quarta-feira, 25 de novembro de 2009

HIV em retrocesso

Genebra - Com a diminuição de 17% no número de novas infecções pelo vírus HIV nos últimos oito anos, a epidemia da Aids está começando a retroceder. A conclusão foi divulgada ontem pela agência das Nações Unidas para o combate à doença (Unaids). Em seu relatório anual sobre a doença, a Unaids revela que o retrocesso se deve especialmente à queda no número de novos doentes na África Subsaariana (15%). Só em 2008 houve 400 mil infecções a menos que há oito anos nessa região, mas 22,4 milhões de pessoas ainda seguem contaminadas pelo vírus.



Em 2008, houve 400 mil infecções pelo vírus HIV a menos que há oito anos Foto: O'Hanlon /EFE
"A boa notícia é que temos provas de que a queda que estamos vendo (em muitas regiões) se deve, em parte, à prevenção contra o vírus HIV", disse Michel Sidibé, diretor-executivo da Unaids. Segundo o relatório, 33,4 milhões de pessoas eram portadoras do vírus da aids em 2008 e delas, 2,7 milhões adquiriram o vírus naquele ano, quando houve dois milhões de mortes. Em 2008 aproximadamente 430 mil crianças nasceram com o HIV, com o que se elevou a 2,1 milhões o número de menoresde 15 anos com a doença.

A África Subsaariana ainda é a área mais castigada pelo HIV, já que concentra mais de dois terços (67%) das pessoas infectadas, quase três quartos (72%) das mortes relacionadas com a aids. De acordo com o estudo, nessa região a epidemia deixou mais de 14 milhões de crianças órfãs. Na América Latina, a expansão da epidemia de aids se mantém estável (0,6%), apesar de ter havido um aumento de casos nos últimos oito anos. Desde o início da epidemia, quase 60 milhões de pessoas foram infectadas pelo HIV e 25 milhões morreram por causas relacionadas ao vírus.

fonte:diariodenatal

Nenhum comentário:

Postar um comentário