida, da Polícia Rodoviária Federal. No Rio Grande do Norte, a ação começou esta semana, e se estenderá até 18 de fevereiro de 2024. 

O tema da ação que ocorre em todo país é "trabalhamos para salvar vidas". O objetivo principal é intensificar a fiscalização e prevenção de acidentes nas estradas durante o período de final de ano e férias escolares.

O aumento expressivo no fluxo de veículos e passageiros durante o período de final e início de ano, motivado pelas férias escolares e pelas festividades de fim de ano e Carnaval, é uma característica desse período.

No Rio Grande do Norte, a PRF começou a operação com ações educativas realizadas na Unidade Operacional situada na BR 304, em Macaíba/RN.

Pai e filho em veículos diferentes colidem um com o outro e morrem em São José de Mipibu

 

Imagem: reprodução/redes sociais

Um homem e seu filho morreram após colidirem os próprios veículos durante a noite de segunda-feira (18) em São José do Mipibu, cidade da Grande Natal. Segundo informações da Polícia Militar, eles chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. As vítimas foram identificadas como Francisco Pequeno da Silva, de 81 anos, e Pedro Henrique Sena da Silva, de 19 anos.

Ainda de acordo com as informações colhidas pela PM, o caso ocorreu por volta das 19h, na localidade de Bom Jardim. Francisco, que aguardava a chegada do filho em casa, resolveu sair para o encontrar em uma bicicleta. Porém, Pedro, que estava em um bebendo em um bar, decidiu retornar e o fez, em uma motocicleta. Em sentidos opostos, pai e filho acabaram colidindo no momento em que passavam por uma curva de uma estrada carroçável. A colisão foi frontal.

Francisco e Pedro Henrique chegaram a serem socorridos por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiram aos ferimentos e morreram dentro da ambulância. A preocupação do pai quanto ao filho também era causada pelo compromisso que ambos tinham no dia seguinte: ir ao trabalho. Conforme a PM, Francisco faria 82 anos em 28 de dezembro.

Tribuna do Norte

Homem pula de passarela no Fórum de Natal para tentar fugir de policiais após ser acusado de atentado ao pudor

 

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Um homem pulou da passarela de entrada do Fórum Miguel Seabra Fagundes, no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal, no momento em que era conduzido por policiais após ser detido suspeito pelo crime de atentado ao pudor. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (19).

Segundo informações divulgadas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, na manhã desta terça-feira, o homem, que é morador de rua, foi detido após uma mulher entrar no fórum e acusar ele pelo crime de atentado ao pudor na área de entrada da unidade.

denúncia da mulher foi confirmada por meio de imagens das câmeras de segurança. Ele estaria fazendo gestos obscenos para mulheres. O homem foi detido pela segurança do fórum e a Polícia Militar foi acionada.

Ao chegarem ao local, os policiais conduziam o suspeito para a viatura quando ele tentou fugir e pulou de cima da passarela da entrada do fórum, que tem uma altura de aproximadamente 4 metros. Ao cair, ele fraturou o braço.

O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Após atendimento, ele será encaminhado para a delegacia.

g1-RN

RN fica de fora de investimento bilionário do BNDES

Foto: Fernando Frasão

O Governo Federal celebrou investimentos bilionários dos bancos públicos em operação de créditos a estados e municípios em 2023, mas o Rio Grande do Norte ficou de fora – pelo menos no que diz respeito aos aportes feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Somente o BNDES aplicou R$ 22 bilhões, a Caixa investiu R$ 15,2 bilhões e o Banco do Brasil outros R$ 23,5 bilhões, totalizando o valor recorde de R$ 56,4 bilhões em créditos liberados aos entes federados. O Rio Grande do Norte não submeteu projetos ao BNDES.

À reportagem da Tribuna do Norte, o BNDES informou que os estados ainda podem submeter projetos, mas confirmou que o RN não participou desta operação específica. “O BNDES Invest Impacto é um novo programa do Banco de apoio a planos de investimentos dos estados brasileiros, e o que aconteceu nesta terça, 12, foram os anúncios das primeiras operações aprovadas, mas o programa continua aberto, e é possível que novas operações, de apoio a Estados que não submeteram projetos este ano, como é o caso do Rio Grande do Norte, venham a ser aprovadas ao longo de 2024”, disse a instituição financeira em nota.

Tribuna do Norte

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Chuva forte em Currais Novos

A noite desta segunda-feira (18) foi de muita chuva na cidade de Currais Novos. 

Vários pontos da cidade ficaram alagados, além das ruas, hospitais e eventos também sofreram com a água invadindo.

“Aqui na sala de parto tá um caos, um dilúvio”, diz uma mulher em vídeo no hospital da cidade. 

Em outros registros podemos ver áreas sendo isoladas pela Cosern, com os fios dos postes gerando perigo a população.

As chuvas na cidade passou dos 100 milímetros

Lagoa Nova e Cerro Corá receberam Caravana do Natal Feliz

Foi no final de semana passado. A iniciativa reuniu 289 voluntários da Igreja Santa Teresinha, que percorreram áreas próximas às cidades de Lagoa Nova, Pedra Preta, Cerro-Corá, Lajes Pintadas e São Tomé, levando evangelização e esperança de um Natal melhor.

Cada família recebeu um kit com cesta básica, rede, lençol, toalha, peças de roupa, brinquedos e lancheiras para as crianças e uma imagem de Nossa Senhora em gesso.

Foram 48 carros particulares para visitar as residências, mais oito carros de apoio e dois caminhões, contando com o apoio da Secretaria de Segurança do RN, através da Polícia Civil.

Apodiense é executado a tiros de pistola 9mm enquanto pilotava sua moto em Caraúbas

A cidade de Caraúbas,  distante 72 Km de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte registra mais um homicidio a bala. O crime com características de execução aconteceu na noite desta segunda feira 18 de dezembro de 2023, no Conjunto Júlio Ferreira naquela cidade.

De acordo com a Polícia Militar,  a vítima foi identificada como Alan Batista de Oliveira, natural de Apodi/RN e residia na Baixa do Caic. O mesmo foi morto com varios tiros de pistola calibre 9mm, enquanto pilotava sua moto.

Até o momento não há informações sobre motivação e autoria do crime. A Polícia Militar isolou o local do crime até a chegada das equipes do ITEP e da Polícia Civil.

Após os procedimentos de perícia o corpo de Alan Batista foi recolhido para exames no IML do Itep em Mossoró. A Polícia Civil de Caraúbas deverá instaurar inquérito para investigar o caso.

Estudantes elaboram inventários turísticos no Seridó Potiguar

 

Situado na região do Seridó, o município de São Vicente teve sua população estimada em 6.310 habitantes no ano de 2022, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi nessa cidade, entre os dias 15 e 17 de dezembro, que a equipe extensionista do curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN) esteve presente para o último levantamento do potencial turístico realizado em 2023. 

A iniciativa é uma das ações desenvolvidas pelo programa Turismo, qualificação profissional e desenvolvimento regional do Seridó Potiguar – Qualistur.

Com início em 2011, o projeto de Inventariação Turística atua em várias regiões do estado, principalmente no Seridó. A necessidade de conhecer a oferta turística da região, especialmente dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro, é considerada o fator motivador para o surgimento da iniciativa. Anualmente, vários municípios são inventariados a partir do apoio, também, do Laboratório de Pesquisa e Estudos Turísticos (Lapet), vinculado à unidade acadêmica.

Considerado um importante instrumento de planejamento e de gestão da atividade turística, o Inventário da Oferta Turística é um instrumento responsável por fazer o diagnóstico de tudo o que um destino tem para oferecer ao turista. Além disso, o documento abrange aspectos como os atrativos turísticos, os equipamentos e os serviços turísticos e a infraestrutura. 

Responsável por coordenar o projeto, Marcelo Taveira, professor da Felcs, esclarece como funciona a escolha de determinada cidade para ser realizado o inventário turístico. “Prioritariamente, levamos em consideração os municípios situados na região Seridó que possuam um órgão municipal de turismo e potencial turístico reconhecido nas dimensões cultural e ambiental”, pontua. Ainda segundo o docente, a gestão municipal solicita à Instituição a realização do inventário turístico e a demanda é atendida a partir da assinatura de um Termo de Compromisso, celebrando-se assim a parceria institucional.

Em 2022, foram realizados 15 inventários turísticos em municípios que compõem o Seridó. Já neste ano de 2023, dez cidades foram contempladas pelo projeto, no entanto, por condições logísticas, algumas dessas não conseguiram receber a equipe neste ano e serão beneficiadas com a inventariação turística em 2024. Segundo Marcelo Taveira, após a última viagem de campo realizada a São Vicente, a equipe fará o tratamento e a organização dos dados da cidade. No próximo semestre letivo, acontecerá a entrega pública do produto finalizado, que consiste no Inventário da Oferta Turística, publicado em formato de e-book.

Blog da GL

Grupo criminoso foi preso em Acari pelo 13º Batalhão da PM de Currais Novos

 Foto: Reprodução

A PMRN/CPR-II por meio do 13º BPM em sua 2ª CIA/Acari, realizou com o GRUPO TÁTICO OPERACIONAL e as GUARNIÇÕES DA RÁDIO PATRULHA da cidade, a condução de quatro homens e três mulheres nesta segunda-feira (18) em Acari, dentre eles um foragido da justiça de Jucurutu, por vários crimes de furto, roubo e Tráfico de drogas, apreendendo no local da ocorrência uma arma de fogo, um vasto material em joias, relógios e uma quantia considerável de dinheiro.


Ao serem acionados para atender uma ocorrência na área do Açude Gargalheiras, o GTO/13º BPM e a RP de Acari foram ao local, encontraram um grupo de pessoas em uma residência de aluguel e após as buscas, pessoal e no local, foi encontrado um vasto material no local, sendo:


• Substância análogas a Maconha e Cocaína;
• Joias e óculos (subtraídos em Jucurutu)
• 40 Relógios;
• A quantia de R$ 10.750,00 (Dez mil Setecentos e Cinquenta Reais);
• 02 Balanças de precisão;
• 01 Revólver calibre 38.
Dentre as pessoas conduzidas, estava um foragido da Justiça, com Mandado de Prisão pelos crimes de ROUBO, FURTO e TRÁFICO DE DROGAS, expedidos pela 1ª VARA REGIONAL DE EXECUÇÃO PENAL. No momento o mesmo estava portando um documento falso, mas os Policias Militares com o apoio dos agentes da Polícia Civil, conseguiram identificá-lo.
Por determinação do comandante do 13º BPM, o Major Mycael, as ações ostensivas tem sido intensificadas na área do 13º BPM, com patrulhamentos e abordagens.
POLÍCIA MILITAR
Servir e Proteger

@sesedrn @pmrnoficial @cpr2pmrn

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

USO DE MÁSCARA PASSA A SER OBRIGATÓRIO NA CÂMARA DE VEREADOR DE SÃO RAFAEL/RN

Tendo como base orientação da pela Secretaria Municipal de Saúde de São Rafael/RN, para que a população adote medidas de proteção individual contra a Covid-19, mediante o surgimento de novos casos da doença no estado e no município, o presidente da Câmara Municipal, Vereador Darlison Gonzaga, torna obrigatório o uso de máscara no interior da Casa Legislativa. A determinação é regulamentada pela portaria N° 012.060/2023, publicada no Diário Oficial do Município, edição da última Terça-feira, 12 de dezembro de 2023.

Motociclista morre em acidente em rotatória na BR-304 em Mossoró

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de um motociclista no último sábado (16), por volta das 20 horas, na rotatória de acesso a Fortaleza, na BR-304, em Mossoró.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um homem ainda não identificado seguia em uma moto no sentido Tibau para Mossoró, quando perdeu o controle na curva, resultando na queda. Após ser acionada, a PRF, com o auxílio de populares, realizou buscas, mas devido a escuridão, encontrou apenas a motocicleta destruída com placa de Areia Branca.

No domingo (17), um pedestre que passava pelo local viaualizou o corpo na mata e comunicou a PRF. A polícia isolou a área e acionou o Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e a Polícia Civil para os procedimentos de perícia e remoção do corpo. A vítima ainda não foi identificada, e as autoridades investigam as circunstâncias do acidente que resultou na morte do homem.

Prefeito do RN é interditado pela Justiça por suspeita de doença mental e deverá ser afastado

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou na sexta-feira (15) a interdição provisória do prefeito de Tangará, Dr. Airton Bezerra, de 72 anos, por suspeita de doença mental. Com a interdição, ele deixa de ser responsável pelos seus próprios atos e pela administração dos bens.

Segundo a decisão, obtida com exclusividade pela 98 FM, a curadoria do prefeito ficará a cargo de uma das filhas dele, Elane Bezerra, que atualmente também é secretária municipal de Administração, Finanças e Tributação. A decisão é assinada pelo juiz Daniel Couto, da Vara Única da Comarca de Tangará.

A ação de interdição foi protocolada por outro filho do prefeito, Magdiel Bezerra. Ele argumenta que o pai enfrenta sérios problemas de saúde e foi afastado do convívio do restante da família por Elane, que teria assumido de fato o comando da prefeitura, praticando irregularidades.

Ao conceder a interdição provisória, o juiz argumentou que o prefeito não tem comparecido a perícias médicas marcadas pela Justiça, o que levanta suspeitas de que, de fato, ele está doente.

Além de interditar o prefeito provisoriamente, o magistrado determinou a realização de uma perícia médica em 26 de dezembro, em Natal. Caso haja recusa, está autorizada condução coercitiva. Além disso, considerando que há desentendimento entre os irmãos, o juiz assegurou que os outros filhos não poderão ser proibidos de ver o pai.

Pela decisão, a curadora provisória deverá prestar contas mensalmente da movimentação bancária completa do curatelado (despesas e receitas) a contar da data da decisão, todo dia 01 de cada mês até a curadoria ser eventualmente revogada ou convertida em definitiva. Além disso, as receitas obtidas pelo interditando devem ser destinadas exclusivamente para a sua manutenção, vedando-se a utilização dos recursos para fins pessoais, tanto pela curadora provisória como a qualquer dos filhos. Também fica vedada alienação de bens imóveis ou a realização de novos empréstimos durante a curadoria provisória sem autorização judicial.

Com a decisão, o prefeito deverá ser afastado do cargo. Procurada, a presidente da Câmara Municipal, Ana Viana, não respondeu aos contatos da reportagem. A Justiça Eleitoral já foi intimada da decisão.

Com informações do Portal da 98 FM

Navio-sonda que fará perfuração de poço da Petrobras chega à Bacia Potiguar

 

Foto: divulgação

O Navio Sonda 42, que deverá fazer a perfuração do poço de Pitu Oeste, chegou à Bacia Potiguar, no litoral do Rio Grande do Norte e do Ceará. O anúncio foi feito pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, nas redes sociais.

A Petrobras recebeu do Ibama, em outubro de 2023, a licença de operação para perfuração de poços exploratórios, em águas profundas da Bacia Potiguar, na Margem Equatorial brasileira. No âmbito da mesma Licença ambiental, a Petrobras planeja perfurar o poço Anhangá, na concessão POT-M-762, a 79km da costa do estado do Rio Grande do Norte e próximo ao poço Pitu Oeste.

“A Petrobras voltou a perfurar no Nordeste”, disse Prates. Segundo ele, a perfuração de Pitu Oeste vai começar no dia 24. “No total, a depender do licenciamento ambiental subsequente, deverão ser 16 poços exploratórios na Margem Equatorial até 2028”, informou.

Na postagem, feita na X (ex-Twitter), Prates afirmou que a avaliação técnica e econômica de qualquer descoberta deve levar entre 8 e 12 meses. “Até a produção efetiva, eventuais campos encontrados e considerados viáveis levarão outros 4-6 anos para conceber e desenvolver sua respectiva estrutura operacional”, contou.

Com informações do Estadão Conteúdo

‘Jogo do Aviãozinho’: Justiça bloqueia R$ 101 milhões de site de apostas que promove game ilegal

Foto: Reprodução

Há duas semanas, o Fantástico mostrou que influenciadores chegaram a ser presos por promoverem o “Jogo do Tigrinho”, um game ilegal que fez vítimas perderem dinheiro em todo país, e neste domingo (17), detalha, com exclusividade, uma investigação realizada em São Paulo sobre o “Jogo do Aviãozinho”.

Uma única plataforma digital teve mais de R$ 100 milhões bloqueados pela Justiça e a polícia reuniu indícios de que apostadores não recebiam os prêmios.

O Crash, conhecido como “Jogo do Aviãozinho”, é um dos principais da plataforma Blaze. Assim que o avião começa a voar, o valor da premiação vai aumentando e o apostador tem que decidir a hora de parar o voo – se antes surgir a palavra Crashed, a aposta está perdida.

O jogo, assim como outros oferecidos pela Blaze, é ilegal no Brasil. As punições para a prática podem atingir empresas, apostadores e quem faz a divulgação – vários influenciadores em redes sociais.

A polícia de São Paulo começou a investigação sobre a Blaze depois que apostadores começaram a denunciar que prêmios mais altos não eram pagos pela plataforma, o que leva à suspeita de estelionato.

“Eu cheguei a ganhar muito dinheiro, mais de R$ 100 mil. Eu consegui sacar R$ 20 mil. O resto ficou tudo lá ficou lá. E era uma manipulação atrás da outra”, conta uma das vítimas.

Fantástico

Rio Grande do Norte, maior produtor de energia eólica do Brasil, é destaque em série do Fantástico sobre “O Futuro da Energia”

Foto: Reprodução

O quarto episódio da série “O Futuro da Energia” mostra o potencial dos ventos como fonte de energia e riqueza. O gigante dos ventos, o estado nordestino do Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil.

A produção de energia eólica no Brasil

Os ventos são a segunda maior fonte de geração de energia elétrica do país. Só ficam atrás das hidrelétricas. O investimento em parques eólicos cresce a cada ano. Em 2022, a energia gerada pelo vento representou 26 milhões de toneladas de CO2 a menos no ambiente.

O Brasil tem hoje 940 parques eólicos, mais de 10 mil aerogeradores como esses e outros tantos em fase de testes. Todos no continente. Em terra firme, o caminho já está bem sedimentado. O desafio agora é capturar a força dos ventos em alto mar.

Comparação com outros países

No mar do Norte, na Noruega, a energia eólica off-shore já é realidade. O maior parque eólico flutuante do mundo gera eletricidade para campos de petróleo e gás. Produz o equivalente a energia eólica do Rio Grande do Norte.

“É uma nova fronteira que garantirá a segurança energética, numa transição energética justa, pra que a gente explore todo esse nosso litoral que tem um potencial absurdo. Essa boia aqui que pesa 7 toneladas é uma peça fundamental num projeto pioneiro pra desenvolver a energia eólica offshore no Brasil. Durante 3 anos, ela vai estar no mar, a 20 km aqui da Costa do Rio Grande do Norte e vai medir todas as variações tanto do oceano como do vento”, diz Antonio Medeiros, coordenador de pesquisa do Instituto Senado de Inovação e Energias Renovadas.

Com informações de Fantástico

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

ÔNIBUS COM PROFESSORES DE ASSU/RN SOFRE ACIDENTE NA BR 304

 

 

Professores da 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura de Assu/RN (DIREC) e educadores da Associação dos Moradores dos Bairros Frutilândia I, II e Flor do Mato, foram vítimas de um acidente, do tipo colisão, na noite desta quinta-feira (14/12). Os educadores estavam retornando de Macaíba, na região Metropolitana de Natal, onde passaram por uma capacitação. O acidente aconteceu na BR 304, no município de Fernando Pedroza. Uma carreta freou em uma lombada e o motorista do ônibus bateu em sua traseira. Alguns ocupantes do ônibus sofreram ferimentos leves, e foram atendidos no hospital da cidade de Angicos.

Operação da PF resgata 2 adolescentes em “casa de drinks” no RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública da União e a Polícia Federal, encerraram nesta sexta-feira 08, no Rio Grande do Norte e Paraíba, a Operação de Combate aos Crimes contra os Direitos Humanos. A ação teve início no dia 27 de novembro, com o foco no enfrentamento ao trabalho análogo ao escravo, ao trabalho infantil, ao tráfico de pessoas e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante a Operação, que contou com uma fase inicial de capacitação, 26 agentes da PRF dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Paraíba, adquiriram aperfeiçoamento técnico, através de um nivelamento teórico e prático para o enfrentamento especializado aos crimes contra os direitos humanos.

Na fase operativa, ao que compete a exploração sexual de crianças e adolescentes, em Natal/RN, oito prostíbulos foram fiscalizados e 169 pessoas alcançadas, 29 veículos fiscalizados, 4 pessoas presas e dois adolescentes resgatados em situação de vulnerabilidade. Também foram realizados comandos de fiscalização a transportes de passageiros, com foco no tráfico de pessoas em que 35 veículos foram fiscalizados, 248 pessoas alcançadas e uma resgatada em situação de vulnerabilidade.

Com o foco na identificação de possíveis situações de trabalho análogo ao escravo, foram fiscalizados na região metropolitana de Natal e no município de Campina Grande/PB, cinco locais tais como pedreira, olaria e casa de apoio, resultando em 13 propriedades fiscalizadas, 200 pessoas alcançadas, 62 resgatadas, interdição das propriedades com atividades irregulares, além de indenizações e termos de ajuste de conduta.

Transformando Ambientes para o Prazer da Leitura


Em um mundo cada vez mais acelerado, encontrar um refúgio para mergulhar em um bom livro é essencial. Construir espaços de leitura em casa pode ser uma tarefa gratificante, proporcionando um local tranquilo para desfrutar de momentos literários.

Criando um Cantinho Literário

Para começar, escolha um canto da casa que possa ser dedicado à leitura. Pode ser uma janela ensolarada na sala de estar, um recanto no quarto ou até mesmo um espaço no escritório em casa. A chave está em selecionar um local com boa iluminação e conforto.

Investir em móveis e decoração adequada é crucial. Opte por uma poltrona ou cadeira confortável, acompanhada de uma mesa lateral para apoiar o livro e uma luminária de leitura. Almofadas e mantas também escondidas para criar um ambiente acolhedor.

Personalize o espaço com elementos que inspiram a leitura. Prateleiras com livros, quadros com referências literárias e plantas podem tornar o ambiente mais convidativo. Lembre-se de que o objetivo é criar um local que convide ao relaxamento e à atenção nas páginas.

Home Office Versátil

Em muitas residências, o espaço de leitura também pode servir como home office. A específica é a chave. Opte por móveis que possam ser facilmente reorganizados para atender às diferentes necessidades. Uma mesa ampla, uma cadeira ergonômica e prateleiras organizadoras podem transformar o cantinho literário em um espaço de trabalho eficiente.

É importante separar visualmente as áreas de leitura e trabalho, mesmo que compartilhem o mesmo espaço. Utilize divisórias, tapetes ou até mesmo cores de parede diferentes para criar essa distinção. Isso ajuda a manter o foco durante o trabalho e a relaxar durante a leitura.

Lembre-se de adicionar toques personalizados ao seu espaço de home office. Quadros motivacionais, plantas de fácil manutenção e organizadores criativos podem transformar um ambiente simples em um inspirador local, onde a produtividade e a criatividade fluem.

Criar espaços de leitura e home office em residências é uma oportunidade de construir ambientes que promovam tanto o prazer quanto a eficiência. Ao personalizar esses espaços de acordo com suas preferências, você estará construindo um refúgio que reflete sua personalidade e atende às suas necessidades diárias. Transforme seu lar em um lugar onde a leitura e o trabalho se encontrem harmoniosamente.

Se houver dúvidas maiores ou a estruturas que deseja criar, será necessariamente grande, procure uma obra que instrua como melhorar o local devido à proporção.