sábado, 12 de setembro de 2009

Procon divulga líderes de queixas

O Procon do Rio Grande do Norte divulgou ontem o Cadastro de Reclamação Fundamentada, com um balanço de todas as queixas registradas no órgão de 1º de setembro de 2008 até 31 de agosto deste ano. São 11.939 reclamações no total, das quais a Oi - a grande campeã de registros - alcançou 362 queixas. A telefonia continua sendo líder de reclamações e envolve tanto as operadoras dos serviços quanto os fabricantes de aparelhos celulares.


Alberto Madruga diz que 75% dos problemas são resolvidos pela instituição Foto: Maria Iglê/Especial/DN/D.A Press
Entre as reclamações da Oi, a maior queixa é por cobrança indevida/abusiva, que alcançou 139 registros do ano passado pra cá. Em segundo lugar, aparece a Samsung, com 315 reclamações, das quais 219 foram por problemas com garantia nos aparelhos. O hipermercado Carrefour aparece em terceiro no ranking com 304 queixas no total, sendo que 135 foram por falhas na garantia, abrangência e cobertura.

Segundo o coordenador geral do Procon no RN, Alberto Madruga, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor obriga os órgãos públicos a divulgarem o ranking dos maus fornecedores anualmente. "Esse é um direito básico à informação que o consumidor tem e não deixa de ser uma publicação educativa, porque orienta as pessoas sobre os maus fornecedores", diz. Ainda de acordo com ele, a Oi também é campeã de reclamações em todo o Brasil.
Defesa

Em nota enviada à imprensa, a Oi não apontou sobre possíveis causas para o desconfortável primeiro lugar. Declarou, no entanto, que "mantém equipes técnicas trabalhando em projetos de melhoria de atendimento, além de monitorar permanentemente a percepção dos clientes para atendê-los cada vez com mais qualidade em suas demandas". No texto, a empresa esclarece que "tem como princípio o comprometimento em fazer grandes investimentos no setor de telecomunicações no Brasil para levar, com qualidade, cada vez mais serviços para a grande massa de consumidores, em mais de 30 mil localidades onde está presente atendendo cerca de 57 milhões de clientes (#) e que deve investir este ano mais de R$ 5 bilhões no país".

Ranking de reclamações no Procon Estadual

1º de setembro de 2008 a

31 de agosto de 2009

Empresa Nº de reclamações

1º Oi 362

2º Samsung 315

3º Carrefour 304

4º Sony Ericsson 278

5º Claro 274

6º Tim 249

7º Service Phone 212

8º SmartCell 208

9º LG 198

10º Nokia 195
Quem quiser conferir, a lista completa está disponível no site www.procon.rn.gov.br

fonte:www.diariodenatal.com.br

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