Sem água em casa, moradores recorrem a fontes poluídas para abastecer suas famílias e também o gado Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press |
Em Canudos, com a cisterna totalmente vazia, muitas pessoas não têm como cozinhar e já não lavam roupa há muito tempo, tudo isso para economizar a pouca água que sobra em algumas casas para beber e, quando possível, tomar banho. Dona Rosineide Jorge, 32 anos, é uma das moradoras que reduziu o acesso aos banhos, tanto seus quanto dos familiares, para poupar a pouca água que guarda em casa para os filhos e marido.
Banho de caneca
Mesmo com o sol forte de mais de 30º e muito suor no rosto, a assentada afirma que ela e a família só têm direito a um banho de caneca rápido, só de alívio, antes de dormir. "Para não dormir sujo", acrescenta. Ela guarda cerca de 50 litros em casa e já não lava roupas desde a sexta-feira (26), mas ainda conta com "a sorte" de ser uma das poucas moradoras a possuir uma bicicleta para buscar água na comunidade vizinha, onde a cisterna também já está perto do fim.
fonte:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário